Boas pessoal..
é o seguinte, surgiu-me uma duvida que nunca antes tinha pensado nisso..
Tenho um amigo que tem um A3 8L 130cv e o turbo foi à vida.. Arranjou um GT20, adaptou-o ao colector de origem e eleminou a EGR. Em electronica não mexeu, portanto ficou na mesma Stock. Claro que em altas mais em 5 ou 6ª o carro entra em SAFE devido a excesso de pressão. Apos conversa e tal ele pergunta-me onde esta a WasteGate dos nossos carros... Eu de primeiro pensamento disse que era o corpo que esta agarrado ao turbo.. mas mais um pouco de conversa e chegamos a conclusao que esse corpo não é WasteGate mas sim o controlador de Geometria (funciona por Vacuo). Pronto, foi um tema de conversa alargado no qual nao conseguimos defenir onde esta a WasteGate.
Sei que a Pressão de Admissão ja e controlada electronicamente e a unica peça capaz de fazer esse efeito será a tão famosa N75. Mas se a N75 so tem ligação ao turbo por Vacuo, por onde sai o ar em excesso da admissão??? A unica hipotese que coloquei seria pela EGR, uma vez que o sensor MAP tambem nao faz "descarga"...
Recapitulando, esta a duvida, por onde sai o ar em excesso da admissão? Tipo, quando calcamos em baixas a fundo e tiramos o pe do acelerador ouve-se um "Pfiiiiiii"... esse "pfiiiii" é o ar a sair, mas por onde???
é o seguinte, surgiu-me uma duvida que nunca antes tinha pensado nisso..
Tenho um amigo que tem um A3 8L 130cv e o turbo foi à vida.. Arranjou um GT20, adaptou-o ao colector de origem e eleminou a EGR. Em electronica não mexeu, portanto ficou na mesma Stock. Claro que em altas mais em 5 ou 6ª o carro entra em SAFE devido a excesso de pressão. Apos conversa e tal ele pergunta-me onde esta a WasteGate dos nossos carros... Eu de primeiro pensamento disse que era o corpo que esta agarrado ao turbo.. mas mais um pouco de conversa e chegamos a conclusao que esse corpo não é WasteGate mas sim o controlador de Geometria (funciona por Vacuo). Pronto, foi um tema de conversa alargado no qual nao conseguimos defenir onde esta a WasteGate.
Sei que a Pressão de Admissão ja e controlada electronicamente e a unica peça capaz de fazer esse efeito será a tão famosa N75. Mas se a N75 so tem ligação ao turbo por Vacuo, por onde sai o ar em excesso da admissão??? A unica hipotese que coloquei seria pela EGR, uma vez que o sensor MAP tambem nao faz "descarga"...
Recapitulando, esta a duvida, por onde sai o ar em excesso da admissão? Tipo, quando calcamos em baixas a fundo e tiramos o pe do acelerador ouve-se um "Pfiiiiiii"... esse "pfiiiii" é o ar a sair, mas por onde???