Actuador flap V107

Bem, vamos la desenterrar isto...

O meu A3 de há uns tempos para cá tem feito algo bastante estranho com a ventilação.
Manda ar para todo o lado, as posições funcionam todas normalmente, não há erros.
No entanto, numa viagem mais longa, por exemplo 1h/1h30 ou mais, chega a uma certa altura que deixa de sair ar das saidas de ar, o motor da ventilação continua a funcionar normalmente, mesmo colocando no máximo pouco ou nenhum ar sai. Faz exatamente o mesmo barulho quando se liga a ventilação com a tampa do filtro de habitáculo aberta...parece que o ar sai todo ali algures na zona do porta luvas.
Se parar o carro, sem desligar o motor, espero uns minutos/segundos e volta tudo ao normal (Ouço uma comporta qualquer a mexer sem qualquer tipo de esforço)

Ja estive com os atuadores todos a vista a fazer testes com o VCDS ver se algum entrava em esforço ou algo parecido e nada.

A unica coisa que achei estranho, é a comporta de re circulação de ar ficar a "meio" curso as vezes (Vi porque andei uns dias sem o porta luvas, ja limpei o atuador e potenciometro assim como o lubrifiquei), mas como tenho a função re circulação auto, fiquei na duvida se seria disso.

Será que alguém já teve uma situação parecida ?
 
Bem, vamos la desenterrar isto...

O meu A3 de há uns tempos para cá tem feito algo bastante estranho com a ventilação.
Manda ar para todo o lado, as posições funcionam todas normalmente, não há erros.
No entanto, numa viagem mais longa, por exemplo 1h/1h30 ou mais, chega a uma certa altura que deixa de sair ar das saidas de ar, o motor da ventilação continua a funcionar normalmente, mesmo colocando no máximo pouco ou nenhum ar sai. Faz exatamente o mesmo barulho quando se liga a ventilação com a tampa do filtro de habitáculo aberta...parece que o ar sai todo ali algures na zona do porta luvas.
Se parar o carro, sem desligar o motor, espero uns minutos/segundos e volta tudo ao normal (Ouço uma comporta qualquer a mexer sem qualquer tipo de esforço)

Ja estive com os atuadores todos a vista a fazer testes com o VCDS ver se algum entrava em esforço ou algo parecido e nada.

A unica coisa que achei estranho, é a comporta de re circulação de ar ficar a "meio" curso as vezes (Vi porque andei uns dias sem o porta luvas, ja limpei o atuador e potenciometro assim como o lubrifiquei), mas como tenho a função re circulação auto, fiquei na duvida se seria disso.

Será que alguém já teve uma situação parecida ?
Yep. E em breve as surpresas nas flaps superiores. Mas esquece isso é deixa andar.

A flap da recirculação deve trabalhar bem, fechar e abrir toda. Se não acontece, tens de desmontar (desmontar mesmo peça a peça)as engrenagens e encaixes do motor flap. Depois de tudo extra hiper mega ultra bem lubrificado, mesmo ao pentelho, voltas a montar tudo (inclui lubrificar a portinhola (ao pentelho!!!!!)
Lubrificar por alto as outras flaps.
Sempre com intuito de lubrificar veios.

Entretanto, pegas no vagcom e podes fazer nova adaptação das flaps. Deve resolver por uns tempos o problema, senão defenitivamente
 
Yep. E em breve as surpresas nas flaps superiores. Mas esquece isso é deixa andar.

A flap da recirculação deve trabalhar bem, fechar e abrir toda. Se não acontece, tens de desmontar (desmontar mesmo peça a peça)as engrenagens e encaixes do motor flap. Depois de tudo extra hiper mega ultra bem lubrificado, mesmo ao pentelho, voltas a montar tudo (inclui lubrificar a portinhola (ao pentelho!!!!!)
Lubrificar por alto as outras flaps.
Sempre com intuito de lubrificar veios.

Entretanto, pegas no vagcom e podes fazer nova adaptação das flaps. Deve resolver por uns tempos o problema, senão defenitivamente
O flap da recirculação mexe se bem, não tem qualquer ponto rijo, desmontei o atuador, limpei aquilo tudo, testei o motor ca fora ver se era dai, funcionou normalmente.
tenho de andar novamente sem o porta luvas ver se a coisa se repete.
A unica coisa que acho estranho, e ainda estou a tentar descobrir de onde vem, é que volta e meia quando desligo o carro ouço um atuador qualquer a fazer "tac tac tac tac tac" durante uns 10 segundos, se calhar nem tanto.
Não consigo é entender se é da ventilação se é algo no motor.

Vou tentar a adaptação dos Flaps via VCDS ver no que dá.
 
