Amortecedores traseiros B5 Avant Sport

Tópico em 'Chassis' iniciado por zefern, 7 Nov 2020.

  1. zefern

    zefern

    Desde:
    3 Jun 2007
    Mensagens:
    1 040
    Gostos Recebidos:
    612
    Sei que já muito se falou sobre o assunto, após um search pelo forum e noutros, não esclareci o pretendido. Tenho de substituir os amortecedores traseiros na minha avant. No entanto estou com uma dúvida para finalizar a compra, já questionei os serviços de atendimento técnico de duas casas dessas de vendas online mas o que me disseram não esclareceu nadinha e passo a citar o que me transmitiram:
    "Os dados e referências que dispomos para a sua viatura são os que correspondem ao número de peça OEM, e são facultados pelos fabricantes das peças de reposição. Estão disponíveis no site."
    A minha dúvida prende-se com o seguinte: Tendo suspensão sport OEM, os amortecedores devem ser de espigão mais curto. Até aqui tudo bem. Ao pesquisar pela minha referência de amortecedor OEM (8D0 513 031C Monroe) encontro dentro dessa mesma marca uma peça de substituição direta que é Monroe 376235SP - amortecedor para veículos com chassis desportivo. No entanto se pesquisar com o número de chassis ou matrícula, já me aparecem outros (dentro dessa marca) entre eles o Monroe 23894 com o espigão mais curto e mais grosso, denominados "para chassis reforçado. Dava preferência a estes mas é justamente onde reside a dúvida (desportivo ou reforçado?).
    Posto em anexo a folha de dados dos dois modelos. Aos "expert" na matéria se puderem dar opinião, agradeço.
    Ponderei também os Sachs, mas como estes agora na gama baixa e média não têm fabrico próprio (são fabricados pela TRW), deverei optar pela marca que vinha de origem.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

    Desde:
    24 Nov 2014
    Mensagens:
    5 747
    Gostos Recebidos:
    2 351
    Acho desportivo e não reforçado
    Depois de montado vais ter uma diferença de 1 ou 2 centímetros de traseira mais alta
    Geralmente costuma ser assim
     
    zefern gostou disto.
  3. zefern

    zefern

    Desde:
    3 Jun 2007
    Mensagens:
    1 040
    Gostos Recebidos:
    612
    Boas Nuno. É isso que não quero, a traseira mais alta.
    Mas o que determina a altura são as molas, certo? As minhas são Sport OEM e vou manter.
    No "para chassis desportivo" e "para chassis reforçado" é que está confusão, repara:
    Monroe 376235SP = p. ch. desportivo: 601mm comprimento max, 404mm comprimento minimo. Diam. veio 11.
    Monroe 23894 = p. chassis reforçado: 592mm comprimento max, 415mm comprimento minimo. Diam. veio 12,4
    Não é erro do site pois está igual nos outros.
    Perguntei a um amigo que trabalha nas peças da marca, disse-me que a minha refª (8D0 513 031C) já está descontinuada. Só por equivalência.
    Queria mandar vir para adiantar mas estou a ver que vou ter de desmontar um do carro para medir...
     
    nuno.ribeiro977 gostou disto.
  4. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

    Desde:
    24 Nov 2014
    Mensagens:
    5 747
    Gostos Recebidos:
    2 351
    Acho que quem te podia confirmar isso era o Sérgio Fininho que tenho ideia de ter lido aqui que ele substituiu os seus
     
    zefern gostou disto.
  5. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

    Desde:
    24 Nov 2014
    Mensagens:
    5 747
    Gostos Recebidos:
    2 351
    O diâmetro do teu não é 11?
    Pelo menos é o que tenho em ideia
    Vê com peclise o diâmetro
     
    zefern gostou disto.
  6. zefern

    zefern

    Desde:
    3 Jun 2007
    Mensagens:
    1 040
    Gostos Recebidos:
    612
    Sei que à frente é 15 e qq coisa. Atrás nunca os mudei, só levantando o carro para medir.
    Tenho acompanhado dentro dos possíveis o tópico do Sergio mas não me lembro de ver em concreto a minha dúvida. Mas vou ver melhor...
     
  7. Sergio Fininho

    Sergio Fininho

    Desde:
    11 Jul 2011
    Mensagens:
    3 587
    Gostos Recebidos:
    1 370
    Boas eu usei as mesmas ref. De origem incluído a marca sachs..
    Mas os meus sao 8D0 513 031H

    Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
     
    zefern e nuno.ribeiro977 gostam disto.
  8. zefern

    zefern

    Desde:
    3 Jun 2007
    Mensagens:
    1 040
    Gostos Recebidos:
    612
    Sim, eu vi isso no teu tópico.
    A minha veio de origem com Boge à frente e Monroe atrás. A refª dos meus terminada 031C na marca já não existe.
    Vou mesmo ter de desmontar para medir...
     
  9. Sergio Fininho

    Sergio Fininho

    Desde:
    11 Jul 2011
    Mensagens:
    3 587
    Gostos Recebidos:
    1 370
    A minha veio com os 4 da sachs em vermelho ..o da frente ja nao se fabricam e para arranjar foi uma guerra €€€€€

    Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
     
    zefern gostou disto.
  10. vick_79

    vick_79

    Desde:
    28 Jun 2009
    Mensagens:
    15 915
    Gostos Recebidos:
    3 546
    De que ano é o teu carro? impossível trazer Monroe de origem..
     
    zefern e nuno.ribeiro977 gostam disto.
  11. Sergio Fininho

    Sergio Fininho

    Desde:
    11 Jul 2011
    Mensagens:
    3 587
    Gostos Recebidos:
    1 370
    Monroe ainda dava de borla agora os boge...lol isso foi montado pelo antigo dono quase de certeza..

    Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
     
  12. vick_79

    vick_79

    Desde:
    28 Jun 2009
    Mensagens:
    15 915
    Gostos Recebidos:
    3 546
    Não entendi o que queres dizer
     
  13. zefern

    zefern

    Desde:
    3 Jun 2007
    Mensagens:
    1 040
    Gostos Recebidos:
    612
    Boas @vick_79
    A avant é de 11/98. E sim, trazia Monroe. Melhor dizendo, os traseiros ainda são os originais. Começaram a dar de si o ano passado. Os Frontais eram Boge OEM e levou tb iguais aos 88 mil na marca.

    O antigo dono é meu conhecido, conheço o carro e historial desde que foi entregue 0km, a única coisa que ele fez foi kms e revisões na marca. Com 2 anos e 4 meses e com 62 mil veio para a minha mão com uma extensão de garantia de mais 18 meses e com o acordo mutuo de manter as revisões no concessionário até aos 100 mil. Isto porque ele quis carro maior e foi para uma A6.
     
  14. zefern

    zefern

    Desde:
    3 Jun 2007
    Mensagens:
    1 040
    Gostos Recebidos:
    612
    Também não entendi...
    Por acaso este foi o primeiro carro que tive equipado com Monroe. Não me posso queixar, é dura QB, firme em curvas e estradas irregulares, suficientemente suave em AE. Faço viagem Minho- Algarve e vice-versa com uma paragem e não chegando lá como novo, tb não chego todo partido.
     
  15. vick_79

    vick_79

    Desde:
    28 Jun 2009
    Mensagens:
    15 915
    Gostos Recebidos:
    3 546
    Estranho nunca vi monroe OEM num audi, mais estranho ainda é trazer uma marca de amortecedores a frente e outra a trás
     
    zefern gostou disto.

Partilhar esta página