ABORTO - sim, não, maybe?!

neljoe

Moderator
Vamos lá aquecer o Fórum um pouco... o que acham sobre o Aborto? Completamente livre? Nunca? Apenas em alguns casos? Quais?

Cá vão as várias etapas que esta Lei já teve... de NUNCA E EM NENHUM CASO, para APENAS ALGUNS CASOS e agora como COMPLETAMENTE LIVRE.

Legislação Portuguesa sobre o Aborto

Até 1984, o aborto era proibido em Portugal em todas as situações. A lei 6/84 veio permitir a realização da interrupção voluntária da gravidez nos casos de perigo de vida para a mulher, perigo de lesão grave e duradoura para a saúde física e psíquica da mulher, quando existe malformação fetal ou quando a gravidez resultou duma violação.

Em 1997 esta legislação foi modificada, tendo existido um alargamento no prazo em situações de malformação fetal e do que até então era chamado de “violação”, actualmente denominado por “crime contra a liberdade e autodeterminação sexual da mulher” (lei 90/97). A restrição da lei e a não resposta por parte dos estabelecimentos públicos ou publicamente reconhecidos, levou à existência de uma actividade de aborto clandestino especulativo e perigoso. Como consequência desta situação, o aborto foi, durante todos estes anos, a primeira causa de morte materna e a razão que levou milhares de mulheres aos hospitais com abortos retidos/incompletos ou com complicações resultantes desta prática.

Ao longo de mais de três décadas, muitas organizações, personalidades e profissionais de saúde lutaram por mudanças na lei, de forma a combater o aborto inseguro e ilegal. Com a lei 16/2007, a interrupção da gravidez pode, hoje, ser feita por opção da mulher até às 10 semanas.

@ Aspectos Juridicos do Aborto

Pessoalmente? Acho a Lei conforme está a mais correcta... ou menos incorrecta.
 
LOLOL

Eu por mim como está agora está correcto........
Penso até que podia ser um pouco alargado o prazo... mas ja nao esta mau...
 
onde me revejo, é nesta lei:

"A lei 6/84 veio permitir a realização da interrupção voluntária da gravidez nos casos de perigo de vida para a mulher, perigo de lesão grave e duradoura para a saúde física e psíquica da mulher, quando existe malformação fetal ou quando a gravidez resultou duma violação."
 
E quando o erro acontece (sim, porque errar é humano), e não existem condições para sustentar ou sequer educar uma criança?!?!?!


Por mim, o aborto era totalmente legal... mas tão legal que toda a gente que o efectua-se tinha uma ficha de cliente registado. Ao 3º aborto eram-lhe laqueadas as trompas.... Porque errar 3vezes no mesmo sitio é burrice e burros não podem andar com armas...


Mas pronto......
 
Eu ainda estou a pensar, quando isto aquecer eu ponho polémica aqui
Os homens sao diferentes, agora as "mulheres" é que abrem as pernas a qualquer um, e depois há coisas destas.
 
Tendo em atenção a filosofia do caso, não pondo de parte as ideias pessoais de cada um,
não obstante a minha ideia periferica da coisa em si... Depende da ascendência do assunto,
pensando na politica da saude etc... Fiz-me entender? Lol.
 
E quando o erro acontece (sim, porque errar é humano), e não existem condições para sustentar ou sequer educar uma criança?!?!?!

Quando o erro acontece assume.se as consequências do mesmo.

Quando não existem condições para sustentar a criança, nesse caso devia actuar o estado, com subsidios de auxilio a familias carenciadas, caso se prove insuficiencia financeira..que é para isso que pago impostos.

mas claro, já sei que "voces" são contra tudo o que seja subsidios...
 
Xiiii ó Neljoe o que tu foste despoletar... ou não.. :D

Pessoalmente, a minha resposta é APENAS ALGUNS CASOS, isto porque sou católico e a ideia de "matar legalmente" não me entra na cabeça e realmente pode existe condicionantes, (violação, má formação fetal, risco da mulher.. etc..etc.)
A única vantagem que consigo ver conforme está, é que neste momento deixou de existir grávidas mortas por abortos clandestinos..

Quanto à opinião do PC, é verdade que errar é humano, mas para isso existem outros meios.. se ele não tinha a camisinha vestida no momento ou se ela não tomou a pílula, certamente que já ouviram falar na pílula do dia seguinte...
 
Quando o erro acontece assume.se as consequências do mesmo.

Quando não existem condições para sustentar a criança, nesse caso devia actuar o estado, com subsidios de auxilio a familias carenciadas, caso se prove insuficiencia financeira..que é para isso que pago impostos.

mas claro, já sei que "voces" são contra tudo o que seja subsidios...


Nesse sentido temos então que dizer "se a criança for deficiente... temos que arcar com as consequencias... por isso nada de abortos"... ;)

O que preferes, que matem (ja que voces consideram matar) algo que não tem qualquer sentimento... ou que nasça uma criança que vai toda a vida viver em sofrimento e crescer marginal?!

Subsidios?! Então eu desconto para pagar os erros dos outros?!?!?



O problema que aqui está é que voces não consideram a hipotese de errar... mas ela existe!

Existe muita gente mal informada... e existe ainda mais muita gente com mentalidade insuficiente para perceber os problemas... Mas eles existem....
 
Quando o erro acontece assume.se as consequências do mesmo.

Quando não existem condições para sustentar a criança, nesse caso devia actuar o estado, com subsidios de auxilio a familias carenciadas, caso se prove insuficiencia financeira..que é para isso que pago impostos.

mas claro, já sei que "voces" são contra tudo o que seja subsidios...

Se os subsídios fossem bem explorados te garanto que valia a pena, o estado podia dar um "empréstimo" ou seja dava esse subsidio, mas assim que pudesse arranjava trabalho à mãe ou ao pai e em vez do salário mínimo descontavam 30/40% para pagar a divida e estava feito.

Caso os pais não quisessem a criança, existem centenas de pessoas a querer adoptar... bastava que as coisas funcionassem bem..
 
Se os subsídios fossem bem explorados te garanto que valia a pena, o estado podia dar um "empréstimo" ou seja dava esse subsidio, mas assim que pudesse arranjava trabalho à mãe ou ao pai e em vez do salário mínimo descontavam 30/40% para pagar a divida e estava feito.

Caso os pais não quisessem a criança, existem centenas de pessoas a querer adoptar... bastava que as coisas funcionassem bem..


Bem.. não vamos sonhar com um mundo perfeito que nunca vai existir... pois nesse mundo perfeito nem sequer seria necessário estarmos a discutir este assunto...


Vamos discutir o assunto na conjuntura actual... e nessa, é de longe a unica hipotese!
 
Back
Top