[A4 B6] Fecho Central - erro "Won't De-Safe" em várias portas

Tópico em 'Eletrónica e VAG-COM' iniciado por 34skyline, 3 Jul 2018.

  1. 34skyline

    34skyline

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    Olá a todos,

    Tenho uma A4 B6 à poucos dias e tenho andado a tentar "corrigir" os erros todos q tem (ja arranjei alguns), mas para este preciso de opiniões:

    Address 46: Central Conv. Labels: 8E0-959-433-MIN.LBL
    Part No: 8E0 959 433 AS
    Component: Komfortgerát T01 1210
    Coding: 07008
    Shop #: WSC 63351

    Part No: 8E1959801B
    Component: Tõrsteuer.FS BRM 0205

    Part No: 8E1959802B
    Component: Tõrsteuer.BF BRM 0002

    Part No: 8E0959801A
    Component: Tõrsteuer.HL BRM 0002

    Part No: 8E0959802A
    Component: Tõrsteuer.HR BRM 0002

    2 Faults Found:
    01559 - Drivers Door
    61-00 - Won't De-Safe
    01562 - Right Rear Door
    61-00 - Won't De-Safe

    Pequena descrição da coisa:
    - com o comando (remoto), todas as portas fecham e abrem
    - autolock é activado (acima de +/-20km) mas depois quando faz unlock (tiro a chave) nem todas as portas abrem
    - quando carrego no "botão trancar" (porta do condutor) todas as portas fecham, mas quando abro no mesmo botão nem todas as portas abrem (como no autolock basicamente)

    Vi no Ross-tech wiki que tenho que confirmar as ligações, mas a minha pergunta é por onde começar a desmontar :-(
    - o "botão trancar" e o autolock têm o mesmo mecanismo? está na porta do condutor ou em outro sitio?
    - começo por desmontar a porta do condutor e confirmo fios?
    - que outros sitios devo desmontar para confirmar contacto?
    - é normal abrirem com comando mas n abrir no "botão de trancar" interior?
    - pode ser fusiveis?

    O meu mecanico tem uma A4 B6 para peças, estou a tentar entender se preciso de alguma peça em especial
    Agradeço toda a ajuda
    Obrigado
     
  2. madlima29

    madlima29

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    Começa pelos passa cabos e.fichas das portas. Ficavas admirado ccom a quantidade de carros com fios partidos.
     
  3. 34skyline

    34skyline

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    Começo pela porta do condutor então, correct?

    Já agora, pergunta parva... o mecanismo "botão trancar" (porta do condutor) centraliza todos os fios que vêm de todas as portas? todas as portas têm fios q se unem nesse "botao, ou unem-se em outro sitio?
    Obrigado
     
  4. perkes

    perkes

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    A porta da frente esquerda é a mais importante..... Mexe nos fios entre a porta e o pilar para veres se melhora....
     
  5. ptfuzi

    ptfuzi

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    tenho o mesmo erro numa das portas de trás, o autolock está desactivado, e quando tranco/destranco com a chave ou pelo botão as portas funcionam como é suposto. Apesar de ainda não ter encontrado essa informação, acredito que possa ser algum switch/sensor no mecanismo da fechadura a provocar essa mensagem de erro.
    já tive o mesmo erro intermitente na outra porta, e desde que cheguei a trocar o switch que faz a detecção de porta aberta penso que não apareceu mais.
     
  6. madlima29

    madlima29

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    Primeiro, cablagem e fichas.
    Só depois de verificado, se deve aceder aos fechos e testar os switchs.
    As vezes até uma boa lavagem e lubrificação faz milagres.
     
    teix.bruno gostou disto.
  7. teix.bruno

    teix.bruno

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    Tinha esse problema nas minhas portas traseiras mas nunca me preocupou muito. Entretanto a porta traseira direita deixou de dar indicação de porta aberta, assim como luz de cortesia na porta e nos pés. O @jimy deu-me a dica de passar com spray limpa contactos na fechadura. Eu passei e na altura não funcionou directamente, mas posso dizer que já não me dá esse stress há mais de um mês.
    Isto para reforçar a ideia do @madlima29 que a limpeza e lubrificação às vezes faz milagres.
     
