Ventoinha do motor liga sempre em autoestrada e so para passado uns 30 minutos

Boa tarde amigos,

Tenho um audi a3 8p de 2004, com a cabeça do motor ja retificada.
Acontece-me uma coisa e nao sei se é normal:
Sempre em autoestrada basta andar a 130 sem esforcar o motor e as ventoinhas ligam e ficam ligadas quase no maximo.
Fiz viagem de 300 kms e as ventoinhas foram sempre ligadas...Parei o carro esperei mais de 5 minutos e nada....ficavam ligadas ao maximo...ate que desligo o carro e elas desligam-se.
Passado uns 15 minutos ligo o carro de novo e as ventoinhas ja nao se ligam...mas depois de ir pa autoestada novamente ficam ligadas no maximo sem parar ( temperatua sempre nos 90).

O que acham, é normal? Eu sei que é normal elas ligarem-se sempre que aquece o motor mas....elas nao se deviam desligar e ligar....? é que vao sempre ligadas ate desligar o carro...
Sera do termostato? Uma vez liguei a VAG e o termostato dava temperatura a 70 graus e no visor do carro marcava 90...
Sera disso?
ou é mesmo assim? Quem tem um audi a3 8p tambem acontece isso das ventoinhas?


Obrigado
 
liga o VCDS e monitoriza a temperatura para veres se disparam e desligam sempre às mesmas temperaturas para começar. e aproveita para ver a diferença entre a temperatura que les no VCDS e no painel de instrumentos, alias o VCDS deve-te dar a temperatura no modulo do painel e no modulo do motor. Ve tambem o valor do sensor de temperatura exterior

Boa tarde amigos,

Tenho um audi a3 8p de 2004, com a cabeça do motor ja retificada.
Acontece-me uma coisa e nao sei se é normal:
Sempre em autoestrada basta andar a 130 sem esforcar o motor e as ventoinhas ligam e ficam ligadas quase no maximo.
Fiz viagem de 300 kms e as ventoinhas foram sempre ligadas...Parei o carro esperei mais de 5 minutos e nada....ficavam ligadas ao maximo...ate que desligo o carro e elas desligam-se.
Passado uns 15 minutos ligo o carro de novo e as ventoinhas ja nao se ligam...mas depois de ir pa autoestada novamente ficam ligadas no maximo sem parar ( temperatua sempre nos 90).

O que acham, é normal? Eu sei que é normal elas ligarem-se sempre que aquece o motor mas....elas nao se deviam desligar e ligar....? é que vao sempre ligadas ate desligar o carro...
Sera do termostato? Uma vez liguei a VAG e o termostato dava temperatura a 70 graus e no visor do carro marcava 90...
Sera disso?
ou é mesmo assim? Quem tem um audi a3 8p tambem acontece isso das ventoinhas?


Obrigado
 
liga o VCDS e monitoriza a temperatura para veres se disparam e desligam sempre às mesmas temperaturas para começar. e aproveita para ver a diferença entre a temperatura que les no VCDS e no painel de instrumentos, alias o VCDS deve-te dar a temperatura no modulo do painel e no modulo do motor. Ve tambem o valor do sensor de temperatura exterior



Obrigado pela resposta,
o problema é que a ventoinha so funciona em andamento....se tiver parado a 90 graus ela nao liga.

- - - - - - - - - -

Se andares com o A/C ligado é normal, ah e o termostato não dá temperatura nenhuma...

Tens razao. O que queria dizer é o sensor de temperatura e nao o termostato...Mas elas ligam-se mesmo com o ar condicionado desligado.
Mas tou na mesma...isto sera normal? Ou é mesmo assim? Tipo...nao vejo problemas e ja me habituei a isso...A questao é:....Nao ha problema?
Obrigado
 
Last edited:
Boa tarde amigos,

Tenho um audi a3 8p de 2004, com a cabeça do motor ja retificada.
Acontece-me uma coisa e nao sei se é normal:
Sempre em autoestrada basta andar a 130 sem esforcar o motor e as ventoinhas ligam e ficam ligadas quase no maximo.
Fiz viagem de 300 kms e as ventoinhas foram sempre ligadas...Parei o carro esperei mais de 5 minutos e nada....ficavam ligadas ao maximo...ate que desligo o carro e elas desligam-se.
Passado uns 15 minutos ligo o carro de novo e as ventoinhas ja nao se ligam...mas depois de ir pa autoestada novamente ficam ligadas no maximo sem parar ( temperatua sempre nos 90).

