[A4 B8] A4 Avant "HeadQuarter"

Re: Audi A4 HeadQuarter - Vai começar a aventura :)

Ok, faz sentido. Como o espelho já traz o sensor incluido este fio faz a ligação ao módulo, mas como o meu já tem um sensor se fizer a ligação do que está no espelho, então ficaria com dois sensores em funcionamento.

Sim, é verdade, pelo que estive a ver no cabo para fazer shunts tenho o fio que vai para a ficha T16b PIN 2 e depois para a ficha T27 Pin 7 e 25, agora no esquema da Kufatec esta ficha não está identificada e tem uma chamada de atenção

"HINWEIS: Die Einzelleitungen T27/25 sowie T27/7 werden nur benötigt, wenn die automatisch
abblendbaren Außenspiegel verbaut werden. Ansonsten können diese vernachlässigt werden."

Traduzido pelo google
"NOTA: As linhas individuais T27/25 e T27 / 7 são necessários apenas se o automaticamente
espelhos escurecimento estão instalados. Caso contrário, esta pode ser negligenciada."

Agora fico sem saber se estes fios são para ligar apenas quando o carro não tem o espelho com escurecimento automático ou se para ligar apenas quando tem...

O meu carro não traz espelho com escurecimento automático de origem.

Outra coisa, esta ficha T27 fica no mesmo módulo que a ficha T16?

A princípio parecia mais complicado a instalação deste cabo, mas no final o balanço com a Kufatec fica positivo. Os próprios fios tem escrito as fichas onde tenho de os ligar, portanto desmontar e identificar as fichas e respectivos pinos.

Para fazer shunt, posso cortar os fios e utilizar uma manga termoretrátil? Ou isto não é de todo aconselhável? Neste momento o que me está fazer um pouco confuzão é fazer o shunt. Devo retirar o terminal da ficha e utilizar novo, ou devo cortar o fio a meio e emendar com solda?

E desde já agradeço a todos os que de uma forma ou outra me tem ajudado com esta minha aventura :)
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Vai começar a aventura :)

E hoje já chegou o substituto

EspelhoInterior.jpg


Se tudo correr bem esta semana já vamos ter avanços quanto à instalação do cabo, espero que corra tudo sem nenhum contratempo maior.
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Vai começar a aventura :)

A tomada T27 é a das portas do condutor e passageiro, que após passarem essa tomada muda o numero da tomada e pino.

Como na pseuda tradução :lol: diz: "são necessários apenas se o automaticamente espelhos escurecimento estão instalados. Caso contrário, esta pode ser negligenciada." ou seja, apenas precisas de ligar esses cabos caso instales os espelhos(exteriores) escurecidos, que para já não é o caso.

Podes passar os cabos na mesma ate junto da conector da porta e mais tarde ligas, se quiseres deixar os cabos já ligados tens que fazer uma derivação dos cabos para ligarem também no conector do passageiro.

Em relação ao shunt depende muito da zona onde é, conector, comprimentos do fio, etc... Soldares um terminal com o fio antigo e o novo é uma opção, mas acontece muitas vezes o terminal ficar grosso e depois não entra no buraco. :D

Acho que a melhor opção acaba sempre por ser cortar o fio antigo, soldar o novo, meter manga e está feito.
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Vai começar a aventura :)

Hoje foi dia de meter mãos à obra. Jé tenho o cabo passado até ao local dos fusíveis. Já fiz algumas ligações e agora tenho outras para fazer mas tenho dúvidas. O cabo traz dois conectores para os fúsiveis, um dis steady plus e o outro ignitation. Segundo o manual da Kufatec tenho de saber qual destes devo ligar, mas não sei como posso confirmar isso

"Die Leitungen für Zündungsplus und Dauerplus sind mit dem jeweiligen Sicherungsträger
zu verbinden. Bitte vor der Installation prüfen welcher Sicherungsträger Zündungs- oder Dauerplus führt."

"Os fios de ignição e positiva contínua são o respectivo porta-fusível para se conectar. Antes de verificação de instalação que porta-fusível ou cabos de ignição positiva contínua."

