80 1.6TD/ 1.9TD-SWAP Sedan | Reactive |- * FULL BLUE SMD* - FIM DE PROJECTO- Oferta?

Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... **

mau, atão que se passou:S
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... **

Ainda bem que remedias-te o problema do aquecimento.
Agora reprovar na IPO :x, se diminuíste o debito de gasóleo, acho que só podem ter implicado com as molas vermelhas...

Força nisso

Ah, não, loool :D , Podes estar descansado que não foi das molas, as minhas continuam com a combinação amarelo/vermelho sem stress.

Basicamente, eu acho que o examinador ou não gostou da cara de meu pai (ele é que foi á IPO com o charuto), ou então almoçou mal e decidiu que ia chatear quem aparecesse.

De um carro que nos 2 dias antes foi 2 vezes a oficinas, e ambas diziam que ele não teria dificuldade em passar, veio o carro com uma lista de compras de lá ...

Coisas que me chateiam em muito são ter mandado alinhar a direcção e farois no dia antes, e ter acusado isso na IPO, ter acusado diferenças de intensidade de luz com lampadas que eram as minhas normais e sempre passou com elas antes, e antes até passava com o farol completamente comido das pedradas da estrada, parece-me birra quase.

O que me arruina nisso tudo, é o facto de mesmo com o débito estupidamente reduzido, ter acusado opacidade nos fumos ... Gostava que ele passasse com este motor para poder ter caminho livre para fazer o swap para outro, mas agora não sei não.


Tenho mais umas cartadas na manga e mais teimoso que eu não arranjam, por isso não desisto assim tão facilmente sem dar luta :D :D
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... **

Amigo isso foi só mesmo para embirrar, o examinador não deve ter mulher em casa, então descarrega no trabalho :D; mete o debito no minimo e vais ver que nem acusa gases lol:lol:
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... **

Amigo isso foi só mesmo para embirrar, o examinador não deve ter mulher em casa, então descarrega no trabalho :D; mete o debito no minimo e vais ver que nem acusa gases lol:lol:

Débito no mínimo foi o que fiz ... Deixei apenas o suficiente para o carro ter força para sair dos "rolos" ... De resto nem se arrastava para nada. Mais fechado que aquilo, o carro já nem conseguia ter gasóleo para acelerar ate ao redline (eu testei).

Tenho apenas mais uns pequenos truques na manga, se estes não resultarem, é sinal que é impossivel mesmo passar com este motor, mas parece-me estranho, dado que com o débito reduzido o fumo é mesmo bastante pouco, quase inexistente mesmo ...
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... **

Pelo que explicas, não existem razões aparentes para reprovar o carro, se fosse um carro a gasolina a queimar óleo era certo que nos gases ia reprovar, as medições feitas num diesel são diferentes, experimenta mesmo ir fazer reinspecção e se tiveres mais ideias melhor. Pelo que descreves eu só vejo embirração para reprovar o 80.
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... **

Bem, aqui vai mais um update.

Andei a retirar extras do carro, lool :D.

Neste caso, e como é costume eu fazer, tentei matar 2 coelhos com 1 cajadada.
IPO acusou a altura dos faróis demasiado altos, já disse que me parece estranho, pois na frente vejo que o farol está o máximo regulado para baixo, tanto que a parte interior do farol que faz a regulação já está a esbarrar no vidro em cima, por isso não vejo como possa descer mais. Até poderia fazer sentido devido a estar rebaixado, mas o que não falta por ai são 80's com rebaixe e nunca ouvi falar em tal tipo de problemas ... Como tal, vou fazer as coisas de modo a mudar a posição traseira do carro, retirando o máximo de peso da secção traseira, para que esta levante e force o foco dos faróis a baixar. Pelo menos assim posso dizer que tentei de quase tudo :) ...