O que acham, é normal? Eu sei que é normal elas ligarem-se sempre que aquece o motor mas....elas nao se deviam desligar e ligar....? é que vao sempre ligadas ate desligar o carro...
Sera do termostato? Uma vez liguei a VAG e o termostato dava temperatura a 70 graus e no visor do carro marcava 90...
Sera disso?
ou é mesmo assim? Quem tem um audi a3 8p tambem acontece isso das ventoinhas?


Obrigado


HELP?.... :| Ninguem tem audi a3 8p de 2004? :\
 
a malta até ajuda mas tu não lês as respostas.



Caro Pedro,

Eu li e continuo na mesma.
Eu respondi que isso nao dá pra fazer com o carro parado...ou melhor...pelo menos eu nao tenho o" VCDS".
Ja sei que pode ser o sensor. mas eu preciso é de saber se é normal.
E é isso que eu quero saber.
Se é normal as ventoinhas taresm sempre a funcionar numa viagem longa eu autoestrada para eu estar mais descansado.
Quando dizes a malta...so duas pessoas responderam .
Eu preciso saber é se é normal.

Senao nao vinha aqui perguntar e ia directo á oficina e aí sim...devem fazer isso que dizeste.
 
Caro Pedro,

Eu li e continuo na mesma.
Eu respondi que isso nao dá pra fazer com o carro parado...ou melhor...pelo menos eu nao tenho o" VCDS".
Ja sei que pode ser o sensor. mas eu preciso é de saber se é normal.
E é isso que eu quero saber.
Se é normal as ventoinhas taresm sempre a funcionar numa viagem longa eu autoestrada para eu estar mais descansado.
Quando dizes a malta...so duas pessoas responderam .
Eu preciso saber é se é normal.

Senao nao vinha aqui perguntar e ia directo á oficina e aí sim...devem fazer isso que dizeste.

normal não é de certeza, deverias ter arrefecimento suficiente sem ventoinhas a não ser num dia de extremos calor (deves fazer estes testes com AC off)
VCDS ou VAG-COM são a mesma coisa e sim podes fazer isso com o carro parado

quanto ao número de resposta precisas que venham aqui quantas pessoas para ficares satisfeito? :lol:

tens que perceber que escreveste 10 linhas e está à espera que nós tenhamos uma resposta sem nunca sequer ter visto o carro. as vezes nem os profissionais nas oficinas sabem o que o carro tem, muito menos alguém que so leio os sintomas que tu descreves
 
normal não é de certeza, deverias ter arrefecimento suficiente sem ventoinhas a não ser num dia de extremos calor (deves fazer estes testes com AC off)
VCDS ou VAG-COM são a mesma coisa e sim podes fazer isso com o carro parado

quanto ao número de resposta precisas que venham aqui quantas pessoas para ficares satisfeito? :lol:

tens que perceber que escreveste 10 linhas e está à espera que nós tenhamos uma resposta sem nunca sequer ter visto o carro. as vezes nem os profissionais nas oficinas sabem o que o carro tem, muito menos alguém que so leio os sintomas que tu descreves


Obrigado pela resposta

mas tas completamente enganado quanto ao "Quanto ao número de resposta precisas que venham aqui quantas pessoas para ficares satisfeito?"

Apenas como te disse anteriormente queria saber se quem tem audis 3 8p de 2004 se acontece o mesmo, pois eu baseio-me em varias opiniões. Muita gente diz que é normal, que o carro gere sozinho e as ventoinhas ligam-se e desligam-se, que ate nestes carros que aquecem muito. Outros dizem que não, etc.
O que sei é que no meu caso eles ligam-se e desligam-se sempre.
Apenas em viagem longa fica sempre ligada. Mas tambem fiz o teste num dia de 38 graus.

em dias de viagens de 25 kms elas ligam-se e delisgam-se e quase andam sempre ligadas no minimo. e depois ate se desligam antes de eu desligar o carro....
Parece tudo normal...até fazer uma viagem longa
 
Obrigado pela resposta

mas tas completamente enganado quanto ao "Quanto ao número de resposta precisas que venham aqui quantas pessoas para ficares satisfeito?"

Apenas como te disse anteriormente queria saber se quem tem audis 3 8p de 2004 se acontece o mesmo, pois eu baseio-me em varias opiniões. Muita gente diz que é normal, que o carro gere sozinho e as ventoinhas ligam-se e desligam-se, que ate nestes carros que aquecem muito. Outros dizem que não, etc.
O que sei é que no meu caso eles ligam-se e desligam-se sempre.
Apenas em viagem longa fica sempre ligada. Mas tambem fiz o teste num dia de 38 graus.

em dias de viagens de 25 kms elas ligam-se e delisgam-se e quase andam sempre ligadas no minimo. e depois ate se desligam antes de eu desligar o carro....
Parece tudo normal...até fazer uma viagem longa

Mas durante a viagem tu verificas que ela vai ligada (sem AC claro)?

