Arranque dificil, GEMIDO e fumo branco.

Oi pessoal,
Troquei ha ja uns bons meses o 8L 1.8 GPL por um 8L TDI 90 q irei apresentar um dia destes quando estiver mais bonito.


Entretanto, todas as manhas se porta mal..

1.9tdi 90cv (AGR salvo erro) 12/1996
245 000 km
Box de potencia.
Maf pietburg
EGR fechada.



Sintomas:
Problemas ao pegar a frio (1º arranque do dia) quanto mais frio o dia estiver mais lhe custa.

Começa a rodar em esforço OUVE-SE UM GEMIDO e lá pega.. mas o motor começa todo descompensado até q entra no ritmo.

E solta FUMO BRANCO nos 1ºs segundos!


Mas so lhe custa o 1º arranque a frio. se 1 minuto depois o desligar ele pega lindamente como se nada se tivesse passado.

O carro desenvolve bem. mesmo a frio (nao tou a falar em esticar as rpm a frio, claro).
Os consumos estao normais.

Noto é q a temperatura demora muito a chegar aos 90º. O sensor deve tar lixado.

Bebe bastante Oleo.

Da bateria nao é.
E velas incandescencia ja levou 3 novas.


Tenho um Vag-com 409.1 (ha pouco tempo, nao percebo muito) mas nao acusou erros, porem so vi indicados 3 injectores!!


Devo acrescentar q ja anda neste estado desde q é inverno, ou seja, ha meses. Nao tem piorado.

qqr opiniao sobre possiveis causas ou conselhos sao bem vindos.

Muito Obrigado.
 
Boas.. podes ter alguma fuga de ar no circuito de gasoil.. sempre podes mandar calibrar de novo os injectores posivelmente ja nao esteijao a 100% na minha opiniao ve as orrings dos injectores abraço
 
Fumo Branco num TDi é sempre mau sinal, agora á fumo branco ( normal ) e Fumo BRANCO ( devido ao oléo ou ausência dele )

3 Injectores ? Penso que tens 4 ?
 
Fumo Branco num TDi é sempre mau sinal, agora á fumo branco ( normal ) e Fumo BRANCO ( devido ao oléo ou ausência dele )

3 Injectores ? Penso que tens 4 ?

Por acaso é so um instante q ele faz fumo branco, e nos ultimos dias até tem feito menos.

Sim o Carro tem 4 injectores. Mas no VAGCOM so vejo 3 listados! o 4º ou nao aparece no mesmo sitio ou ta morto. Mas se esta pifado devia dar erro.

Mas e o q será o "gemido arranhado" q ele faz?




E será q é o Escatel do carreto da cambota lixado??!!
Anda assim ha meses.. se fosse piorava, certo? e o carro nao mantinha bom comportamento (excepto arranque a frio).

Alguem sabe dizer?
Obrigado.
 
Last edited:
O meu faz fumo branco nos dias mais frios já a quase um ano e ainda não achei a razão de ser, já troquei turbo, filtros e tubagens de gasoleo, válvula de retorno, válvula de corte, injectores e bicos injectores e faz sempre... a próxima experiencia vai ser a troca das touches hidraulicas... Já falaram em água no gasoleo também...
 
Penso que nos AGR só aparece 3 injectores no vag-com, já testei em alguns e aparece apenas 3 injectores...
Pelo q me disse o mecanico, o 4º injector aparece noutra linha.

De resto. eu nao me importo se ele faz fumo branco desde q nao seja azulado e seja so no arranque.

O q me lixa é custar lhe a pegar.


Mas pronto. Ja lhe tirei a box de potencia e nao melhorou nada. Nao era da box. Notei é q o carro tem menos disparo (afinal akela porra sempre faz alguma coisa). Ja esteve no mecanico e ele diz q problemas na distribuiçao nao tem. Deve ser é entrada de ar no circuito de gasoleo. E é capaz, porq me quer parecer q o q influi mais nao é tanto o frio mas o tempo parado.

Limpou os injectores (ou diz q limpou) mas nao melhorou nada. E pra dar um cheirinho de acelerador ao pegar.. mas tb nao serve de nada.

O gemido q faz é o bendix.

