Ajuste dinamico Bomba Injetora VP44 2.5 TDI AKN

Tópico em 'Motor' iniciado por zarauuu, 11 Mai 2020.

  1. zarauuu

    zarauuu

    Desde:
    28 Mai 2013
    Mensagens:
    82
    Gostos Recebidos:
    18
    Boas a Todos!

    Alguém me pode ajudar, na seguinte duvida PF:

    O ajuste dinamico da bomba de combustível VP44 de um 2.5 TDI V6 AKN, é atravez da polie e VCDS, ou apenas de software VCDS?

    Obrigado a Todos
     
  2. BlueA4

    BlueA4

    Desde:
    3 Fev 2011
    Mensagens:
    4 685
    Gostos Recebidos:
    2 019
    Tem de ser com o VCDS e mexendo na polie para acertar o ponto.
    mas se não estás a vontade com isso aconselho a deixar para quem sabe
     
  3. zarauuu

    zarauuu

    Desde:
    28 Mai 2013
    Mensagens:
    82
    Gostos Recebidos:
    18
    Obrigado pela resposta!

    Recentemente este carro sofreu uma intervenção grande, desde rodar valvulas, tuchos e martelos novos, kit de distribuição, rolamentos, turbo, injetores, etc...
    Tudo montado com as devidas ferramentas de sincronismo, e respeitando padrões do fabricante.
    Só falta apenas este pequeno grande pormenor!
    So que já abordei uma oficina da especialidade cá em Braga, onde o mesmo referiu que teria de desmontar a distribuição novamente...
    Dai a minha duvida.
     
  4. Sardz

    Sardz

    Desde:
    15 Fev 2020
    Mensagens:
    228
    Gostos Recebidos:
    138
    Mas já viste se está fora do ponto?
    Se for como no meu AFN não tem que tirar a distribuição....
     
  5. zefern

    zefern

    Desde:
    3 Jun 2007
    Mensagens:
    711
    Gostos Recebidos:
    359
    É AKN e é 2.5
    Tirar a distribuição não, mas se tiver de mexer na polie deve ter de tirar a frente...Aquilo não cabe lá nem a mão quanto mais chaves.
     
    Sardz gostou disto.
  6. zarauuu

    zarauuu

    Desde:
    28 Mai 2013
    Mensagens:
    82
    Gostos Recebidos:
    18
    Esta tudo no ponto certo, foi tudo feito com ferramentas de sincronismo, mas tem de ser feito o ajusto dinâmico da bomba, segundo o fabricante.
    E noto uma perda de rendimento.
     
  7. zarauuu

    zarauuu

    Desde:
    28 Mai 2013
    Mensagens:
    82
    Gostos Recebidos:
    18
    Tirando a capa de proteção, a chave deve caber, são só três parafusos.
    Estou a espera de um cabo de VCDS mais actual, pois ainda tenho o famoso azul KKL.
     
    zefern gostou disto.
  8. zarauuu

    zarauuu

    Desde:
    28 Mai 2013
    Mensagens:
    82
    Gostos Recebidos:
    18
    Também achei estranho...
     
  9. zefern

    zefern

    Desde:
    3 Jun 2007
    Mensagens:
    711
    Gostos Recebidos:
    359
    Não sei se dá sem tirar o ventilador mecanico...
    Também mudei a distribuição toda à minha o ano passado. Também com as ferramentas de sincronismo e com marcação. Mas acho que não ficou como era, há ali qualquer coisa.... e pode ser isso.
    Depois diz aqui o resultado ;)
     
  10. zarauuu

    zarauuu

    Desde:
    28 Mai 2013
    Mensagens:
    82
    Gostos Recebidos:
    18
    Claro que sim! Temos de nos ajudar uns ao outros ;)
     
    zefern gostou disto.
  11. Sardz

    Sardz

    Desde:
    15 Fev 2020
    Mensagens:
    228
    Gostos Recebidos:
    138
    As ferramentas de sincronismo são boas e essenciais para que garantas o sincronismo entre os diferentes órgãos... agora elas tem folgas e deve ser feito o ajuste dinâmico do início da injeção após uma troca de distribuição... não sou eu que digo, e o manual do meu carro.
    No meu carro que é a única experiência que tenho este ajuste dinâmico foi feito da seguinte forma... carro em temperatura de regime continuo( água a aprox 90) e verificado o início da injeção no VCDS que é só carregar num botão... no meu caso estava ligeiramente avançada mas ainda dentro da gama de funcionamento, e com a ajuda dos users deste fórum decidi que não iria fazer algum ajuste. Se decidisse ajustar isso é feito no meu caso em aliviar a bomba injectora é roda-la ligeiramente para compensar a falta de sincronismo... também já li que outros carros esse ajuste e feito usando o mesmo princípio mas mexendo no carreto da injectora.
    Se eu estivesse nos teu sapatos, ligava o carro ao VCDS e via como estava. Estando fora de especificação via uns vídeos ou lia na net o procedimento... se me sentisse capaz de o fazer fazia-o, caso contrário levava a quem fizesse mas fazia-o entender que sei como se faz ;)... mas isso era eu...
     
    zefern gostou disto.
  12. Sardz

    Sardz

    Desde:
    15 Fev 2020
    Mensagens:
    228
    Gostos Recebidos:
    138
    No meu também diz que dá para fazer sem tirar a frente... mas se fosse eu pelo menos corria-a a frente para ter espaço para trabalhar
     
  13. zarauuu

    zarauuu

    Desde:
    28 Mai 2013
    Mensagens:
    82
    Gostos Recebidos:
    18
    O botão que referes, é o "TDI Timing" no "Group 004", certo?
     
  14. zarauuu

    zarauuu

    Desde:
    28 Mai 2013
    Mensagens:
    82
    Gostos Recebidos:
    18
    Isso com certeza ;)
     
  15. Sardz

    Sardz

    Desde:
    15 Fev 2020
    Mensagens:
    228
    Gostos Recebidos:
    138
    Vê este vídeo
     
    zefern gostou disto.

Partilhar esta página