[A4 B8] A4 Avant "HeadQuarter"

Re: Audi A4 HeadQuarter - Desilusão Pág 7

Pessoal.. pegando nesse assunto do CC.. como é que é possivel o carro travar electronicamente? no VW golf V ele apenas desacelera.. se a descida for muito ingreme.. ele ganha velocidade..

Como é possivel algo hidraulico, funcionar via electronico? (atenção que eu nao estou a criticar ou desconfiar.. estou mesmo a perguntar)
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Desilusão Pág 7

Sou-te sincero, a mim também me faz alguma confusão, mas a verdade é que trava mesmo lol
As minhas pastilhas estão a chiar um pouco ao travar e a verdade é que já as ouvi chiar derivado do cc, pelo menos foi o que me pareceu :) Agora, como é possível? Não faço a mínima ideia... :s
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Desilusão Pág 7

Não deve ser. Ele com o cc só trava com o motor. Se a descida for bastante íngreme ele ganha velocidade. No meu é assim...
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Desilusão Pág 7

Estive agora mesmo a a ver isso e realmente na lista aparece lá o 20-High Beam Assist.

Oh Zerocool, daquelas pontas todas de fios, como é que eu vou saber qual ponta vai para onde? Há umas pontas que já tem terminais, outras não. As que tem terminais em principio é para acrescentar a uma ficha já existente certo? E as outras? Será que me consegues orientar +/-?

Isto vai ser cá uma aventura...

Kufatec continua sem responder aos meus emails :(

Alguém me sabe dizer onde posso arranjar aquelas peças para fazer o "Shunt" aos cabos?

Se aparece a opção do High Beam assist em principio não deves precisar de trocar, mas também não te posso confirmar a 100% visto que a peça vista pelo ETKA não tem essa opção.

Assim por alto olhando para essa cablagem, o olhal deve ser massa, os pinos maiores são fusíveis, os mais pequenos são para ligar num conector e os que sobram devem ser para fazer "shunt" a cabos já existentes.

O esquema de ligação vais ter que te guiar pelo numero dos pinos da ficha do espelho, porque as cores desses cabos são diferentes dos cabos OEM. Se quiseres eu arranjo-te o esquema para começares a ver, recomendo-te a sacares o ELSA para veres os esquemas com calma e entenderes como funcionam. ;)

Sobre as peças dos "shunts" podes encontrar em lojas de electrónica, dizes que queres fazer shunts entre fios sem os cortares.
Na minha opinião não gosto muito deles, prefiro cortar e soldar, acho que fica melhor... Apenas uso essas peças se forem ligações provisórias.
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Desilusão Pág 7

Pessoal.. pegando nesse assunto do CC.. como é que é possivel o carro travar electronicamente? no VW golf V ele apenas desacelera.. se a descida for muito ingreme.. ele ganha velocidade..

Como é possivel algo hidraulico, funcionar via electronico? (atenção que eu nao estou a criticar ou desconfiar.. estou mesmo a perguntar)

O CC não actua no sistema hidráulico, mas sim na pinça traseira que tem travagem eléctrica para o travão de mão.
Nota-se mesmo o carro a travar sendo por vezes um pouco agressivo (pode ser por não estarmos a contar) se for uma descida com uma inclinação razoável.
Por exemplo se meteres o CC a 100km/h e apanhares uma descida que podia levar o carro a uns 110/120 engatado nota-se mesmo o carro a travar e a tentar manter nos 100, sendo que ele dá uma margem de 3/4 km/h fora do estipulado.

Isto tem duas desvantagem, a primeira é quem faça muita estrada com muita subida e descida, nas descidas com grande inclinação tem que desligar o CC para o carro não ir sempre a travar, a segunda é o desgaste prematuro das pastilhas traseiras, sei que nos bimmer com travão eléctrico o pessoal que usa muito o CC troca primeiro as pastilhas traseiras que as da frente, nos audis não sei se acontece o mesmo mas é bem provável que sim, visto que são apenas os discos traseiros a suportar o peso do carro.

O ideal mesmo é o cruise control activo que resolve isto das travagens desnecessárias. 8)
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Desilusão Pág 7

Isso trava porque tem travão elétrico atras..... vai a 140 e solicita 120 de repente no CC.... não te assustes :D
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Desilusão Pág 7

Boas notícias, já recebi resposta por parte da Kufatec e vão-me trocar o espelho.

