80 1.6TD/ 1.9TD-SWAP Sedan | Reactive |- * FULL BLUE SMD* - FIM DE PROJECTO- Oferta?

Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- AGORA preciso eu de ajuda :( ...

TDI queria eu ... Mas é impossivel arranjar um cá pelo preço que consigo dar, acham todos que um carro batido a ganhar erva tem pistões de ouro, enfim ...

Está situação toda só vem é desmotivar, logo agora que investi uma porrada de guito ali e ainda me faltam mais coisas, fora a IPO, e em cima disso ainda me vai o motor para o galheiro o_O
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- AGORA preciso eu de ajuda :( ...

O termostato custa 30€... Muda isso para um OEM com a temperatura correcta!...

E testa o carro!...
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- AGORA preciso eu de ajuda :( ...

Se con$€guir€$ tenta resolver isso, antes que o motor se deite, depois a despesa pode ser maior, a nível do que poderá ser acho que já tudo foi dito, boa sorte com isso, tens notado falta de aguá no reservatório? O teu radiador da soufagem está bom?
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- AGORA preciso eu de ajuda :( ...

Testa o termostacto fora, vÊ se ele abre numa panela, antes da agua começar a borbulhar aos 100º. pode estar encravado....

Sangra o circuito de Agua, podes ter algo a criar pressao no circuito.

Experimenta aliviar um pouco a tampa do vaso, para aliviar a pressao nos tubos

Podes tambem testar andar sem termostato, demora muito a aquecer, mas agora no verão, aquece mais rapido.
é o que acontece no meu, mas agora no verão vou deixar estar assim....

Ve se a agua volta bem ao Vaso, ou seja se a bomba de agua está a trabalhar bem.

O radiador por estar com pouca eficiencia tambem, e nao arrefecer o suficientemente a agua.

Testa isto antes de pensares que é a junta!
Sei que dá para fazer um teste de CO2 na agua, para ver se existe fuga, vÊ se algum mecanico por ai faz esse serviço!

boa sorte!
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- AGORA preciso eu de ajuda :( ...

Bom, vamos por partes ...

Termostato é sempre uma hipótese, mas desconfio ... O facto de aquecer, significa que está fechado, e depois o facto de arrefecer de novo até aos 87º (e não 90º), significa que está a controlar devidamente o arrefecimento . Termostatos são daquelas coisas que não tem grande ciência, OEM ou concorrência não tem grande diferença a não ser talvez na longevidade da peça ... Mas era bom que daí fosse, sempre era uma solução barata.


Hoje a vir para o trabalho lá testei se ele aquecia de novo, vim devagar para ele chegar aos 90º, e mantive o ritmo. Não aqueceu. Puxei por ele, também não aqueceu, ou seja, hoje já não lhe deu aqueles stresses de aquecimento, mas quando abrandei baixou a temperatura aí para uns 83 ou 85º, o que não é muito normal, nunca passa dos abaixo dos 87º ... hummmm.

Vi os tubos e continuam com mais pressão que o normal...


Radiador da sofagem não sei como ele anda, mas geralmente quando mina água por aí os tapetes ficam húmidos ou molhados, os meus nunca assim ficaram. Perda de água?? Sim, mas isso é relacionado com outro assunto e não sei se não será por isso.

Antes das intervenções que lhe fiz, tinha perda de água em 3 sitios, na bomba de água que levou nova, num tubo plástico na traseira do bloco que tambem levou novo, e posteriormente apareceu outra no tubo plástico mesmo junto ao termostato. Este ultimo não levou novo pois apareceu posteriormente e tanto eu como o mecânico pensamos que fosse da mangueira mal apertada. Apertou-a de novo e ficou igual. Retirou depois esse tubo e viu uma pequena racha no tubo na vertical, mas como não era garantido que fosse dali o problema, ele fez uma reparação simples, encheu aquilo com silicone para que não pingasse mais ali. Avisou-me logo que se continuasse a pingar por lá teria de levar o tubo novo.

O que é certo é que continua a pingar por lá, daí a água ir desaparecendo, mas desaparece a um ritmo muito inferior ao que desaparecia antes das intervenções.
Ora, notei que depois dele reparar com o silicone o carro começou a aquecer um pouco mais, mas muito pouco, calculo que seja porque o caudal interno do tubo tenha diminuido .... Será que todos os problemas podem vir dali? Também não me parece ...

