Ventoinha AC A3 8P

Depois da minha B5 andar a fazer das dela com o AC chegou a vez do A3.
Começou por fazer pouco frio mesmo em andamento, fui verificar a carga, faltavam 100g de gás.
Foi feito teste de fugas, carga e tudo o que tinha direito, ficou bom, ficou a fazer mais frio pelo menos.
O problema actualmente é que quando se liga o carro, o AC demora uns 10 min a fazer frio, que é o tempo que as ventoinhas demoram a ligar, as ventoinhas não deveriam ligar imediatamente assim que se liga o AC, tal como acontece na B5?
Que só arrancam as 2 passado de 10 min, e é em 1° velocidade, acho que nunca as vi passar disso.

Fazendo o teste pelo VCDS, no modulo 01-Engine consigo ligar as ventoinhas e vão a velocidade máxima sem problema, no Auto-HVAC, fazendo o Output Test as ventoinhas, nada acontece, nenhum sinal de vida.
Erros 0, apenas um no modulo da coluna de direção que é (penso eu) relacionado com os contacto do canhão de ignição
 
Ja agora. se alguém com A3 8P Facelift e com o Vag-Com a mão me pudesse tirar uma duvida, Que diga.
Agradeço! :)
 
Quando puderem
Indo ao 08-Auto HVAC , no output test, em principio tem uma lista para seleccionar, escolhendo e fazendo a activação de "Coolant Fan (V7)" e "Coolant Fan Control Module (J239)" as ventoinhas do radiador arrancam? (Como está na imagem)
No meu caso em ambos, nada acontece, sem ser o Climatronic ficar apenas com a luz do ecrã acesa (mas isso penso que seja normal)
Estou achar estranho.
Se for fazer o Output test no 01-Engine , as ventoinhas arrancam e vão até a velocidade máxima sem problema
 

Anexos

  • VCDS.png
    VCDS.png
    1,8 MB · Visualizações: 10
Em ambos certo? No V7 e no J239?
Sendo assim tenho um problema algures, ou no módulo das ventoinhas, ou no climatronic...agora é que vai ser bonito para descobrir qual o fio que dá o sinal de arranque das ventoinhas
 
Em ambos certo? No V7 e no J239?
Sendo assim tenho um problema algures, ou no módulo das ventoinhas, ou no climatronic...agora é que vai ser bonito para descobrir qual o fio que dá o sinal de arranque das ventoinhas
Nem ideia.
Nem sei o de arranjar esquemas
 
Tenho o ELSAWin aqui algures, tenho de queimar pestanas a ver os esquemas !
Vou actualizando a coisa
Por acaso, esqueci de ver se dava para ler a pressão do circuito do AC no vag. Imagina que não tens a leitura correta e não deixa actuar as ventoinhas? Só uma ideia...
 
Aparecem umas pressões no measuring blocks, mas não vi com atenção.
No meu caso o AC foi carregado há 2 semanas, e ele actualmente faz frio, mas só quando o carro começa a andar ou a ventoinha liga

Ja agora...ninguém sabe se há algum relé para as ventoinhas? ou é tudo controlado pelo J239?
 
Last edited:
Se puderes fazer só mais um teste para tirar aqui outra dúvida (Ou se calhar sabes.
Com o carro frio, ligando o AC em "LO", mantendo o carro parado, quando tempo é que demoram as ventoinhas a disparar ?
E ligam a que velocidade? No meu caso as vezes chega a demorar uns 10 min e parece que ligam em velocidade 1 ou 2, mas isso penso ser normal

Estou a ver esquemas, e o sinal para ligar as ventoinhas parece vir apenas da centralina do motor , agora porque que não consigo activar as mesmas fazendo o teste no Auto HVAC...e zero erros...isso ainda é o mais estranho
Será o problema dos contactos do canhão de ignição? Que verdade seja dita que quando o carro fica ao sol, o radio e o climatronic demoram mais do que o tempo normal a arrancar
As vezes ja vou em andamento quando eles ligam, e volta e meia aparece me um erro relativo a uma falha eléctrica (tentar reproduzir o erro para o meter aqui)
 
Last edited:
Andei de volta do carro, cheguei a conclusão que as ventoinhas disparam quando se liga o AC, embora no 1° arranque, demore sempre a volta de 5 min.
Vou trocar o switch do canhão de ignição para começar
 
No meu, que é de 2009, mas penso ser assim em qualquer carro, liga após uns 20 segundos, ou até 1 min se for em pleno inverno. Velocidade 1.
Em andamento, deve demorar mais. E de inverno, nem deve ligar em andamento com temperaturas muita baixas.
 
Era de ver com manometros, as pressões e quanto tempo demoram a subir e descer. Imagina se tens o compressor a fazer pouca pressão (por desgaste) e demora a atingir a pressão maxima.
Claro que em andamento, com mais rotação, o compressor safa-se.
 
Back
Top