apresentaçao de inicio de projecto audi 80 td 1990

venho apresentar o meu carro de combate comprado recentemente... conta com 248mil kms nao reais (o contador kms conta quando lhe apetece)
ainda nao detectei outras anomalias... o meu projecto vai se focar mais no look já que de interiores estão novos sem grande desgaste... a nível de mecânica nao queria mexer muito...


Extras:
- direção assistida
- 4x vidros electricos
- espelhos elétricos
- feixo central
- jantes bbs 14
- tecto abrir
- conta-rotações

o bombardeiro::D

n39edf.jpg

k31xqt.jpg

242h4yh.jpg

25umaz5.jpg

2mi0xoh.jpg


próximas alterações:
- tratar chaparia e pintura (riscos e pequenas amolgadelas)
- piscas da frente brancos
- farolins traseiros fumados
- matriculas pretas estilo classico
- rebaixar um pouco suspensão
- Aileron audi 80
- ponteira ou panela a gosto
- mudar grelha (algo k nao tenha mt azeite)
- retirar letras da mala
- kit de choques e embaladeiras "camei" (missao quase impossivel)
- jantes 16x7.5j estas:
(que pneumaticos que aconselhampara ficar melhor??? no livrete esta averbado 205-55-16 estava inclinado para medida mais reduzida ex: 195-45-16 sera demasiado estreito para as 7,5j das jantes??)
dcv689.jpg



agradeço sugestões de novas ideias para o projecto :D
espero postar fotos de novas alterações... mas vai ter que ser com calma 1 coisa de cada vez pra nao sentir muit€€€ abraço (espero que tenham gostado):lol:
 
Last edited:
Olá

O problema do conta km é um carreto de 15 dentes que, basta partir um deles, umas vezes conta, outras vezes não.

O que precisas para corrigir esse problema é uma peça destas 15 Tooth Odometer Gear for Volvo 850 Audi 80 90 Porsche Volkswagon New | eBay

Pode ser, e pode não ser, já que os problemas de deficiência na contagem podem advir de outra origem que não exclusivamente a roda dentada dos 15dentes. Pode ser a outra roda, ambas, probleemas electricos, problemas de soldas, etc. Só mesmo abrindo o quadrante e é algo muito simples de fazer, basta dares uma olhada nos projectos por cá (o meu tem muito sobre isso)

Quanto ao carro, parece muito bom e estimado, ja com o motor 1.9TD convertido, com EGR (anula isso pah :p ), portanto isso agora está mesmo de guerra. Mecânicamente tens algo em principio fiável, mesmo que queiras por uns pozinhos.

Por curiosidade, dado que tambem fiz o swap para o 1.9TD, verifica aí se a tua bomba auxiliar de água se está conectada ao turbo, so para saber se adaptaram o k14, ou se deixaram o garrett T2 de origem do 1.6TD que era refrigerado a água ;)

Abraços
 
Pode ser, e pode não ser, já que os problemas de deficiência na contagem podem advir de outra origem que não exclusivamente a roda dentada dos 15dentes. Pode ser a outra roda, ambas, probleemas electricos, problemas de soldas, etc. Só mesmo abrindo o quadrante e é algo muito simples de fazer, basta dares uma olhada nos projectos por cá (o meu tem muito sobre isso)

Quanto ao carro, parece muito bom e estimado, ja com o motor 1.9TD convertido, com EGR (anula isso pah :p ), portanto isso agora está mesmo de guerra. Mecânicamente tens algo em principio fiável, mesmo que queiras por uns pozinhos.

Por curiosidade, dado que tambem fiz o swap para o 1.9TD, verifica aí se a tua bomba auxiliar de água se está conectada ao turbo, so para saber se adaptaram o k14, ou se deixaram o garrett T2 de origem do 1.6TD que era refrigerado a água ;)

Abraços
o que é a "EGR"?? aquela cena agregada ao turbo?? para que serve e qual a vantagem de eliminar isso??

quanto ao quadrante mandei um mail para uma casa que só repara quadrantes responderam isto:

"((((O seu quadrante tem reparação, que fica por 50€, que inclui a reparação e substituição de todas os carretos do conta quilômetros, calibração de todos os instrumentos, substituição de lâmpadas e recondicionamento completo a todo o quadrante, ficando igual a novo.
Para tal terá que o trazer ao meu gabinete ou enviar por correio, como preferir.")))))

vale a pena??
mecanicamente o que é que dá para fazer para meter mais uns cavalos fiaveis sem ficar muito fumarento??
 
