Re: 1.8T - "The Topic"

Então, o quê que me está a escapar?

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Então achas que é problema de quê?

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Não foi só o mapa do boost que copiei, foram todos os mapas que me pareceram relevantes.
Ignição, injeção, limitador da quantidade de ar, e mais umas porcarias que me lembrei na altura.
Nao pode ser só copy paste. Tens de perceber o que cada mapa faz e cm funciona. Se logares todos os parametros dos mapas que referiste vais encontrar a resposta.
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Então, o quê que me está a escapar?



Não foi só o mapa do boost que copiei, foram todos os mapas que me pareceram relevantes.
Ignição, injeção, limitador da quantidade de ar, e mais umas porcarias que me lembrei na altura.

Não sei se já conheces, mas é uma boa leitura: Tuning - S4wiki

O teu maior entrave deve ser o não ter um mapa de definição da tua ECU muito completo.
 
Então é o seguinte, o turbo k03-29, é completamente plug & play nos A4 e PASSAT, tirei as mediadas a ambos o turbos k29 e k05, e são exatamente as mesmas, os tubos usam os mesmos part numbers para ambos os turbos, apenas o turbo k03-73 precisa de alteração de tubagem, este é o clássico turbo k03s, que equipa no motor BEX proveniente na A4 avant B6, que para alem deste turbo, também vem equipada com dois IC, injetores de maior diâmetro, e debita 190cv, e é sistema quattro..
@Trevas, eu digo que o teu problema não passa pelo turbo, por vários fatores, tu próprio fizeste um remap para o teu caro, e nunca tiveste esses sintomas, pe4lo menos nunca te ouvi queixar deles.. e uma vez que pegaste num mapa de um 180cv, como foi dito precisas fazer alterações, para ele trabalhar devidamente no teu motor, provavelmente essas alterações não estão bem feitas, tens que ter em conta a isso, como já foi referido aqui.. um grande abraço, e vai dando novidades :)
 
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Re: 1.8T - "The Topic"

Não sei se já conheces, mas é uma boa leitura: Tuning - S4wiki

O teu maior entrave deve ser o não ter um mapa de definição da tua ECU muito completo.

Eu tenho o mapa de definições bastante completo, o problema é que, como disse o pedrogbranco, a M3.8.2 é uma ECU tosca. Aliás, eu não lhe chamaria tosca, chamaria complicada. Aquela porcaria tem uma lógica horrível, muito difícil de perceber.
Para quem domine o alemão, tem logo uma vantagem ao mexer naquilo.

A ME7 é uma ECU bem mais intuitiva.

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Então é o seguinte, o turbo k03-29, é completamente plug & play nos A4 e PASSAT, tirei as mediadas a ambos o turbos k29 e k05, e são exatamente as mesmas, os tubos usam os mesmos part numbers para ambos os turbos, apenas o turbo k03-73 precisa de alteração de tubagem, este é o clássico turbo k03s, que equipa no motor BEX proveniente na A4 avant B6, que para alem deste turbo, também vem equipada com dois IC, injetores de maior diâmetro, e debita 190cv, e é sistema quattro..
@Trevas, eu digo que o teu problema não passa pelo turbo, por vários fatores, tu próprio fizeste um remap para o teu caro, e nunca tiveste esses sintomas, pe4lo menos nunca te ouvi queixar deles.. e uma vez que pegaste num mapa de um 180cv, como foi dito precisas fazer alterações, para ele trabalhar devidamente no teu motor, provavelmente essas alterações não estão bem feitas, tens que ter em conta a isso, como já foi referido aqui.. um grande abraço, e vai dando novidades :)

Se não me queixei, então foi porque não vos contei tudo, mas sim, tive esse problema de ele se engasgar, só que o problema começava mais cedo, por volta das 4500rpm. Não tive escolha senão baixar a pressão do turbo dessa rotação em diante.

Mas como eu acho que o 1.8T de 150cv e 180cv tem os mesmos injectores, e que supostamente eu teria o K03s, ele iria aceitar o mapa do de 180cv sem problemas.

Se calhar há mais algum mapa que eu devia ter mexido e não mexi....
Ou então falta-me algum hardware que o de 180cv tem e o meu não.
 
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Re: 1.8T - "The Topic"

Eu tenho o mapa de definições bastante completo, o problema é que, como disse o pedrogbranco, a M3.8.2 é uma ECU tosca. Aliás, eu não lhe chamaria tosca, chamaria complicada. Aquela porcaria tem uma lógica horrível, muito difícil de perceber.
Para quem domine o alemão, tem logo uma vantagem ao mexer naquilo.