Fiz a adaptação, logo a seguir fiz uma viagem e deu no mesmo.
Estranhamente se desligar a recirculacao de ar Auto ele volta ao normal mais ou menos rapidamente…
Ou tenho o sensor da qualidade do ar a dar o badagaio ou então é mesmo o flap da recirculacao que está a fazer das dele, ou não ?
 
Fiz a adaptação, logo a seguir fiz uma viagem e deu no mesmo.
Estranhamente se desligar a recirculacao de ar Auto ele volta ao normal mais ou menos rapidamente…
Ou tenho o sensor da qualidade do ar a dar o badagaio ou então é mesmo o flap da recirculacao que está a fazer das dele, ou não ?
Troca o potenciometro. Já tiras a dúvida. Ou trocar os motores entre si, na maioria deles, só muda o veio. O restou são todos iguais
 
Troca o potenciometro. Já tiras a dúvida. Ou trocar os motores entre si, na maioria deles, só muda o veio. O restou são todos iguais
Ha mais coisas estranhas a acontecer.
Este carro nunca largou muita água de condensação , e estranhamente desde que isto começou a acontecer também tenho notado grandes quantidades de água a sair do carro quando o paro na garagem.
Cheguei a casa há coisa de 1h, estava na mesma, pouco ou nenhum ar saia das ventilações, tinha parado para meter gasóleo antes de chegar a casa , ficou tudo igual…
Chego a casa, deixo o carro 5 min a trabalhar…do nada quando me dou conta tenho uma poça gigante ao lado do carro e a água a correr por baixo como se tivesse aberto uma torneira…
Poderá uma coisa estar ligada a outra?
 
Ha mais coisas estranhas a acontecer.
Este carro nunca largou muita água de condensação , e estranhamente desde que isto começou a acontecer também tenho notado grandes quantidades de água a sair do carro quando o paro na garagem.
Cheguei a casa há coisa de 1h, estava na mesma, pouco ou nenhum ar saia das ventilações, tinha parado para meter gasóleo antes de chegar a casa , ficou tudo igual…
Chego a casa, deixo o carro 5 min a trabalhar…do nada quando me dou conta tenho uma poça gigante ao lado do carro e a água a correr por baixo como se tivesse aberto uma torneira…
Poderá uma coisa estar ligada a outra?
Sim. Tens o ar a entrar a 100% no permutador. E 0% recirculado. O ac só trabalha em recirculado com apenas 30% de ar renovado. Daí condensar mais água, pois está sempre a puxar apenas ar do exterior.

Identifica o motor em falha, troca ou repara ou lubrifica. Recalibrar e siga.
 
Bem…
Andei com o porta luvas desmontado, não vi nada de mais, a comporta mexia bem, inclusive deu para ver que a re circulação de ar automática funciona mesmo .
Pelo sim pelo não, tirei o mecanismo e actuador fora, limpei e lubrifiquei como deve de ser.
Por acaso descobri que não é apenas uma comporta mas sim 2, e desconfio que o mecanismo que faz mexer a comporta que regula o ar exterior estivesse desencaixado.
Hoje numa viagem de 100kms ficou normal.
A comporta mexia normalmente, ficava ligeiramente aberta com o carro em andamento.
Vamos a ver se resolveu…
 

Anexos

  • IMG_0014.jpeg
    IMG_0014.jpeg
    1,5 MB · Visualizações: 8
Vamos lá desenterrar isto.
O problema mantém-se.
Na altura ficou meio resolvido, no entanto voltou chegando mesmo ao ponto de não sair ar nenhum.
Da última vez que aconteceu, saquei o rádio fora (Sem desligar o carro) , verifiquei se não era o V70 a fazer das dele (Não tenho erro nenhum) , quando alterava entre as posições o mesmo mexia sem esforço , no entanto nada mudava.
Tirei a tampa do filtro de habitáculo, obviamente o ar saía todo por lá, deduzo que o problema não seja nas comportas de reciclagem de ar se bem que ando a desconfiar do V71,



@madlima29 quais eram os sintomas no teu caso? Fora os erros
 
air conditioner stops working after about 2 hours. - AudiWorld Forums

Poderei ter encontrado o problema.
Condensador a congelar...Porque? não sei...
Em primeiro irei trocar o filtro de habitáculo (Tem 1 ano).
Há uns anos troquei a válvula N280 do compressor, na altura não havia nenhuma peça de reposição (Apenas no ali express ou nos estados unidos), ando a desconfiar que seja algo relacionado a isso, se bem que acho estranho que funcionou bem durante bastante tempo e só há coisa de 8/9 meses é que começou com estes sintomas.
Poderei também ter uma fuga de gás e ser isso que está a causar o problema do gelo no condensador (E dai ter rios de agua debaixo do carro...)
 
Back
Top