Como tal, retirei um extra que o carro sempre teve, mas que nunca dei uso, nem tãopouco iria dar, e que me permite poupar um pouco de peso ... Retirada do sistema de reboque oculto :lol:

foto1101.jpg


foto1098w.jpg


foto1102.jpg


foto1103.jpg


foto1105n.jpg


Bom, tenho algumas coisas a dizer sobre este sistema ... Retira-lo não foi dificil, mas foi mais complicado do que pensei, pensava que saísse sem ter de retirar o para-choques, mas tive mesmo de o tirar. O que vi é que o sistema é mesmo especifico para Audi 80, não é nada improvisado nem universal, e é um sistema de qualidade, super bem montado e isolado, nada de barulhos, nada de ferrugem (apenas sujidade), ligações eléctricas impecáveis, etc etc ... Até tem uma chapinha identificativa com o fabricante, serial number, data, etc, etc ... A data que lá tem é de 91, logo, foi o primeiro extra a ser montado no carro, ainda na Alemanha ... Carro foi importado com 2 meses, isso foi montado nesse período de tempo.
No final fiz questão de pesar aquilo a ver qual a poupança de peso ... 14 KGS !!!

Se alguém tiver interesse em montar isso no seu 80, entrem em contacto comigo que fazemos negócio




E uma mod sem qualquer utilidade mas que eu acho piada :D

foto1106.jpg


Abraços
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... Retirar extras?

e o k está dentro do porta-bagagens nao sai :D
ainda deve pesar uns kilos
dá para ver um bocado :D
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... Retirar extras?

e o k está dentro do porta-bagagens nao sai :D
ainda deve pesar uns kilos
dá para ver um bocado :D

O que ali vês, nem é nem metade do meu sistema de som, :D :D :D ...

Agora estou em modo "soft" e provisório, devido á IPO, mas sim, aquilo tambem irá sair, obviamente.

E ali na foto estava aos trambolhões, porque estava a tirar os parafusos debaixo da alcatifa da bagageira, e tinha de ir movendo de modo a me deixar aceder. Depois dessa foto fui mesmo forçado a tirar fora para ter espaço para trabalhar.

Abraços
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... Retirar extras?

muito bom reactive vejo que andas em esforços para passar o teu 80..
pelo que vejo e ja tinhamos falado a maior parte das coisas na tua lista de compras so pode ser birra deles pois nao tem cabimento enfim..
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... Retirar extras?

Ora ai está, Reactive boa continuação.

Em jeito de resolução, ao problema que mencionei alguns posts atrás, a resposta é, sensor de leitura para com o manómetro.

Pois bem o problema, foi encontrado, penso eu, é nada mais nada menos que o sensor de leitura de temperatura, para com o manómetro, é que alguns modelos como no caso dos 80s e A4s só com sensores originais é possível se obter a leitura exacta, caso contrário, erro de leitura.

Se alguém, discordar, que diga alguma coisa...

É que FAE fabrica um sensor, para vários modelos, VW, Audi e Seat, logo em alguns modelos à ou não erro de leitura, pois segundo o manual a audi temos vários sensores descritos para vários modelos, e FAE fabricou um único sensor para colmatar todos esses modelos esses descritos nas suas referencias, refiro, no caso em particular, leitura de temperatura...

Caso perguntem, se já instalei o sensor original por forma a comprovar, resposta é não, pois na Audi pediram-me 45€, acham isto possível, já com I.V.A é claro...bolas...

Mas em jeito de "D.I.Y" é, na duvida em obter ou saber a exacta leitura e temperatura, a "solução" é levarem o carro até uma oficina onde detenham um leitor de temperatura: DIGITAL A LASER, e assim obtemos uma leitura exacta, e mais, não é necessário desmontar nada, bem como em alguns pontos só mesmo com este tipo de equipamento é possível registar ou medir temperatura exacta, face as dificuldades de acesso, espero ter ajudado!

Uma vez mais, obrigado, e Reactive boa continuação e força com isso. IPO para frente!!