Agora vou ter de me dedicar à aventura de montar isso direitinho...
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Ajuda Elsawin

Sim, ainda bem. Só espero é que este venha sem arranhões nem algo parecido... E principalmente que funcione :)

Já consigo utilizar o elsawin, sou mesmo nabo lol faltava puxar para baixo na caixa de texto e clicar em OK. Agora vou em buscar do esquema perdido lol Já arranjei com que me entreter :)
 
Last edited:
Re: Audi A4 HeadQuarter - Ajuda Elsawin

Bem, agora começam as dúvidas...

Vou começar pelas mais fáceis
EspelhoRetrovisor.jpg


Neste momento tenho comigo as peças 1 e 3, tudo o resto vem também com o vidro? A minha dúvida são os plásticos 8 e 9, pois não consegui encontrar o part number no etka :s

Outra dúvida, no elsawin, quando vou para os esquemas eléctricos estou sempre a receber uma mensagem de erro de script, isto é normal ou o elsa não está bem instalado?

Tipo, não deveria aparecer o esquema eléctrico no lado esquerdo?
elsa.jpg
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Ajuda Elsawin

Por terras Francesas

Sandillon.JPG


Quanto à Kufatek já me enviaram um espelho novo, deve chegar esta semana, vamos lá ver o que me vai calhar...
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Ajuda Elsawin

O teu comutador de luzes foi mesmo pena ter vindo na versão básica, na foto do site é esse que aparece?
Verifica a referencia do comutador, porque pode não suportar o assistente de máximos, se quiseres deixa a referencia que digo se dá ou não.

Segundo o que conversei com outro user, o comutador não interfere (pelo que percebi) com o assistente de máximos - desde que seja próprio para luzes automáticas.

Todos os cruise control fazem isso, se é para ir sempre à mesma velocidade ele a descer abranda, e a subir acelera..

Já por isso o cruise control gasta um pouco mais que se for em modo "manual", pois a descer um gajo levanta o pé, o cruise contral abranda mas continua a gastar gota ;)

Duplamente errado. Carros sem o sistema eléctrico de travagem, se a descida for muito ingreme não susteem a velocidade. Para utilizadores com "aproveitamento do espaço disponível" o CC reduz o consumo - comigo é assim...

Estive a ver o meu modulo gateway e segundo o ETKA ele também não dava, no entanto a opção está lá e ele aceita. :eek:

Por isso confirma no teu, acede ao gateway->Installation List e vê se tem o 20-High Beam Assist.

Bom, aqui confunde-se 2 coisas diferentes - o módulo suportar (configuração electrónica) e os periféricos assim fazerem. É que nem tudo o que a electrónica permite tem sistemas periféricos instalados no carro que permitam executar o pedido. Penso que o stress possível é a manete dos máximos poder ter que ser trocada. Se o acender de máximos com a manete depois de pressionada voltar à posição inicial, permite o assistente de máximos. Se ficar fixa em baixo tendo que ser "desaccionada" para desligar - não permite

Bem, agora começam as dúvidas...

Vou começar pelas mais fáceis
http://www.tibuosh.com/images/A4Avant/EspelhoRetrovisor.jpg

Neste momento tenho comigo as peças 1 e 3, tudo o resto vem também com o vidro? A minha dúvida são os plásticos 8 e 9, pois não consegui encontrar o part number no etka :s

Outra dúvida, no elsawin, quando vou para os esquemas eléctricos estou sempre a receber uma mensagem de erro de script, isto é normal ou o elsa não está bem instalado?

Tipo, não deveria aparecer o esquema eléctrico no lado esquerdo?
http://www.tibuosh.com/images/A4Avant/elsa.jpg

Também tenho tido esse problema, provavelmente faltará a aplicação que corre estas imagens - mas também não sei qual é :S

Estás com umas mod's muito fixes numa máquina impék, continua o bom trabalho ;) :green
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Ajuda Elsawin

Ai não deu :D Nem quero imaginar a viagem sem o CC lol

Quanto ao erro de script do elsawin já está resolvido, instalei o Adobe SVG Viewer e já funciona tudo direitinho.

Em relação à manete dos máximos, a minha não fixa, foi até uma das coisas que notei de diferente quando a comprei, na altura fiquei a pensar "que coisa estúpida" lol Mas por esse ponto de vista até tem a sua lógica...

