Ventoinhas a trabalhar-Aquecimento

Boa noite ,

Depois de verificar que o meu A3 8l 110 o vaso de expansão está coberto de sedimentos de ferrugem :eek: assim como as tubagens, decidi trocar o termostato e g12 novo..o que não aconteceu pois os dois parafusos do termostato estão muito presos,prefiro ir a um mecânico do que forçar.

Para tal drenei o circuito e coloquei uma mangueira no vaso de expansão ate sair agua límpida pelo dreno..o que aconteceu, porem continuam os sedimentos no vaso e no tubo onde se localiza o termostato,embora menos.

Daí, a minha ideia foi encher com agua destilada o vaso de expansão e dar uma pequena volta com o carro de modo a agua circular para limpar o máximo possível!
Fiz uma segunda vez,drenei e voltei a encher e mais uma pequena volta, ao fim de 5km , e vendo que a temperatura no climatronic não passa dos 90º embora no mostrador não atinja essa temperatura...fica um pouco antes dos 90..ambos os ventiladores ficam a trabalhar 1 minuto depois de desligar o motor.

A minha pergunta é, fiz algum procedimento errado?
Sei que temos que andar com o G12 original,porem como pretendo agora lavar o circuito,penso que agua destilada seria o ideal usando um circuito de 5km maximo, o que e certo é que agora ambas as ventoinhas ficam a trabalhar,embora a temperatura não passe dos 90, mas a temperatura do liquido de refrigeração chegou aos 115º.

È normal as ventoinhas e a temperatura do liquido tendo em conta que não tenho G12 no circuito, de momento para efectuar a limpeza?
Ou fiz alguma coisa errada?

Obrigado pela ajuda
 
Last edited:
Re: Ventoinhas a trabalhar motor desligado

Podes ter o termostato obstruído com as impurezas, o estranho é no klimatronic aparecer 115ºc e no quadrante nem aos 90ºc, pois a temperatura normal de funcionamento é de 85ºc aos 105ºc
 
Re: Ventoinhas a trabalhar motor desligado

Podes ter o termostato obstruído com as impurezas, o estranho é no klimatronic aparecer 115ºc e no quadrante nem aos 90ºc, pois a temperatura normal de funcionamento é de 85ºc aos 105ºc

Então o facto de o termostato estar obstruído com as impurezas faria as ventoinhas disparar e permanecerem ligadas? foi um trajecto curto,cerca de 5 km.

Também não entendo, código 49 climatronic, foi aos 115 já estava eu a estacionar o carro, o código 51 não passa dos 90 enquanto no quadrante nunca la chega, anda ali pelos 87º.

A minha questão, posso continuar a usar esta técnica para lavar o circuito, a meu ver não vai adiantar muito deve ser preciso algo mais profundo tendo em conta a quantidade de impurezas! Porem agora so segunda feira é que tenho tempo para trocar o G12 mais vaso de expansão e termostato, mas ate la precisarei de andar com o carro.

- - - - - - - - - -


Neste momento mal arranco com o carro acende o seguinte aviso :S:

2m6kigw.jpg
 
Re: Ventoinhas a trabalhar motor desligado

Retiras-te a ficha do sensor no depósito do líquido de refrigeração?

Nao amigo, fui verificar inclusive e esta la bem encaixada, ja limpei e nada!! As ventoinhas continuam, em um pequeno trajecto do local de trabalho para casa, foram 5 km , parei o carro e ficaram a trabalhar..sem o motor levar um aquecimento ...nao passo das 2000rpm com o carro frio.
 
Re: Ventoinhas a trabalhar motor desligado

Podes ter o termostato obstruído com as impurezas, o estranho é no klimatronic aparecer 115ºc e no quadrante nem aos 90ºc, pois a temperatura normal de funcionamento é de 85ºc aos 105ºc
Boas,

Pode haver também ar no circuito


Enviado do meu Aquaris M5 através de Tapatalk
 
Re: Ventoinhas a trabalhar motor desligado

Então o facto de o termostato estar obstruído com as impurezas faria as ventoinhas disparar e permanecerem ligadas? foi um trajecto curto,cerca de 5 km.

Também não entendo, código 49 climatronic, foi aos 115 já estava eu a estacionar o carro, o código 51 não passa dos 90 enquanto no quadrante nunca la chega, anda ali pelos 87º.

A minha questão, posso continuar a usar esta técnica para lavar o circuito, a meu ver não vai adiantar muito deve ser preciso algo mais profundo tendo em conta a quantidade de impurezas! Porem agora so segunda feira é que tenho tempo para trocar o G12 mais vaso de expansão e termostato, mas ate la precisarei de andar com o carro.

- - - - - - - - - -


Neste momento mal arranco com o carro acende o seguinte aviso :S:

http://i65.tinypic.com/2m6kigw.jpg
Não mexeste na ficha do vaso de expansão? Tens o nível correto?
Regula-te pelo canal 49 e esquece os restantes.. também pode haver a possibilidade de teres o sensor de temperatura avariado..
 
Re: Ventoinhas a trabalhar motor desligado

Não mexeste na ficha do vaso de expansão? Tens o nível correto?
Regula-te pelo canal 49 e esquece os restantes.. também pode haver a possibilidade de teres o sensor de temperatura avariado..

Na ficha nao,inclusive ja tirei e limpei e voltei a colocar e ate ao momento não apareceu mais nenhuma informação! Porem continua a sobreaquecer..canal 49 - 112º maximo de hoje, e no ponteiro da temperatura excedeu os 90º.

