Ventoinha AC A3 8P

Vou ver isso.
Hoje o carro ficou ao sol (30°c) , as ventoinhas arrancaram passado 1 min, nem tanto , e ficou logo a fazer frio...
Quando chegar a casa tenho de ir ver se tenho o erro do circuito elétrico no módulo da coluna de direção
 
Vou ver isso.
Hoje o carro ficou ao sol (30°c) , as ventoinhas arrancaram passado 1 min, nem tanto , e ficou logo a fazer frio...
Quando chegar a casa tenho de ir ver se tenho o erro do circuito elétrico no módulo da coluna de direção
Então está bom.
Resolveu se sozinho...
 
O problema é esporádico, dai estar a achar que está relacionado com o problema no canhão de ignição, mas se calhar é só impressão minha
 
Hoje de manhã , estavam uns 25°C , comecei a andar (Sem passar muito dos 50kms/h) , e frio nada, parei passado uns 3 kms, ventoinhas paradas , só arrancaram depois de ligar e desligar o carro...
 
Blue,
Isso parece um defeito associado a algum relé ou sensor. Mas tal como disse o Madlima, também pode ser um problema no compressor.
O sensor de temperatura exterior está a fazer boas leituras?
Não sei como é o compressor do teu A3 mas à partida a embraiagem é exterior pelo que consegues ver o mesmo a atracar (ou não). Verifica se ele atraca.
O que te leva a achar que o problema está no switch da ignição?
A propósito, na Audi só vendem a tranca de direção completa e custa à volta de 130€ (podes consultar o meu tópico sobre o problema do canhão de ignição que tive no A3 aqui de casa, para teres uma ideia mais precisa de valores! ;) )
 
Blue,
Isso parece um defeito associado a algum relé ou sensor. Mas tal como disse o Madlima, também pode ser um problema no compressor.
O sensor de temperatura exterior está a fazer boas leituras?
Não sei como é o compressor do teu A3 mas à partida a embraiagem é exterior pelo que consegues ver o mesmo a atracar (ou não). Verifica se ele atraca.
O que te leva a achar que o problema está no switch da ignição?
A propósito, na Audi só vendem a tranca de direção completa e custa à volta de 130€ (podes consultar o meu tópico sobre o problema do canhão de ignição que tive no A3 aqui de casa, para teres uma ideia mais precisa de valores! ;) )
Hoje tambem fiquei a pensar em algum sensor de temperatura, mas não vi nada de anormal até hoje.
A embraiagem é interna, que olhando para ela , está sempre a rodar esteja o AC ligado ou não.
Ando a desconfiar do switch porque tenho o erro (Ainda não fui ver se apareceu ontem ou não) e volta e meia acontece me que o radio e o climatronic não ligam logo , só passado de uns minutos
Tanto que quando acontece, se desligar o radio manualmente ele fica completamente desligado, quando normalmente deveria marcar as horas
A audi vende o "switch" em separado , acho que custa na casa dos 40€/50€ , tem o PN 1K0905849B
pode é ser necessário um cabo adaptador com o PN 1K0979416
Mas vou tentar arranjar um usado (em principio a custo 0) para tirar as duvidas

Tenho um familiar com um A3 8P de 2004 com um problema muito parecido, disseram lhe ser do compressor, mas no caso dele, parece que as ventoinhas nunca arrancam se quer
 
Address 09: Cent. Elect. Labels: 8P0-907-063.clb
Control Module Part Number: 8P0 907 063 A HW: 8P0 907 063 A
Component and/or Version: BCM PQ35 M 105 0563
Software Coding: 06000AB8E4351A00607040E0250089CC477E25AA316DD169CB0000840040
Work Shop Code: WSC 06314 000 00000
VCID:
1 Fault Found:

02071 - Local Databus
012 - Electrical Fault in Circuit - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00101100
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 1
Reset counter: 244
Mileage: 203995 km
Time Indication: 0
Date: 2020.09.08
Time: 14:35:28

