Viva Portugallllllllllll

Aparte o que se passa nos outros paises, pois temos que nos importar e com a nossa casa e nao a dos outros,
O ENSINO BASICO E UM DIREITO DE QUALQUER CIDADAO
Se o miudo nao tem, nao teve e nunca tera uma educacao minimamente decente, sim porque nos dias de hoje nao saber
mexer num computador e ser analfabeto, entao nao saber ler e escrever e ser jurassico..., continuando,ha 3 culpados
desta situacao, os pais que provavelmente exploram o rapaz desde pequeno, a professora que e cumplice desta situacao
e ja deveria ter contactado os servicos socias a muito tempo e os servicos sociais por nao estar mais atentos a estas situacoes
de exploracao juvenil...
Agora so porque e comum ou chega a ser tradicao nao significa que esteja correcto...

E MUITO BOM FALAR DOS FILHOS DOS OUTROS

Como se costuma dizer, pimenta no cu dos outros no nosso e refresco...

Aposto que esse popo :D como diz o Kripto :p se tivesse sido incentivado a escola desde pequeno
e tivessem criado as condicoes minimas obrigatorias, pelo menos saberia ler e escrever.

para mim o mais aberrante e ter uma professora ser cumplice desta aberracao academica, quem sabe este chavalo
vai conseguir formar-se em politica sem saber ler nem escrever :p :p :p :p :p

Provavelmente nao fazia muita diferenca dos que ja la estao :lol::lol:

Ahhhhh, eu tambem sou do tempo das tabuadas, dos rios e do ir sosinho para a escola...
ainda hoje me lembro da fotocopiadora manual a alcool que a professora usava :D

Ohh Victor, já deverias perceber que falar de serviços sociais, num país como Portugal é o que é. Quanto mais numa zona, do interior do país, que já é uma sorte o rapaz ter escola para ir!

Não podemos só pensar em "Flower Power"! E a vida é bela e amarela! Não podemos mudar o mundo a 100%! Não podemos fazer com que toda a gente seja 100% alfabetizada, é impossível! E as estatísticas nos "países avançados" também o dizem, não há alfabetização a 100%.

O rídiculo é uma reportagem destas, fazer um caso destes como "O estado da educação em Portugal"! Como se casos destes fossem comuns! Já foram, há 20 e mais anos atrás.

Pensa bem. Como podem os pais deste rapaz que devem "viver da terra" manter ou até incentivar o filho a estudar?! Será que têm culpa por serem "pobres"? Será que por se ter que viver da terra também se tem que obrigatoriamente ser um tipo instruído, quando para essa gente a vida não é fácil, já para meter comida na mesa quanto mais livros na mochila!?
E o que é que os serviços sociais iriam fazer? Levar o miúdo da aldeia e da casa dos pais para ir viver numa cidade qualquer, "abandonado" numa casa de acolhimento "tipo Casa Pia". Onde sabemos que por vezes até é pior que viverem em casa com os pais que lhe dão abrigo e na medida do que podem o amor e o melhor que o rapaz pode ter!

Não é pimenta no cu do outros, é conhecer a realidade para além da nossa que temos a sorte de viver em cidades ou vilas em que as pessoas podem ter uma qualidade de vida que permite ter os filhos a estudar ou pelo menos ajuda-los a estudar. Quando se tem uma escola a 30-60 min de autocarro de casa é uma maravilha. Comparando com estes miudos que vivem para lá do sol posto. Que se têm de levantar às 5/6h para fazer uma viagem de 2h e ao fim da tarde outras 2h de viagem de autocarro. Mas por acaso alguem se sente motivado para estudar seja o que for desta forma? Quanto mais quando ainda se tem que ajudar os pais para ganhar alguma coisa para comer!

Quando não se conhecem estas realidades é fácil fazerem-se este tipo de julgamentos "O estado da educação em Portugal". Mas quem faz uma peça jornalística destas conhece por acaso a vida deste miúdo? Este é um caso em que todos têm culpa e ao mesmo tempo não existem culpados! São todos vítimas!