Quanto às repostas. 90% das pessoas que vêm a este forum é pq precisam de algo ou têm um problema no carro e portanto n representam quem anda na estrada. Imagina que dos "1000" carros como o teu na estrada, só 50 estão neste forum e 35 deles foi pq tiveream um problema.

Ou seja tens 35/50 de gente com o mesmmo problema isso n quer dizer que tens 700/1000 na estrada com o problema
 
Mas durante a viagem tu verificas que ela vai ligada (sem AC claro)?

Quanto às repostas. 90% das pessoas que vêm a este forum é pq precisam de algo ou têm um problema no carro e portanto n representam quem anda na estrada. Imagina que dos "1000" carros como o teu na estrada, só 50 estão neste forum e 35 deles foi pq tiveream um problema.

Ou seja tens 35/50 de gente com o mesmmo problema isso n quer dizer que tens 700/1000 na estrada com o problema


Sim Pedro,

É assim...
1- Fiz uma viagem de 2 horas sempre com ar condicionado e a ventoinha a bombar mesmo no máximo....mas tb deve ser normal....Quando parei o carro aguardei uns 8 minutos e não se desligou nem diminuiu...então desliguei o carro e parou.... ( porque também estava uns 40 graus na rua e não aguentava estar na rua a espera que desligasse);

2- Viagem de umas 3 horas sem ar condicionado e ventoinha foi ao máximo sempre sem parar...Quando parei o carro , esperei 5 minutos e nada também...então desliguei e ficaram mas uns minutos e desligaram..... Depois quando peguei no carro passado uns 15 minutos iam desligadas, entrei na autoestrada , Alcancei a velocidade de 130\140 e pumba ligaram.se passado uns 5 minutos.


por vezes quando ando devagar elas nem se ligam , mas se der umas aceleradelas passado uns minutos eles ligam-se ( sem ser no maximo). Mas isso nao é normal?

Quanto ao viram ca quando precisam isso tens razao....e muitas vezes quando ja teem o problema resolvido nao metem o que fizeram para reparar....ja vi varias vezes pessoas com problemas e depois perguntamos se ja esta resolvido e nem meteram ca mais os pes....

Já agora qual é o teu carro?
Sabes responder a isto?:

Este carro tem a mesma ventoinha do AC que a do radiador?
Pk é ke têm 2 ventoinhas?....Pelo que percebo as ventoinhas estão acopladas no radiador.
 
Last edited:
Sim Pedro,

È assim...
1- Fiz uma viagem de 2 horas sempre com ar condicionado e a ventoinha a bombar mesmo no maximo....mas tb deve ser normal....Quando parei o carro aguardei uns 8 minutos e nao se desligou nem diminuiu...entao desliguei o carro e parou....

2- Viagem de umas 3 horas sem ar condicionado e ventoinha foi ao maximo sempre sem parar...Quando parei o carro , esperei 5 minutos e nada tambem...entao desliguei e ficaram mas uns minutos e desligaram..... Depois quando peguei no carro passado uns 15 minutos iam desligadas, entrei na autoestrada , fui para oas 130\140 e pumba ligaram.se passado uns 5 minutos.

Quanto ao viram ca quando precisam isso tens razao....e muitas vezes quando ja teem o problema resolvido nao metem o que fizeram para reparar....ja vi varias vezes pessoas com problemas e depois perguntamos se ja esta resolvido e nem meteram ca mais os pes....

Já agora qual é o teu carro?
Sabes responder a isto?:

Este carro tem a mesma ventoinha do AC que a do radiador?
Pk é ke têm 2 ventoinhas?....Pelo que percebo as ventoinhas estão acplopadas no radiador.

Eu não tenho 8P.
Diz-me só uma coisa, quando falas da cabeça reparada, foi na tua mão ou antes?
 
Eu não tenho 8P.
Diz-me só uma coisa, quando falas da cabeça reparada, foi na tua mão ou antes?

Foi na minha mao,
E comecou quando com a historia do liquido...Foi visto tudo e tudo e tava tudo normal...até por ultimo ir para a parte da cabeça....Achas que o radiador pode estar entupido?

Ah é verdade....o sensor da temperatura nao esta completamente bom.....Uma vez ligaram a VAG e diziam ke tava a temperatura de 70 graus mas no mostrador do carro marca 90...
Secalhar nao é de origem ou entao ta meio marado
 
Last edited:
Back
Top