Tirando o fio dos fusiveis só me falta fazer o shunt do T16b, os restantes para já não os vou fazer, se ficar tudo a funcionar 100% deixo estar, senão lá terei de passar o tal fio para a mala.

fios.jpg
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Em Busca da T27

Esta T27 não é nenhuma das fichas que liga ao módulo da T16b? É que os cabos da kufatec tem o mesmo cumprimento, ou seja, se não é no mesmo módulo também não pode andar muito longe dali...

Já pedi ajuda à Kufatec mas ainda não obtive resposta :( só me falta mesmo identificar essa ficha para fazer as ligações todas. Quanto ao fio que vai para a mala, se conseguir desmontar os plásticos das portas vou mesmo fazer essa ligação. Tenho de arranjar com que me entreter lol

Hoje fui passear até uma Norauto aqui da zona e comprei o que precisava para poder testar tudo antes de soldar os cabos.

acessorios.jpg
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Em Busca da T27

Só uma dica, normalmente, se se traduzir do alemão para o inglês e depois para português costuma ficar mais legível...
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Já faltou mais :D

Obrigado pela dica vsantos. Normalmente é também o que eu faço quando ficou um pouco confuso, e mesmo assim às vezes não se consegue traduzir a 100% quando é assim vou traduzindo palavra a palavra, por vezes perde-se o sentido da frase quando o google traduz duas palavras seguidas.

Capítulo de instalação 90% concluido. A linha T27 é realmente como o zerocool afirma, são para a instalação dos espelhos exteriores com escurecimento automático, nem sabia que isso existia :D

De resto já fiz as ligações todas, inclusivé o fio que vai para a mala, foi uma aventura engraçada mas lá consegui fazê-lo lá chegar. A única coisa que preciso fazer agora é trocar estes shunts provisórios por solda. Como tenho amigos ligados à electrónica vou deixar esta parte para os profissionais :) mas antes tenho de testar se está a funcionar tudo OK.

Quanto aos fios dos fusíveis, como eu sou um bocado pro nabo nem tinha dado conta que existia um fusivel para o espelho interior. Neste caso o Steady Plus é o fusível para o sensor de luz e chuva e fica na posição 12 da ficha castanha (meio) E o Ignitation é o fusível do espelho interior e fica na posição 9 da ficha preta.

Fusiveis.jpg


Já conectei o espelho e pelo menos já liga, carregando no botão on/off a luz verde do espelho liga e desliga, só ainda não o vi a escurecer.

Agora só falta mesmo substituir o parabrisas para ver se ficou tudo a 100%, agora só quando regressar a Portugal.

Para concluir só posso dizer que deu um pouco de trabalho, principalmente por perceber pouco da coisa e andar um bocado à nora, mas no final e olhando para trás, acho que não tem nada de complicado e até é extremamente simples, principalmente porque os cabos já vem com os fios todos identificados e o manual da kufatec, mesmo em alemão, com as ilustrações identificam-se bem as fichas para fazer as ligações, a única coisa que fica a faltar é explicação de como se removem os plásticos.

Agora há outra coisa que me está a tirar o sono, por vezes estou a ter erro no meu ESP, ou melhor, no sensor G85
00778 - steering angle sensor (g85)

Já estive a verificar com o vcds e diz-me que está tudo OK, no entanto meia volta aquilo acende. Mais um assunto para resolver... :S

E as próximas alterações que tenho em mente é colocar as luzes nas portas e os estofos aquecidos, se entretanto me sair o euromilhões, compro outra B8 Avant às peças para montar dentro desta :D Mas gostava de colocar os sensores de estacionamento originais atrás e à frente, como também o módulo multimédia para colocar também a câmara de marcha atrás, mas para isto o orçamento começa a ficar muito alto.

A ver vamos o que virá daqui para a frente :D

E quero agradecer outra vez a todos aqueles que de uma forma ou de outra me foram ajudando.
 
Last edited:
Re: Audi A4 HeadQuarter - Já faltou mais :D

Ainda bem que já esta tudo encaminhado, o que custo é o inicio, conhecer as ligações, saber onde ligar...

Se passas-te o fio para a mala agora podias arranjar o sensor que fica no espelho e montar lá.

Claro que a ficha T27 era da porta, estavas a duvidar? :lol:

Os espelhos electrocromaticos exteriores é um extra, que arranjar usado é um pincel e quando aparecem são sempre puxados €, o ideal era arranjar espelhos com rebatimento e electrocromaticos.

