Outra dúvida… comprei caixa de direção reconstruída. No manual fala de um procedimento de centragem É necessário fazer ou já vem centrada da reconstrução? obrigado pela ajuda abraço
Viva Pergunta básica de quem não vê grande coisa disto… queria experimentar se a caixa de direção está centrada e o circuito sem fugas pois renovei também a bomba de direção. Neste momento não tenho suspensão nem rodas … só está mesmo motor caixa travões ao dependuro e caixa da direção. O carro está todo no ar. Posso dar a chave e rodar o volante de ponta a ponta para verificar o centramento? Obrigado pela ajuda ! grande abraço
Obrigado pela pronta ajuda. Quando for para apertar as buchas da suspensão eu não tenho meios de fazer com o carro no chão… vi na net pessoal que levanta com o macaco apoiado num parafuso do braço da frente baixo até o carro começar a levantar da preguiça simulando assim a posição dos braços quando suporta o peso do carro. Parece-te bem ? os braços de cima o manual de serviço fala em apertá-los fora ajustando a altura conforme figura. Screwing upper link to mounting bracket ‒ → Align upper link (dimension -A- = 47 ±*2 mm). ‒ Always replace bolts and nuts. ‒ Tighten hexagon bolts -1- of both links to 50 Nm and then give a further 90°turn A vantagem deste método é que permite utilizar a chave dinamometrica no aperto dos parafusos que caso forem apertados no sítio não dá espaço para a la meter. Qual atua opinião… apertados nos sítio ou ajustados fora? obrigado pela paciência aqui com o rapaz! grande abraço
Montas a torre e braços superiores fora. Fixas bem o disco à falange e sobes com ajuda de um macaco extra depois calças. Mas primeiro tens de saber a posição/altura da suspensão em condições normais. E penso que se deve fazer dos dois lados simultaneamente o nivelamento ( todo o eixo). Já vi fazer assim... Mas quem melhor que o nosso amigo pro @Black Drako para te dizer.
Esta é daquelas coisas em que é essencial um elevador de plataforma. Mesmo sabendo à priori a medida da distancia da altura inicial, é errado apertar usando essa medida pois a medida anterior ja estava condicionada pelo estado dos braços velhos. Há quem faça medições retirando a torre completa e medindo os braços velhos e colocando os braços novos na mesma posição. Mas se quisermos ser 100% rigorosos esse método não é o ideal. O ideal é instalar os braços todos, apertar os parafusos apenas o suficiente pra ficarem "encostados" e permitirem que os casquilhos de borracha movam-se com ligeira força. Depois de tudo montado, dás uma pequena volta no carro, alguns metros apenas e estacionas o carro e deixas a suspensão "repousar" durante uma noite. No dia a seguir, visto que não tens elevador de plataforma, o que te sugiro é que leves o carro a uma oficina para alinhar a direcao, vais nas calmas com o carro e ai tendo eles um elevador de plataforma, pedes ao alinhador que te aperte de vez os parafusos da suspensão. E dá-lhe uma boa gorjeta no fim. Esta é daquelas coisas que dá pra fazer inventando mas se queres as coisas bem feitas é melhor fazer da forma que te digo. Vais poupar a suspensão a prolongar a vida dela. Apertar os braços superiores não é fácil com a roda montada mas não é impossível, eu já o fiz no meu, com jante 17, suspensao rebaixada e consegui. Basta jogar com a direção das rodas.
Duas soluções… Comprar blocos de betão e pousar o carro em cima dele a 200mm do chão e tentar dar o aperto assim… é um bocado arrriscado e não sei se dá …. Que dizes? andar com a suspensão só encostada durante 3 km para chegar a oficina onde costumo ir que eles tem la esse elevador… aguenta 3 km nessa condição? grande abraço
Bom dia camaradas hoje o velhinho já saiu à rua… Testadas as reparações tenho a dizer que: A embraiagem está muito mais precisa, nota-se bem a diferença do garfo pivot e rolamento de encosto novo… aprovadissimo! a suspensão está bem porreira… não há cá estoiros a passar em irregularidades, e nota-se um substancial aumento do conforto e segurança. o motor de arranque novo resolveu a dificuldade de arranque a quente… testado e a trabalhar ok! a direção assistida e que me deixou mais desanimado… está a fazer muito ruído a manobrar parado ou a baixa velocidade… eu troquei caixa, ponteiras, tubos e bomba. Os tubos foram reparados e na reparação perdeu-se o gancho de suporte do tubo de alta pressão… neste momento está sem ele. Ainda não foi a alinhar a direção e está uns 45 graus do volante fora de centro. As ponteiras ainda não foram apertadas a torque a manga de eixo porque como vai alinhar depois serão convenientemente apertadas. Sangrei o sistema como descreve o manual. Em andamento não se sente o barulho mas devagar ou parado faz mais ruído que a que saiu fazia… é normal no início fazer este ruído?… só fiz 5km com ele… o que acham que pode ser? obrigado pelos vossos comentários abraco