Last edited:
"((((O seu quadrante tem reparação, que fica por 50€, que inclui a reparação e substituição de todas os carretos do conta quilômetros, calibração de todos os instrumentos, substituição de lâmpadas e recondicionamento completo a todo o quadrante, ficando igual a novo.
Para tal terá que o trazer ao meu gabinete ou enviar por correio, como preferir.")))))

vale a pena??
mecanicamente o que é que dá para fazer para meter mais uns cavalos fiaveis sem ficar muito fumarento?? Reactive és da zona porto?

50€ não me parece nada do outro mundo, já que só um carreto custa quase 15 a 20 euros. Com a mão de obra e o recondicionamento, o preço até está muito bom na minha perspetiva.

Para meter mais cavalos no meu, foi feita uma reprogramação. Notei bastante a diferença, sobretudo no aproveitamento da caixa de velocidades. O carro também passou a responder melhor quando calco no acelerador, por exemplo, para fazer uma ultrapassagem. Mais uns 20 cavalos em cima e não ficou fumarento.
 
50€ não me parece nada do outro mundo, já que só um carreto custa quase 15 a 20 euros. Com a mão de obra e o recondicionamento, o preço até está muito bom na minha perspetiva.

Para meter mais cavalos no meu, foi feita uma reprogramação. Notei bastante a diferença, sobretudo no aproveitamento da caixa de velocidades. O carro também passou a responder melhor quando calco no acelerador, por exemplo, para fazer uma ultrapassagem. Mais uns 20 cavalos em cima e não ficou fumarento.
obrigado pela dica... mas o meu penso que nao tenha centralina... a mecanica é o 1.9 td comum e nao tdi logo nao é possivel fazer repro, no meu que se podera fazer talvez um turbo maior e aumentar os bars e adianto na bomba injectora, injectores de melhor debito??!! e consumos?? aumentaram com a repro?
 
Last edited:
Bem vindo ao forum amigo. Somos vizinhos e é mais um para o grupo. Como diz o nosso amigo Reactive, podes ver muito sobre essa rodinha. No meu tópico ando com este problema á um ano. Se fosse só a rodinha, já estava mais que resolvido. Mas pode ser mais componentes. Pesquisa que encontras.
Tudo de bom para ti, sabendo que estamos todos para nos ajudarmos mutuamente, com as nossas experiencias e saberes.
Abraço
 
Egr é a valvula de recirculaçao de gases. É uma tecnologia em que o proposito é baixar as emissões, entre outros, mas em termos practicos, basicamente injecta parte dos gases de escape na admissao, o que causa uma acumulaçao bastante grande de carvao no interior da admissão.

Este motor tem muito por onde se mexer, e muito facil. Começa por ver o que te disse do turbo, a ver qual o que tens. Se for um t2 ou k14, poes um t3 ou k24 e fica logo outro bixo. Poes o pino da lda da b.i do 1.6td (por acaso a tua bomba ate ja parece ser uma do 1.6), injectores do 1.6, que permitem maior pressão, linha directa, maior intercooler ou frontal, maior embolos na bomba, governor mod na b.i., mexer no débito obviamente, etc etc.

A vantagem dos TD é que é tudo relativamente facil, e como é tudo partilhado com os golfs, e muita gente os modifica, arranja-se as mods a preços acessiveis.

Verifica qual o teu turbo e qual a tua b.i., ou posta fotos e ja se identifica
 
Egr é a valvula de recirculaçao de gases. É uma tecnologia em que o proposito é baixar as emissões, entre outros, mas em termos practicos, basicamente injecta parte dos gases de escape na admissao, o que causa uma acumulaçao bastante grande de carvao no interior da admissão.

Este motor tem muito por onde se mexer, e muito facil. Começa por ver o que te disse do turbo, a ver qual o que tens. Se for um t2 ou k14, poes um t3 ou k24 e fica logo outro bixo. Poes o pino da lda da b.i do 1.6td (por acaso a tua bomba ate ja parece ser uma do 1.6), injectores do 1.6, que permitem maior pressão, linha directa, maior intercooler ou frontal, maior embolos na bomba, governor mod na b.i., mexer no débito obviamente, etc etc.

A vantagem dos TD é que é tudo relativamente facil, e como é tudo partilhado com os golfs, e muita gente os modifica, arranja-se as mods a preços acessiveis.

