Não é bem assim pratinhol, quando mudei a bomba de água do meu tive de abrir a purga do radiador da sofagem que ele não estava a querer sangrar sozinho, eu também tinha essa ideia.

E outra coisa, nos B5 não é necessário colocar a sofagem no quente, o radiador é directo não tem nenhuma válvula, no caso dos A3 já não sei.
 
Não é bem...

O sistema sangra todo sozinho à excepção da sofagem, essa precisa ser sangrada manualmente.

E meter a sofagem no quente não serve absolutamente para nada, o liquido de refrigeração passa por lá de qualquer maneira.
Pelo menos nos climatronic, nos outros não sei, nunca vi.
 
eu andava com ar no circuito, após a troca do G13 e do reservatório, ouvia-se um borbulhar na zona do radiador da sofagem quando metia o motor a trabalhar, tentei varias vezes sagrar pelo buraco do tubo do radiador da sofagem, mas sem sucesso, houve um dia, depois de chegar a casa com o carro, e o motor quentinho, antes de parar o motor, liguei a sofagem para o quente no maximo, e fui abrir o reservatório do liquido de refrigeração, deixei assim uns minutos, voltei a fechar o reservatório, desliguei o klimatronic, e parei o motor, o certo é que a partir daí, nunca mais ouvi o borbulhar..
 
Last edited:
como disse pode ser o sensor avariado, entre outras coisas, a mim quando apareceu o erro, substitui, e ficou impecável... não tens que sangrar o circuito, tiras o sensor com o motor frio, e não te esqueças de comprar também um o-ring novo, caso optes por trocar o sensor..

Vou começar pelo sensor, ou melhor, dar uma limpeza ali no sensor visto ter uma certa humidade de óleo (fuga ainda não resolvida) ali na zona, dar uma volta com o carro, ligar ao vag-com, se aparecer erro de novo então substituo o sensor ..

Obrigado pela ajuda .. ;)

Em relação ao outro erro nada que me possam dizer a uma possível origem do mesmo ?
 
eu andava com ar no circuito, após a troca do G13 e do reservatório, ouvia-se um borbulhar na zona do radiador da sofagem quando metia o motor a trabalhar, tentei varias vezes sagrar pelo buraco do tubo do radiador da sofagem, mas sem sucesso, houve um dia, depois de chegar a casa com o carro, e o motor quentinho, antes de parar o motor, liguei a sofagem para o quente no maximo, e fui abrir o reservatório do liquido de refrigeração, deixei assim uns minutos, voltei a fechar o reservatório, desliguei o klimatronic, e parei o motor, o certo é que a partir daí, nunca mais ouvi o borbulhar..

Vick, não basta destapar o furinho, é preciso que o nível do liquido de refrigeração esteja acima do furinho, ou seja, é preciso levantar o vaso expansor.

Pura mecânica de fluidos :p

Outro dia fiz isso com o Ricardo para sangrar o meu carro. Ele pode confirmar os resultados.

Ah, a minha MAF deu o berro ontem...
 
O 16500 se dizer "sinal implausivel" pode ser duas coisas:

- sensor de temperatura (não te esqueças que para o 1.8T existem dois tipos de sensor. Um arredondado de um lado e normalmente verde e outro com quadrado normalmente azul como é o meu caso). Vais encontrá-lo do lado direito do motor e bem acessível. Basta tirares a ficha para veres qual o tipo do teu. Se for o caso, mm com a ventoinha a trabalhar deves ver o ponteiro sempre nos 60, ou então o ponteiro mexe-se irregularmente.

- se por acaso (e isto é muito comum em 1.8T devido a termostato ficar preso na posiçao de aberto) reparares que o teu carro em AE pouco sobe dos 60 graus e so chega aos 90 em filas, então é certinho que é o termoestato que tem de ser mudado. Eu mudei o meu na semana passado e consegui faze-lo do lado direito do alternador, evitando as instruções da oficina que dizem para se tirar o alternador (aproveitei e meti um tridon hi-flow para o AGU).

Senão tens estes sintomas mesmo assim deve ser na o sensor da temperatura. Muda-lo não custa nada. Eu mudei um no A2 há duas semanas e estava com tapadinho com barro/ferrugem.

Podes experimentar limpar o teu antes de comprar outro. Lembra-te que e sacares água fora deves por o carro a trabalhar com o aquecimento ao máximo para sangrar todo o sistema. O carro deve auto sangrar-se em deves notar logo a pressão devida nos tubos.

pode ser o sensor avariado, mau contacto ou problemas na fiação
 
Vick, não basta destapar o furinho, é preciso que o nível do liquido de refrigeração esteja acima do furinho, ou seja, é preciso levantar o vaso expansor.

Pura mecânica de fluidos :p

Outro dia fiz isso com o Ricardo para sangrar o meu carro. Ele pode confirmar os resultados.

Ah, a minha MAF deu o berro ontem...

mas eu também fiz desse modo Trevas... então porque dizes que a tua MAF foi a vida? ela não era nova?
 
Vick, não basta destapar o furinho, é preciso que o nível do liquido de refrigeração esteja acima do furinho, ou seja, é preciso levantar o vaso expansor.

Pura mecânica de fluidos :p

Outro dia fiz isso com o Ricardo para sangrar o meu carro. Ele pode confirmar os resultados.

Ah, a minha MAF deu o berro ontem...

Nem mais, em relação a levantar o vaso ainda não precisei, mas é uma excelente técnica também :)

E agora à pouco tempo para sangrar a Lancia vime grego, aquilo tem 2 sangradores, um para o radiador da sofagem e outro no radiador, é um circuito diferente do nosso, logo é necessário sangrar o radiador se não fica uma bolha de ar no mesmo.
 
isso é muito relativo, tem que ser o Trevas a dizer :D
um dos sintomas sei que é falta de velocidade de ponta, mas como o Trevas anda devagar :D

Aí é que te enganas, velocidade de ponta perdes muito pouca, eu andava sem MAF e em ponta o carro dava quase o mesmo a diferença era de 5 km/h..., os sintomas principais foi os que disse acima, juntamente com o consumo mais elevado :p
 
Back
Top