Alfa Romeo 159 Saloon, RubyBeast

Boas a todos, aqui está o meu Italiano.
Com o passar do tempo tenho vindo a abandonar a ideia de que um Alfa não precisa de muito mais mod's do que aquilo que trás de fábrica e já começo a considerar uma ou duas coisitas que tenho que alterar. Ora, aqui vai a descrição do animal:

Marca: Alfa Romeo:

Modelo: 159; Serie 939-a-2000 de Junho de 2006;

Motor e Transmissão: 1.9 Jtdm 16v de 150 cvs com Common rail, intercooler, e Turbo de geometria variavél especificamente desenhado pela saab para a serie 159 a diesel, transmissão de 6v GM (a unica peça Gm do conjunto, para aqueles que dizem que este é inteiramente um projecto GM).

Chassis: Saloon/sports sedan nível Distinctive.

Travões: OEM Alfa, feitos pela Brembo com disco duplo auto-ventilado de 305mm na frente e disco único liso de 285 mm na traseira.

Jantes/Pneus: 205-55-16 no Inverno e 215-55-16 no Verão, com Jante Distinctive da Alfa Romeo (o mais básico da linha 159).

Exterior: OEM RubyRed metalizada e com leves toques pearlescentes.

Interior: OEM em tons claros Beige (creio) e inserções de plástico com efeito de prateado leve. Estofos em tecido Alfa-Romeo com sistema Isofix. 8 Airbags, incluindo de joelhos para o condutor.

Audio: Rádio OEM ALfa Romeo (Blaunkpunt) 5.1 digital sound, com pré instalação para blue and me, voice comand e essas pequenas electro mariquices todas:lol:

Próximas alterações:

- Mudar o ratio de cores do interior, pintar os detalhes prateados de outra cor ou intensificar o prateado para um prateado mais visível. Mas o tom de PianoBlack também me agrada!
- Limpeza interior a fundo.
- Jante/Roda 17-235-50 e pneus pirelli p7 94w
- Peliculas Atermicas nos vidros traseiros.
- Dupla saida de escape (tenho o negocio meio encaminhado, falta-me o tempo...).
- Polimento a sério e selagem do verniz, para durar mais uns 5 ou 6 anitos.
- Renovação do material isolante dos baixos do carro e resolver de uma vez por todas se fico ou não com a blindagem...
- Filtro Kn ou PiperCross adaptado para diesel.

Num futuro com mais dinheiro disponível:
- Rádio com Sat-nav, seja OEM ou Aftermarket.
- FMIC dos grandes.
- Anular EGR e DPF. Passa-lo para 195 ou 200 cvs.
- Meter uma embraiagem melhor para resistir á repro.
- Eibach+ Bilstein. 40mm

Para já é tudo o quem me vem á cabeça, se me lembrar de mais, vou acrescentando.

Agora as fotos:

alfame.jpg


giuliuacrossefe.jpg


giluliapanific.jpg



giulia2y.jpg


Interior:

alfainside.jpg


imagem494.jpg


imagem495.jpg


imagem496.jpg


O motor:

motortt.jpg


Só podia ser italiano, tem muita força mas para trocar qualquer coisa é preciso desmontar metade!!!!

Eu no dia que o trouxe pra casa:

alfabekasimo.jpg
 
Até anda, sim. É máquina, também! É pena a falta de atenção por parte da marca a alguns detalhes e ao uso de materiais e técnicas já do tempo dos primeiros 156's, mas isso é um factor mínimo!
Estou convencido (ultimamente) que um Alfa Romeo, problemas e situações esquisitas á parte, nem que tivesse só 20 cvs ia andar sempre muito!!!

Obrigado por ver e comentar. Pax
 
Num futuro agora mais imediato só quero mudar as cores do interior, estou cansado dos tons claros. Vou começar por trocar a cor dos frisos e da consola central e os encaixes dos gatilhos das portas a ver que impressão me fica. Depois um volantezeco semi-novo ou estofar este a preto, talvez arranje tambem um stick de velocidades a condizer. Haja dinheiro!!! Tenho andado entretido com a parte mecanica, a assegurar todos aqueles ratos que tanto dão que falar neste modelo e a usa-lo, bastante!!!

Pax
 
Num futuro agora mais imediato só quero mudar as cores do interior, estou cansado dos tons claros. Vou começar por trocar a cor dos frisos e da consola central e os encaixes dos gatilhos das portas a ver que impressão me fica. Depois um volantezeco semi-novo ou estofar este a preto, talvez arranje tambem um stick de velocidades a condizer. Haja dinheiro!!! Tenho andado entretido com a parte mecanica, a assegurar todos aqueles ratos que tanto dão que falar neste modelo e a usa-lo, bastante!!!

