Mazda Xedos 9 2.3 L V6 Miller Cycle

Tópico em 'Outras Marcas' iniciado por cuto, 17 Mai 2008.

  1. cuto

    cuto

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    Marca: Mazda

    Modelo: Xedos 9

    Motor e Transmissão: 2.3L DOHC 24-valve Miller-Cycle V6 com compressor Lysholm. Transmissão automática de 4 velocidades..

    Chassis: JMZTA :Motor frontal. Transversal FWD. (Sedan. Mazda T platform)

    Travões: 4 discos (ventilados à frente) ABS e EBD

    Jantes/Pneus: 215/55 R 16

    Exterior: Verde mica metalizado

    Interior: Estofos em pele, tecto de abrir, etc...etc...

    Audio: Kenwood com leitor de cd frontal (de origem)


    Caros amigos,

    Após um período de reflexão (trabalho...trabalho...), eis que estou dono de uma máquina bastante rara:

    Um Mazda Xedos 9 (há uns 4 ou 5 cá V6 de 2.5 litros)...mas na versão de 2.3 litros, com um motor raro de "5 tempos" - Miller Cycle - a debitar qq coisa como 212/217 cv.

    Este passará a ser um projecto importante, pela raridade do carro ( a Mazda diz que deverá ser o único em Portugal), pela potência...e pelas mods que serão estudadas ao pormenor, sempre tentando não estragar o original.

    Assim:

    1- Umas Jantes e pneus à home (18).

    2- Instalação de CAI ( cool air intake) que levará ar fresquinho ao compressor e aumentará a potência para uns 230 cv.

    O resto virá com o tempo.

    O carro é nacional, tem só 34.000 km (comprovados) e uma longa história.

    Mais sobre este modelo, conhecido por Eunos no japão e millenia nos States aqui:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_Millenia

    O motor:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_K_engine#KJ-ZEM

    O ciclo Miller:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Miller_cycle


    Umas fotitas rascas ,de telemóvel, tiradas ontem , dia da aquisição do bicho...e é mesmo bicho pois mede quase 5 metros!

    PAPY: vais ter trabalho...desta é de vez!


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  2. Paiol

    Paiol

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    Parabens Cuto!

    Realmente pelo que estive a investigar deve ser mesmo raro !

    Já vi que a Mazda e os aficionados da marca consideram este modelo como "ultra-special"
    Sabes quantas unidades foram fabricadas?

    Por acaso sei onde está um Xedos 9 mas o 2.5 8)

    Que tal usares este modelo ou parecido para uma melhor apresentação do carro ;)
    http://www.audipt.com/forum2/index.php?topic=22502.0

    Deixa a apresentação e poe mais fotos :twisted:
     
  3. PAPY

    PAPY

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    o carro ta mto fixe, e é bem bonito 8)

    ja que vou ter trabalho, nao te eskeças de me trazer os dvd's :D
     
  4. rmatos

    rmatos

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    Ontem andei a cuscar num forum da Mazda que um Cutito qq me enviou o link, e fiquei maluco....o pessoal delira com esta bomba :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


    Parabéns pela bela aquisição que fizeste 8) 8) 8) 8)

    E venha de lá essa "voltinha" que prometeste :D
     
  5. mnuno_oliveira

    mnuno_oliveira

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    Parece um carro da Máfia :D :lol: :D :lol: :p ;)
     
  6. b3rth3l0t

    b3rth3l0t

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    eu curtia quando era novo era do xedos 6..na altura estes carros eram dos mais bonitos e inovadores do mercado :twisted:

    [​IMG]
    se estas jantes ficam bem no 6, tb ao de ficar bem no teu :twisted:
     
  7. Zé

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    X2!!

    Tens aí uma grande base... agora é esperar que as mods que tens programadas vao para o sítio o mais rapidamente possível.


    Parabéns cuto e boa sorte para o projecto!!
     
  8. Viper

    Viper

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    Os meus parabéns!!


    Grande maxine, sou um "alemanista"/ argolista nato, mas a minha segunda preferencia, vai para a mazda e posso dizer.te que esse bixo, sem ser muito trabalhado cresce a olhos vistos... a nivel de mecanica e tal como na honda, é "facil"... com alguns ajustes...
    Não fosse eu um portador, de não tão raro, mas de um Ocean da mazda, para portugal só vieram 80 unidades... Vou falar sobre a tua makina ao ppl da mazda e depois entro em contacto, mas se vires bem, nas americas tens umas coisitas bem nice para a makina! Parabéns e mods com ele! (mas não muitas para "não perder o valor" :D
     
  9. PLAT0NIC0

    PLAT0NIC0

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    Este carro tem mesmo bom aspecto!

