[A4 B6] Fecho Central - erro "Won't De-Safe" em várias portas

Boas,
Novo episodio da novela "n consigo abrir as portas do bolas"... digam lá, já tinham saudades :) a minha mulher vai-me matar vos digo.
A todos obrigado pelas dicas, segui alguns dos caminhos e vou passar a explicar abaixo da melhor forma q possa:

1) Apaguei todos os erros (tinha 3 portas a dar "Won't De-Safe")
2) imediatamente depois de apagar aparecem logo 2 portas com erro (a do condutor n aparece logo)
3) carrego no botao para fechar e depois abrir (com as portas abertas)
4) nova leitura, e lá tenho as 3 portas com erro "Won't De-Safe" (agora incluindo a do condutor)

Notas:
- se tiver todas as portas abertas, no CB só aparece a do condutor, passageiro frontal e a mala abertas (a do passageiro frontal é a unica q abre bem)
- com as portas abertas e abrindo no botão da "porta do condutor" só oiço barullho na porta do passageiro e a mala a destancar (as outras nem fazem som)
- Apoveitei para lubrificar todas as fechaduras com spray de massa consistente (espero n ter feito asneira)

Agora é q a coisa vai ficar estranha ... andei a tarde toda em volta do carro: meti umas esponjas na mala (vibração), confirmei o comando da embraiagem (cruise control n estava a funcionar), substitui os medios ... e no meio disso td, uma das portas traseiras começou a abrir no botão :)
A questão é q n abre sempre, abre só as vezes ... e ainda mais estranho, mesmo só abrindo à vezes, deixou de registar erro, é como se tivesse ficado boa de repente. E agora já dá erro de porta aberta (mas tb acho q n dá sempre).

Agora, como normal, tenho mil duvidas q gostava de ter a vossa opinião:
- será que o problema é só lubrificação? portas com pouco uso e com lubrificação uma delas voltou à vida?
- poderá ser a tal placa que o ELFuracon falou e com a lubrificação "limpou" a sujidade?
- n desmontei uma fechadura para verificar ... acham q devia ser o meu proximo passo?

Obrigado a todos
 
Last edited:
Olá a todos,

Durante o FDS andei de novo à volta das "portas" ... tentei tirar a fechadura de uma porta trazeira mas n consegui. Tirei os parafusos por fora e ficou solta, mas por dentro não consegui desencaixar o mecanismo que engata no topo da fechadura e esta presa pela calhe do vidr. Pesquisei um pouco e pelos videos que vi, todos eles tiram a fechadura por cima (depois de tirar o elevador e o vidro) e não pelo interior da porta como eu estava a tentar fazer. Conclusão, fiquei com medo de fazer asneira e com ainda mais medo de ficar o FDS com um "vidro de fora" e não conseguir fechar o carro.
Com a fechadura "meio solta" consegui lubrificar melhor o mecanismo, contudo as portas continuam a n fazer o "de-safe"

Cheguei ao topo dos meus conhecimentos e ao limite do meu tempo que tenho para investir nisto... pedia a vossa ajuda para me indicarem alguem para me ajudar nisto na zona do Porto. Um eletrecista ou mecanico com experiencia em VAG seria o ideal digo eu.
Indicações são bem vindas

Obrigado a todos
 
Realmente essas fechaduras são meio maradas a esse respeito.
Eu também tenho as duas portas de trás a não fazer o de-safe...mas também é intermitente. Este problema não sei o que possa ser, e até acho meio estranho porque a porta não faz o de-safe, se tentar destrancar por dentro no botão da porta do condutor também não funciona, mas se for com o comando já funciona.
Em relação ao não aparecer no quadrante já pode ser o tal switch que toda a gente fala. Eu tinha uma porta assim atras também, e com lubrificação e se calhar algum uso a mais, resolveu. Também já ouvi falar das soldas frias ou estaladas ...ou lá o que é isso :) eu preferia meter tudo novo, mas as fechaduras também não são baratas, então para já anda assim.
 
o mecanismo em cima é empurar (em direcção a frente do carro) que a patilha desencaixa, depois é só rodar um pouco e a vareta de metal sai.. a primeira vez é complicado
 
