Caracteristicas Técnicas: Marca: Mazda Modelo: Xedos 9 Motor e Transmissão: 2.3L DOHC 24-valve Miller-Cycle V6 com compressor Lysholm. Transmissão automática de 4 velocidades.. Chassis: JMZTA :Motor frontal. Transversal FWD. (Sedan. Mazda T platform) Travões: 4 discos (ventilados à frente) ABS e EBD Jantes/Pneus: 215/55 R 16 Exterior: Verde mica metalizado Interior: Estofos em pele, tecto de abrir, etc...etc... Audio: Kenwood com leitor de cd frontal (de origem) Caros amigos, Após um período de reflexão (trabalho...trabalho...), eis que estou dono de uma máquina bastante rara: Um Mazda Xedos 9 (há uns 4 ou 5 cá V6 de 2.5 litros)...mas na versão de 2.3 litros, com um motor raro de "5 tempos" - Miller Cycle - a debitar qq coisa como 212/217 cv. Este passará a ser um projecto importante, pela raridade do carro ( a Mazda diz que deverá ser o único em Portugal), pela potência...e pelas mods que serão estudadas ao pormenor, sempre tentando não estragar o original. Assim: 1- Umas Jantes e pneus à home (18). 2- Instalação de CAI ( cool air intake) que levará ar fresquinho ao compressor e aumentará a potência para uns 230 cv. O resto virá com o tempo. O carro é nacional, tem só 34.000 km (comprovados) e uma longa história. Mais sobre este modelo, conhecido por Eunos no japão e millenia nos States aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_Millenia O motor: http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_K_engine#KJ-ZEM O ciclo Miller: http://en.wikipedia.org/wiki/Miller_cycle Umas fotitas rascas ,de telemóvel, tiradas ontem , dia da aquisição do bicho...e é mesmo bicho pois mede quase 5 metros! PAPY: vais ter trabalho...desta é de vez! [img width=800 height=600]http://img529.imageshack.us/img529/8666/16052008003hg1.jpg[/img] [img width=800 height=600]http://img120.imageshack.us/img120/3654/16052008001bt8.jpg[/img] [img width=800 height=600]http://img120.imageshack.us/img120/3024/16052008002pr3.jpg[/img] [img width=800 height=600]http://img120.imageshack.us/img120/6338/16052008004hl4.jpg[/img] [img width=800 height=600]http://img120.imageshack.us/img120/2647/16052008005zs2.jpg[/img] [img width=800 height=600]http://img529.imageshack.us/img529/1964/16052008006rf4.jpg[/img] [img width=800 height=600]http://img529.imageshack.us/img529/9114/16052008007bq1.jpg[/img] [img width=800 height=600]http://img120.imageshack.us/img120/2071/16052008008fj3.jpg[/img] [img width=800 height=600]http://img120.imageshack.us/img120/5076/16052008008lm9.jpg[/img] [img width=800 height=600]http://img120.imageshack.us/img120/5978/16052008009yb7.jpg[/img] [img width=800 height=600]http://img246.imageshack.us/img246/3336/16052008010sm4.jpg[/img] [img width=800 height=600]http://img246.imageshack.us/img246/6569/16052008011uu6.jpg[/img]
Parabens Cuto! Realmente pelo que estive a investigar deve ser mesmo raro ! Já vi que a Mazda e os aficionados da marca consideram este modelo como "ultra-special" Sabes quantas unidades foram fabricadas? Por acaso sei onde está um Xedos 9 mas o 2.5 8) Que tal usares este modelo ou parecido para uma melhor apresentação do carro http://www.audipt.com/forum2/index.php?topic=22502.0 Deixa a apresentação e poe mais fotos :twisted:
Ontem andei a cuscar num forum da Mazda que um Cutito qq me enviou o link, e fiquei maluco....o pessoal delira com esta bomba :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: Parabéns pela bela aquisição que fizeste 8) 8) 8) 8) E venha de lá essa "voltinha" que prometeste
eu curtia quando era novo era do xedos 6..na altura estes carros eram dos mais bonitos e inovadores do mercado :twisted: se estas jantes ficam bem no 6, tb ao de ficar bem no teu :twisted:
X2!! Tens aí uma grande base... agora é esperar que as mods que tens programadas vao para o sítio o mais rapidamente possível. Parabéns cuto e boa sorte para o projecto!!