    Deve ser muito dificil de encontrar um parecido!

    ;)
     
  10. mokinhasmoreira

    mokinhasmoreira

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    Ja é uma reliquia lolololol
     
  11. DiogoC

    DiogoC

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    Uma verdadeira banheira...mas sem duvida um belo carro.Isso deve ter uma alma descomunal.
     
  12. cuto

    cuto

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    -------------------------------------------EM NOVEMBRO--------------------------------------------------------------------------
    Ora cá estou de novo e com algumas actualizações:

    Neste momento o Xedos 9 está perto de fazer 11.000 km's nas minhas mãos. Os consumos estão na casa dos 11,2 L /100 km, isto com muita cidade. Numa ida a Fátima em que fui acompanhado por um MB c 220 cdi, fiz média de 8 L a velocidade média de 120 ( o que não me parece muito mal).

    Coisas boas a reportar: o carro é um exclusivo nacional. Uns gostam, outros não...ninguém fica indiferente à sua passagem. O nível de conforto a bordo é excepcional, sendo que o carro é tão silencioso em cruise que até parece andar "à vela". Impressionante o kickdown da caixa: o animal chega aos 200 km/h num piscar de olhos ( para quem conhece, na A3, chegado às portagens da Maia em direcção a Braga, passei na via verde a 50 km/h, o kickdown para 3ª faz com que o carro chegue aos 200 antes da recta das bombas de da Galp).

    Coisas menos boas: é um carro que até a marca tem relutância em "mexer". Estão pouco à vontade com o Miller Cycle. Há um par de meses levei-o à Rodex, onde fui bem atendido, mas pura e simplesmente nunca tinham visto o modelo. Quanto ao motor..ainda menos. Solicitei uma revisão geral com mudança de óleos, filtros, etc.. Como participo de um fórum internacional da mazda, onde este modelo é bem conhecido, falei na hipótese de mudarem o óleo à caixa automática. Responderam (e bem) que tal não está previsto no manual de oficina do carro (já o sabia pq arranjei o manual logo nos 1ºs tempos, bem como o Mazda EPC, muito me têm ajudado). Claro que adiantei com a hipótese de se fazer um flush à caixa e expliquei como se fazia . Não arriscaram e sugeri então que se fizesse a muda do óleo e passados uns 5.000 kms, uma outra afim de limpar o conversor de binário.
    Como vêem, é algo difícil arranjar quem faça neste carro o que é se faz correntemente nos States com o Millenia. A parte pior é a que chega agora. A revisão foi normal, mas pedi para orçamentarem pastilhas para a frente e traseira, bem como preços da correia de distribuição e tensores. O choque: as pastilhas ficavam por cerca de 400 Euros , a correia e 2 tensores por 1700. Comprei as pastilhas via net por cerca de 100 Euros (EBC) e consigo todas as correias para o carro e tensores por cerca de 400 Euros. Só falta arranjar quem as coloque...pq na marca, obviamente, não o fazem.

    Alguns problemas a reportar: a consola central em madeira estalou por completo. Penso que o facto de o carro ter estado parado bastante tempo contribuiu para isso. A consola é de alumínio e é revestida a folha de madeira (raíz de mogno), logo a contracção e expansão dos 2 materiais não permite adivinhar uma vida longa à madeira. Resultado: comprei uma consola do modelo Exclusive por 25 Euros numa loja de peças usadas alemã. É a que está de momento no carro, à espera que chegue uma acabadinha de ganhar num leilão do Ebay: uma consola de um Millenia, exactamente igual à do Xedos 9, com a vantagem de ser imitação de madeira (tal como os comandos das portas do Xedos...que estão impecáveis!).
    O preço da consola cá ficaria acima dos 600 Euros, pelo que me vou habituando a comprar usado. Outro exemplo: o faról esquerdo levou uma pedrada e ficou com aquele efeito de bolha. O faról custa mais de 1000 Euros cá, sendo que não prevêem prazo de chegada - comprei um em 2ª mão na tal loja, por 170 Euros e em estado impecável. Aproveitei e comprei um par de buzinas originais que estavam à venda por 10 Euros.

    Neste momento aguardo por um tempinho para colocar o farol para em seguida detalhar o carro num detalhista cá do Norte.

    O que não consigo mesmo é arranjar quem mexa neste motor... A marca faz, mas só com material lá comprado (mesmo assim pedem uma hora a mais para mudar a correia de distribuição...pq nunca mudaram uma).

    Deixo aqui o link com as fotos actuais da consola, novo rádio e Gps Navigon
    http://www.mazdaworld.net/forums/index.php?showtopic=3088
    e aqui o farol recém chegado
    http://www.mazdaworld.net/forums/index.php?showtopic=3100


    Peço à moderação desculpa por postar os links, mas é uma homenagem que faço aqueles amantes da marca...isso e pq, de momento tou com pressa! Sendo certo que o fórum referido tem sido a minha tábua de salvação.
     