Freeze Frame:
Term 15 On
Voltage: 12.45 V
ON
ON
Term 50 Off
OFF
OFF



Address 16: Steering wheel Labels: 8P0-953-549.lbl
Control Module Part Number: 8P0 953 549 K HW: 8P0 953 549 K
Component and/or Version: J0527 H37 0070
Software Coding: 0002042
Work Shop Code: WSC 06314 000 00000
Additional Info: XXXXXXXXXXX E0221 H04 0100
Additional Info: Geraet 00000
VCID:
1 Fault Found:

00883 - Ignition Switch (D) Terminal S
012 - Electrical Fault in Circuit - Intermittent
O 1° erro apareceu terça, parece ser o mesmo que me tem aparecido no "16: Steering wheel ".
Hoje o carro dormiu na garagem, a ventoinha demorou uns 3/4 min a arrancar (25°c), mas o frio demorou mais um bocado.
Fui ver as pressões com o VCDS, a alta pressão rondava os 9/10 bar, desliguei e voltei a ligar o AC, a pressão subiu logo para os 12 bars, e começou logo a fazer frio, dai para a frente foi sempre a fazer frio como deve de ser.
Um destes dias ver se faço um log do momento zero até isto começar a fazer frio
Cada vez mais estranho isto tudo.
 
Feito um log hoje de manhã, temperatura ambiente de 26°, primeira coisa que notei, A pressão com o carro parado rondava o 7bars, meto o carro a trabalhar, vai para os 8 e ai ficou durante uns bons minutos, comecei a andar (em IC) continuou igual, até que a certo momento começou a subir, mas sempre com oscilações , e o frio ia variando, mas la estabilizou no final.
Parei, durante uma hora +/-, quando voltei a agarrar no carro, nem 30 seg demorou a fazer frio, portanto a pressão atingiu logo o que é normal penso eu (Ai ja não tinha o VCDS ligado)
Deixo aqui o Excel com os dados todos para quem quiser analisar, mas claramente que tenho um problema com o compressor ou algo que faça a regulação da pressão.
E tenho um familiar com um A3 com um problema que parece ser o mesmo, até ver não está identificado também.

https://meocloud.pt/link/608032af-a87a-4efa-bcc0-115986d93f35/Log_AC_A38P.xlsx/
 
Hoje tambem fiquei a pensar em algum sensor de temperatura, mas não vi nada de anormal até hoje.
A embraiagem é interna, que olhando para ela , está sempre a rodar esteja o AC ligado ou não.
Ando a desconfiar do switch porque tenho o erro (Ainda não fui ver se apareceu ontem ou não) e volta e meia acontece me que o radio e o climatronic não ligam logo , só passado de uns minutos
Tanto que quando acontece, se desligar o radio manualmente ele fica completamente desligado, quando normalmente deveria marcar as horas
A audi vende o "switch" em separado , acho que custa na casa dos 40€/50€ , tem o PN 1K0905849B
pode é ser necessário um cabo adaptador com o PN 1K0979416
Mas vou tentar arranjar um usado (em principio a custo 0) para tirar as duvidas

Tenho um familiar com um A3 8P de 2004 com um problema muito parecido, disseram lhe ser do compressor, mas no caso dele, parece que as ventoinhas nunca arrancam se quer
Tens mesmo a certeza que vende o switch à parte? É que quando eu comprei para o A3 o conjunto apenas se dividi-a em duas partes: tranca de direção com o switch e canhão de ignição.
De qualquer das formas o problema não está de certeza relacionado com isso. Ou tens um problema no compressor ou em algum sensor das tubagens do AC ou relacionado com ele! ;)
 
Tens mesmo a certeza que vende o switch à parte? É que quando eu comprei para o A3 o conjunto apenas se dividi-a em duas partes: tranca de direção com o switch e canhão de ignição.
De qualquer das formas o problema não está de certeza relacionado com isso. Ou tens um problema no compressor ou em algum sensor das tubagens do AC ou relacionado com ele! ;)
Certeza não tenho, mas o "etka online" que por ai anda, as peças tem PN próprio, logo em principio são vendidas separadamente, embora seja possível que se recusem a vender a mesma, mas nada que "bater com o punho" na mesa não resolva as vezes. Que muitas vezes eles fazem isso para vender a peça completa que é mais cara
 
