alinhar luzes

koolboy disse:
Pode alinhar tu com uma chave...a direita tens que dar uma passo atras e a luz tem que bater no teu joelho e na esquerda são 2 passos...penso que seja assim :roll: :roll: :roll: :roll:

Muahaahahah

eu costumo fazer o seguinte:

encosto o carro a parede e marco onde batem as luzes.
ando 15 metros com o carro para trás e ajusto para a luz bater a meio ( entre o chao e o ponto onde os farois batiam quando estavam encostados )

e aos 30 metros tao a bater no chao como manda a lei...

isto para o alinhamento vertical agora quanto a alinhamento lateral isso sim já é um pouco a olho....
ja fui a inspecções e nunca me chatearam...
 
Mas por norma a luz do lado direito tem de apontar mais longe do que a esquerda, como afinas isso?
 
boost disse:
Mas por norma a luz do lado direito tem de apontar mais longe do que a esquerda, como afinas isso?

A própria óptica já se encarrega disso.... como disse o nosso colega acima __/__/
conforme vão "convergindo" as // vão ficando sobrepostas e mais alto do lado direito, que faz a tal sensação que a lâmpada do lado direito ta mais alta. mas não ta nem tem de ficar. devem ficar alinhadas.

Picture2copy.jpg

attachment.php

Por norma os maximos sao alinhados ao mesmo tempo que os medios ( depende das opticas claro ) e quando damos maximos estes teem de ficar alinhados tambem.


Sinceramente boost... agora eu e o neljoe vamos fazer de conta que nao te conhecemos... ultimamente tens dito umas coisas que parece k saiste da ilha a pouco tempo :D
 
xupmatol disse:
parece k sim :D :D

mas o k aconcelham ? ir a uma oficina ?


Se não te sentes a vontade para fazer aquilo... sim é melhor ires a uma oficina...

Mas fazer aquilo é facil:

Picture2copy.jpg

O 4 é a posição onde estão as ópticas e é para onde o canto do _/ tem de apontar

O 1 é o centro. quando afastares o carro convém ter a certeza que ambas as luzes apontam para o 4 a mesma distancia do 1

O 2 é o sitio onde batem as luzes quando estas mesmo encostado a parede...

Quando te afastares 15 metros convém que o 3 esteja sensivelmente no meio ( entre o chao e o 2 )
Se te afastares 7,5 metros ( que é o caso da foto ) o 3 estará a 1/4 ( de cima para baixo, fica na metade da primeira metade da altura total ) ( acho que a foto é sistema americano e o 3 ta a 1/5 da altura a 7,62 metros. a lei deles deve permitir mais distancia de alcance )

Se as ópticas são de regulação manual no interior do carro, deves fazer isto na primeira posição ( normalmente estão marcados de 0 a 3 )
Isto vai permitir subir uma posição ( para o 0 ) quando estiveres em estradas de fraca visibilidade ( tipo campo ou montanhoso ) e baixar ( 2 ou 3 ) quando tiveres o carro carregado.
 
Só faltam uns pormenores:

1-Determinar a correcta distancia entre as 2 linhas verticais nr 4.

2-Verificar a correcta e exacta perpendicularidade entre o veiculo e a "parede".

3-Verificar que o chão está "direitissimo".

4-Efectuar o alinhamento com um peso de pr'ai de 50 Kg na mala (para simular a existencia de passageiros dentro do veiculo).

E pronto, é tudo! :D :D :D
 
ELFuracon disse:
Só faltam uns pormenores:

1-Determinar a correcta distancia entre as 2 linhas verticais nr 4.

2-Verificar a correcta e exacta perpendicularidade entre o veiculo e a "parede".

3-Verificar que o chão está "direitissimo".

4-Efectuar o alinhamento com um peso de pr'ai de 50 Kg na mala (para simular a existencia de passageiros dentro do veiculo).

E pronto, é tudo! :D :D :D

o teu ponto 1 está excluído porque quando encostas o carro a parede ficas com as linhas 4

os restantes são importantes sim senhora...
 
orugas disse:
o teu ponto 1 está excluído porque quando encostas o carro a parede ficas com as linhas 4

os restantes são importantes sim senhora...

Por acaso...não! Se os farois estiverem desalinhados (mesmo na convergencia) tem de existir uma distancia de referencia entre o centro dos 2 focos na horizontal.
 
Back
Top