80 1.6TD/ 1.9TD-SWAP Sedan | Reactive |- * FULL BLUE SMD* - FIM DE PROJECTO- Oferta?

Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

Meus amigos, a morte parece que se aproxima a passos largos, parece-me que o mecânico se calhar tinha razão e ele não dura o mês. A temperatura diariamente vai subindo cada vez mais, muito gradualmente, talvez um grau por dia, e cada vez aquece mais depressa, hoje pela primeira vez passou os 100º, o que nem é muito, mas é muito para o andamento que tenho feito, super devagar e sem passar as 2.000 rotações ... Tenho de ver se despacho os últimos detalhes e faço a IPO já para a semana.

Se acusar gases na máquina, estou arruinado logo na hora :( ... Em conversa hoje com o mecânico um dos tópicos foi mesmo esse, que a IPO estava a implicar com tudo o que encontram, e que têm havido muitas queixas e chumbos ... Ainda por cima dizem que a máquina agora detecta mais do que a opacidade ou qualidade dos gases, e que já identifica os componentes, ou seja, consegue "ver" o "fumo azul", e é especialmente neste tópico que me parece que vou ter problemas :(

Enfim, fui ao mecânico montar o restante das minhas peças, a partir de agora acabaram as mods mecânicas e manutenções.

dsc04417a.jpg


Casquilhos da barra estabilizadora, que tinha comprado os errados da ultima vez.

dsc04419z.jpg


Ponta do semi-eixo/ponteira de direcção , pois já á muito que fazia o "tak-tak-tak" a virar tudo)

A faltar:
- Alinhar farois/substituir por halogéneos de novo
- Pneus novos atrás + calibragem
- Alinhamento direcção
- Reparar os parafusos do charriot (rosca está comida, devido a uma mistura da pancada inicial que o carro levou, e da mudança da embraiagem, que arruinou o resto)


E como eu simplesmente não tenho sorte nenhuma, agora tenho de ir trabalhar noutro local ainda mais longe, e com uma boa subida até lá ... Deve ser mesmo desta que o "resistente" se rende, veremos ... Eu por mim, tentarei fazer a minha parte


Isto está a ser bastante desmotivante, tanto investimento para acabar assim ...

Abraços
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

Tenho pena que depois de tanto t€mpo investido, te tenha acontecido este precalço, logo agora que o tens praticamente ao teu gosto, acredito que pares por algum tempo, quando tiver que ser, agora desistir depois de toda a dedicação neste projeto?
Não desanimes, com o tempo vais ver que o recuperas, como o tens vindo a recuperar.
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

É uma pena, depois de tantos € dispendidos
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

ainda não pensas-te em retirar o termostato?, visto estar assim acho que era uma boa opção, sempre o poupavas um pouco em aquecimento, o meu tudo bem que são motores diferentes e problema diferente, mas tinha a junta queimada, tinha o termostato aberto, andou só lá em casa uns 4/5 anos, apenas tinha de lhe meter agua, não seria uma boa opção?
que tudo se resolva pelo melhor.

Fikem Bem...JeT
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

e o que se faz á agua dentro do bloco:S
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

A agua é assim, claro que entra, mas como o sistema não aquece tanto, por estar sempre em circulação, reduz a pressão no circuito, logo menos esforço na junta, menos agua para dentro do bloco, no caso dele que é para ver se aguenta mais um pouco assim, acho que seja uma boa opção :)

Fikem Bem...JeT
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

ainda não pensas-te em retirar o termostato?, visto estar assim acho que era uma boa opção, sempre o poupavas um pouco em aquecimento, o meu tudo bem que são motores diferentes e problema diferente, mas tinha a junta queimada, tinha o termostato aberto, andou só lá em casa uns 4/5 anos, apenas tinha de lhe meter agua, não seria uma boa opção?
que tudo se resolva pelo melhor.