Os meus parabéns!! Grande maxine, sou um "alemanista"/ argolista nato, mas a minha segunda preferencia, vai para a mazda e posso dizer.te que esse bixo, sem ser muito trabalhado cresce a olhos vistos... a nivel de mecanica e tal como na honda, é "facil"... com alguns ajustes... Não fosse eu um portador, de não tão raro, mas de um Ocean da mazda, para portugal só vieram 80 unidades... Vou falar sobre a tua makina ao ppl da mazda e depois entro em contacto, mas se vires bem, nas americas tens umas coisitas bem nice para a makina! Parabéns e mods com ele! (mas não muitas para "não perder o valor"
-------------------------------------------EM NOVEMBRO-------------------------------------------------------------------------- Ora cá estou de novo e com algumas actualizações: Neste momento o Xedos 9 está perto de fazer 11.000 km's nas minhas mãos. Os consumos estão na casa dos 11,2 L /100 km, isto com muita cidade. Numa ida a Fátima em que fui acompanhado por um MB c 220 cdi, fiz média de 8 L a velocidade média de 120 ( o que não me parece muito mal). Coisas boas a reportar: o carro é um exclusivo nacional. Uns gostam, outros não...ninguém fica indiferente à sua passagem. O nível de conforto a bordo é excepcional, sendo que o carro é tão silencioso em cruise que até parece andar "à vela". Impressionante o kickdown da caixa: o animal chega aos 200 km/h num piscar de olhos ( para quem conhece, na A3, chegado às portagens da Maia em direcção a Braga, passei na via verde a 50 km/h, o kickdown para 3ª faz com que o carro chegue aos 200 antes da recta das bombas de da Galp). Coisas menos boas: é um carro que até a marca tem relutância em "mexer". Estão pouco à vontade com o Miller Cycle. Há um par de meses levei-o à Rodex, onde fui bem atendido, mas pura e simplesmente nunca tinham visto o modelo. Quanto ao motor..ainda menos. Solicitei uma revisão geral com mudança de óleos, filtros, etc.. Como participo de um fórum internacional da mazda, onde este modelo é bem conhecido, falei na hipótese de mudarem o óleo à caixa automática. Responderam (e bem) que tal não está previsto no manual de oficina do carro (já o sabia pq arranjei o manual logo nos 1ºs tempos, bem como o Mazda EPC, muito me têm ajudado). Claro que adiantei com a hipótese de se fazer um flush à caixa e expliquei como se fazia . Não arriscaram e sugeri então que se fizesse a muda do óleo e passados uns 5.000 kms, uma outra afim de limpar o conversor de binário. Como vêem, é algo difícil arranjar quem faça neste carro o que é se faz correntemente nos States com o Millenia. A parte pior é a que chega agora. A revisão foi normal, mas pedi para orçamentarem pastilhas para a frente e traseira, bem como preços da correia de distribuição e tensores. O choque: as pastilhas ficavam por cerca de 400 Euros , a correia e 2 tensores por 1700. Comprei as pastilhas via net por cerca de 100 Euros (EBC) e consigo todas as correias para o carro e tensores por cerca de 400 Euros. Só falta arranjar quem as coloque...pq na marca, obviamente, não o fazem. Alguns problemas a reportar: a consola central em madeira estalou por completo. Penso que o facto de o carro ter estado parado bastante tempo contribuiu para isso. A consola é de alumínio e é revestida a folha de madeira (raíz de mogno), logo a contracção e expansão dos 2 materiais não permite adivinhar uma vida longa à madeira. Resultado: comprei uma consola do modelo Exclusive por 25 Euros numa loja de peças usadas alemã. É a que está de momento no carro, à espera que chegue uma acabadinha de ganhar num leilão do Ebay: uma consola de um Millenia, exactamente igual à do Xedos 9, com a vantagem de ser imitação de madeira (tal como os comandos das portas do Xedos...que estão impecáveis!). O preço da consola cá ficaria acima dos 600 Euros, pelo que me vou habituando a comprar usado. Outro exemplo: o faról esquerdo levou uma pedrada e ficou com aquele efeito de bolha. O faról custa mais de 1000 Euros cá, sendo que não prevêem prazo de chegada - comprei um em 2ª mão na tal loja, por 170 Euros e em estado impecável. Aproveitei e comprei um par de buzinas originais que estavam à venda por 10 Euros. Neste momento aguardo por um tempinho para colocar o farol para em seguida detalhar o carro num detalhista cá do Norte. O que não consigo mesmo é arranjar quem mexa neste motor... A marca faz, mas só com material lá comprado (mesmo assim pedem uma hora a mais para mudar a correia de distribuição...pq nunca mudaram uma). Deixo aqui o link com as fotos actuais da consola, novo rádio e Gps Navigon http://www.mazdaworld.net/forums/index.php?showtopic=3088 e aqui o farol recém chegado http://www.mazdaworld.net/forums/index.php?showtopic=3100 Peço à moderação desculpa por postar os links, mas é uma homenagem que faço aqueles amantes da marca...isso e pq, de momento tou com pressa! Sendo certo que o fórum referido tem sido a minha tábua de salvação.
