Vag-com -> 01 Engine -> Starting conditions (05)

Ola.
Finalmente liguei o vag-com à minha Audi (fotos muito em breve!) com o adaptador 2x2 e deparei-me com uma questao:

No campo 05 do modulo Engine (01) , e depois de ter feito login 12233 , altero o valor da injection quantity a frio, ele testa, dá ok, gravo, mas... nao oiço qualquer tipo de ajuste no trabalhar do motor e muito menos no valor de leitura : 22,3mg/r.

Se alguem souber, que me diga se é mesmo assim...

Ao alterar a IQ no campo 01 (curiosamente no Seat Ibiza AFN 110cv é no campo 2), nota-se que o motor é ajustado no trabalhar e o valor do vag-com é alterado tambem.

Enfim, nao sei q será...

No campo 04, dá N/A ... parece-me q o ajuste do ponto é somente mecanico aka Hammer-mod.

Obrigado a todos !

Ps - Ricky, os cabos vao ligar dentro da caixa dos fusiveis que está ao pe do para-brisas, zona do motor. Sao as entradas branca e preta.
 
Esta ai muita confusao...

1o , o campo é o 01... o que tas a mecher é quantidade de gasoleo para o arranque :lol:

2o hammer mod n tem nd a ver cm o ponto da bomba... o ponto do motor a bomba move se para os lados , no hammer mod meche para a frente tras :wink:

O campo 04 so da em alguns carros penso k de 98 para cima...e so altera um pouco o avanço a afinaçao mecancia n muda.

O campo 02 é o relanti e o 03 a EGR

Cumps
 
Sempre a aprender... :)
Nesse caso, é ver com o Tdi timing, como está o ponto da bomba.

O IQ do campo 01 ja foi corrigido e está a cerca de 3,5mg. Para ser sincero, nao noto grande diferença em subir este valor (mistura mais pobre) e manter a velocidade do relantim, atraves do campo 02.
Mas deixei assim e nao vejo assim fumo que se note.

Relativamente ao ponto ou á hammer mod, existe alguma forma de "silenciar" mais o motor? Eu acho que a Audi relativamente ao Ibiza, é menos insonorizada e sente-se mais as vibrações no volante. Agora menos... pois passei o relantim de 755 para 840. Mas mesmo assim... só lá deve ir com material insonorizante :lol:
O 1Z e o AFN produzem sensivelmente o mesmo ruido a trabalhar.

Artur, estas centralinas têm caixa preta ou de metal ? ficam ao pe dos pes do passageiro, nao é?

Outra questão: Existe alguma forma de alterar o curso do pedal do acelarador. É que este só atinge os 100% lá mesmo no fundo. Eu gosto com um curso mais curto. Digamos uma escala logaritmica (Ibiza), em vez de uma linear (80).

Abraço


Artur Costa disse:
Esta ai muita confusao...

1o , o campo é o 01... o que tas a mecher é quantidade de gasoleo para o arranque :lol:

2o hammer mod n tem nd a ver cm o ponto da bomba... o ponto do motor a bomba move se para os lados , no hammer mod meche para a frente tras :wink:

O campo 04 so da em alguns carros penso k de 98 para cima...e so altera um pouco o avanço a afinaçao mecancia n muda.

O campo 02 é o relanti e o 03 a EGR

Cumps
 
Atençao que o IQ funicona ao contrario do logico... 5mg injecta menos gasoleo k 3mg... cm 6mg o carro pega pior que cm 3... e qd se faz o hammer mod xega se mesmo a ouvir o bater da injecçao qd esta muito puxado , ex. IQ a 1.4 cm bicos PP502(ja tive assim e ouvi se pareciam touches :lol: )

Quanto ao relanti o ideal sao 903rpm... fica mais alto o relanti e vibra menos o motor :wink:

Centralinas de caixa preta sao de plastico e sao 8bits... as de aluminio sao ja 16bits e todos os 110 trazem essa :wink:

Quanto ao acelarador , so sei fazer isso numa reprogramaçao , por vag com n sei :shock:

Cumps
 
Pois, é bem possivel que o curso/acção do acelarador só seja possivel atraves de programação. Pelo menos, no vag-com, em adaptation, nao encontro.

Hoje deixei o IQ em 4,0 e a voltagem ficou em 1,420v. Penso que é o ideal. O relantim, o máximo que sobe, é até as 840. Estou no limite do range e não dá para o subir mais (valor = 130) . Mas fica bem melhor assim do que as 755rpm como ele vinha. E sinceramente, nao noto nada nos consumos. Está a fazer 6,0/6,5. Ainda n fiz um calculo concreto.

Quanto ao timing da bomba.... a quente está a 70º !!! Coloquei "ALL 1Z" e estava alto. Coloquei depois 2 ou 3 hipoteses para motores 1Z da audi 80 e estava sempre entre " slightly advanced " e " too advanced! ". Talvez recuando silencie um pouco mais. Mas lá está, não sei qual o procedimento correcto para faze-lo, até porque terá que ser feito mecanicamente. Não sei que parafuros sao ( os 4 do topo? ) , mas sei q +- 1mm = +- 30º , logo é preciso ter cuidado...

Relativamente à minha centralina...li algures q ficava ao pe dos pes do pendura, mas abri a mala da bagageira , retirei uma tampa do lado esquerdo e qual foi o meu espando ao encontrar uma caixinha de metal com um "bloco" de fio lá ligado, parecendo mesmo uma unidade de controle. Só que o tamanho da caixa, é metade do tamanho da centralina do Ibiza. Na audi tem 16cm x 6cm mais ou menos. Não me recordo ao certo das letras que lá tinha, mas tinha uma sequencia de numeros também e o tipico made in germany
Vou tomar nota e postar aqui, ou até tentar retirar aquilo e abrir para ver como é por dentro...

Se assim, for, existe alguma possibilidade de ter uma centralina de 16 bits ? Era tão bom para ter uma geometria variavel... :lol:

Se já assim nao for, ao menos que um novo mapa conjuntamente com os 502 já torne a condução da carrinha mais "leve". Ja me dava por contente.

Ps - Conseguirias elaborar um mapa para 8 bits? Para 16 , eu tenho (os do Ibiza - DM).

Abraço
 
Back
Top