Eu conheci gente desta e tinham que vir para lá do sol posto para Braga para poderem estudar, ou então viviam em casas de acolhimento, sem o carinho dos pais por diversas razões! E a maior parte, não tinha motivação nenhuma para isso! Sabes o que faziam quando tinham que esperar pelo Autocarro para ir para casa? Só faziam asneira, porque quando se tem 4/5h sozinhos e sem nada para fazer tem que se passar o tempo de alguma forma e quando não se tem tempo para brincar, porque quando se chega a casa ou é hora de jantar ou é hora de ainda trabalhar um pouco, dá no que dá e é normal porque são crianças.
E ter um Autocarro que faça a viagem entre a terriola deles e uma cidade ou vila 2x por dia já é uma maravilha!
 
Last edited:
Acho que neste caso, a maior culpa é dos professores e não dos pais como já li. O garoto é o próprio a dizer que vai à escola e quando a reporter lhe pergunta "o que fazes na escola?" ele responde "nada, estou lá sentado" e "a escola para mim é uma morte" ora mesmo sem fazer nenhum na escola já vai no 8º ano e os professores teimam em passa-lo de ano. Assim acredito que a escola seja uma morte porque o garoto está a passar ao lado. No 8º ano já deveria ter aprendio a ler há muito, a fazer contas, a saber os rios, as serras etc. É obvio que neste momento perdeu o interesse pela escola pois já não acompanha as matérias. E perde motivação o que o leva a faltar.. Deveria ter sido sempre acompanhado desde o inicio e se não sabe não passa. Mas nestes ultimos anos tem-se dado mais importância às estatisticas, quanto mais passarem, "mais bem visto" fica o país. E quando se chega ao ponto de até ao 7º ano, os professores só poderem chumbar um aluno com autorização dos encarregados de educação é isto que acontece. E não é um caso isolado, são muitos e enquanto não se voltar ao sistema antigo em que quem não sabe chumba vão continuar a aprecer casos destes..
 
Acho que neste caso, a maior culpa é dos professores e não dos pais como já li. O garoto é o próprio a dizer que vai à escola e quando a reporter lhe pergunta "o que fazes na escola?" ele responde "nada, estou lá sentado" e "a escola para mim é uma morte" ora mesmo sem fazer nenhum na escola já vai no 8º ano e os professores teimam em passa-lo de ano. Assim acredito que a escola seja uma morte porque o garoto está a passar ao lado. No 8º ano já deveria ter aprendio a ler há muito, a fazer contas, a saber os rios, as serras etc. É obvio que neste momento perdeu o interesse pela escola pois já não acompanha as matérias. E perde motivação o que o leva a faltar.. Deveria ter sido sempre acompanhado desde o inicio e se não sabe não passa. Mas nestes ultimos anos tem-se dado mais importância às estatisticas, quanto mais passarem, "mais bem visto" fica o país. E quando se chega ao ponto de até ao 7º ano, os professores só poderem chumbar um aluno com autorização dos encarregados de educação é isto que acontece. E não é um caso isolado, são muitos e enquanto não se voltar ao sistema antigo em que quem não sabe chumba vão continuar a aprecer casos destes..

Pois é Plainas. Tens que te por no lugar dos professores.

Este miúdo na primária não aprendeu a ler e escrever direito porquê?!
Não é só os professores insistirem com o miúdo para aprender. Se quando ainda por cima no lugar de onde ele vem, deveria ser um professor para um dúzia de crianças desde a 1ª até à 4ª classe. Como é que eles podem aprender, se o professor se tem que ensinar ao mesmo tempo uns a ler e a escrever e outros já a conhecer o país, história, estudo do meio, matemática... É fácil acabar por deixar ficar uns pelo caminho, principalmente quando uma criança que chega a casa e não tem ninguém para o ajudar a estudar ou para o obrigar ou então ainda o põe a "trabalhar". Mas será que a culpa é dos pais? Os pais têm culpa de não conhecerem outro modo de vida e não terem possibilidades para ajudar o filho a estudar?

