Anular Maf

Entao montaram uma peça de 200€ e nao a usam? Nao andarás a ler os posts errados nos sítios errados?
Lê o que digo antes de escrever. Ao que percebo estamos apenas a discutir a mistura, e para quem anulou a EGR a MAF parece-me mesmo que pouco fica lá a fazer.. Agora pergunto eu, a mistura do Skoda Fabia TDI RS não é calculada pelo MAP? Não anda bem na serra da estrela ou na china? A mim parece-me que anda.

E a peça é de 100€ não de 200€.
 
Lá esta , estas a ler de forma errada.Lá porque tem o mapa activo nao quer dizer que o esteja a usar em vez da MAF.

Agora dizes que por anular a EGR já nao precisa de MAF?

Repito,andas a ler as coisas erradas.

Lê o que digo antes de escrever. Ao que percebo estamos apenas a discutir a mistura, e para quem anulou a EGR a MAF parece-me mesmo que pouco fica lá a fazer.. Agora pergunto eu, a mistura do Skoda Fabia TDI RS não é calculada pelo MAP? Não anda bem na serra da estrela ou na china? A mim parece-me que anda.

E a peça é de 100€ não de 200€.
 
Lá esta , estas a ler de forma errada.Lá porque tem o mapa activo nao quer dizer que o esteja a usar em vez da MAF.

Agora dizes que por anular a EGR já nao precisa de MAF?

Repito,andas a ler as coisas erradas.

Só fazes perguntas e nada de respostas, parece-me que isto não vai a lado nenhum.
O mapa está calibrado e activo, e podes fazer o teste tirando a MAF se estás com duvidas.

Se soubesses a letra da musica, não percebias mal o que disse.
Com o calculo de mistura por MAP, e com EGR desactivada, a MAF não fica lá a fazer nada. Isto num diesel pelo menos.

A tua conversa é a velha história do "eu é que sei, mas não digo". Se o problema for a bicicleta, podes leva-la ;)
 
Com o calculo de mistura por MAP, e com EGR desactivada, a MAF não fica lá a fazer nada.

O que tu queres dizer é isto: Com o calculo de mistura por MAP, a MAF não fica lá a fazer nada.

Meteres a EGR ao barulho é só para baralhar e é outro tema.
 
O que tu queres dizer é isto: Com o calculo de mistura por MAP, a MAF não fica lá a fazer nada.

Meteres a EGR ao barulho é só para baralhar e é outro tema.

É só para não me perguntarem logo de seguida porquê que ela vem lá, nos carros com mistura via MAP de fábrica :)
 
Ainda tenho uma sala cheia de bicicletas de quando competia... nao preciso de mais obrigado :D

Quanto a conversa eu só vim corrigir a asneira de teres dito que o MAP é melhor que a MAF a calcular mistura , dai para a frente tu é que mudaste a musica.

Eu dei me ao trabalho de testar isto já la vao uns bons anos e testei em todo o tipo de condições. Desde clima frio a quente, altitudes consideráveis com frio e quente e tirei as minhas conclusões.

Secalhar já la vai o dia que venho aqui explicar tudo tim tim por tim tim... agora se "meia palavra" nao chega é porque nao vale a pena.

Quando perceberes que o mapa IQ por MAP vem activo em alguns carros pura e simplesmente por causa do mercado para que o carro vai vais ficar triste.

Já disse e volto a dizer , tem atençao ao que se lê pela net fora. Hoje em dia partilha se muita info pela net mas quem realmente percebe já nao o faz a muito tempo!

E BTW , nao sei se conseguiste ler.. mas o 1o post era sobre gasolina e vieste para aqui falar de diesel!
Tentaste mostrar "serviço" sem qualquer tipo de logica para o caso.


Só fazes perguntas e nada de respostas, parece-me que isto não vai a lado nenhum.
O mapa está calibrado e activo, e podes fazer o teste tirando a MAF se estás com duvidas.

Se soubesses a letra da musica, não percebias mal o que disse.
Com o calculo de mistura por MAP, e com EGR desactivada, a MAF não fica lá a fazer nada. Isto num diesel pelo menos.

A tua conversa é a velha história do "eu é que sei, mas não digo". Se o problema for a bicicleta, podes leva-la ;)
 
Ainda tenho uma sala cheia de bicicletas de quando competia... nao preciso de mais obrigado :D

Quanto a conversa eu só vim corrigir a asneira de teres dito que o MAP é melhor que a MAF a calcular mistura , dai para a frente tu é que mudaste a musica.

