WasteGate - 1.9 TDI - Por onde faz a descarga do ar em excesso???

Boas pessoal..

é o seguinte, surgiu-me uma duvida que nunca antes tinha pensado nisso..

Tenho um amigo que tem um A3 8L 130cv e o turbo foi à vida.. Arranjou um GT20, adaptou-o ao colector de origem e eleminou a EGR. Em electronica não mexeu, portanto ficou na mesma Stock. Claro que em altas mais em 5 ou 6ª o carro entra em SAFE devido a excesso de pressão. Apos conversa e tal ele pergunta-me onde esta a WasteGate dos nossos carros... Eu de primeiro pensamento disse que era o corpo que esta agarrado ao turbo.. mas mais um pouco de conversa e chegamos a conclusao que esse corpo não é WasteGate mas sim o controlador de Geometria (funciona por Vacuo). Pronto, foi um tema de conversa alargado no qual nao conseguimos defenir onde esta a WasteGate.

Sei que a Pressão de Admissão ja e controlada electronicamente e a unica peça capaz de fazer esse efeito será a tão famosa N75. Mas se a N75 so tem ligação ao turbo por Vacuo, por onde sai o ar em excesso da admissão??? A unica hipotese que coloquei seria pela EGR, uma vez que o sensor MAP tambem nao faz "descarga"...

Recapitulando, esta a duvida, por onde sai o ar em excesso da admissão? Tipo, quando calcamos em baixas a fundo e tiramos o pe do acelerador ouve-se um "Pfiiiiiii"... esse "pfiiiii" é o ar a sair, mas por onde???
 
Faz a descarga de ar em excesso ???

Eu achava que os tdi não faziam isso... Que era por isso que o pessoal andava a meter blow off valve...... Para passar a fazer o Pfiuuu....

Ainda ontem estive a desmontar o tubo de ar que vem do turbo e entra na EGR e aquilo não me parece que descarregue para lado nenhum... A não ser para a admissão...


Mas deixa vir quem percebe a serio destas coisas...
 
Os motores diesel não precisão de libertar a pressão quando levantas o pé.
Isso só acontece nos motores a gasolina porque nesses, quando carregas no acelerador, fazes actuar a borbuleta da admissão (não existe nos diesel) que te deixa passar a quantidade de ar que o motor necessita para subir de regime. Quando levantas o pé a borbuleta fecha o que faz, no caso de teres uma dumpvalve, que o excesso de pressão seja libertado produzindo aquele som que todos adoramos.
 
Estão a misturar tudo e são coisas completamente diferentes... Agora estou de saída mas quando cá chegar mais logo, deixo aqui uma breve explicação com base no que sei/pesquisei...
 
Ele tem razão em dizer que existe uma waste gate..

Se calhar tão a confundir waste gate com dump valve.. ;)

Eu tambem tenho um 8L 130 e se puxar entre as 1900 e as 2500 RPM e largar o pé ouve-se um pfiiiuu..

Portanto tem de haver um descompressor, agora onde também não sei..
 
eu tenho td directo e nao faz esse barulho!!
Pode fazer se tiver um VB ou se tiver um escape em aço!!
 
kobaiin disse:
Ele tem razão em dizer que existe uma waste gate..

Se calhar tão a confundir waste gate com dump valve.. ;)

Eu tambem tenho um 8L 130 e se puxar entre as 1900 e as 2500 RPM e largar o pé ouve-se um pfiiiuu..

Portanto tem de haver um descompressor, agora onde também não sei..

x2

Bari _ S-Black Project disse:
eu tenho td directo e nao faz esse barulho!!
Pode fazer se tiver um VB ou se tiver um escape em aço!!

o meu é um VNT 15 e faz isso..
 
Eh pah

O meu é de 110 e não faz pfiu nenhum....

Por isso é que acho que o meu não tem...
O de 130 deve ser diferente :)
 
Bari _ S-Black Project disse:
eu tenho td directo e nao faz esse barulho!!
Pode fazer se tiver um VB ou se tiver um escape em aço!!

Andas atento... fora a parte do VB.

O VB faz mais pois tem 11 alhetas na geometria mas o 15 e o VA tb fazem apesar de terem so 9 alhetas.
Escape em aço ou ferro é k faz mais. Inox so se ouve o ronco.

A descompressao é no escape, n existe essa descompressao na admissao cmo os gasolina.

Cumps
 
Art disse:
Andas atento... fora a parte do VB.

O VB faz mais pois tem 11 alhetas na geometria mas o 15 e o VA tb fazem apesar de terem so 9 alhetas.
Escape em aço ou ferro é k faz mais. Inox so se ouve o ronco.

A descompressao é no escape, n existe essa descompressao na admissao cmo os gasolina.

Cumps

mas no escape como assim?? explica-me melhor...

o que faz activar essa descompressão???

se a admissao tiver um excesso de pressao não existe forma de ela mandar algum ar fora e forma a tentar regular a pressao?? ou para regular a pressao so usa a variaçao da geometria atraves da N75???
 
RockyBoy disse:
mas no escape como assim?? explica-me melhor...

o que faz activar essa descompressão???

se a admissao tiver um excesso de pressao não existe forma de ela mandar algum ar fora e forma a tentar regular a pressao?? ou para regular a pressao so usa a variaçao da geometria atraves da N75???

É exactamente isso.

A descarga é provocada pela geometria , ja n é precisa pressao ela abre e faz o tal som no escape da descompressao.

Cumps
 
Art disse:
Andas atento... fora a parte do VB.

O VB faz mais pois tem 11 alhetas na geometria mas o 15 e o VA tb fazem apesar de terem so 9 alhetas.
Escape em aço ou ferro é k faz mais. Inox so se ouve o ronco.

A descompressao é no escape, n existe essa descompressao na admissao cmo os gasolina.

Cumps
entao mas o VB semp faz mais :D :D

understand!! :p :p
 
Art disse:
É exactamente isso.

A descarga é provocada pela geometria , ja n é precisa pressao ela abre e faz o tal som no escape da descompressao.

Cumps

lololo.. mas desculpa mais uma pergunta, quando a geometria abre a descompressão é no escape, mas tipo, a pressão \ ar a mais na admissão passa directo para o escape?? ou a descompressão que falamos é somente gases de escape? Se for esta ultima, como é possivel ser os gases de escape ganharem pressao e serem libertados??

sei que estou comperguntas de loiras.. :oops: :oops:
 
Back
Top