Óbvio que este miúdo chega, por obrigatoriedade, ao 5º e a coisa continua igual e assim até ao 9º ano! O que é que os professores no 5º vão fazer? Deixar de ensinar o Português aos outros miúdos que já sabem ler e escrever para se dedicar a um miúdo que já de si deve ser problemático, por não ter motivação e outras coisas... E mais ele entra no autocarro quem é que o obriga a entrar na escola? Ou nas salas de aula? Vão ser os professores que vão andar a ver se o rapaz veio no autocarro, se entrou na escola, se está atrás do pavilhão da escola (escondido), ou se está doente? Óbvio que os professores depois vão passa-lo, para quê manter um miúdo de 16 anos junto com outros de 10/11/12 anos? É mais fácil para todos, e os professores não são culpados disto.

Se o ensino não fosse obrigatório ele só estudava até ao 5º/6º ano e depois ia-se à vida, ou então tinha que se esforçar a estudar, ou então andava na escola a empatar tempo até sair de lá como é este o caso. Mas se ele deixar a escola antes dos 16 vai fazer o quê? Ficar em casa? Meter-se em problemas? Trabalhar não pode, porque ninguém lhe pode dar trabalho antes dos 16, então trabalha na terra com os pais, que é o que este já faz! Só que é obrigado a ir para a escola e ele no fundo até preferia continuar em casa a trabalhar a terra com os pais, pelo que se vê no vídeo está lá mais satisfeito!
 
Pois é Plainas. Tens que te por no lugar dos professores.

Este miúdo na primária não aprendeu a ler e escrever direito porquê?!
Não é só os professores insistirem com o miúdo para aprender. Se quando ainda por cima no lugar de onde ele vem, deveria ser um professor para um dúzia de crianças desde a 1ª até à 4ª classe. Como é que eles podem aprender, se o professor se tem que ensinar ao mesmo tempo uns a ler e a escrever e outros já a conhecer o país, história, estudo do meio, matemática... É fácil acabar por deixar ficar uns pelo caminho, principalmente quando uma criança que chega a casa e não tem ninguém para o ajudar a estudar ou para o obrigar ou então ainda o põe a "trabalhar". Mas será que a culpa é dos pais? Os pais têm culpa de não conhecerem outro modo de vida e não terem possibilidades para ajudar o filho a estudar?

Óbvio que este miúdo chega, por obrigatoriedade, ao 5º e a coisa continua igual e assim até ao 9º ano! O que é que os professores no 5º vão fazer? Deixar de ensinar o Português aos outros miúdos que já sabem ler e escrever para se dedicar a um miúdo que já de si deve ser problemático, por não ter motivação e outras coisas... E mais ele entra no autocarro quem é que o obriga a entrar na escola? Ou nas salas de aula? Vão ser os professores que vão andar a ver se o rapaz veio no autocarro, se entrou na escola, se está atrás do pavilhão da escola (escondido), ou se está doente? Óbvio que os professores depois vão passa-lo, para quê manter um miúdo de 16 anos junto com outros de 10/11/12 anos? É mais fácil para todos, e os professores não são culpados disto.

Se o ensino não fosse obrigatório ele só estudava até ao 5º/6º ano e depois ia-se à vida, ou então tinha que se esforçar a estudar, ou então andava na escola a empatar tempo até sair de lá como é este o caso. Mas se ele deixar a escola antes dos 16 vai fazer o quê? Ficar em casa? Meter-se em problemas? Trabalhar não pode, porque ninguém lhe pode dar trabalho antes dos 16, então trabalha na terra com os pais, que é o que este já faz! Só que é obrigado a ir para a escola e ele no fundo até preferia continuar em casa a trabalhar a terra com os pais, pelo que se vê no vídeo está lá mais satisfeito!