Se andas com erros no G85 vê as fichas por baixo do volante, tira fora, limpas com spray de contactos e voltas a meter. ;)
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Já faltou mais :D

Não estava a duvidar mas estava-me a fazer confusão lol

Mais tarde vou querer meter os espelhos exteriores rebativeis automático, se arranjar desses que escurecem por um bom preço aproveito e coloco também ;)

O sensor de humidade não vem já com o espelho? Pelo que vejo é um pouco complicado abrir a parte de baixo deste espelho.

Vou ter de ver isso das fichas. O mais engraçado é que o carro de noite fica só debaixo de uma cobertura e de manhã está sempre mais frio e é quando dá o erro mais vezes. De tarde quando já está quente já não dá erro, deve mesmo ser algum mau contacto. É isso e o barulho na coluna de direcção, de manhã a frio faz sempre :( até parece o mecanismo que prende o volante que está a bater...

Agora preciso é disto - 4L0 886 373

clipbanquette.jpg


É a peça número 2. Quando dei uma limpeza mais a fundo à carrinha depois de a comprar vi que uma das peças estava partida e a outra a caminho disso. Hoje ao passar o fio para a mala tive de tirar o banco de trás e acabei por partir a que restava. Haverá stock disto em qualquer oficina Audi?
 
Last edited:
Re: Audi A4 HeadQuarter - Já faltou mais :D

Bem me parecia que não devia ter tentado abrir a parte debaixo do espelho :( Resultado, dois suportes da tampa partidos. A curiosidade matou o gato, mas pelo menos já consegui ver o seu interior lol

interiorEspelho1.jpg


interiorEspelho2.jpg


Estará por aí algum sensor de humidade?
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Já faltou mais :D

Sim, tem o sensor de humidade é essa peça que esta de lado.

O partir os apoios é que chato, acho que no ETKA diz la como remover essa capa.

Isso no G85 deve ser mesmo mau contacto,agora estar a fazer barulho é que não é normal, tiveste o cuidado de quanto a removeste peça que tem a fita do airbag (G85) colocar uma fita a segurar para ele não andar a rodar? Porque pode dar-se o caso de não estar centrado e andares com a fita esticada.
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Já faltou mais :D

Colei os suportes com super cola 3, ficou como nove :) nem se nota.

Quando meti o cc troquei peça por peça, não colei nada.

Ao rodar o volante faz uns clicks, mas não dá sensação de ser da fita. Vou ter de abrir aquilo a ver se dou com o gato.
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Já faltou mais :D

Podes trocar directamente, depois precisas é de codificar!

Nas avant's quando se faz essa troca penso que também é preciso alterar um fio, mas não tenho a certeza. ;)
 
Re: Audi A4 HeadQuarter - Já faltou mais :D

De regresso a casa já tive tempo para lhe dar um banhinho à maneira

regresso.jpg


e verificar se todas as funções relacionadas com o espelho estão a funcionar.

Bem, o sensor de luz e chuva está impec, o sensor de humidade também, a única coisa que está a dar barraca é o High Beam Assist.

No endereço 19 - Can Gateway, vou lá à lista dos e coloco o pisco no 20 para dizer que tenho instalado esta funcionalidade, depois ao tentar aceder ao endereço 20 o vcds diz-me que não é possível aceder ao interface. Será isto por o meu módulo ser então o 8T0 907 468 P?

Se for por causa disso, consigo viver bem sem esta funcionalidade, mas só até encontrar um módulo compatível a bom preço :D e claro está, se der para trocar.

Para mim o mais importante com esta alteração era mesmo o auto dim do espelho e o sensor de luz e chuva, o módulo de assistência aos máximos era um extra, mas já que o tenho, não vou descansar enquanto não colocar isso a dar :)

Ah, e o coming leaving home também dá a sua certa cartimância hehe

Agora que está tudo confirmado, só falta mesmo trocar o para-brisas, a ver se dou um salto lá hoje e ver se tenho sorte de o poder trocar já :)

Já começou a busca

http://www.ebay.de/itm/Original-Aud...168295535?pt=DE_Autoteile&hash=item2a2e78ce6f

:D

Assim um bocado à pressa, os mais baratos que encontro são os que acabam com a referência em Q. Qual a diferença entre os que acabam em J/N/L/Q ?
 
Last edited:
Back
Top