Um roçar esquisito...

Boas pessoal,
Este sábado tive aqui a falar com um vizinho meu que tem, tal como eu uma b6. Está como a maioria dos users do B6 bastante satisfeito, mas tem andado um pouco preocupado com um barulho que a carrinha faz. Antes de explicar o barulho devo dizer que verifiquei com o vag-com e não encontrei erros de substancial importância, ...rádio e motor flaps do AC...que também eu já tive e que resolvi.... bom mas adiante. Segundo ele e depois confirmado por mim num teste em andamento, tudo está a funcionar bem em termos de potência, puxa bem, desenvolve bem, mas "de vez em quando" a baixa velocidade em 3 ou 4ª se acelerarmos ouve-se um roçar mais grave "roooommm" vindo do motor, +- 1600-1700 rpms que desaparece assim que se continua a acelerar. É dificil descrever um som com palavras, mas, e pior do que isso é que não é sempre. A sensação que dá é que quanto mais lento for o andamento e depois a subsequente aceleração maior a tendencia para o barulho aparecer. O turbo não assobia, nada além do normal, fiz o teste de perceber se ao desacelerar se ouvia o roçar mas tal não acontece. Será a EGR a fechar?? Escape a roçar na carroçaria na altura em que o turbo cria mais vibração ?? Volante motor??? Embraiagem? Lembrei-me até da polie do alternador?.. ou geometria a começar a prender? . o que dizem os mestres??
Abraço
 
linuxmad disse:
Será a EGR a fechar?? poderá ser uma das hipoteses
Escape a roçar na carroçaria na altura em que o turbo cria mais vibração ?? outra hipótese
Volante motor??? Embraiagem? Não creio, pq acho que sentias o carro a vibrar
Lembrei-me até da polie do alternador? isto normalmente é audivel em manobras de estacionamento
ou geometria a começar a prender? já te mandei o link, mas dizes que tá tudo bem ;)
Abraço
 
Quanto à geometria do turbo ?? ...verifiquei a haste e ela sobe e desce rapidamente.. isso é sinal que está ok?
 
Lembrei-me ainda que quanto ao escape, há uma proteccção da transmissão que é concava e o escape faz uma curva por cima...será por ai??
 
Se for a frio acho que pode muito bem ser escape a roçar na carroçaria na altura em que o turbo cria mais vibração, nomeadamente em velocidade de baixas para altas.
Se for com o carro a uma temperatura normal 90º poderá ser a EGR a fechar ou mais
Quanto ao problema da poli do alternador, acho em manobras notavas logo esse barulho.
Boa Sorte,

:D
 
Não é por nada, mas essa embraiagem não estará a dar as ultimas?

quando faz esse barulho notas que o motor faz ligeiramente mais rotação do que realmente vai a a andar?

é que em 4ª acelerar à 1600rpm ... tudo bem que não é nada do outro mundo mas ....
 
Não boost... não há oscilação das rpm, nem vibrações de embraiagem, nada,,, :S
Será algum plástico a roçar em alguma coisa???
 
se é um roçar pontual nessa rotação não estou a ver um plástico a roçar só nesse intervalo .. se ainda fosse a determinada velocidade.

digo isto porque o meu, nem precisava de olhar para o ponteiro, sabia sempre quando atingia os 250 .... o plástico da cave de rodas vinha para trás e roçava no pneu ....

A solução foi ir bastantes vezes a essa velocidade e deixar gastar o plástico .. passado uns tempos deixou de fazer :D :D :D :D
 
A vibração de plásticos pode acontecer na altura que o turbo enche e cria mais vibrações.... Os plásticos das cavas quando perdem as molas, e por experiência própria, tendem a causar barulhos.. não reparei no caso do meu vizinho se por acaso tem essas molas, eu já meti 3 na minha sempre do lado do filtro de ar... e não ando a 250km :D :D ... pois com um jeitinho não ouvia barulho algum, antes desfazia a cava toda :twisted:
 
Back
Top