Verifica qual o teu turbo e qual a tua b.i., ou posta fotos e ja se identifica
um gaju ta sempre aprender... eheheh alguem tem ou sabe se o intercooler frontal é facil aplicar nos 80... ideal seria logo um ic do bmw 320d... logo k seja possivel ja vejo qual o tipo de turbo e b.i que esta la...

- - - - - - - - - -

Bem vindo ao forum amigo. Somos vizinhos e é mais um para o grupo. Como diz o nosso amigo Reactive, podes ver muito sobre essa rodinha. No meu tópico ando com este problema á um ano. Se fosse só a rodinha, já estava mais que resolvido. Mas pode ser mais componentes. Pesquisa que encontras.
Tudo de bom para ti, sabendo que estamos todos para nos ajudarmos mutuamente, com as nossas experiencias e saberes.
Abraço

americoli temos que marcar um copo pra trocar ideias das nossas maquinas... abraço
 
um gaju ta sempre aprender... eheheh alguem tem ou sabe se o intercooler frontal é facil aplicar nos 80... ideal seria logo um ic do bmw 320d... logo k seja possivel ja vejo qual o tipo de turbo e b.i que esta la...

- - - - - - - - - -



americoli temos que marcar um copo pra trocar ideias das nossas maquinas... abraço

Não é de fácil aplicação com o xoques de origem, pois o espaço é algo escasso caso queiras por um frontal de boas dimensões. Para um IC grandinho, só com o choques S2, e caso não saibas, isso é brincadeira sempre para cima dos 200 ou 300 euros o xoques usado

Basta veres o projecto do Falcão, relativamente a isso do IC
 
Não é de fácil aplicação com o xoques de origem, pois o espaço é algo escasso caso queiras por um frontal de boas dimensões. Para um IC grandinho, só com o choques S2, e caso não saibas, isso é brincadeira sempre para cima dos 200 ou 300 euros o xoques usado

Basta veres o projecto do Falcão, relativamente a isso do IC
ainda nao vi o projecto do Falcao mas nao gosto do choques do s2 gosto mais do choques do projecto do Helder80tdi com o choques do coupé... será que o do coupe tb dá o mesmo espaço para o ic??
http://www.audipt.com/f118/audi-80-tdi-afn-62953/index23.html
 
Olá vizinho :) boa compra o carro esta muito geitoso, espero que nao lhe de tantas chatices como o meu deu :'(
boas vizinho :) vamos ver o que me sai dali, ainda é mt precoce dizer que a compra superou as minhas expectativas nem um mês fez na minha mao, mas assim que veio para a minha mao levou logo revisão geral óleo sintético e todos filtros já lhe enfiei volta de 2500km sem fumos nem nada,por enquanto nível de óleo e agua nem se mexeu... mas ainda nem o desbundei já foi ao Alentejo e veio ainda não passou dos 100/120 kmh... ando numa de condução á padre ate saber o carro que tenho... posso dizer que o meu carro esteve anunciado apenas umas horas o preço não correspondia á descrição do anuncio digamos que foi daqueles negócios que não aparecem todos dias... (digamos que o ordenado mínimo nacional quase chegava) ahahah abraço
 
Last edited:
Sejas bem vindo; tens ai uma maquina de guerra e muito fácil de mexer e inventar nas mods.
O 80 parece muito estimado, por isso boa continuação.
Se a reparação do quadrante fica por 50€, força nisso. ;)
Quanto ás jantes, siga nisso mas se tiveres averbado 205/55 R16 é o que deves meter para andares legal, ou então outras medidas só averbando pela LTA.
 
Sejas bem vindo; tens ai uma maquina de guerra e muito fácil de mexer e inventar nas mods.
O 80 parece muito estimado, por isso boa continuação.
Se a reparação do quadrante fica por 50€, força nisso. ;)
Quanto ás jantes, siga nisso mas se tiveres averbado 205/55 R16 é o que deves meter para andares legal, ou então outras medidas só averbando pela LTA.
e será que vou ter caves para essa medida sem roçar?? penso que um pneu mais estreito e com um perfil um pouco mais baixo ajude ate no desempenho do carro, mas 195-45-16 talvez não seja o indicado vou perder conforto será que existe 195-50ou55-16... a bofia pega com as medidas "pneus" mesmo estando as jantes averbadas? mesmo na inspeção foi com estas 14 com pneumáticos fora de medida do livrete e passou não disseram nada...
 
Last edited:
Back
Top