Urgente! Urgente! Urgente!

Preciso de opiniões, sendo que, já sei, a decisão final será sempre minha, mas quero que partilhem comigo alguma eventual experiência e pontos de vista.


Passa-se o seguinte:
estou há quase 6 meses a trabalhar numa empresa, onde sou comercial (direccionada para as empresas) e onde as condições são porreiras, e o ordenado é assim-assim (podia ser mto melhor).
Durante esses 6 meses conheci uma colega (dessa mesma empresa) que é uma excelente comercial.
Acontece que, ao fim de 5 anos naquela empresa, a empresa onde ela tinha trabalhado há 5 anos atrás pediu-lhe para voltar, para um cargo de Directora Comercial, onde ela iria explorar a vertente empresarial (porque até então só trabalhavam o mercado particular).

Como a saída dela me custou muito ela sempre disse: "não te preocupes. eu vou mas venho buscar-te. deixa-me ver como as coisas são, porque só te tiro daqui se as condições forem mesmo boas."

dito e feito.
fui a uma primeira entrevista. amanhã vou a uma reunião onde me vão apresentar a proposta, que já sei de antemão que é melhor do que esta empresa onde estou.

a minha questão tem mais a ver com a amizade. eu adoro aquela minha colega e admiro-a enquanto profissional.

a minha questão é: até que ponto é que conseguimos manter uma amizade saudavel, que não me prejudique profissionalmente, tendo em conta que durante 6 meses fomos excelentes colegas de trabalho, mas se eu aceitar este novo desafio, ela passa a ser minha superior hierárquica... (?)

percebem?
 
Vens perguntar isso para aqui? Vão chover respostas a nível pessoal.. e nenhuma delas te vai dizer o que deves fazer, porque foste TU que conviveste com ela. Tenta te lembrar como era a postura dela para com a chefe... ou o que ela espera que a chefe fizesse... talvez dai tires algumas elações...
 
e sempre um risco..

enquanto colegas ajudavam.se mutuamente e com esta diferenca de hierarquias podera haver sempre conflitos o que e normal.
e depois ate entre colegas de trabalho vai gerar confusao porque pelo que tu dizes dao.se muito bem e as outras pessoas com quem vao trabalhar poderam achar que es uma 'lambe botas' que esta aproveitar.se da amizade com a chefe para poder subir na empresa e vai gerar um grande mau ambiente em gera.
 
Passei por uma experiênçia em tudo idêntica. Primeiro colega numa empresa, passado anos era meu patrão, pois á semelhança de ti tb sou comerçial e veio-me buscar.

Tudo depende do caracter da tua amiga em questão, mas que é uma situação muito delicada lá isso é... A linha entre amiga vs amiga, e empregado vs chefe, são muito finas e é muito difiçil gerir uma situação de stress em que recebes ordens ou raspanetes até da pessoa que se for preciso á noite vai jantar a tua casa e é tua amiga do peito.

Analisa o caracter dela, tenta te lembrar de como ela era enquanto tua colega e quais as criticas e açima de tudo com que tom as fazia, das restantes colegas, etc etc..

Eu aguentei 8 anos a ser subordinado do meu amigo/patrão... Quando me despedi foi uma enorme desilusão porque afinal o meu "amigo" não o era..
 
A unica questão aqui prende-se no seguinte:

Incomoda-te receber ordens dela? Achas que te vai custar? Serem amigas até pode jogar a teu favor!...
Agora só tu é que podes analisar isso...

Mas uma coisa te digo:
Para vires abrir um tópico a pedir opiniões... Já não é bom sinal!... Alguma coisa te diz que isso pode vir a correr mal!...:roll:

Boa Sorte!... :)
 
eu abri o tópico para pedir opiniões, no sentido em que me poderá estar a escapar alguma coisa.

enquanto colegas, sempre fomos excelentes colegas, e as criticas sempre foram construtivas entre as duas.
temos uma experiência de vida muito semelhante, passamos por muitas coisas idênticas a nível pessoal...
ao nível profissional eu sei que tenho muito a ganhar. o que me está a causar dúvidas é mm no plano da amizade, pq vai ser preciso separar as aguas...
 
eu abri o tópico para pedir opiniões, no sentido em que me poderá estar a escapar alguma coisa.

enquanto colegas, sempre fomos excelentes colegas, e as criticas sempre foram construtivas entre as duas.
temos uma experiência de vida muito semelhante, passamos por muitas coisas idênticas a nível pessoal...
ao nível profissional eu sei que tenho muito a ganhar. o que me está a causar dúvidas é mm no plano da amizade, pq vai ser preciso separar as aguas...

Amiga... "Trabalho é trabalho! Conhaque é Conhaque!"...

Eu pensava no plano profissional!... Se por acaso corre-se mal... Amigos... tenho muitos! :D
 
Eu na situação apresentada não saía, a não ser que em termos monetários fosse praticamente irrecusável.

Claro que na vida tem que se arriscar, mas mudar por mudar só porque se dá bem com fulano ou sicrano não.

Vais te sentir na obrigação de agradar, mas mais dia menos dia vai-te mandar á cara.
 
se é tua amiga já a deves conhecer como pessoa, por isso tenta perceber até que ponto vai ser a tua relação com ela (empregada/chefe), por um lado até pode ser bom, pode te ajudar também a subir na carreira como pode fazer te a vida negra! agora também tens que ver se o contrato que te vão propo se vale mesmo a pena mudares.
 
Amiga... "Trabalho é trabalho! Conhaque é Conhaque!"...

Nem mais! Amigos, amigos negócios à parte.

Só tens de ter capacidade de aceitar ordens dela e separar as águas, saber gerir que as ordens vêm dela como tua chefe e não como tua amiga.. Se tu souberes separar as coisas e ela também penso que ambas têm em ganhar..

Eu não pensava duas vezes, muito menos tendo condições melhores :)

Há oportunidades que não surgem duas vezes..
 
Back
Top