Abraços!
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... Retirar extras?

Ora ai está, Reactive boa continuação.

Em jeito de resolução, ao problema que mencionei alguns posts atrás, a resposta é, sensor de leitura para com o manómetro.

Pois bem o problema, foi encontrado, penso eu, é nada mais nada menos que o sensor de leitura de temperatura, para o manómetro, é que alguns modelos como no caso dos 80s e A4s só com sensores originais é possível se obter a leitura exacta, caso contrário, erro de leitura.

Se alguém, discordar, que diga alguma coisa...

É que FAE fabrica um sensores para vários modelos VW Audi e Seat, logo em alguns modelos à ou não erro de leitura, pois segundo o manual da audi temos vários sensores descritos, e FAE tem um sensor para colmatar todas esses descritos nas referencias...

E caso perguntem, se já instalei o sensor original, resposta é não, pois na audi pediram-me 45€ por um sensor, acham isto possível, já com I.V.A é claro...bolas...

em jeito de "D.I.Y" é, duvidas, na exacta leitura ou temperatura, é levarem o carro até uma oficina onde detenham leitor de temperatura, DIGITAL A LASER, obtemos uma leitura exacta, e mais, não é necessário desmontar nada, bem como em alguns pontos só mesmo com este tipo de equipamento é possível registar ou medir temperatura exacta face a dificuldade de acesso, espero te ajudado!

Uma vez mais, obrigado, e Reactive bom continuação e força com isso. IPO para frente!!

Abraços!


Dependendo do sensor, ele emite um diferente sinal para o quadrante. eu tive essa caso noutro carro.
Quando montei um motor de um Volvo 480Turbo, num clio Mk1, acontecia que só disparava a ventoinha nos ultimo traço (120º), embora a temperatura REAL era 87/90º, para resolver isso , bastava usar o Sensor Renault, em vez do Sensor Volvo.

Isso acontece porque a informação / sinal que manda para o quadrante é diferente!

Ja tive um Multimetro XPTO da FLUKE, que fazia leitura de Rotaçãos, e temperaturas! :D uma vez coloquei nos favos do radiador e dentro do Vaso o sonda, e aos 92º certos disparava a ventoinha! mas o quadrante marcava 120º!! Era um Lancia Dedra e problemas electricos não falta neste modelo! :D
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... Retirar extras?

Kossaki, o que se passa é, o sensor simplesmente, faz uma emissão de sinal, traduzindo a mesma numa leitura fora do real, a mesma já confirmada, logo o que me ocorreu foi, substituir o mesmo por um original, visto que FAE só tem aquele sensor ao qual o mesmo serve para varios modelos VW, Audi e Seat, pensei ser mais assertivo colocar um original, mas face ao preço do memso original,bom nem pensar, pelo menos por agora.

Agora se o sensor, FAE, está a fazer o seu trabalho, não, visto que o que está a fazer é uma leitura incorrecta da real temperatura.

Porquê? não sei! se é estranho? é, e muito...

Com tudo, grato pela ajuda, Kossaki.

Já agora, como posso saber se o meu multímetro faz leituras de temperatura?

Caso não seja possível de realizar leituras com o multímetro... com o referido equipamento e aproveitando os teu conhecimentos, saberás me dizer como se pode realizar um teste ou testes sobre o sensor ou os sensores em causa, é que a única maneira que sei para "testar" é, colocar um novo e ver se trabalha, no caso de não trabalhar, trocar por um outro e realizar a mesma operação, até que por fim fique a trabalhar, refiro trabalhar fazer leitura seja ela correcta ou não, esse é outro ponto...

Agora para testar o manómetro, basta ligar o pólo do senso, mesmo ao lado no sensor, de modo fazer contacto no próprio carro junto do sensor, vai resulta num disparo do ponteiro do referido manómetro, logo dai ficamos a saber se o mesmo trabalha ou não, se mexeu, é porque trabalha caso contrário, é problema de manómetro, atenção, que este teste tem de se realizar de maneira breve para não danificar o mesmos, basta só dar um contacto e se mexeu é porque está bom, caso contrário, não o está.