  13. cuto

    cuto

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    Actualização: Consola recuperada por mãos de mago!

    Como havia referido,a consola central revestida a madeira (raíz de mogno) vinha de origem com o Xedos 9 e estava toda partida.

    O problema é simples e deu-me alguma preocupação, porquanto quero manter o carro o mais "stock" possível. A consola em é feita de alumínio, sendo revestida a madeira (nada de plásticos a imitar madeira, o que até tem vantagens...). O que acontece é que o alumínio e a madeira têm indíces de expansão e contracçaõ diferentes. Como o carro pouco andou em oito anos, assim que começou a ser usado no dia-a-dia, com sujeição ao calor do Verão e ao uso do ar condicionado, a madeira original pura e simplesmente começou a quebrar.

    Claro que comecei de imediato a procurar soluções. Buscas de consolas usadas no ebay; busca de consolas do Mazda Millenia (mm modelo que o Xedos 9). As únicas opções foram encontradas:

    - Comprar a consola nova a um preço superior a mil euros e sem garantia do tempo de espera.
    -Comprar a consola dum Millenia, mas nos States tal consola é em plástico a imitar madeira (por motivos de mercado, o mazda Millenia saiu muito pobre em relação ao Xedos 9...o que deixa os seus possuidores e admiradores da marca profundamente irritados: o carro nos E.U.A. não possui retrovisores retrácteis electricamente...as ópticas são em plástico..etc..etc..).
    -Tentar encontrar uma empresa que reconstruísse a consola danificada.

    Comprar novo estava fora de questão, pois só em último recurso o faria;

    Mandar vir uma consola dos States, até mandei....para já o vendedor não contacta, pelo que, apesar de ter custado 30 Euros(!); irei reportar o caso ao Paypal.

    As únicas empresas que fazem este tipo de restauro são, estão, basicamente, em Inglaterra , mas nem responderam a qq mail. trabalham essencialmente no restauro de Jags e clássicos. Uma outra está localizada na Austrália e o dono foi extremamente simpático: até telefonou...Faz o restauro para o Eunos 800 (o nome do Xedos 9 nos antípodas e no japão), mas em plástico (fakewood). Esta solução seria extremamente cara, se bem que, muito mais barata que a compra de uma consola nova, rondando os 250 Euros...mais portes...mais alfândega!

    Até que....perguntei a um grande amigo meu (daqueles mesmo à séria) que possui uma empresa de carpintaria se era possível aquilo ter arranjo.
    Mirou a consola toda descascada, torceu o nariz e disse que se podia tentar, mas que traballhar artesanalmente os contornos em folha de madeira podia ser difícil.

    Como detestava o aspecto da consola, comprei uma em 2ª mão na Alemanha por 30 euros: consola de um Xedos 9 com acabamentos inferiores ao meu (acho q era a versão excluve...). Tal consola é em alumínio, a condizer com os restantes acabamentos- bancos em alcântara e não couro e sem inserções nenhumas em madeira.

    Saquei a consola original e passei a usar a de alumínio (que táe fica mto bem no carro, mas não condiz com os restantes acabamentos.

    Como nunca ponderei sequer a utilização daqueles autocolantes a imitar madeira, entrguei a consola original a esse meu amigo e padrinho de casamento.

    Após ter posto um funcionário a tentar folhear a consola sem sucesso, o meu amigo (homem que começou a trabalhar em carpintaria e construção civil muito cedo na vida), que tem umas mãos de artista decidiu tentar ele. O resultado é fabuloso! A consola ficou MELHOR que de origem, sendo a madeira exactamente igual.

    Decidi partilhar esta experiência com o fórum porque sei que muita gente com carros semelhantes tem ou pode vir a ter o mesmo problema num tablier...numa consola, etc..etc..

    Num fórum internacional da marca, onde vinha relatando o problema, está tudo louco com o resultado final! Os millenias querem todos madeira real agora!

    Por fim..deixo as fotos (rascas de telemóvel) da consola danificada, da substituta...e da reconstrução feita.


    O Problema:

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    O remediar da coisa:

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    Reconstrução: fotos tiradas no dia em que ma entregou após uma almoçarada...e em que foi logo pró sítio (sim pq maozinhas para desmontar consolas tenho eu!)

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  14. PAPY

    PAPY

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    impacabel, muito bom mesmo ;) tenho de mandar fazer o mesmo na consola do SL :S
     
  15. cuto

    cuto

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    Oh Oh...olha que o homem até é da Maia e tudo. :twisted:
     

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