80 1.6TD/ 1.9TD-SWAP Sedan | Reactive |- * FULL BLUE SMD* - FIM DE PROJECTO- Oferta?

Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A evitar a Morte ....Pinturas?? :p**

Reactive seu imitador :p, também pintei as minhas "saias" laterais no outro dia :)

Quero ver se arranjo também uma tinta de alta temperatura para as minhas bombas :p
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A evitar a Morte ....Pinturas?? :p**

Hoje, para fazer uma pequena pausa do tópico das pinturas, vou falar da suspensão e do feedback desta.

Bom, o conjunto adoptado no meu de momento é um conjunto Amortecedores TA-Techinx, com molas compradas separadamente, da marca GT-Cupline.

Ora, como sempre, não comprei as coisas sem fazer pesquisa, fui pesquisar o feedback das GT-Cup, e diziam ser uma molas com um andamento/conforto duro/bastante duro... As taragens das molas para os B3 geralmente têm 2 especificações, uma para motores a gasolina mais fracos, até 2000cc, e outra de maior taragem para motores diesel (1.6 e 1.9) e 2.2cc, e 2.3cc (gasolina) dos coupés. Comprei estas segundas, usadas mas practicamente novas, provenientes de um 90 2.2 ou 2.3cc a gasolina, agora não me recordo bem.
No entanto estas taragens não são concordantes entre marcas, pelo que umas dizem que a taragem é universal para todos os motores, e outras especificam pelos motores. Preferi escolher a taragem superior que fazia referencia aos diesel, e também devido ao peso acrescido que acarto devido ao sistema de som.

Esse foi um erro, se hoje soubesse teria escolhido molas de taragem inferior, mas tal como referi antes, de qualquer das formas sabia em que me estava a meter.
Bom, em termos de conforto, passei de 80 para 8, lol, tinha suspensão confort, com os amortecedores todos nas couves, por isso o carro era super suave e saltitão como um barco nas ondas :p. Agora é bastante rijo, demais até, em estrada é bastante bom, mas em paralelo ou estradas em mau estado é muito agressivo, eu por mim nem me importo, mas com passageiros torna-se uma aventura, lool.
No entanto, em termos de comportamento desportivo, nada a ver com o que era, o carro já não tem aquela sensação de barco, parece bastante seguro e dá bastante mais gozo e segurança quando se quer acelerar e forçar mais um pouco.

Quanto ao rebaixamento, deveria ser de 40mm, ainda está a pouco mais de 30mm mas a diferença é imensa para o aspecto de origem.. As molas ainda devem ter de acamar mais um pouco, pois pouco uso tiveram no antigo dono, e pouco nas minhas mãos ainda, podem demorar algo como 6 ou 9 meses a acamar completamente. Mais tarde tratarei de voltar a tirar as medidas.

Vamos a fotos do antes e depois (estas fotos do depois já têm cerca de 2 meses tambem, foram tiradas pouco depois da montagem).

Antes e Depois

Frente

dsc04142mg.jpg

dsc04389nt.jpg



Traseira

dsc04147mr.jpg

dsc04398v.jpg


Zonas baixas

Parachoques frente

dsc04145tq.jpg

Zona inferior (embaladeiras)

dsc04402f.jpg



Como já disse, as medidas ai apresentadas são iniciais sem acamar das molas, e com o carro vazio de pessoas e qualquer tipo de peso. De traseira so com o peso do sistema tenho rebaixe de pelo menos mais 1 cm. O mesmo se diz para as medidas iniciais, so que neste caso a diferença deveria ser superior. Com as molas stock e o peso do sistema, deveria ser pelo menos 2 cms mais baixo do que a foto apresentada, mas para referencia ficam as fotos sem peso.

E por fim, recomendo esta combinação de suspensão/molas? Sim, se gostarem exclusivamente de condução desportiva sem olhar muito ao conforto, dado que as molas são mesmo bastante duras e o carro fica muito brusco e saltitão.

Abraços.

PS: nas fotos das partes baixas, nota-se o porquê de esta semana ter investido em dar-lhe uma pintura ;)
PS2: Não liguem ao facto de os pneus serem diferentes entre fotos, pois eles foram mudando de posições entre frente e traseira.
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A evitar a Morte ....Pinturas?? :p**

Por acaso ainda não pensei rebaixar a minha, pessoalmente acho que de origem já tem umas molas duras, comparadas com o golf :p

E por incrível que pareça o golf era muito mais barco que a 80, mas deve ser devido á combinação de molas mais duras e uma barra estabilizadora mais grossa.