Cheira-me que será mesmo da junta da cabeça, e isso está fora de questão mudar agora, tinha ideias de mudar, até ter descoberto que o desgaste interno que ele apresenta implica rectificar o bloco inteiro+pistões de maior diâmetro+bronzes+segmentos, etc etc ... Até tinha comprado o kit de juntas, mas não me parece que o vá usar, lol ...
Mudar a junta da cabeça é uma coisa para um mínimo de 3 digitos€€ e tal, por muito amigo que seja o mecânico, e como o dinheiro no meu caso é muito escasso, prefiro já poupar isso para um motor substituto...

Desculpem o testamento
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- AGORA preciso eu de ajuda :( ...

Apertou-a de novo e ficou igual. Retirou depois esse tubo e viu uma pequena racha no tubo na vertical, mas como não era garantido que fosse dali o problema, ele fez uma reparação simples, encheu aquilo com silicone para que não pingasse mais ali. Avisou-me logo que se continuasse a pingar por lá teria de levar o tubo novo.

O que é certo é que continua a pingar por lá, daí a água ir desaparecendo, mas desaparece a um ritmo muito inferior ao que desaparecia antes das intervenções.
Ora, notei que depois dele reparar com o silicone o carro começou a aquecer um pouco mais, mas muito pouco, calculo que seja porque o caudal interno do tubo tenha diminuido .... Será que todos os problemas podem vir dali? Também não me parece ...


Desculpem o testamento

E por esse tudo onde pinga, pode estar a causar ganhar ar no circuito.
Mas se achas que ele aidna rola assim uns tempos, controla o que pedes pelo motor e tenta andar moderadamente e poupas uns trocos para colocar um Tdi se for o caso.

Como dizes, por vezes em motores antigos, começas numa ponta ...acabas noutra, entao quando se vai ao bloco....
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- AGORA preciso eu de ajuda :( ...

Bom, meus amigos, preciso de uma ajuda ou opinião de mais entendidos ...

È assim, como sabem, á pouco tempo meti correia de comando, tensores, bomba de água, termostato e alguns tubos de água que estavam maus ... Desde aí o carro tem-se portado super bem com temperaturas, sempre nos 90º, ultrapassando pouco os 90º a carregar no pedal, lá o termostato abria e fazia o seu trabalho voltando a temperatura para os 87º ...

Hoje já tudo mudou, logo de manhã ia eu na minha soneira e devagarinho quando vejo e temperatura no risco seguinte aos 90º, completamente sem razões para isso, e nem 5 minutos tinha eu ainda andado... Abrandei ainda mais o passo e lá voltou aos 90º... Á hora de almoço voltou a fazer o mesmo, e agora de tarde tambem...

Boas, tava eu a ler estes dois parágrafos e pus-me a pensar, se depois de todo esse material montado o teu 80 portou-se bem, e depois começou a ter comportamentos estranhos ao nível das temperaturas da refrigeração, não terá havido algum pormenor que possa ter corrido menos bem durante a montagem do material e seja isso que possa estar a provocar este problema? não sei se me estou a fazer entender...

No ano passado tive problemas idênticos, ou seja, o circuito de refrigeração perdia água, e por causa disso a temperatura subia aos 100º, e eu não sabia porquê, e apesar de não haver fugas visíveis em lado nenhum, o líquido desaparecia practicamente quase todo, claro que mais tarde ficou-se a saber da pior forma...o radiador da "saufagem" rebentou, ou seja, toda a fuga de líquido do circuito era pelo radiador da "saufagem", só que como aquilo tá escondido, nunca imaginava que seria dali...dito isto, na altura aproveitei e na oficina onde o meti, pedi para mudar a correia de distribuição e tensor, o termostato, e o sensor da temperatura que fica na parte de trás do motor, fizeram o tal teste com os vapores que saem do vaso de expansão com o líquido azul, que se mudar de côr quer dizer que a junta tem fuga, deu negativo na altura. Mais tarde começou a aparecer vestígios de óleo no líquido da refrigeração, andei assim uns bons meses e há pouco tempo mandei mudar a junta da cabeça, incluíndo todo o kit de juntas que fazem parte desta operação, parece que ficou tudo impecável.
Mas ontem e antes de ontem aconteceu-me uma coisa estranha, ou seja, ía a subir a Serra da Arada, perto de S. Pedro do Sul, e estava sempre a reparar na temperatura, aquilo não subia nada nem chegava aos 90º, estranho :S a certa altura, e altitude, parei o carro, tinha as ventoinhas a trabalhar, pararam um minuto depois do motor desligado, e só depois é que a temperatura mostrou estar nos 95º...e reparei noutra coisa que tu falas que acontece no teu, ou seja, os tubos do circuito, o de cima e o de baixo, ficam muito rijos, e também eu me questiono se isso é normal ou não...