Eu dei me ao trabalho de testar isto já la vao uns bons anos e testei em todo o tipo de condições. Desde clima frio a quente, altitudes consideráveis com frio e quente e tirei as minhas conclusões.

Secalhar já la vai o dia que venho aqui explicar tudo tim tim por tim tim... agora se "meia palavra" nao chega é porque nao vale a pena.

Quando perceberes que o mapa IQ por MAP vem activo em alguns carros pura e simplesmente por causa do mercado para que o carro vai vais ficar triste.

Já disse e volto a dizer , tem atençao ao que se lê pela net fora. Hoje em dia partilha se muita info pela net mas quem realmente percebe já nao o faz a muito tempo!

E BTW , nao sei se conseguiste ler.. mas o 1o post era sobre gasolina e vieste para aqui falar de diesel!
Tentaste mostrar "serviço" sem qualquer tipo de logica para o caso.

Ao contrário de ti, na minha primeira resposta a este tópico dei de imediato uma possível solução para o problema.
Falei na MAP ao responder a outro user, no caso, o meu carro que é diesel, daí o exemplo.

O mercado para que o carro vai, nesta discussão é pouco relevante, o que interessa é que anda bem na serra da estrela por muito que não o queiras admitir.

Eu também nunca disse que o MAP era melhor a calcular a mistura, disse que o MAP era um sensor melhor que o MAF. A verdade (ao que sei) é que o MAP é menos volátil, mais barato e menos sujeito a avarias.

Só posso concluir que tu é que realmente sabes do tema, conheço muitos como tu, os tais que andam sempre com medo que lhes roubem o tacho. Tá tranquilo, não vivo disso.
 
Até me basta fazer quote para veres.
Nao tentei ajudar?
Eu ao menos expliquei e nao vim falar da unica coisa que se sabe em PT que é por os TDIs a fazer fumo.

Nao dizes que o Map é melhor.. ve o teu quote em baixo.

Quanto ao resto , mostra me entao valores , pode ser um log , do teu ou outro carro a mais de 1000metros de altitude onde mostre o duty cycle da N75 e esteja a trabalhar pela MAF e pelo MAP.
Nao notares nada nao quer dizer que a diferença nao exista.

Quanto ao tacho , é tacho para quem nao faz nada e passa a vida a espera que os outros lhe façam a papinha.

E nao , nao te deixo ficar com a bicicleta pois estas errado é só isso ;)

É possivel trocar o sensor MAF pelo MAP, eu mesmo o fiz no meu carro. E com os mapas afinados, não larga fumo e é mais certo visto que a MAP é um sensor bastante melhor.
O skoda ocatvia/fabia RS por exemplo já vem a trabalhar nesse sistema. As desvantagens são zero!

Mas a verdade é que grande parte dos tuners não sabem sequer que isso é possivel :)


----

Quanto ao problema, o que acho é que tens o corpo de admissão sujo, podes começar pela borboleta. E testa o sensor Lambda (perto do catalizador), costuma ter sintomas similares.
O map melhor? Entao leva la o teu carro afinadinho a serra da estrela.. puxar por ele afinado pelo MAP e depois diz algo.
O MAP le pressao e a MAF caudal , uma MAF em bom estado é 20vezes melhor a calcular a mistura que um map.

ontopic: Anular a MAF no 1.6i é possivel mas o que vais pagar a quem vai fazer isso e o que os consumos vao aumentar fica mais barato meter a MAF nova.
Se desligares a MAF com ele a trabalhar o que acontece?

Edit: Nao li o ultimo post. Ao desligares a MAF e ele andar... esta anulada! :lol: Pode parecer estupido mas o carro passa para o uso do TPS e trabalha na mesma ,vai é andar mais rico ( e tu mais pobre! :D )
 
Até me basta fazer quote para veres.
Nao tentei ajudar?
Eu ao menos expliquei e nao vim falar da unica coisa que se sabe em PT que é por os TDIs a fazer fumo.

Nao dizes que o Map é melhor.. ve o teu quote em baixo.

Quanto ao resto , mostra me entao valores , pode ser um log , do teu ou outro carro a mais de 1000metros de altitude onde mostre o duty cycle da N75 e esteja a trabalhar pela MAF e pelo MAP.
Nao notares nada nao quer dizer que a diferença nao exista.

