Xiaomi pro2/ LAOTIE SR10

Eu sei. Tenho seguro feito, mas não cobre na realidade. Mas serve para a autoridade. Mas fiz outro de responsabilidade civil pessoal que já cobre.
Porém, a ANSR veio anular a nova lei segundo as normas existentes. Um caso complicado e indeterminado. É andar até não poder mais, ou até ficar devidamente resolvido na legislação.
Continuo a andar todos os dias. A poupança de €€€ é a diversão é gigantesca. O convívio é óptimo entre trotineteiros. Gosto.

A ciaomi bi motor já foi vendida há muito. Ficou apenas a SR10 e uma pequena urbanglide para massacre no mau tempo.

Anexos

• 20250619_214721.jpg
    20250619_214721.jpg
    511,5 KB · Visualizações: 7
  • 20250619_214737.jpg
    20250619_214737.jpg
    523,7 KB · Visualizações: 6
Eu sei. Tenho seguro feito, mas não cobre na realidade. Mas serve para a autoridade. Mas fiz outro de responsabilidade civil pessoal que já cobre.
Porém, a ANSR veio anular a nova lei segundo as normas existentes. Um caso complicado e indeterminado. É andar até não poder mais, ou até ficar devidamente resolvido na legislação.
Continuo a andar todos os dias. A poupança de €€€ é a diversão é gigantesca. O convívio é óptimo entre trotineteiros. Gosto.
A ANSR não anula Leis.
O que a ANSR fez, foi emitir um esclarecimento. E esse esclarecimento foi que a nova Lei excluia as bicicletas elétricas, não as trotinetes.

Sem ter os artigos de cor em mente, pelo esclarecimento da ANSR tem a ver com a classificação dos veículos.
Os velocípedes com motor são equiparados a simples velocípedes.
As trotinetes não, segundo esta alteração da Lei.

Sem ter os artigos de cor em mente, pelo esclarecimento da ANSR tem a ver com a classificação dos veículos.
Os velocípedes com motor são equiparados a simples velocípedes.
As trotinetes não, segundo esta alteração da Lei.
Precisamente , trotinetes são classificados como velocipedes segundo o artigo que coloquei.
O que não entra na classificação, é a ilegalidade das demais superiores. Mas são já outra história, pois como eu, há muitos com o mesmo problema: seguro feito, cobertura zero.

Precisamente , trotinetes são classificados como velocipedes segundo o artigo que coloquei.
O que não entra na classificação, é a ilegalidade das demais superiores. Mas são já outra história, pois como eu, há muitos com o mesmo problema: seguro feito, cobertura zero.
Pelo que percebi, esta alteração veio que, de certa forma, fazer separação face às características das trotinetes. Nomeadamenda face ao peso, potência e velocidade.
Ou seja, há trotinetes sem obrigatoriedade de seguro e outras com obrigatoriedade.
O cerne da dúvida aqui é que o Código da Estrada de forma generalizada, faz equiparação aos velocípedes de TODAS as trotinetes.
Porém o Código da Estrada é uma lei geral e a Lei do seguro e uma lei específica. E as leis específicas sobrepõem-se sempre às leis gerais.
A ANSR aqui veio meter o bedelho onde não é chamada, pois isto nem e da competência deles mas sim do IMT.

Outra alínea:
A malta paga seguro mas a cobertura e zero, como assim? Pagam seguro para quê então?

Last edited:
Partilho da mesma loucura
Comprei o brinquedo para dar uns passeios pela aldeia e agora nāo quero outra coisa.

Lamentavelmente, ainda estou a tentar esclarecer a questão recentemente levantada quando à obrigatoriedade do seguro, e até mesmo quanto à legalidade de circular neste tipo de trotinete (+/- 30 Kg e com 2000W).
Neste modelo, dois motores 1000W+1000W, com possibilidade de trabalharem de forma independente ou em simultâneo.

Tenho andado com limite dos 25km ativo, tal como vem de fabrica. Sendo esse ponto o mais facil de resolver.

Não gosto de transgredir a lei e por essa razão estou um pouco apreensivo com a situação.

Anexos

• IMG_7962.jpeg
    IMG_7962.jpeg
    464,1 KB · Visualizações: 4
  • IMG_7964.jpeg
    IMG_7964.jpeg
    370,5 KB · Visualizações: 4
Partilho da mesma loucura
Comprei o brinquedo para dar uns passeios pela aldeia e agora nāo quero outra coisa.

Lamentavelmente, ainda estou a tentar esclarecer a questão recentemente levantada quando à obrigatoriedade do seguro, e até mesmo quanto à legalidade de circular neste tipo de trotinete (+/- 30 Kg e com 2000W).
Neste modelo, dois motores 1000W+1000W, com possibilidade de trabalharem de forma independente ou em simultâneo.

Tenho andado com limite dos 25km ativo, tal como vem de fabrica. Sendo esse ponto o mais facil de resolver.

Não gosto de transgredir a lei e por essa razão estou um pouco apreensivo com a situação.
Não se se será fácil de resolver.
O novo decreto lei diz "Uma velocidade máxima de projeto superior a 25 km/h". Ou seja, mesmo limitando a velocidade dele, há infração.
Isto para não dizer que, em fiscalização, ninguém vai testar a velocidade que a teotinete alcança, mas sim com base nas características do fabricante.

Percebo, mas neste caso a etiqieta da trotinete indica que a velocidade maxima sāo os 25kmh. Julgo qie será considerada a velocidade de projeto. Julgo que os carros elétricos terão também um limite de velocidade por SW.

Mais do que isso é adulterar à trotinete,
Que embora seja fácil, tem que ser intensional.

Anexos

• IMG_8722.jpeg
    IMG_8722.jpeg
    615,1 KB · Visualizações: 5
Last edited:
Entretanto, espero não estar a estragar o topico do madlima…

Para já, a única modificação que fiz foi a instalação de um alarme com corta corrente, na verdade não foi necessário fazer nada a nāo ser a abertura do compartimento da bateria e ligar umas fichas.

Dada a largura dos pneus, os travões de disco e o peso, a condução é muito segura, claro, saio sempre com capacete.

O facto de ter muita força também beneficia a estabilidade.

Edit: e coloquei uma lapa para saber onda ela está (espero nunca necessitar)

Anexos

• IMG_8762.jpeg
    IMG_8762.jpeg
    105,9 KB · Visualizações: 0
Last edited:
Percebo, mas neste caso a etiqieta da trotinete indica que a velocidade maxima sāo os 25kmh. Julgo qie será considerada a velocidade de projeto. Julgo que os carros elétricos terão também um limite de velocidade por SW.

Mais do que isso é adulterar à trotinete,
Que embora seja fácil, tem que ser intensional.
Precisa na mesma de seguro por causa do peso.

• Like
Reactions: RRA
Back