Realmente essas fechaduras são meio maradas a esse respeito.
Eu também tenho as duas portas de trás a não fazer o de-safe...mas também é intermitente. Este problema não sei o que possa ser, e até acho meio estranho porque a porta não faz o de-safe, se tentar destrancar por dentro no botão da porta do condutor também não funciona, mas se for com o comando já funciona.
Em relação ao não aparecer no quadrante já pode ser o tal switch que toda a gente fala. Eu tinha uma porta assim atras também, e com lubrificação e se calhar algum uso a mais, resolveu. Também já ouvi falar das soldas frias ou estaladas ...ou lá o que é isso :) eu preferia meter tudo novo, mas as fechaduras também não são baratas, então para já anda assim.
Fios/fichas traçados/defeituosos
 
Olá a todos,

Durante o FDS andei de novo à volta das "portas" ... tentei tirar a fechadura de uma porta trazeira mas n consegui. Tirei os parafusos por fora e ficou solta, mas por dentro não consegui desencaixar o mecanismo que engata no topo da fechadura e esta presa pela calhe do vidr. Pesquisei um pouco e pelos videos que vi, todos eles tiram a fechadura por cima (depois de tirar o elevador e o vidro) e não pelo interior da porta como eu estava a tentar fazer. Conclusão, fiquei com medo de fazer asneira e com ainda mais medo de ficar o FDS com um "vidro de fora" e não conseguir fechar o carro.
Com a fechadura "meio solta" consegui lubrificar melhor o mecanismo, contudo as portas continuam a n fazer o "de-safe"

Cheguei ao topo dos meus conhecimentos e ao limite do meu tempo que tenho para investir nisto... pedia a vossa ajuda para me indicarem alguem para me ajudar nisto na zona do Porto. Um eletrecista ou mecanico com experiencia em VAG seria o ideal digo eu.
Indicações são bem vindas

Obrigado a todos
Só precisas de mandar uma pm to me.
 
Boas amigos, gostava de saber o desfecho desta história. Tenho a porta traseira esquerda com esse problema. E o outro que me anda a matar a cabeça é o confort perder a memória sempre. Configuro os vidros para o confort funcionar, tranco com o comando, eles fecham, abro com o comando eles abrem, mas apenas por 5 minutos, depois a memória vai à vida. Alguém sabe o problema?
 
Boas amigos, gostava de saber o desfecho desta história. Tenho a porta traseira esquerda com esse problema. E o outro que me anda a matar a cabeça é o confort perder a memória sempre. Configuro os vidros para o confort funcionar, tranco com o comando, eles fecham, abro com o comando eles abrem, mas apenas por 5 minutos, depois a memória vai à vida. Alguém sabe o problema?
Pereira, provavelmente tens algum fio partido num dos passa cabos das portas. Com paciência, tens de desfardar isso tudo e medir com multimetro.
 
Em relação ao desafe acredito ser do mecanismo do fecho, talvez um switch. Mudei para vidros eléctricos, em que a cablagem da porta muda toda e o erro persiste
 
Pereira, provavelmente tens algum fio partido num dos passa cabos das portas. Com paciência, tens de desfardar isso tudo e medir com multimetro.
Mais provável ser na porta do condutor não? Por ser a principal, ou achas que poderá ser outra porta que faz isso acontecer?
 
Mais provável ser na porta do condutor não? Por ser a principal, ou achas que poderá ser outra porta que faz isso acontecer?
O vagcom diz te logo qual é.
O que o ptfuzi disse tambem pode ser válido. Mas lá está, ha que verificar fios e fichas primeiro, e se tudo ok, o ultimo recurso é abrir o fecho e reparar os switch.
 
Ainda não percebi é o significado do de-safe, apesar do erro a porta tranca e destrancar normalmente, dá sinal de porta aberta.. Deve ser algum switch para verificar se a fechadura realmente trancou!??
 
Ainda não percebi é o significado do de-safe, apesar do erro a porta tranca e destrancar normalmente, dá sinal de porta aberta.. Deve ser algum switch para verificar se a fechadura realmente trancou!??
Refere-se ao switch interior do fecho (não o exterior da lateral) que determina se o trinco fico na sua posição ou não.
- Ora quando o erro é intermitente, deve se a 3 factos:
-cablagem defeituosa
-ficha com mau contacto
-switch defeituoso (mau contacto derivado a sujidade ou contactos defeituosos.
 
Ainda não percebi é o significado do de-safe, apesar do erro a porta tranca e destrancar normalmente, dá sinal de porta aberta.. Deve ser algum switch para verificar se a fechadura realmente trancou!??
O de safe é quando tranças no botão do fecho central, perto do puxador da porta do condutor, ou seja, trancam todas no botão, mas quando destrancar, as portas que tiverem esse erro, não destacam no botão, e penso que também não destacam qua do tiras a chave da ignição se tiveres o modo de travar quando começas a andar .
 
Back
Top