Fikem Bem...JeT


Essa opção está a ser fortemente ponderada, ainda hoje debati isso com o deathmenpt ... Quando o meu termostato estava morto, antes de o trocar, o carro não aquecia patavina, 90º só apareciam raramente, com esforço de motor, mas logo voltava a cair a temperatura na recta seguinte.
Por acaso ontem quando estive a montar as coisas na oficina falamos sobre isso, e se houver tempo, sabado serão feitos os ajustes mecânicos finais, incluindo a remoção do termostato.
Só espero é que haja tempo para isso :D


PS: E a minha junta não queimou, nunca levou qualquer tipo de aquecimento, o máximo que já atingiu foram 101º, o que não chega para queimar as nossas cabeças ou juntas, para além disso, o manómetro de pressão de turbo foi mesmo posto com o objectivo de andar sempre com pressões "seguras" e não forçar a junta nem a cabeça.
O que aconteceu foi que a junta simplesmente apodreceu por dentro, só Deus sabe quantos anos tinha, nas minhas mãos nunca foi mudada, e antes de o ter teve muito tempo a ganhar musgo num relvado, incluindo no meu jardim :D .

A mudança da junta estava nos planos, até já cá tinha o kit inteiro de vedantes/borrachas da cabeça, só faltava a junta mesmo, mas essa seria uma de um 1.9TD em chapa, mas a ideia foi abandonada depois de saber o estado real dele...


Abraços
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

Notas o óleo muito diluído (água), se ainda tiveres podes por o termostato antigo, ou então um furo no atual.
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

Não desistas do bicho.

Tens Pm. Espero que te ajude e te motive.

Qualquer coisa diz.
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

Reactive,

Não desistas do Bixo. Ainda consegues arranjar um motor completo para isso a bom preço. !!!!
Os 80's já são considerados Pré classicos.

Diz-te isto quem já se arrependeu 1000 vezes de vender um Carocha ! :(
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

Reactive, um grande abraço e que tudo corra pelo molher,certamente que sim, se não "vê" isto, o meu aquecia sempe um pouco, com o traço acima sempre dos 90, ou seja logo no traço a seguir onde marca 90, toquei o termo. Para o mesmo que era de abertura aos 80 , modei o sensor que está no radiador que comanda as ventoinhas, então não é que agora anda uns traços ainda mais a cima do que fica junto aos 90, sinceramente... Que poderá ser??
Um mega abraço e tudo pelo melhor.

- - - - - - - - - -

Reactive, um grande abraço e que tudo corra pelo molher,certamente que sim, se não "vê" isto, o meu aquecia sempe um pouco, com o traço acima sempre dos 90, ou seja logo no traço a seguir onde marca 90, toquei o termo. Para o mesmo que era de abertura aos 80 , modei o sensor que está no radiador que comanda as ventoinhas, então não é que agora anda uns traços ainda mais a cima do que fica junto aos 90, sinceramente... Que poderá ser??
Um mega abraço e tudo pelo melhor.
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

Reactive, um grande abraço e que tudo corra pelo molher,certamente que sim, se não "vê" isto, o meu aquecia sempe um pouco, com o traço acima sempre dos 90, ou seja logo no traço a seguir onde marca 90, toquei o termo. Para o mesmo que era de abertura aos 80 , modei o sensor que está no radiador que comanda as ventoinhas, então não é que agora anda uns traços ainda mais a cima do que fica junto aos 90, sinceramente... Que poderá ser??
Um mega abraço e tudo pelo melhor.

Ui Ui ... Toma cuidado com isso.

No teu caso, pode ser de vários factores:

Já mudaste os sensores, por isso esse factor risca-se já da lista

Com alguma sorte, o teu unico problema é apenas o manómetro de temperatura do quadrante, mas esse é pouco comum ir com as couves, por isso parece-me ser algo mais grave.

Verifica se tens óleo na água, ou água no óleo (fica uma espécie de creme amarelado no óleo). Ao fim de uma viagem, ou ao chegares ao destino, apalpa os tubos de água que vão ao radiador, se estiveres mais rijos que uma esponja, tens pressão no circuito (junta da cabeça KO). Se a água no vaso de expansão estiver muito ferrugenta ou acastanhada constantemente, é junta também, mas neste caso junta podre. No meu caso, apenas os 2 ultimos casos se verificam, não há passagem de oleo nem de água em nenhum dos sentidos.

