Arranque dificil, GEMIDO e fumo branco.

Estado actual das coisas:

Ja nao creio q o problema seja tanto o tempo do carro parado. E entao consequente aumento de ar no circuito de gasoleo.
Porque hoje so peguei nele às 14h, tava um sol quentinho. E arrancou bem melhor do q é normal.
Acho q nem fumo fez.

Se fosse ar no circuito suponho q teria de pegar pior, porq esteve mais tempo parado.

Mas como tava ao sol e correu melhor ja me viro mais para um eventual problema de falta de compressao. E creio q isso explica porq é q ele mal atinge os 180kmh.

Quando tinha a box de potencia atingia +10kmh


Tudo bem q é o 90cv, mas mesmo sem a box/chip e pra mais tendo a egr fechada acho q deveria atingir os 190kmh na boa.

Creio q isso tb pode ser prova de má compressao. Nem mais!

Quanto a outros defeitos q nao sei se podem influir nisto (pegar mal a frio e nao atingir 190kmh a quente):
:: o Maf (pierburg) parece apresentar no VAGcom valores bem acima do q é suposto. Não creio que seja problema!
:: o termostato ta estragado porq raramente o carro atinge os 90º Pois! Não ajuda Nadinha! Muda isso!
:: o flexivel do escape está roto. Ajuda e muito á Perda de potencia!
:: o motor de arranque ja nao deve estar muito famoso, o bendix patina esporadicamente tanto a frio como a quente. Ainda q a quenteo carro arranca sempre rapidissimo e sem esitar. Isso apenas tem a ver com o "chiar", deves mudar isso!... .

Faz um teste de compressão ao motor e tiras as duvidas! Mas que tens sintomas de falta dela... isso tens!
Boa sorte!...
 
Como estão as velas do carro? Basta uma estar queimada para o motor custar a pegar em frio e deitar fumo no arranque.

Foi das primeiras coisas a despistar. tinha 3 queimadas. foram trocadas e basicamente ficou na mesma. por altura do Natal podia ter influencia, mas agora nao, porq ja nao faz o frio de entao.

Temo-me q seja folgas nos segmentos ou alguma valvula lixada.

Porq motor de arranque nao creio q seja senao acontecia mais vezes e nao, só a FRIO.
 
Last edited:
Faz um teste de compressão ao motor e tiras as duvidas! Mas que tens sintomas de falta dela... isso tens!
Boa sorte!...

Obrigado pelas respostas directas aos pontos!

Como preciso do carro a diario. Como ele so me chateia uns poucos segundos ao arranque de manha e como raramente posso deixa-lo na oficina, ainda nao resolvi estas questoes. mas ta visto q tenho q começar por aí.

Secalhar é um pouco de tudo q me ta a lixar o carro. O lixo q tirei do filtro parece q ajudou pois hoje o carro desenvolve um pouco melhor. Mas vou ver se em breve mudo entao o termostato e concerto o flexivel. Até porq sao problemas evidentes q ha para reparar. Se entao nao melhorar faço o teste de compressao.

O filtro q tem ainda ta algo sujo, é um filtro lavavel, mas nao parece tar em bom estado. acho q vou à Audi e compro um normal para substituir.

Alguem sabe quanto pode custar o teste de compressao na Audi?

Obrigado.
 
Last edited:
Será que não é da bateria, j´viste se a bateria tem potencia para esse carro, é que as vezes o pessoal mete das mais baratas com poucos amperes e não é suficiente para por o carro a trabalr bem. Num colega meu já teve um problema desses mal comprou o carro, trocou a bateria por uma mapotente e resolveu.
 
Bateria tb nao é. Testei com a bateria do A4 110cv do meu pai onde funca tudo ok e no meu aconteceu o do costume durante o arranque a frio.
 
Last edited:
Boas avança a bomba injectra um bocadinho e ve se esta no ponto!! para mim sao sintomas de bomba injectora atrasada!! alias o meu gtd fazia-me isso e era a bomba injectora fora de ponto
 
boas

o meu tb custava a pegar a frio e o bendix fazia barulho depois de ligar o carro,ontem mandei reparar o motor de arranque e lubrificar o bendix e hoje de manha pegou muito bem,vamos la ver se continua assim.
secalhar tens de reparar o motor de arranque (escovas)
 
Já me aconteceu exactamente a mesma coisa.


Qual era o problema. Gasóleo de má qualidade!!! Bastou-me atestar 2 vezes num hipermercado.


Resultado 4 velas queimadas e os injectores sujos. Bastou-me trocar por um gasóleo em condições (Gforce) para limpar os injectores e "purgar" o gasóleo sujo! Ao fim de 100Km o carro já pegava sem problemas!