Cumps
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- AGORA preciso eu de ajuda :( ...

Humm... ó cabomusico, o meu tem razoes para fazer o que faz, mais débito e mais pressao de turbo, se bem que ultimamente tenho andado com pressoes perto da de origem e devagar, mas nao se consegue prever essas coisas... ja o teu tem tudo novo, nao pode fazer isso de maneira nenhuma... tubos rijos é sempre mau sinal...

montaste tudo à pouco tempo, vai la reclamar/apurar isso
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- AGORA preciso eu de ajuda :( ...

- Bom, tal como se suspeitava, o problema em mãos aparenta mesmo ser a junta da cabeça.

Mas ainda fica pior ... Expliquei lá a situação ao mecânico, e a conversa que se seguiu foi "tens sorte se aquilo durar um mês assim"... :'( :'( :'( :'(

Ora, como eu sou mesmo doido varrido, aceito esse desafio e vou ver se consigo contrariar a opinião dele, tem de me durar mais que isso, e ainda vai ir á IPO este mês com esse motor. O objectivo agora, caso tudo fosse perfeito para os meus lados, seria converter para um TDI, pois se é para mudar, prefiro mudar para um pouco melhor.

O mau dessa história toda é que para alem do custo de um motor desses, depois ainda tem a instalação, e adaptação e etc etc ... O meu mecânico já disse que não se quer pôr em aventuras dessas, pois se as coisas correrem mal, que as culpas lhe cairão em cima, para além de que ele tem sempre pouco tempo a dispender para esses serviços de mecânica "externa", e iria levar bastante tempo para concluir o trabalho.

Em suma, está tudo em aberto, ou como se custuma dizer, em aguas de bacalhau ... Não sei se terei os €€€, nem o motor, nem quem o saiba/queira montar, nem o estado do mesmo, nem se ficará uma coisa fiável no final ...

È uma aventura!!!
 
Se isso e um 1.6 penso que seja o mesmo que o Jetta/Passat o meu Jetta tinha esse mesmo motor,Nassa altura quando comprei o carro nem 50 mil km tinha,chegou aos 100 mil lá foi uma junta nova,o carro não aquecia puxava como se nada fosse,hoje com 200 mil km (vendi o com 190) já lá tem uma fuga na junta...o que tou provavelmente tens e a pressão da compressão a passar para o circuito de agua,ainda a pouco vi um carro com esse problema,
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- *** Em contagem final para a MORTE :( ***

Eu tentava arranjar um 1.9 td em bom estado , é plug&play , ficas com uma cabeça suplente, ganhavas uns cavalitos e com uns toquesitos fica a andar tanto como o 1z, agora se queres mais que isto, como é obvio tens de abrir os cordoes à bolsa
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- *** Em contagem final para a MORTE :( ***

Eu tentava arranjar um 1.9 td em bom estado , é plug&play , ficas com uma cabeça suplente, ganhavas uns cavalitos e com uns toquesitos fica a andar tanto como o 1z, agora se queres mais que isto, como é obvio tens de abrir os cordoes à bolsa


acho que seria uma boa escolha apostar num Td, sendo que se o mecanico não quer fazer invensões, é a melhor hipotese!

Entratanto faz um esforço para andar devagar, as tantas ainda tens ai motor pra uns quilometros :D
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** Em contagem decrescente para a MORTE :( **

No que depender de mim podes contar com a minha ajuda sobre o motor como temos vindo falar ate aqui :)

por agora desejo te calma e sorte para isso durar mais algum tempo
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** Em contagem decrescente para a MORTE :( **

e se eu poder ajudar em alguma coisa é só dizeres
 
Back
Top