A4 b5 em isolamento - amortecedor

Tópico em 'Mecânica Geral' iniciado por Sardz, 31 Mar 2020.

1. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    4 152
    Mantém os mesmos.

nuno.ribeiro977 e Sardz gostam disto.
  2. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    404
    Viva amigo,

obrigado pela ajuda

abraço

3. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    404
    Outra dúvida…
    comprei caixa de direção reconstruída. No manual fala de um procedimento de centragem

E7CFA688-F41E-4E95-9A65-9AD5F8B0C5A4.png

É necessário fazer ou já vem centrada da reconstrução?

obrigado pela ajuda

abraço

4. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    4 152
    Isso é a afinação da caixa. Ja vem afinada.. À partida..

Sardz gostou disto.
  5. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    404
    Viva

Pergunta básica de quem não vê grande coisa disto… queria experimentar se a caixa de direção está centrada e o circuito sem fugas pois renovei também a bomba de direção.
    Neste momento não tenho suspensão nem rodas … só está mesmo motor caixa travões ao dependuro e caixa da direção. O carro está todo no ar.
    Posso dar a chave e rodar o volante de ponta a ponta para verificar o centramento?
    Obrigado pela ajuda !

grande abraço

6. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    4 152
    Podes.
    Se as pinças de travao estao fora dos discos nao carregues no pedal de travao.

Marco TDI, zefern e Sardz gostam disto.
  7. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    404
    Obrigado pela pronta ajuda.
    Quando for para apertar as buchas da suspensão eu não tenho meios de fazer com o carro no chão… vi na net pessoal que levanta com o macaco apoiado num parafuso do braço da frente baixo até o carro começar a levantar da preguiça simulando assim a posição dos braços quando suporta o peso do carro. Parece-te bem ?

os braços de cima o manual de serviço fala em apertá-los fora ajustando a altura conforme figura.
    D368C6ED-F83F-469B-A35C-10D90D60FA15.png

Screwing upper link to mounting bracket

• ‒ → Align upper link (dimension -A- = 47 ±*2 mm).
    • ‒ Always replace bolts and nuts.
    • ‒ Tighten hexagon bolts -1- of both links to 50 Nm and then give a further 90°turn

A vantagem deste método é que permite utilizar a chave dinamometrica no aperto dos parafusos que caso forem apertados no sítio não dá espaço para a la meter. Qual atua opinião… apertados nos sítio ou ajustados fora?

obrigado pela paciência aqui com o rapaz!

grande abraço

8. zefern

zefern

3 Jun 2007
    Gostos Recebidos:
    1 041
    Montas a torre e braços superiores fora. Fixas bem o disco à falange e sobes com ajuda de um macaco extra depois calças. Mas primeiro tens de saber a posição/altura da suspensão em condições normais. E penso que se deve fazer dos dois lados simultaneamente o nivelamento ( todo o eixo). Já vi fazer assim...
    Mas quem melhor que o nosso amigo pro @Black Drako para te dizer.

Sardz gostou disto.
  9. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    4 152
    Esta é daquelas coisas em que é essencial um elevador de plataforma.
    Mesmo sabendo à priori a medida da distancia da altura inicial, é errado apertar usando essa medida pois a medida anterior ja estava condicionada pelo estado dos braços velhos.
    Há quem faça medições retirando a torre completa e medindo os braços velhos e colocando os braços novos na mesma posição. Mas se quisermos ser 100% rigorosos esse método não é o ideal.
    O ideal é instalar os braços todos, apertar os parafusos apenas o suficiente pra ficarem "encostados" e permitirem que os casquilhos de borracha movam-se com ligeira força.
    Depois de tudo montado, dás uma pequena volta no carro, alguns metros apenas e estacionas o carro e deixas a suspensão "repousar" durante uma noite.
    No dia a seguir, visto que não tens elevador de plataforma, o que te sugiro é que leves o carro a uma oficina para alinhar a direcao, vais nas calmas com o carro e ai tendo eles um elevador de plataforma, pedes ao alinhador que te aperte de vez os parafusos da suspensão. E dá-lhe uma boa gorjeta no fim.
    Esta é daquelas coisas que dá pra fazer inventando mas se queres as coisas bem feitas é melhor fazer da forma que te digo. Vais poupar a suspensão a prolongar a vida dela.
    Apertar os braços superiores não é fácil com a roda montada mas não é impossível, eu já o fiz no meu, com jante 17, suspensao rebaixada e consegui.
    Basta jogar com a direção das rodas.

zefern e Sardz gostam disto.
  10. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    404
    viva

muito obrigado pelo vosso feedback.
    Tenho que pensar como me vou desenrascar.

grande abraço

11. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    404
    Duas soluções…
    Comprar blocos de betão e pousar o carro em cima dele a 200mm do chão e tentar dar o aperto assim… é um bocado arrriscado e não sei se dá …. Que dizes?

andar com a suspensão só encostada durante 3 km para chegar a oficina onde costumo ir que eles tem la esse elevador… aguenta 3 km nessa condição?

grande abraço

12. Sergio Fininho

Sergio Fininho

11 Jul 2011
    Gostos Recebidos:
    1 463
    Eu a pensar que era maluco com a minha...lol

Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk

Sardz gostou disto.
  13. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    404
    ;)

14. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    404
    Viva

40A25DA0-029C-4009-BFD1-F07BFFBD92B0.jpeg

Ferramenta de ajuste:assobio:

BAB9623B-BF30-41FC-BE2C-8AD0F09AD2A0.jpeg
    Ambos montados…

90D91A24-B422-412F-B5CF-1D26B334B029.jpeg

Estabilizadora renovada…

F2B93A34-F869-45FF-ACB8-C1C4EBA3A5B1.jpeg

à vossa saúde

grande abraço

PedroABLima, zefern, t0neqa e 3 outros gostam disto.
  15. Sardz

Sardz

15 Fev 2020
    Gostos Recebidos:
    404
    Bom dia camaradas

hoje o velhinho já saiu à rua…
    Testadas as reparações tenho a dizer que:

A embraiagem está muito mais precisa, nota-se bem a diferença do garfo pivot e rolamento de encosto novo… aprovadissimo!

a suspensão está bem porreira… não há cá estoiros a passar em irregularidades, e nota-se um substancial aumento do conforto e segurança.

o motor de arranque novo resolveu a dificuldade de arranque a quente… testado e a trabalhar ok!

a direção assistida e que me deixou mais desanimado… está a fazer muito ruído a manobrar parado ou a baixa velocidade… eu troquei caixa, ponteiras, tubos e bomba. Os tubos foram reparados e na reparação perdeu-se o gancho de suporte do tubo de alta pressão… neste momento está sem ele. Ainda não foi a alinhar a direção e está uns 45 graus do volante fora de centro. As ponteiras ainda não foram apertadas a torque a manga de eixo porque como vai alinhar depois serão convenientemente apertadas. Sangrei o sistema como descreve o manual. Em andamento não se sente o barulho mas devagar ou parado faz mais ruído que a que saiu fazia… é normal no início fazer este ruído?… só fiz 5km com ele… o que acham que pode ser?

obrigado pelos vossos comentários

abraco

Marco TDI gostou disto.

Partilhar esta página