Entretanto, vou ver se meto uma valvula anti-retorno e meto o termostato.

Se nao melhorar é porq o mais certo é o carro nao ter 250 000 mas sim 500 000km.

O meu vagcom é o 409.1 e nao da pra saber isso.. bela caca..
 
Last edited:
Posso deixar aqui um testemunho real, o meu 2.0 tdi de 2006 sportback com 143 cv tem 87.000 sempre com revisoes na marca, comprei usado com garantia com 87.000 de origem, custava apegar sempre de manhã, deitava sempre fumo branco a não ser se o acelerace ás 1500 rtm, a caixa s-tronic automatica vibrava em 4,5 e 6, começou a falhar em quente, na Audi diziam que não era defeito mas sim feitio, fiz o teste da colaça e tudo ok, não consome oleo nem água, fui novamente a outra concessão, resultado do VAG - 1 injector pifado, aconcelharam a meter aditivo, comprei o cabo VAG e o Software, após 2 depositos igual, decidi levar o carro em garantia de stand, trocou cabelagem e o 1 injector, nunca mais deitou fumo, o motor nuca mais fibrou em ponto morto, não falha e a caixa deixou de vibrar, isto acontecia porque o injector não debitava todo o combustivel para o cilindro e a caixa automatica não mudava de mudança para uma de mais força. Problemas resolvidos o carro nem parece o mesmo.
 
Posso deixar aqui um testemunho real, o meu 2.0 tdi de 2006 sportback com 143 cv tem 87.000 sempre com revisoes na marca, comprei usado com garantia com 87.000 de origem, custava apegar sempre de manhã, deitava sempre fumo branco a não ser se o acelerace ás 1500 rtm, a caixa s-tronic automatica vibrava em 4,5 e 6, começou a falhar em quente, na Audi diziam que não era defeito mas sim feitio, fiz o teste da colaça e tudo ok, não consome oleo nem água, fui novamente a outra concessão, resultado do VAG - 1 injector pifado, aconcelharam a meter aditivo, comprei o cabo VAG e o Software, após 2 depositos igual, decidi levar o carro em garantia de stand, trocou cabelagem e o 1 injector, nunca mais deitou fumo, o motor nuca mais fibrou em ponto morto, não falha e a caixa deixou de vibrar, isto acontecia porque o injector não debitava todo o combustivel para o cilindro e a caixa automatica não mudava de mudança para uma de mais força. Problemas resolvidos o carro nem parece o mesmo.

No meu caso eu também ponho a hipotese de ser problema de gasoleo, como o motor tá muito frio e tenho uns injectores muito maiores que os de origem, ele não consegue queimar o gasoleo a mais... Não digo que seja problema de injectores pois já os troquei e não tenho nenhum outro problema sem ser o fumo branco...
 
Estado actual das coisas:

Ja nao creio q o problema seja tanto o tempo do carro parado. E entao consequente aumento de ar no circuito de gasoleo.
Porque hoje so peguei nele às 14h, tava um sol quentinho. E arrancou bem melhor do q é normal.
Acho q nem fumo fez.

Se fosse ar no circuito suponho q teria de pegar pior, porq esteve mais tempo parado.

Mas como tava ao sol e correu melhor ja me viro mais para um eventual problema de falta de compressao. E creio q isso explica porq é q ele mal atinge os 180kmh.

Quando tinha a box de potencia atingia +10kmh


Tudo bem q é o 90cv, mas mesmo sem a box/chip e pra mais tendo a egr fechada acho q deveria atingir os 190kmh na boa.

Creio q isso tb pode ser prova de má compressao.

Quanto a outros defeitos q nao sei se podem influir nisto (pegar mal a frio e nao atingir 190kmh a quente):
:: o Maf (pierburg) parece apresentar no VAGcom valores bem acima do q é suposto.
:: o termostato ta estragado porq raramente o carro atinge os 90º
:: o flexivel do escape está roto.
:: o motor de arranque ja nao deve estar muito famoso, o bendix patina esporadicamente tanto a frio como a quente. Ainda q a quenteo carro arranca sempre rapidissimo e sem esitar.
 
Como estão as velas do carro? Basta uma estar queimada para o motor custar a pegar em frio e deitar fumo no arranque.
 
Back
Top