A ME7 é uma ECU bem mais intuitiva.

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Se não me queixei, então foi porque não vos contei tudo, mas sim, tive esse problema de ele se engasgar, só que o problema começava mais cedo, por volta das 4500rpm. Não tive escolha senão baixar a pressão do turbo dessa rotação em diante.

Mas como eu acho que o 1.8T de 150cv e 180cv tem os mesmos injectores, e que supostamente eu teria o K03s, ele iria aceitar o mapa do de 180cv sem problemas.

Se calhar há mais algum mapa que eu devia ter mexido e não mexi....
Ou então falta-me algum hardware que o de 180cv tem e o meu não.

mas olha que o 180cv motor AJL, não usa o k03s como muita gente pensa, ele usa o mesmo turbo que o AEB o k03-05, o único carro de motor longitudinal que usa o k03s, é o A4 B6 quattro com o motor BEX, todos os outros turbos nos B5 1.8T são apenas melhorias dos turbos k03 com o passar dos anos, e troca de motores..
que pressão fazes as 5000 rpm?
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Eu tenho o mapa de definições bastante completo, o problema é que, como disse o pedrogbranco, a M3.8.2 é uma ECU tosca. Aliás, eu não lhe chamaria tosca, chamaria complicada. Aquela porcaria tem uma lógica horrível, muito difícil de perceber.
Para quem domine o alemão, tem logo uma vantagem ao mexer naquilo.

A ME7 é uma ECU bem mais intuitiva.

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Se não me queixei, então foi porque não vos contei tudo, mas sim, tive esse problema de ele se engasgar, só que o problema começava mais cedo, por volta das 4500rpm. Não tive escolha senão baixar a pressão do turbo dessa rotação em diante.

Mas como eu acho que o 1.8T de 150cv e 180cv tem os mesmos injectores, e que supostamente eu teria o K03s, ele iria aceitar o mapa do de 180cv sem problemas.

Se calhar há mais algum mapa que eu devia ter mexido e não mexi....
Ou então falta-me algum hardware que o de 180cv tem e o meu não.
Lembra-te que da unica vez que vi um mapa teu, quase nada estava mexido sequer. Ve la se andas a mexer onde deves [emoji3]
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Lembra-te que da unica vez que vi um mapa teu, quase nada estava mexido sequer. Ve la se andas a mexer onde deves [emoji3]

Esse mapa era um em que eu tinha lá metidos outros injectores.

Neste momento tenho lá mais coisas mexidas. Vá, tenho a mistura e a ignição do de 180cv :p

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mas olha que o 180cv motor AJL, não usa o k03s como muita gente pensa, ele usa o mesmo turbo que o AEB o k03-05, o único carro de motor longitudinal que usa o k03s, é o A4 B6 quattro com o motor BEX, todos os outros turbos nos B5 1.8T são apenas melhorias dos turbos k03 com o passar dos anos, e troca de motores..
que pressão fazes as 5000 rpm?

Hum, não sabia....

Não te quero mentir, mas acho que é algures por volta dos 0.6 bar
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Esse mapa era um em que eu tinha lá metidos outros injectores.

Neste momento tenho lá mais coisas mexidas. Vá, tenho a mistura e a ignição do de 180cv :p

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Hum, não sabia....

Não te quero mentir, mas acho que é algures por volta dos 0.6 bar
também só descobri na noite passada, apos uma intensiva pesquisa acerca dos turbos k03.. o meu por volta das 5000rpm, começa a baixar de 1 bar ate cair para cerca dos 0,5 bars, mas sem engasgos..
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Eu tenho o mapa de definições bastante completo, o problema é que, como disse o pedrogbranco, a M3.8.2 é uma ECU tosca. Aliás, eu não lhe chamaria tosca, chamaria complicada. Aquela porcaria tem uma lógica horrível, muito difícil de perceber.
Para quem domine o alemão, tem logo uma vantagem ao mexer naquilo.

A ME7 é uma ECU bem mais intuitiva.