Quanto ao tacho , é tacho para quem nao faz nada e passa a vida a espera que os outros lhe façam a papinha.

E nao , nao te deixo ficar com a bicicleta pois estas errado é só isso ;)

Continuo a não ler "o sensor MAP é melhor para calcular a mistura".

Sim, vou já daqui á serra da estrela fazer logs...
Eu respeito a tua opinião, e talvez até exista alguma base cientifica em alguns aspectos. No entanto, para algumas pessoas, talvez utilizar o MAP, as perdas de performance (que dizes existirem) não se verificam no uso comum, poupando as dores de cabeça com MAF's.

E por lógica, não acho que um fabricante colocasse a possibilidade da mistura ser calculada pelo MAP se não fizesse sentido algum.

Na minha profissão, partilham-se os segredos mais profundos, criam-se ferramentas open source, tutoriais, um pouco de tudo para evoluirmos em conjunto e promover ao mesmo tempo a evolução tecnológica.
É algo a que se deviam habituar, sinceramente já irrita essa arrogancia quando o tema envolve electronica automóvel, o medo que se descubra que não é preciso ser-se super dotado (como alguns gostam de fazer parecer) para alterar a electronica de um carro. Como disse, e repito, nunca ganhei um centimo a custa disso nem faço ideias.
 
O carro do topic é um 1.6i e vens dizer que é possivel trocar a MAF pelo MAP... e no fim "o Map é um sensor bastante melhor".
A MAF serve para que neste carro?

Quanto ao resto eu nao percebo... estou a esconder alguma coisa? Só vim ajudar e corrigir uma asneira e tive a paciencia para continuar uma conversa sem logica.

O facto de nao ires a serra da estrela fazer logs temos pena.. eu nunca fui la de propósito mas quando fui aproveitei.
E o problema maior nem sao as perdas de performance... mas isso deves saber ou nao ha topics que possas ler sobre isso ainda?

Curioso que trabalhei alguns anos na tua area e é sem duvida um bom paralelismo com o que se vive hoje em dia na area das reprogramaçoes. Partilha se muita coisa em ambas e na maioria dos casos é informação incompleta que depois acaba neste tipo de comentários do MAP ser melhor que a MAF.

Quanto ao resto , eu tambem passei algum tempo a fazer coisas sem ganhar um cêntimo... mas quando vou as compras no fim apresentam me uma conta e eu ainda nao consegui pagar nenhuma só com a minha simpatia ou boa vontade... eu tento mas nao consigo!
 
O carro do topic é um 1.6i e vens dizer que é possivel trocar a MAF pelo MAP... e no fim "o Map é um sensor bastante melhor".
A MAF serve para que neste carro?

Quanto ao resto eu nao percebo... estou a esconder alguma coisa? Só vim ajudar e corrigir uma asneira e tive a paciencia para continuar uma conversa sem logica.

O facto de nao ires a serra da estrela fazer logs temos pena.. eu nunca fui la de propósito mas quando fui aproveitei.
E o problema maior nem sao as perdas de performance... mas isso deves saber ou nao ha topics que possas ler sobre isso ainda?

Curioso que trabalhei alguns anos na tua area e é sem duvida um bom paralelismo com o que se vive hoje em dia na area das reprogramaçoes. Partilha se muita coisa em ambas e na maioria dos casos é informação incompleta que depois acaba neste tipo de comentários do MAP ser melhor que a MAF.

Quanto ao resto , eu tambem passei algum tempo a fazer coisas sem ganhar um cêntimo... mas quando vou as compras no fim apresentam me uma conta e eu ainda nao consegui pagar nenhuma só com a minha simpatia ou boa vontade... eu tento mas nao consigo!

As desculpas da minha parte, no entanto isso foi apenas um aparte em relação a outra resposta, nem falei no 1.6. Ao que me parece que quem continuou a conversa foste tu.

As perdas de performance acho que se devem ao teres trocado apenas o MAP, quando há outros mapas para corrigir esse problema.

Não sei se sabes a minha área mas na maioria dos casos não é informação incompleta e há muita entre ajuda.

Eu não faço as coisas sem ganhar um centimo, simplesmente não as faço, porque respeito quem vive disto e nem tempo tenho sequer.
 
Back
Top