  8. 34skyline

    34skyline

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    Olá Malta,

    Segui as vossas informações, ontem andei a desmontar meio carro para ver se encontrava o problema, mas infelizmente n consegui. :-(
    Vamos por partes e por ordem:

    1) Desmontei a porta do condutor (umas das q n faz "de-safe")
    - com spray de limpeza de contactos limpei todas as fichas (botão de trancar, elevador, etc) e encaixes... continuou a não abrir com botão interior
    - depois tirei a ficha da fechadura e limpei da mesma forma ... continuou a n abrir com o botão
    Nota: n vi fios trilhados

    2) Desmontei a porta traseira esquerda (umas das q n faz "de-safe")
    - mesmo procedimento com a fichas ... continuou a não abrir com botão interior
    - a ficha da fechadura parecia mais oxidada (a do condutor não esta assim), limpei ambos ficha e encaixe na fechadura com spray ... continuou a não abrir com botão interior

    IMG_20180707_170501 - Copy.jpg

    Basicamente depois da limpeza nd mudou. Ainda tenho:
    - botão interior consegue FECHAR todas as portas, mas depois só ABRE a do passageiro da frente (o mesmo quando tiro a chave da ignição)
    - comando abre e fecha todas as portas sem problemas

    Perguntas:
    - depois de limpar 2 das 3 portas será que posso concluir que o problema é em outro sitio que n nas portas? há alguma coisa nas portas que me esqueci e q ainda pode estar a causar isto?
    - devo fazer o procedimento de limpeza à unica porta que ainda n fiz? será q ajuda?
    - que outras peças posso limpar que não nas portas? há algum modulo de fecho central onde todas as portas se liguem?
    - continuo sem entender o pq das portas abrirem com o "remoto" e não abrirem com o botão ... são aberturas diferentes?
    - não lubrifiquei as fechaduras por fora... será q ajudaria? uso WD40 ou spray de massa consistente?

    Como já disse acima, tenho acesso a um carrinha salvada (mas n por muito tempo), se precisar de alguma peça tenho q identificar isso rapidamente.
    Estou a dar em doido com isto, mesmo desesperado, qualquer ajuda é bem vinda :-(
    Obrigado a todos
     
    Last edited: 8 Jul 2018
  9. madlima29

    madlima29

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    E então? Antes de desmontar portas, não verificaste as fiaradas dos passa cabos e fichas das portas em si?
    Começa sempre pelo menos trabalhoso.
    Outra coisa, para confirmar os contactos, convem medir com multimetro em caso de duvida.
    Como ja referi, podes ter fios partidos.
    Geralmente nas portas mais usadas como a do condutor.
     
  10. 34skyline

    34skyline

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    Lembrei-me de teres dito isso mesmo num post anterior e não me lembrei de fazer antes (erro de noob), fui la abaixo confirmar

    Confirmei todas as portas e não vi fios traçados, mas a do condutor parecia muito suja e com mau aspecto (aquela porta é a unica não de origem), desmontei... qual é o meu espanto quando o encaixe "cai" para dentro do carro. Pensei, bonito serviço.

    IMG_20180708_165022.jpg

    Sim estava bem suja... limpei ficha e encaixe (carro) com spray de contactos. Depois de conseguir encaixar de novo (n foi facil pq caia para dentro do carro) la tentei de novo a minha sorte .... e nd, funcionamento exactamente igual, as mesmas 3 portas continuam a não abrir.

    @madlima29, entendo quando dizes q devia medir com um voltimetro... a questão é que os meus conhecimentos n são grandes, alem disso estou a fazer isto sozinho numa garagem quase sem luz... ainda tentei mas entre segurar os contactos do voltimetro e activar o botão n consegui :-(

    A minha mulher estar farta de eu andar o fds todo à volta do carro (e com alguma razão)... estou quase a deitar a toalha ao chão e dizer que n consigo ser eu a fazer isto eu
    Estou a ficar sem ideias
     
  11. perkes

    perkes

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    Se tens uma salvada , troca o modulo para veres se o problema é daí....
     
  12. madlima29

    madlima29

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    Nao queria ser teimoso e errar muito.
    Mas pessoalmente, continuo a dizer que a cablagem da porta do condutor nao deve estar bem. Vê lá isso de novo com olhos de ver. Puxa fio a fio a ver se algum está solto. Olha que costuma partir bem no fundo da borracha, e nem sempre é evidente
     
  13. madlima29

    madlima29

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    Tambem podes apagar os erros e ver se da de novo erro com a porta aberta e fecho batido. Se por acaso depois de ligar a igniçao uma ou duas vezes e acionares os comandos isso funcionar, garanto que tens fios partidos no passa cabos, isto so porque de longe a longe funcionava e outras nao.
     
  14. ELFuracon

    ELFuracon

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    O problema não deve ser de fios partidos no fole passa-fios da porta, senão os erros seriam outros.
    O famoso switch da fechadura também não deve ser senão daria indicação de porta fechada no quadrante quando está aberta e/ou vice-versa.
    O problema estará (+-90%) na placa electronica da propria fechadura que acciona a "pistola", ganha zebro e tb aparecem soldaduras estaladas com frequência.
    Alias o teste é "facil" de fazer com uma fechadura extra fora da porta, apenas ligando a ficha e verificando se o erro ocorre.
    É melhor retirar a fechadura para fora e verificar essa placa.
     
    Last edited: 10 Jul 2018
  15. Ricardorodz

    Ricardorodz

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    x2
    lá vai o homem levar nas orelhas da mulher.... mais um fim de semana perdido.
     
    madlima29 gostou disto.

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