Nunca visto grande coisa sobre as M3.8.2, de facto é um "pouco":D diferente derivado a ausência de sensor MAP.
Do pouco que percebi, essa ECU até não será muito difícil, mas muito tempo consumido para uma boa afinação
Basicamente, como nessa ECU não existe nenhuma noção de pressão de turbo, apenas se baseia nas leituras MAF e carga motor. Só deves precisar de solicitar carga, logs, corrigir onde estiver errada, mais logs, ajuste n75 ajuste timming etc...
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Nunca visto grande coisa sobre as M3.8.2, de facto é um "pouco":D diferente derivado a ausência de sensor MAP.
Do pouco que percebi, essa ECU até não será muito difícil, mas muito tempo consumido para uma boa afinação
Basicamente, como nessa ECU não existe nenhuma noção de pressão de turbo, apenas se baseia nas leituras MAF e carga motor. Só deves precisar de solicitar carga, logs, corrigir onde estiver errada, mais logs, ajuste n75 ajuste timming etc...
Também não é rocket science. Ainda este fds se tirou 200cvs dessa ecu de um carro 100% stock. Ser 150/K03 ou 180/K03s, além de náo terem grande diferença não é o mapa stock do de 180 que vai trazer grande coisa, especialmente para injecçao e ignição, muito menos quando é um caso dos injectores não terem o mesmo débito.
 
como disse ontem tive uma noite exaustiva de pesquisa sobre o turbo k03, e fiquei a saber muita coisa, que antes pensava ser de outra forma, o 1º motor 1.8T a ser fabricado, como todos sabem foi o AEB, a seguir saiu a versão mais vitaminada, o AJL com 180cv, em que a única coisa que muda, é a eletrónica, nada mais , tanto turbo, como os injetores componentes internos, e ate mesmo esse é larg port é tudo igual no AEB.. depois saíram os restyling, que já saíram com small port, ECU M7, o turbo k03 manteve-se, embora tenha levado melhorias, devido a problemas crónicos na parte quente do turbo, tendo o part number aletrado diversas vezes por essa razão, não passa de um k03 convencional mas mais resistente, o k03s, esse apenas saiu no S4 B5, e motor BEX da A4 B6... mais tarde saiu o upgrade para os motores 1.8T, o celebre k04-15 plug & play nos motores longitudinais..
 
como disse ontem tive uma noite exaustiva de pesquisa sobre o turbo k03, e fiquei a saber muita coisa, que antes pensava ser de outra forma, o 1º motor 1.8T a ser fabricado, como todos sabem foi o AEB, a seguir saiu a versão mais vitaminada, o AJL com 180cv, em que a única coisa que muda, é a eletrónica, nada mais , tanto turbo, como os injetores componentes internos, e ate mesmo esse é larg port é tudo igual no AEB.. depois saíram os restyling, que já saíram com small port, ECU M7, o turbo k03 manteve-se, embora tenha levado melhorias, devido a problemas crónicos na parte quente do turbo, tendo o part number aletrado diversas vezes por essa razão, não passa de um k03 convencional mas mais resistente, o k03s, esse apenas saiu no S4 B5, e motor BEX da A4 B6... mais tarde saiu o upgrade para os motores 1.8T, o celebre k04-15 plug & play nos motores longitudinais..

Permite-me corrigir.

S4 usa dois turbos k03, menores que o k03 do 1.8T, quando vês a designação k03s é apenas o plural :)

K04-15 quase certeza que não saiu em nenhum motor, e as suas specs são muito idênticas ao k03s, mas maior 'carcaça' admissão
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Permite-me corrigir.

S4 usa dois turbos k03, menores que o k03 do 1.8T, quando vês a designação k03s é apenas o plural :)

K04-15 quase certeza que não saiu em nenhum motor, e as suas specs são muito idênticas ao k03s, mas maior 'carcaça' admissão
pelo que li, o k03s é um turbo com turbinas maiores, entre o k03 e o k04, pelo menos foi o que deu entender..
o k04-15 é um upgrade, e sim não saiu em nenhum modelo, é so mesmo para utilizar por quem quer tirar mais rendimento de um motor, sem ter que andar a trocar componentes, coletores de escape etc etc..
outra coisa dizes que k03s se refere a plural, mas pelo que li refere-se a k03"sport"..
outra coisa, o motor BEX usa apenas um turbo, o k03s, mas usa dois IC..

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Diferenças entre o turbo k03, k03s e k04:


Turbocharger

  • Stock Turbocharger K03 Part Number 058145703J
    Specifications:
    Compressor:36/50
    Turbine: 40/45
  • BEX Turbocharger K03S Part Number 06B145703B
    Specifications:
    Compressor: 38/51
    Turbine: 40/45

Link to VAGCAT.com

And for comparative purposes:

K04-015 Specifications:
Compressor: 38/51
Turbine: 42/46

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para quem estiver interessado em conhecer melhor o motor BEX, tem este link: http://www.audizine.com/forum/showthread.php/509903-BEX-Engine-Information-Thread
 
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