Agora de tarde vou tentar colocar novo termostato + G12 e vaso de expansão novo e antes se conseguir uma lavagem ao circuito para ver como fica..

- - - - - - - - - -

Boas,

Pode haver também ar no circuito


Enviado do meu Aquaris M5 através de Tapatalk

Pois talvez como tirei o tubo do termostato, e nao retirei o ar do circuito...
 
Re: Ventoinhas a trabalhar motor desligado

Ora bem,

Circuito lavado e sangrado o melhor possível, termostato trocado, anti congelante e vaso de expansão novo...não sobreaqueceu mais, no climatronic o 49 não passou dos 90ºc , e o 51 não andou sempre por volta dos 92,3ºC .

O carro levou algum aquecimento propositado para ver o aquecimento, e nunca passou dos valores descritos acima, porem no quadrante continua a não chegar aos 90, fica se ali pelos 87,88...não encosta bem nos 90...será o sensor da temperatura ou algum problema do quadrante ?

2eo9rah.jpg

4vg3k7.jpg

oiaalh.jpg


Isto era o estado do antigo vaso de expasnsao ..
348lr4k.jpg
 
Re: Ventoinhas a trabalhar motor desligado

Ligado o vag com não há erros relacionados com isto ,temperatura normal de funcionamento 90º C, a apertar com o carro chegou aos 95.4, 96 máximo , porem aos 95,4 dispara as duas ventoinhas e a temperatura estabiliza.

No quadrante é que continua a não chegar aos 90 ,não sei porque :S . O que dizem, é que é perigoso pois uma vez que ele sobreaqueça não tenho forma de saber uma vez que a temperatura no quadrante não sobe...

P.S : Fumo cinza muito fumo cinza com o motor quente as 2000,3000 rotações!!

28ixe9v.jpg

sbowut.jpg

axmmo0.jpg
 
Last edited:
Ventoinhas a trabalhar motor desligado

Podes sempre fazer o teste ao quadrante pelo VAG, e aí já podes de ter uma ideia....
Uma vez que fizes-te a mudança de vários componentes, devias de ter aproveitado e meter tudo OEM, termostatos da concorrência em carros do grupo VAG costumam dar alguns problemas por vezes... Aproveitavas e mudatambém o sensor da temperatura, que isso é barato, também poderá estar aí o problema.
 
Re: Ventoinhas a trabalhar motor desligado

Primeiro - tens agua a mais no reservatorio
Segundo - esse termostato não é grande coisa daí não chegar aos 90
terceiro - o G12 que utilizaste devia ser original nestes carros e pelo preço que ele custa não vale a pena arrisca
quarto - pela foto do vazo antigo parece que tens ai um tudo a desfazer-se internamente. Aconteceu-me o mesmo e não sabia de onde vinha as partículas pretas até que furou de vez e quando meti um novo nunca mais tive esse problema.
Quinto - se chegou aos 115 graus reais de temperatura essa colaça deve estar ferida
Sexto - acho que é tudo :lol:
 
Re: Ventoinhas a trabalhar motor desligado

Podes sempre fazer o teste ao quadrante pelo VAG, e aí já podes de ter uma ideia....
Uma vez que fizes-te a mudança de vários componentes, devias de ter aproveitado e meter tudo OEM, termostatos da concorrência em carros do grupo VAG costumam dar alguns problemas por vezes... Aproveitavas e mudatambém o sensor da temperatura, que isso é barato, também poderá estar aí o problema.

Pois eu pedi o material todo original, entreguei o carro ao mecânico uma vez que eu não tinha tempo e não consegui desapertar um dos parafusos do termostato..ele diz ser uma marca boa..mas pronto bom não é OEM , sinceramente não conheço a marca nem opinei.

Amanha ao fim do dia se tiver tempo ja faço um teste ao quadrante para ver se o problema é dai...entretanto também vou trocar o sensor da temperatura então..

- - - - - - - - - -

Primeiro - tens agua a mais no reservatorio
Segundo - esse termostato não é grande coisa daí não chegar aos 90
terceiro - o G12 que utilizaste devia ser original nestes carros e pelo preço que ele custa não vale a pena arrisca
quarto - pela foto do vazo antigo parece que tens ai um tudo a desfazer-se internamente. Aconteceu-me o mesmo e não sabia de onde vinha as partículas pretas até que furou de vez e quando meti um novo nunca mais tive esse problema.
Quinto - se chegou aos 115 graus reais de temperatura essa colaça deve estar ferida
Sexto - acho que é tudo :lol:

Em relação á agua, já baixou, o carro ficou a trabalhar dei uma volta passado umas horas esta alinhada ao nível máximo agora.
Estas partículas são castanhas não são pretas, ferrugem parece me...o material OEM pronto, la esta eu pedi o mecânico diz que a marca era boa...afinal...

Então mas por o termostato ser fraco não dá informação no quadrante mas no vag com da a temperatura correcta?
Pois o carro chega aos 90º , confirmado no vag ,não da é informação no quadrante disso mesmo...

A temperatura do liquido de refrigeração no dia de ontem chegou sim aos 115 graus, foi chegar e começou logo a descer mas mostrou esse valor no climatronic. Ou seja será melhor fazer uma revisão á colaça correcto ?

È tudo e já não e pouco ;)
 
Last edited:
Back
Top