Aparte o que se passa nos outros paises, pois temos que nos importar e com a nossa casa e nao a dos outros,
O ENSINO BASICO E UM DIREITO DE QUALQUER CIDADAO
Se o miudo nao tem, nao teve e nunca tera uma educacao minimamente decente, sim porque nos dias de hoje nao saber
mexer num computador e ser analfabeto, entao nao saber ler e escrever e ser jurassico..., continuando,ha 3 culpados
desta situacao, os pais que provavelmente exploram o rapaz desde pequeno, a professora que e cumplice desta situacao
e ja deveria ter contactado os servicos socias a muito tempo e os servicos sociais por nao estar mais atentos a estas situacoes
de exploracao juvenil...
Agora so porque e comum ou chega a ser tradicao nao significa que esteja correcto...
E MUITO BOM FALAR DOS FILHOS DOS OUTROS
Como se costuma dizer, pimenta no cu dos outros no nosso e refresco...
Aposto que esse popo como diz o Kripto se tivesse sido incentivado a escola desde pequeno
e tivessem criado as condicoes minimas obrigatorias, pelo menos saberia ler e escrever.
para mim o mais aberrante e ter uma professora ser cumplice desta aberracao academica, quem sabe este chavalo
vai conseguir formar-se em politica sem saber ler nem escrever
Provavelmente nao fazia muita diferenca dos que ja la estao :lol::lol:
Ahhhhh, eu tambem sou do tempo das tabuadas, dos rios e do ir sosinho para a escola...
ainda hoje me lembro da fotocopiadora manual a alcool que a professora usava
Ohh Victor, já deverias perceber que falar de serviços sociais, num país como Portugal é o que é. Quanto mais numa zona, do interior do país, que já é uma sorte o rapaz ter escola para ir!
Não podemos só pensar em "Flower Power"! E a vida é bela e amarela! Não podemos mudar o mundo a 100%! Não podemos fazer com que toda a gente seja 100% alfabetizada, é impossível! E as estatísticas nos "países avançados" também o dizem, não há alfabetização a 100%.
O rídiculo é uma reportagem destas, fazer um caso destes como "O estado da educação em Portugal"! Como se casos destes fossem comuns! Já foram, há 20 e mais anos atrás.
Pensa bem. Como podem os pais deste rapaz que devem "viver da terra" manter ou até incentivar o filho a estudar?! Será que têm culpa por serem "pobres"? Será que por se ter que viver da terra também se tem que obrigatoriamente ser um tipo instruído, quando para essa gente a vida não é fácil, já para meter comida na mesa quanto mais livros na mochila!?
E o que é que os serviços sociais iriam fazer? Levar o miúdo da aldeia e da casa dos pais para ir viver numa cidade qualquer, "abandonado" numa casa de acolhimento "tipo Casa Pia". Onde sabemos que por vezes até é pior que viverem em casa com os pais que lhe dão abrigo e na medida do que podem o amor e o melhor que o rapaz pode ter!
Não é pimenta no cu do outros, é conhecer a realidade para além da nossa que temos a sorte de viver em cidades ou vilas em que as pessoas podem ter uma qualidade de vida que permite ter os filhos a estudar ou pelo menos ajuda-los a estudar. Quando se tem uma escola a 30-60 min de autocarro de casa é uma maravilha. Comparando com estes miudos que vivem para lá do sol posto. Que se têm de levantar às 5/6h para fazer uma viagem de 2h e ao fim da tarde outras 2h de viagem de autocarro. Mas por acaso alguem se sente motivado para estudar seja o que for desta forma? Quanto mais quando ainda se tem que ajudar os pais para ganhar alguma coisa para comer!
Quando não se conhecem estas realidades é fácil fazerem-se este tipo de julgamentos "O estado da educação em Portugal". Mas quem faz uma peça jornalística destas conhece por acaso a vida deste miúdo? Este é um caso em que todos têm culpa e ao mesmo tempo não existem culpados! São todos vítimas!
Eu conheci gente desta e tinham que vir para lá do sol posto para Braga para poderem estudar, ou então viviam em casas de acolhimento, sem o carinho dos pais por diversas razões! E a maior parte, não tinha motivação nenhuma para isso! Sabes o que faziam quando tinham que esperar pelo Autocarro para ir para casa? Só faziam asneira, porque quando se tem 4/5h sozinhos e sem nada para fazer tem que se passar o tempo de alguma forma e quando não se tem tempo para brincar, porque quando se chega a casa ou é hora de jantar ou é hora de ainda trabalhar um pouco, dá no que dá e é normal porque são crianças.
E ter um Autocarro que faça a viagem entre a terriola deles e uma cidade ou vila 2x por dia já é uma maravilha!
Last edited: