Volume auto rádio no funciona.

isso é estranho, porque aparentemente o fix desse teu problema é trocar o MCU que está cheio, e se ele o fez nao existe razão para teres os mesmos sintomas.

tens de tentar contatar a pessoa e perguntar se ele trocou efectivamente o microcontrolador ou se fez apenas tweaks.
 
Boas,
digamos que esse problema é um problema crónico nestes autorádios. O que se passa é que o botão do volume é um interruptor de dois sentidos que escreve os incrementos ou decrementos de volume numa memória. Essa memória, tal como todas as memórias dão para escrever x vezes e ao final dessas vezes comeca a ter erros. Parece que as memórias que foram usadas na construção destes rádios eram mesmo mazinhas e a sua autonomia acaba cedo. Ou substituis a memória ou mudas de autorádio!
Pessoalmente prefiro mudar de autorádio, o que actuamente faz um radio com cassetes montado num carro? :)

Há outra coisa que tem que ser feita quando mudares de rádio. As colunas da frente são amplificadas pelo rádio mas as colunas de trás e o subwoofer (se tiver) são amplificados por um pequeno amplificador que está escondido na mala. Para continuares a utilizar esse amplificador e a teres som nas colunas de trás e subwoofer (se tiver) tem que se fazer uma alteração numa das fichas que liga no rádio de origem.
Se precisares de alguma coisa manda pm :)

Cumps
 
Já existem actualmente adaptadores para se fazer essa transformação, não é necessario andar a "podar" fios...
Se não houver impedimento sob ponto de vista estetico, eu também preferia um radio aftermarket :)
 
o que faz um autorário de k7 hoje em dia, bem digamos que eu procuro um radio concert 1 e está dificil, quer dizer, dificil a um preço em condições e com codigo, tal que até estaria disponivel para trocar um chorus 2 de k7 tb com codigo por um concert 1 avariado com o problema do volume :9
 
A estetica tambem interessa, por isso é que gostava poder manter este rádio por mais algum tempo, mas se me perguntarem para fazer uma escolha entre estetica e qualidade de som, prefiro qualidade de som. O meu receio é q se trocar por um rádio aftermarket, alem de perder o efeito OEM, tbm perca qualidade de som que era otima quando o rádio estava funcional. Quantos aos rádios aftermarket, falam muito bem da marca Alpine, por isso estou inclinado para este rádio Alpine - Bluetooth - CDE-183BT, que me dizem?
 
petada, chegaste a abrir o rádio para o ver internamente?
acabei de pesquisar sobre o assunto e vi uns espanhois a usar uns leds para aquecer o MCU e ele funciona assim ( estranho mas assim o relatam ) se a pessoa que te tiver feito o serviço tiver recorrido a esse metodo, alem de um metodo nao muito aconselhado na minha opinião, o teu problema poderá ser apenas de esse led ter saido de cima do MCU.

tens de abrir o rádio e remover a k7, operação facil, e verificar essa situação.
 
Sim antes de o levar ao dito cujo ja abri o radio, e inclusive fiz a experiencia de aquecer o chip com o secador, e realmente funcionou durante alguns segundos, agora falta saber se realmente o tal que se diz professor de eletronica fez isso que tu estás a contar...
 
pelo valor que que pagaste, os tais 25€ nao me espantaria, o chip no ebay so o vi preço minimo a rondar 10€ + portes, e depois sendo um chip de 32 contactos, por 25€ sendo que metade foi para o chip, parece-me que nao foi esse o serviço que te fizeram.
 
Talvez não amigo, pq ao mudar o chip penso que não mudaria o codigo do rádio, e o tecnico quando me entregou o rádio tambem me deu outro codigo de rádio, pq o antigo já nao funcionava. A meu ver ele fez um reset ao rádio e instalou novo software, nem sei se isso é possivel...
 
Talvez não amigo, pq ao mudar o chip penso que não mudaria o codigo do rádio, e o tecnico quando me entregou o rádio tambem me deu outro codigo de rádio, pq o antigo já nao funcionava. A meu ver ele fez um reset ao rádio e instalou novo software, nem sei se isso é possivel...
Duvido...para mim ficou com o teu radio e deu te outro (E mudou lhe a faceplate para ficar igual)
 
se ele mudou o codigo, pode ter simplesmente colocado um dump de outro radio na eeprom. No erro do volume interessa é trocar o MCU motorola.

para mim era abrir já o radio e verificar se existe algum led por cima do chip da motorola que origina o problema.

e depois de qualquer das formas contactar quem te fez o serviço.
 
Boas,
no meu A4 B6 mudeio rádio logo no dia seguinte a ter ido buscar o carro. Montei um LG que já tinha em casa, com a iluminação dos botões em vermelho igual ao resto do carro, o display com os digitos brancos e o resto do rádio todo em preto... Esteticamente gosto de ver e em termos de funcionalidade a coisa melhorou muito! Em termos de qualidade nem sequer faço referência porque por muita qualidade que tenha o autorádio com as colunas de origem vai sempre ser a mesma treta de som. Tenho mais material para meter no carro mas ainda n tive tempo para arrancar aquelas colunas e subwoofer da treta e meter no lixo para instalar o material! Serão 2 amplificadores DLS, kit de colunas frontais de 2 vias separadas Rainbow, kit de colunas traseiras DLS e subwoofer Focal.

- - - - - - - - - -

No Audi TT tenho um autorádio JVC com leitor de dvd e ecran a cores e é outro luxo embora n fique tão bem esteticamente porque a iluminação dos botões é azul face ao vermelho da iluminação interior do carro... O TT é que tá bem carregado de material de audio :)
 
Boas, hoje foi ter com o técnico que me fez a reparação inicialmente e realmente era o q eu pensava, ele reprogramou o chip motorolla, só que desta vez o chip não se deixa reprogramar,diz que foi a 1ªx que lhe aconteceu depois de dezenas de rádios na mesma situação que o meu que lhe passaram pela mão. logo só resta trocar de chip. Alguem sabe onde se comprar? no ebay nao encontrei nada?
 
se o problema é basicamente o chip ter chegado ao limite fisico de escrita, reprogramar nunca iria resolver o problema.
 
Back
Top