Eu digo e aviso, mais vale gastar mais 5/10 € por depósito e ao fim gastar mais 50/100€ por ano em relação a esses gasóleos baratos que gastar 500/1000/2000€ em reparações!
É um aviso que vos deixo!


PS: Aliás, andava também a fazer consumos muito elevados (~10L/100Km)!
 
Last edited:
Boas avança a bomba injectra um bocadinho e ve se esta no ponto!! para mim sao sintomas de bomba injectora atrasada!! alias o meu gtd fazia-me isso e era a bomba injectora fora de ponto

Isso supostamente tb ja foi visto e a bomba ta correcta.. Ainda q na volta o mecanico disse q viu isso e nao viu. nao sei se é algo chato de se fazer.
 
boas

o meu tb custava a pegar a frio e o bendix fazia barulho depois de ligar o carro,ontem mandei reparar o motor de arranque e lubrificar o bendix e hoje de manha pegou muito bem,vamos la ver se continua assim.
secalhar tens de reparar o motor de arranque (escovas)
Pois, o motor de arranque nao deve tar grande coisa, mas ele arranca sempre exemplarmente. So "chora" quando ta frio e varias horas sem arrancar. Portanto acredito q nao seja a causa.
 
Já me aconteceu exactamente a mesma coisa.


Qual era o problema. Gasóleo de má qualidade!!! Bastou-me atestar 2 vezes num hipermercado.


Resultado 4 velas queimadas e os injectores sujos. Bastou-me trocar por um gasóleo em condições (Gforce) para limpar os injectores e "purgar" o gasóleo sujo! Ao fim de 100Km o carro já pegava sem problemas!


Eu digo e aviso, mais vale gastar mais 5/10 € por depósito e ao fim gastar mais 50/100€ por ano em relação a esses gasóleos baratos que gastar 500/1000/2000€ em reparações!
É um aviso que vos deixo!


PS: Aliás, andava também a fazer consumos muito elevados (~10L/100Km)!

Os consumos do meu sao adquados. Tb nao confio em fuel de bombas baratas. Os injectores supostamente tb foram limpos. E costumo atestar galp, ainda q sempre o gasoleo normal.
 
Os consumos do meu sao adquados. Tb nao confio em fuel de bombas baratas. Os injectores supostamente tb foram limpos. E costumo atestar galp, ainda q sempre o gasoleo normal.

Então eu aponto para a bomba injectora.

O meu carro também teve um problema por causa da bomba injectora. E realmente ele custava muito a pegar, começava aos soluços até pegar, ou não (à primeira).

As bombas injectoras destes motores são muito sensíveis. Nunca se deve deixar o carro ficar sem combustível ou andar muitas vezes na reserva. Porque a sujidade e os resíduos dão cabo dela. No meu caso foi ter ficado sem gasosa.

O fumo branco é normal (desde que seja só nos 1ºs segundos), por causa do arranque a frio. Durante a noite acumula-se muita humidade no motor e escape e com o aumento súbito da temperatura transforma-se em vapor (fumo branco).


PS: À conta dessa brincadeira, o meu pai andou louco durante esses tempos, sempre a mandar o carro pra Audi e eles sem resolver nada mas a cobrar à grande!!!! Depois numa oficina especializada trocaram a bomba e puff fez-se o chocapic.
 
Pois, o motor de arranque nao deve tar grande coisa, mas ele arranca sempre exemplarmente. So "chora" quando ta frio e varias horas sem arrancar. Portanto acredito q nao seja a causa.

pois o meu tb fazia isso e atras disso vinha o barulho do bendix,agora ta a pegar bem,em relação ao fumo fez uma ou duas vezes,a soluçao foi gasoleo xpto e fazer uns quantos kilometros as 3000 rotações para limpar e nunca mais fez fumo ao ligar.
 
Ora bem, na 2a foi concertado o flexivel do escape. O carro ficou um pouco mais silenciso e com um pouco mais de genica. Ainda nao pude testar a ver se chega aos 200kmh.

O arranque a frio continua pessimo.

Mas posso desde ja confirmar q o consumo baixou bem para la do q podia imaginar.

A medias de 120-140kmh o carro fazia 5.5-6 L/100 o q considerava normal..

Mas qual nao foi o meu espanto quando contas feitas (e confirmadas!) o consumo agora é de 4.3 L/100

Brutal!

Foi pena é nao ter feito esta reparaçao antes e ter esbanjado uns bons euros quando andava com o escape mal.

Optimo. any way..

Proximo passo é termostato e motor de arranque. Vamos ver..
 
Back
Top