Feito um log hoje de manhã, temperatura ambiente de 26°, primeira coisa que notei, A pressão com o carro parado rondava o 7bars, meto o carro a trabalhar, vai para os 8 e ai ficou durante uns bons minutos, comecei a andar (em IC) continuou igual, até que a certo momento começou a subir, mas sempre com oscilações , e o frio ia variando, mas la estabilizou no final.
Parei, durante uma hora +/-, quando voltei a agarrar no carro, nem 30 seg demorou a fazer frio, portanto a pressão atingiu logo o que é normal penso eu (Ai ja não tinha o VCDS ligado)
Deixo aqui o Excel com os dados todos para quem quiser analisar, mas claramente que tenho um problema com o compressor ou algo que faça a regulação da pressão.
E tenho um familiar com um A3 com um problema que parece ser o mesmo, até ver não está identificado também.

https://meocloud.pt/link/608032af-a87a-4efa-bcc0-115986d93f35/Log_AC_A38P.xlsx/
Esse Excel já deve dar uma grande ajuda a solucionar o problema! ;)
 
Venho desenterrar isto...
O calor está a voltar aos poucos, e parece que o problema se mantém e está igual ou pior.
Agora o AC funciona de forma intermitente, tanto pode estar a fazer frio...como pode estar a puxar ar quente da rua...
Ainda não voltei a ler valores com o VCDS...
Já não sei o que fazer...
Mecânicos vem logo dizer que é o compressor, o que acho estranho dado ele fazer frio as vezes , falta de gás, não é , mas ainda vou verificar...

com o carro parado, aos poucos vai fazendo frio, embora um bocado fraco mas constante...
 
Last edited:
Troca o filtro do tubo (não sei onde ē no teu) e troca o sensor de pressão. Depois verifica o gaz.
Ja me falaram disso...está em cima da mesa e terá de ser feito caso seja para mudar o compressor.
Como esta coisa ja me anda a tirar demasiado do serio...andei a vasculhar pela net e com a referencia do compressor encontrei alguns problemas conhecidos...
-Polie com as estrias desfeitas...ja foi verificado...tudo ok...
-Solenoide do compressor que tem um funcionamento irregular...e causa variações de temperatura ou mesmo o não funcionamento do AC
(80) How to repair AC CAR compressor Sanden. SKODA,SEAT, VW,AUDI - YouTube
esse video mostra a troca deste tal solenoide...que fica no "cu" do compressor...no VCDS aparece como N280
Problema...a peça só aparece a venda no Ali Express...
5n0820803 ar condicionado compressor eletrônico válvula de controle solenóide sensor plug para volkswagen caddy iii eos golf plus|air conditioning compressor|conditioning compressorcompressor air conditioning - AliExpress
pelo preço...vale a pena arriscar, mas convém fazer uns testes antes...pois o comportamento da mesma pode estar alterado por causa de problemas no sensor G65

(80) TESTING n280 AC variable displacement compressor regulator with a “test light” (volkswagen audi) - YouTube
 
O radiador do AC está neste estado...será a causa ?
Poderá explicar o porque de em velocidades mais elevadas ter algum frio e quando parado ou a baixas velocidades não.

comparei valores dos diferentes parâmetros do circuito (Obrigado ao @Robb por me ter enviado os valores do carro dele !) , pressões e valores dos sensores estão idênticos, a única diferença é a temperatura no evaporador...
Em LO o normal no evaporador penso que seriam 2/3°c e o meu ronda os 7/10°c...
A pressão ronda os 8/9 bars, em ambos.
De relembrar que gás ele tem...
 

Anexos

  • 570732B5-95D8-4309-BA26-06FFCB8E411D.jpeg
    570732B5-95D8-4309-BA26-06FFCB8E411D.jpeg
    1 010,8 KB · Visualizações: 5
  • C7366865-661D-46A6-84CC-21853ACCD8D6.jpeg
    C7366865-661D-46A6-84CC-21853ACCD8D6.jpeg
    537,3 KB · Visualizações: 5
Back
Top