Pax

Vais o quê?!
sniper.jpg


Está quieto óme!!
 
Ok! Point taken! Ao menos tenho que restaurar os acabamentos que já estão gastinhos:

puxadorportadriver.jpg


puxador.jpg


gearknob.jpg


sartstoparea.jpg


estaladela.jpg

Aqui a culpa foi minha, ao limpa-lo uma fibra do pano ficou presa, bastou puxar com um pouco de força a mais e estalou :|

climaunit.jpg

Alguém quis tirar o climaAutomat fora!

tampanodeposito.jpg

O último rato que resolvi!!!

Obrigado a todos pelos coments. Quer dizer então que gostais do meu italiano. AHHHH, para quem não deu conta, eu tambem não o mencionei, já o tenho desde Agosto de 2011.
 
Bela machine!!!
Em relação aos plasticos, padecem do mesmo mal dos Audi, o famoso rubertouch.
Diz-me uma coisa, não tens Blue & Me de origem? Tens a entrada usb no porta luvas?
Quanto ao resto é "beneno" mesmo.:twisted::twisted::twisted::twisted:
 
Estes de origem (2006) não trazem o modulo blue, mas já trazem a instalação toda feita e os comandos no volante e um dos micros no plafonier! Este é distinctive mas cá para mim o antigo dono pediu mais umas coisitas! No porta luvas tem uma pequena area semi recortada para posterior instalação do USbPort. Com o tempo eu resolvo isso tudo, ando mais concentrado em ter a mecanica todo irrepreensivél, aind á pouco aprendi a domar o processo de regeneração do FAP! Como estás com o do teu?
 
Para já está tudo ok.
Tenho um problema no Blue & Me, que me faz o conta kilometros piscar e não o consigo actualizar, vou ter de tirar o rádio fora e desmontar aquilo tudo para ver se fica direito.
De resto a FAP também está ok, pelo menos na ultima verificação que fiz estava tudo bem.
Olha encontrei este anuncio http://coimbracity.olx.pt/alfa-romeu-159-jtd-para-pecas-iid-435860581 pode ter algo que te faça jeito, já lhe mandei um mail pois necessito de umas coisitas, do tipo as molduras em aluminio.
 
Interessante! mas do motor não se poderá tirar grande coisa para os nossos 16v, a não ser um ou outro componente. Aquele interior é que me parece estar ainda muito bom, para quem tiver naquela cor não é mal pensado comprar já possíveis suplentes que daqui a 2 ou 3 anos a Alfa deixa de pedir peças para o modelo 159.
Vamos lá queimar meio deposito de gasol!!!!
Pax
 
Ora vamos por partes.. primeiro o design deste Alfa é como de costume, muito bom, embora não me tenha causado mesmo impacto que o 156 causou quando saiu. Depois sinceramente achei o design do interior mais simples do que seria de esperar num Alfa, talvez seja uma versão menos equipada, não conheço a marca bem. Depois ao contrário de alguns não gostei mesmo nada da côr em tons claros do interior, mas lá está são gostos.

Está a começar pelo que mais interessa a mecânica, mas vejo ai muito potencial, um rebaixe à maneira, umas jantes muito bem escolhidas, película e um tratamento a essa pintura ou então repintar numa cor famosa.. não sei se se chama Candy Apple Red.. mas anda lá perto.

6-G.jpg
 
Ah pois é, hoje foram 4.6 litros de Millers XFD 5W40 Premium Diesel Specific para 20 mil kms. E o filtrozinho MANN Alfa Originali Ricambi!
Pode ser sugestão psicológica mas dá me impressão que o motor trabalha mais suave e a ritmo óptimo! Vamos lá ver como o sinto daqui a uns kms bons!
Deixei ficar a blindagem inferior fora, oiço mais o turbo a encher e gosto mais!!!!
Proximamente vou trocar o filtro do gasóleo e corrigir uma pequena fuga num injector (no tubo de retorno mais propriamente). E vou parar esta espiral em que tenho andado de adicionar aditivos de limpeza e performance etc... muito mais limpo o circuito não poderá estar. e poupo uns trocos para queimar em mais algum gasol!!!
Amanhã vai correr a A24 para acamar o óleo!
pax
 
Last edited:
Back
Top