Outra coisa que tambem pode ser, é o sistema de refrigeração "entupido", ou parcialmente, por exemplo no radiador... Se for o radiador entupido, podes tentar confirmar de uma maneira simples, mas pouco exacta. Ao fim de uma viagem, quando fores ver a pressão dos tubos, vê tambem se a temperatura é igual no tubo que entra, e no tubo que sai do radiador, bem como se a pressão é igual entre estes. Se O de entrada estiver com pressão, e o de saida não, então já sabes que o bloqueio está no radiador.

É que pelo que vi, o normal é andar nos 90º certinhos, e subir aos 100º sob grande esforço, por exemplo em subidas, ou constante rotação alta. Por isso a tua temperatura não é de todo normal, pelo que convinha veres isso o mais cedo possivel, antes que dês um calor demasiado grande nisso e queimes a cabeça, se é que isso já não aconteceu...

Boa sorte na resolução disso, e vai dando noticias para ver de facto qual é a razão desses sintomas.

Abraço.
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A morte aproxima-se .... :( **

Reactive, uma vez mais, e como sempre, um grande obrigado, excelente, magnifica explicação e ajuda, algo que já vem ser hábito e que já nos acostumas-te, um grande abraço.

Quanto ás possibilidades, pois bem quanto a óleos, não tenho nada com água ou vice-versa, o que tenho é a água um pouco acastanhada, mas fiz uma limpeza e parece ter melhorada, alias antes de instalar o sensor no radiador e o novo termostato, passei água no sistema não muito mas alguma, bom agora tudo instalado, deveria de ter melhorado, mas, invés disso, piorou, estranho mas real, antes ficava-se por um traço apenas a cima dos 90 e agora vai até aos 100 facilmente, bom, vou fazer sem demora os TESTE que aqui mencionar-te, um grande obrigado pela ajuda e "despistagem" no problema.

Penso que os canos, ainda sem conhecer o teste que mencionas-te, fiz o mesmo sem o saber, não com tanta atenção, mas fiz,pareceu-me estar tudo em conformidade, os canos estão quentes, e bem quentes, e rijos.

Como não tinha a certeza, vou uma vez mais testar, irei também tentar passar por uma oficina e caso tenham vontade ou disponibilidade em ajudar, vou pedir para verificar-em com medidor a temperatura real.

Isto porque mudei o sensor que manda a informação da temperatura para o manómetro no tabelie, mudei porque o mesmo deixou de trabalhar unicamente por isso, o sensor fica por de trás da tampa das válvulas, são 2 ao todo um de uma lado e outro do outro, não sei bem se fazem, se fazem a mesma coisa ou não, o que sei é que tive unicamente mudar um deles, do lado direito, e o manómetro voltou logo à vida, será que tenho de mudar o outro também, ou será unicamente erro do sensor instalado, o que é certo é que antes de mudar, o sensor de ligação às ventoinhas e o termostato, o manómetro ficava-se pela traço logo a seguir dos 90, agora que deveria ter melhorado, fica bem mais a cima dos 90 chega facilmente aos 100 e por lá fica embora desça para o traço a seguir dos 90 mas facilmente para lá volta...

as peças usadas foram: termostato aos 80ºC e sensor das ventoinhas no radiador com abertura aos 97 e fecho aos 90.

Nota, o que acho estranho é que o sensor liga a ventoinha sente-se o calor, e pouco tempo após ter ligado, desliga-se...estranho não...caramba...

Vou ver uma vez mais o que falas-te Reactive, e espero muito sinceramente, que possas ultrapassar todas as dificuldades até então, desejo tanto quando desejo seleccionar o meu "problema", até lá um grande abraço como sempre, e caso possas dizer mais alguma coisa, agradeço.

Abraços.

Ps: se encontrar a solução, como todo gosto, como é óbvio postarei para que alguém, possa estar a viver o mesmo "problema" possa solucionar antes que seja tarde de mais...

Abraços!
 
Last edited:
Back
Top