O reactive começa a dar ideias ao pessoal e depois faz nos fazer loucuras :p
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- ** A evitar a Morte ....Pinturas?? :p**

gosto de ver que mantem sempre a estima pelo menino ainda que assim gostei de ver o feedback em relação a suspensão utilizada por ti assim ja das uma noçao mais exacta e completa aqui a pessoal quanto a altura que ficou acho que esta muito bom assim..

Relativamente as mods das pinturas e como digo são bons mimos q o teu 80 agradece, é sempre bom ver que ainda se estimam 80s por aqui e o teu e um deles parabens!

cumprimentos
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho

Disse que iria apenas fazer uma pausa no tópico das pinturas. É hora de o retomar, mesmo sem grandes opiniões :)

Uma das coisas que precisava urgentemente de uma pintura no meu carro era o aileron, ou asa traseira. A pintura estava completamente comida pelo sol, ao ponto de estar tão quebradiça que a sua textura se aproximava mais a fibra a desfiar, do que a tinta, o que inicialmente até me fez pensar que asa fosse de fibra. Na realidade é feita de plástico de boa qualidade, ou não fosse um extra de origem ;).

Bom, vamos a isto:

-Usei a mesma técnica que para as partes baixas, 2 camadas de base, ou seja a cor apurada (que como já tinha referido noutros tópicos, é uma base metalizada que ao secar fica fosca, e requer a aplicação de verniz)
-Como tal, levou de igual modo 2 camadas de verniz.

Como estava:

foto0136e.jpg


Após uma extensiva lixadela (não é facil remover tudo pois a tinta é bastante dura e resistente)

foto0137oe.jpg


Após as 2 mãos de base:

foto0140jj.jpg


Depois de seco, tal como tinha referido, a tinta fica fosca, ou baça, daí ter de levar o verniz

foto0152x.jpg


Já com as camadas de verniz acabadas de aplicar ....

foto0154ai.jpg


Produto final, foto tirada 2 dias depois e já tudo sujo :mad:

dsc04559io.jpg



Nota de rodapé, fiquei satisfeito com o resultado, ainda não esta concluído, pois falta o processo final de lixar com lixa de água para retirar as irregularidades e polir para o acabamento perfeito.
Nota-se diferença na cor? Não, é a mesma cor que origem
Nota-se diferença no brilho? Sim, bastante, dependendo do sol, iluminação, etc. Essa diferença no brilho faz por vezes parecer que a cor é diferente e mais viva na asa do que na carroçaria, tal é normal dado que o verniz da carroçaria não esta tambem nas melhores condições, normal para um carro com 21 anos de exterior e poucos cuidados.

Abraços, e outras mods já andam por aí :)


EDIT: ah, esqueci-me de dizer, sim, tentei retirar a asa fora pois facilitava e muito o tabalho. Tem uma fixação interior de 5 parafusos, retirei-os e fiz toda a força d mundo mas aquilo nem se mexeu um milimetro que seja ... Fui então forçado a pintar tudo no local, loool
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho

tou a gostar de ver
epá tu tens jeito para tudo
só tenho pena é morares tão longe
assim não dá para ver isso tudo ao vivo
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho

tou a gostar de ver
epá tu tens jeito para tudo
só tenho pena é morares tão longe
assim não dá para ver isso tudo ao vivo

Um dia destes fazemos uma vaquinha entre 2 e vamos la ter com reactive e ver a maquina ao vivo :D
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho

Pode ser por 3 se não se importarem :D
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho

Bom trabalho! :D Pintura À Pro msm!

As latas são daquelas afinadas? compradas nas casas de tintas?
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho

Bom trabalho! :D Pintura À Pro msm!

As latas são daquelas afinadas? compradas nas casas de tintas?

Sim, obviamente, senão nunca seria a cor igual. Basta dar a marca e código de cor que eles fazem logo, em coisa de meia hora.

E mesmo o verniz convem ser no mesmo local e quem perceba, pois tem de ser verniz mesmo auto, e ser um que eles saibam que não irá reagir negativamente com a base, senão lá se vai todo o trabalho, lol
 
Last edited:
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho

Bom trabalho, parabéns
 
Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- **medidas rebaixamento preliminares + pinturas at ho

Ehh, não andem cá a fazer publicidade senão o moderador ainda vem cá encerra-nos esta treta toda, loool

Para os mais atentos, outras mods ja andam por ai .... Quem viu?? :D
 
Back
Top