Actualização: Consola recuperada por mãos de mago! Como havia referido,a consola central revestida a madeira (raíz de mogno) vinha de origem com o Xedos 9 e estava toda partida. O problema é simples e deu-me alguma preocupação, porquanto quero manter o carro o mais "stock" possível. A consola em é feita de alumínio, sendo revestida a madeira (nada de plásticos a imitar madeira, o que até tem vantagens...). O que acontece é que o alumínio e a madeira têm indíces de expansão e contracçaõ diferentes. Como o carro pouco andou em oito anos, assim que começou a ser usado no dia-a-dia, com sujeição ao calor do Verão e ao uso do ar condicionado, a madeira original pura e simplesmente começou a quebrar. Claro que comecei de imediato a procurar soluções. Buscas de consolas usadas no ebay; busca de consolas do Mazda Millenia (mm modelo que o Xedos 9). As únicas opções foram encontradas: - Comprar a consola nova a um preço superior a mil euros e sem garantia do tempo de espera. -Comprar a consola dum Millenia, mas nos States tal consola é em plástico a imitar madeira (por motivos de mercado, o mazda Millenia saiu muito pobre em relação ao Xedos 9...o que deixa os seus possuidores e admiradores da marca profundamente irritados: o carro nos E.U.A. não possui retrovisores retrácteis electricamente...as ópticas são em plástico..etc..etc..). -Tentar encontrar uma empresa que reconstruísse a consola danificada. Comprar novo estava fora de questão, pois só em último recurso o faria; Mandar vir uma consola dos States, até mandei....para já o vendedor não contacta, pelo que, apesar de ter custado 30 Euros(!); irei reportar o caso ao Paypal. As únicas empresas que fazem este tipo de restauro são, estão, basicamente, em Inglaterra , mas nem responderam a qq mail. trabalham essencialmente no restauro de Jags e clássicos. Uma outra está localizada na Austrália e o dono foi extremamente simpático: até telefonou...Faz o restauro para o Eunos 800 (o nome do Xedos 9 nos antípodas e no japão), mas em plástico (fakewood). Esta solução seria extremamente cara, se bem que, muito mais barata que a compra de uma consola nova, rondando os 250 Euros...mais portes...mais alfândega! Até que....perguntei a um grande amigo meu (daqueles mesmo à séria) que possui uma empresa de carpintaria se era possível aquilo ter arranjo. Mirou a consola toda descascada, torceu o nariz e disse que se podia tentar, mas que traballhar artesanalmente os contornos em folha de madeira podia ser difícil. Como detestava o aspecto da consola, comprei uma em 2ª mão na Alemanha por 30 euros: consola de um Xedos 9 com acabamentos inferiores ao meu (acho q era a versão excluve...). Tal consola é em alumínio, a condizer com os restantes acabamentos- bancos em alcântara e não couro e sem inserções nenhumas em madeira. Saquei a consola original e passei a usar a de alumínio (que táe fica mto bem no carro, mas não condiz com os restantes acabamentos. Como nunca ponderei sequer a utilização daqueles autocolantes a imitar madeira, entrguei a consola original a esse meu amigo e padrinho de casamento. Após ter posto um funcionário a tentar folhear a consola sem sucesso, o meu amigo (homem que começou a trabalhar em carpintaria e construção civil muito cedo na vida), que tem umas mãos de artista decidiu tentar ele. O resultado é fabuloso! A consola ficou MELHOR que de origem, sendo a madeira exactamente igual. Decidi partilhar esta experiência com o fórum porque sei que muita gente com carros semelhantes tem ou pode vir a ter o mesmo problema num tablier...numa consola, etc..etc.. Num fórum internacional da marca, onde vinha relatando o problema, está tudo louco com o resultado final! Os millenias querem todos madeira real agora! Por fim..deixo as fotos (rascas de telemóvel) da consola danificada, da substituta...e da reconstrução feita. O Problema: O remediar da coisa: Reconstrução: fotos tiradas no dia em que ma entregou após uma almoçarada...e em que foi logo pró sítio (sim pq maozinhas para desmontar consolas tenho eu!)