Desculpa mas há algo no teu raciocinio que me faz confusão.
Então mas a solução para um garoto que tem dificuldades em aprender passa por passa-lo sempre de ano e já está? Se a escolaridade obrigatória fosse só 4 anos era passa-lo esses 4 anos mesmo que chegasse ao fim e nem soubesse escrever o nome? É que o garoto da reportagem vais às aulas, apenas não tem interesse e fica "para ali" num canto deslocado dos outros porque chegou até ali sem saber nada, foi passado porque os professores não estão para se chatear..
Será que a maneira de pensar da directora do agrupamento de escolas está correcta?
actualmente há assistentes sociais, há psicólogos, há salas de estudo acompanhado, há toda uma quantidade de pessoas à volta da dita "escola normal" para acompanharem estes casos e darem respostas a situações como esta. Porque não, nos momentos em que o garoto está na escola, leva-lo para uma sala de estudo acompanhado e puxar por ele? Já no meu tempo de escola isso existia. ninguém me tira da cabeça que neste caso os professores se estiveram "marimbando" para o garoto, "vamos mas é passa-lo que dá menos trabalho."
E depois mesmo sabendo como é a tvi, culpar a reporter por este trabalho? Apenas descobriram uma "situação estranha" e deram-na a conhecer ao país.
E na minha opinião, o professor não tem que se preocupar se o aluno sai do autocarro e vai para o café ou fumar para trás da escola, se chega a casa e vai jogar à bola ou ajudar os pais, tem de ensinar o que tem a ensinar na sala de aula e avaliar o desempenho do aluno e não passa-lo de ano mesmo que não tenha desempenho. S o aluno tem dificuldades, há pessoas para dar resposta a essas situações..
 
Ponha-mos as coisas nestes termos:

Sou mecanico, logo sei que nao posso por 50 litros de oleo num motor

Sou professor, logo sei que nao posso passar um aluno sem saber ler

Sou Cozinheiro, logo nao posso cozinhar sem gas/electricidade e servir comida crua

Sou pedreiro, nao posso fazer cimento sem areia

Sou servente, nao posso carregar o carro de cimento sem roda

Sou informatico, nao posso trabalhar sem computador

etc etc etc

Nao discutindo a entrevista em si, o facto aqui e como e possivel estar no 8 ano sem saber ler ?
Isto contado ninguem acredita :p :p caia bem nos tesourinhos deprimentes.

Eu percebo o que o kripto quer dizer, apenas peca na defesa da professora...

Mas o bom senso diz, como e obvio, que isto e aberrante...

Eis uma professora que justifica em todas as circunstancias a avaliacao dos professores...
se eu descobri-se que aquela PEIXA fosse professora de um filho meu... ui e que nem ficava la
nem mais um minuto...

claro que agora vem a cena da zona e das posses e bla bla bla...

Conheco muita gente que mal tem para comer, mas o filhos anda mais ao menos 5 estrelas...
Claro que cada caso e um caso, mas infelizmente nem todos os pais vem os filhos da mesma
maneira...

Nao me lembro do nome, mas nas escolas existia, e talvez exista ainda, um genero de subsidio para
os alunos com menos posses, nao me lembro do nome...

Tambem tive de bulir com o meu pai desde muito cedo (12 anos) tambem nao morria de amores pela escola,
mas fiz um esforco para chegar onde pude e o meu pai fez-me insistir sempre nos estudos, ele dizia que podia
nao ser engenheiro ou doutor mas que havia de saber fazer de tudo um pouco, e e verdade, infelizmente nao
tive opurtunidade nem dinheiro para me formar mas sei fazer de tudo um pouco, e gracas a isso hoje trabalho
na manutencao de motores de uma das compania aerias mais conceituadas do mundo. Isto nao serve para me gabar, apenas e para provar que com dedicaco e motivacao podemos chegar longe, mesmo que nao possamos ser doutores e engenheiros...
 
Back
Top