Se tudo correr bem, durante esta semana vou-me aventurar a instalar o cabo, assim quando regressar a PT só tenho de substituir o vidro e colocar o espelho. Estive a ver o esquema da Kufatek e houve uma coisa que o zerocool disse que me deixou aqui com uma dúvida.
Está relacionado com o tal fio que vai para a mala do carro. Vou ver se me consigo explicar.
Já verifiquei a tal ficha T32C do meu carro e realmente o pin 32 está em uso. Isso quer dizer que o carro já terá o sensor de humidade. Agora a minha dúvida é, por ele já ter este pin em uso quer dizer que não tenho de passar o fio para a mala? Ou tenho de fazer o shunt ao que está lá ligado no pin 32? O fio da kufatec já vem preparado para ligar à ficha como se ela não estivesse lá nenhum fio ligado, ou seja, é um daqueles fios que já tem um conector terminal.
Mas uma coisa que me está a fazer confusão é, sem esse fio existe é porque vai ter a algum sítio das fichas onde liga o espelho e sensor de chuva, se eu não fizer a ligação não vai haver problema?

Tipo, se me acontecer o mesmo noutra ficha qualquer o que faço? Shunt ou não ligo? As outras ainda não tive oportunidade de verificar se os pin's estão em uso ou não, pois para isso já teria de ter desmontado o carro todo :)
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Ajuda Elsawin

vsantos69 disse:
Segundo o que conversei com outro user, o comutador não interfere (pelo que percebi) com o assistente de máximos - desde que seja próprio para luzes automáticas.

Pelo o que estive a ver no ETKA e o que li pela net, quando não tem o 8N7 não suporta o assistente de máximos e fica com erro, sendo que a opção AUTO não quer dizer que vai suportar.


vsantos69 disse:
Bom, aqui confunde-se 2 coisas diferentes - o módulo suportar (configuração electrónica) e os periféricos assim fazerem. É que nem tudo o que a electrónica permite tem sistemas periféricos instalados no carro que permitam executar o pedido. Penso que o stress possível é a manete dos máximos poder ter que ser trocada. Se o acender de máximos com a manete depois de pressionada voltar à posição inicial, permite o assistente de máximos. Se ficar fixa em baixo tendo que ser "desaccionada" para desligar - não permite

Pois isso do modulo suportar fisicamente é onde tenho duvida, porque é como disse acima, o modulo que ele tem não suporta o 8N7 logo não deve suportar. Mas na lista de equipamento do gateway está lá a opção.


Ai não deu :D Nem quero imaginar a viagem sem o CC lol

Quanto ao erro de script do elsawin já está resolvido, instalei o Adobe SVG Viewer e já funciona tudo direitinho.

Em relação à manete dos máximos, a minha não fixa, foi até uma das coisas que notei de diferente quando a comprei, na altura fiquei a pensar "que coisa estúpida" lol Mas por esse ponto de vista até tem a sua lógica...

Se tudo correr bem, durante esta semana vou-me aventurar a instalar o cabo, assim quando regressar a PT só tenho de substituir o vidro e colocar o espelho. Estive a ver o esquema da Kufatek e houve uma coisa que o zerocool disse que me deixou aqui com uma dúvida.
Está relacionado com o tal fio que vai para a mala do carro. Vou ver se me consigo explicar.
Já verifiquei a tal ficha T32C do meu carro e realmente o pin 32 está em uso. Isso quer dizer que o carro já terá o sensor de humidade. Agora a minha dúvida é, por ele já ter este pin em uso quer dizer que não tenho de passar o fio para a mala? Ou tenho de fazer o shunt ao que está lá ligado no pin 32? O fio da kufatec já vem preparado para ligar à ficha como se ela não estivesse lá nenhum fio ligado, ou seja, é um daqueles fios que já tem um conector terminal.
Mas uma coisa que me está a fazer confusão é, sem esse fio existe é porque vai ter a algum sítio das fichas onde liga o espelho e sensor de chuva, se eu não fizer a ligação não vai haver problema?

Tipo, se me acontecer o mesmo noutra ficha qualquer o que faço? Shunt ou não ligo? As outras ainda não tive oportunidade de verificar se os pin's estão em uso ou não, pois para isso já teria de ter desmontado o carro todo :)

O CC é mesmo um descanso, melhor só o activo. 8)

O sensor de humidade tinhas que ter por causa do A/C, no entanto não está no mesmo sitio que por exemplo o meu, que neste caso é na caixa do espelho por isso aparece esse fio do espelho para a mala.
Acho que neste caso montas tudo e não ligas nada nos pinos que o sensor usa. ;)

Existe pelo menos um pino que vais ter fazer shunt penso que o 16, e neste caso ou cortas e soldas, ou compras uniões de cabo como aparece no etka quando se faz shunts.
 
Back
Top