Dizia, aproveitando os teus conhecimentos, perguntava, saberás dizer como se pode realizar um teste assertivo neste tipo de sensores ou sensor?

Desde já sou grato na possível ajuda!

Abraços.
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... Retirar extras?

Não te aconselhava a testares os manómetros com picos de corrente directa, geralmente a nossa electrónica até aguenta brincadeiras, mas os manómetros do gasóleo e da temperatura são matreiros nestes carros, e extremamente molengões, tanto a subir como a descer, por isso um pico de corrente não seria o aconselhável, pois parece-me que ele não daria grande "pulo" como estás a pensar, devido ao seu fraco movimento normal, e desaconselhava isso devido tambem a que o quadrante é suposto trabalhar com 10v, e não com os 12v de corrente normal e que se custuma a fazer os testes devido á facilidade de obter tal corrente.

Pelo que percebi, dentro do quadrante o que funciona com 12v é apenas a iluminação de fundo e as lampadas, e restante é limitado e controlado por um limitador de corrente (uma pequena peça quadrangular com 3 "pés" que se encontra no canto do quadrante, e que tem um parafuso dedicado para o segurar).

Abraços, e oxalá o teu problema seja apenas mesmo o sensor
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... Retirar extras?

Obrigado, pela informação, como sempre, preciosa e de extrema sabedoria.

Assim espero Rective, um grande abraço, e por agora vou andando com o sensor assim mesmo, pois o que lá tenho é um FAE e ao que parece não está a fazer uma leitura correcta, o que mais de estranho acho, e agora vim a saber é isto:

O sensor que estava lá antes já não era o de origem, e sim um, adivinhe-se... exacto FAE, o que faz com que tudo parece ainda mais estranho, agora julgo poder ser algum mal contacto ou algo do género, e fui averiguar, nada está tudo em conformidade, solução...?? não tenho, nem uma, alias só testando com sensor de origem, mas isso é uma "brincadeira" um pouco dispendiosa a meu ver, pois são 45€ por um sensor, e se o mesmo mantiver a mesma leitura lá se foram 45€ para a rua...ou não...

Nem sei o que fazer,mas, bom Reactive, espero e agradeço, como sempre toda e preciosa ajuda, e "quero" ver isso na IPO mais próxima...

Um grande abraço, e que tudo corra sempre, mesmo sempre, pelo melhor.

Abraços!
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A tentar evitar a Morte, mas .... Retirar extras?

Boas...

Só para vos deixar um update ... Ainda não voltei a IPO, estou a tirar partido de todo o mês que me dão para remediar a situação, de modo a que sempre vá conseguindo fazer a minha vida e rotina diária, em meados desde mês terei de ir.

De momento o carro está a utilizar os meus últimos recursos em termos de redução de fumo, levou óleo mais espesso, novo filtro de óleo original Audi que já o tinha lá por casa, levou aditivo anti-fumo/limpeza de motor no depósito, e aditivo anti-fumo no óleo também.

Para aqueles que pensam que estou a andar poupado para ver se o motor aguenta, enganem-se :D . De modo a fazer boa limpeza no motor com o aditivo, abri-lhe o débito na bomba e andei a puxar por ele nas ultimas 2 semanas, sempre com atenção á temperatura, claro. Agora vou voltar a reduzir o passo e só mesmo antes da IPO farei o mesmo para voltar a limpar.


E com tudo isso, já o mês de vida que o mecânico lhe dava passou, e ele continua a levar-me aos sitios, e a puxar com força :D :D :D ....


Quanto ao "novo" motor, as opções continuam em aberto, mas sinceramente já me pareceram melhores as hipoteses disponiveis. Só o tempo e o t€mpo o dirá :p

Abraços
 
Back
Top