Boas pessoal,
Este sábado tive aqui a falar com um vizinho meu que tem, tal como eu uma b6. Está como a maioria dos users do B6 bastante satisfeito, mas tem andado um pouco preocupado com um barulho que a carrinha faz. Antes de explicar o barulho devo dizer que verifiquei com o vag-com e não encontrei erros de substancial importância, ...rádio e motor flaps do AC...que também eu já tive e que resolvi.... bom mas adiante. Segundo ele e depois confirmado por mim num teste em andamento, tudo está a funcionar bem em termos de potência, puxa bem, desenvolve bem, mas "de vez em quando" a baixa velocidade em 3 ou 4ª se acelerarmos ouve-se um roçar mais grave "roooommm" vindo do motor, +- 1600-1700 rpms que desaparece assim que se continua a acelerar. É dificil descrever um som com palavras, mas, e pior do que isso é que não é sempre. A sensação que dá é que quanto mais lento for o andamento e depois a subsequente aceleração maior a tendencia para o barulho aparecer. O turbo não assobia, nada além do normal, fiz o teste de perceber se ao desacelerar se ouvia o roçar mas tal não acontece. Será a EGR a fechar?? Escape a roçar na carroçaria na altura em que o turbo cria mais vibração ?? Volante motor??? Embraiagem? Lembrei-me até da polie do alternador?.. ou geometria a começar a prender? . o que dizem os mestres??
Abraço
Este sábado tive aqui a falar com um vizinho meu que tem, tal como eu uma b6. Está como a maioria dos users do B6 bastante satisfeito, mas tem andado um pouco preocupado com um barulho que a carrinha faz. Antes de explicar o barulho devo dizer que verifiquei com o vag-com e não encontrei erros de substancial importância, ...rádio e motor flaps do AC...que também eu já tive e que resolvi.... bom mas adiante. Segundo ele e depois confirmado por mim num teste em andamento, tudo está a funcionar bem em termos de potência, puxa bem, desenvolve bem, mas "de vez em quando" a baixa velocidade em 3 ou 4ª se acelerarmos ouve-se um roçar mais grave "roooommm" vindo do motor, +- 1600-1700 rpms que desaparece assim que se continua a acelerar. É dificil descrever um som com palavras, mas, e pior do que isso é que não é sempre. A sensação que dá é que quanto mais lento for o andamento e depois a subsequente aceleração maior a tendencia para o barulho aparecer. O turbo não assobia, nada além do normal, fiz o teste de perceber se ao desacelerar se ouvia o roçar mas tal não acontece. Será a EGR a fechar?? Escape a roçar na carroçaria na altura em que o turbo cria mais vibração ?? Volante motor??? Embraiagem? Lembrei-me até da polie do alternador?.. ou geometria a começar a prender? . o que dizem os mestres??
Abraço