Ventoinha liga após 10/15 KM

Tópico em 'Motor' iniciado por Mo0reira, 22 Mar 2018.

  1. Mo0reira

    Mo0reira

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    Boa Tarde a todos,
    Depois destes dias de chuva, ontem e hoje apercebi-me que depois de fazer curtos trajectos ( 10-15 km ) deparo-me depois de desligar o carro que uma ventoinha liga e só desliga passado uns 5 minutos. Alguem sabe se é normal ? A viatura em questão é uma A4 b8 avant 2.7 190 2008.

    Obrigado a todos os que poderem ajudar.
     
  2. BlueA4

    BlueA4

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    Estás a interromper a regeneração do filtro de partículas, daí ela ventoinha ficar ligada.
    Vai a AE, a uma velocidade normal mas com as rotações entre as 2500/3000 para ele regenerar como deve de ser.
    Se mesmo assim continuar podes ter o filtro a ficar saturado
     
  3. lpedro

    lpedro

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    Desculpe usar o seu tópico Mo0reira

    Mas tenho um caso idêntico. No fim-de-semana depois de fazer 4-5 km, quando estava pestes a desligar o carro a ventoinha começa há trabalhar, e reparei que a temperatura ainda não tinha atingido os 90 graus.
    Será que também é filtro de partículas?
    Carro em questão Seat exeo 2.0tdi 170cv
     
  4. perkes

    perkes

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    É o mais provável...Isso quer é um bocado de auto estrada para regenerar...
     
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  5. lpedro

    lpedro

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    Há um mês que não faz auto-estrada. Há um mês fez um 600km.
    Poderá ser
     
  6. pratinhol

    pratinhol

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    Quando isso acontecer, não podes desligar o carro, tens que aguardar que as rotações estabilizem e a ventoinha pare
     
    lpedro gostou disto.
  7. lpedro

    lpedro

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    Upssss....:duhh::duhh:
    Deixei alguns 10-15 segundos a trabalhar, não desligou,
    e desliguei o motor, a ventoinha continuo a trabalhar.
     
  8. AReal

    AReal

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    Bom dia.
    Sou novo por aqui.
    Comprei há pouco tempo um Audi Q5 de 2013 e ontém aconteceu-me o mesmo com a ventoinha. Enquanto estava a tentar perceber o que acontecia, ela parou. Não rodou mais de 2ou3minutos. Também não enviou qualquer alarme para a consola e a temperatura estava abaixo dos 90º
    A sugestão de voltar a ligar o motor e esperar parece-me boa.
     
  9. moralez

    moralez

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    Primeiro que tudo: Ler as regras e apresentação no topico proprio.
     
  10. Almeida1995

    Almeida1995

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    O meu também fazia isso um A4 b8 e de facto tem a haver com filtro de partículas uma ida a autoestrada entre as 2500 3000 rotações resolve o problema
     
  11. moralez

    moralez

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    Voltando a ligar o motor, não significa que retome a regeneração. A regeneração só vai voltar quando o FAP atingir a % de saturação.
    O melhor mesmo é nunca interromper a regeneração e, se possivel, fazê-la em AE acima das 2500 rpm.
    Só um complemento, se comprou recentemente um usado, verifique se elenfoi submetido à correção dos gases NOx. Pois se foi, as regenerações serão constantes. Pelo menos 2 a cada depósito.
     
  12. AReal

    AReal

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    Boa noite.
    Assim que pude, fiz uns kms em AE com as rotações entre 2500 e 3000.
    Já passou uma semana desde que aconteceu aquela situação e não voltou a acontecer.....
    Vou ver se percebo o que significa a correção dos gases NOx.
    Obrigado pela dica.
     
  13. moralez

    moralez

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    Se foi à Audi para reprogramação de software.
    Há-de estar no livro de manutenção.
     

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