TV/DVD do Rns-e com viatura em movimento

Já li por aqui muita coisa sobre este assunto, mas achei melhor colocar aqui de uma forma que qualquer um que saiba trabalhar minimamente com Vagcom e um computador posso fazê-lo.

Este DIY é destinado a quem tem adaptador multimédia com dvd ou sintonizador de TV ligado ao Rns-e e quer pô-los em funcionamento mesmo com o carro em andamento.

Desta forma evitam gastar dinheiro em boxs de TV free.

Aqui vai:

1. Verificar se o Rns-e já está preparado para o efeito.
Ligar Vagcom, e aceder Select – Radio (56) – Adaptation (10) e verificar se o valor de Channel 5 é 250.

Se sim....

:D Porreiro pá! :D

É porque já está desbloqueado, senão:


Material necessário:
:arrow: Folha para apontar valores actuais de programação do rádio
:arrow: CD com firmware v0080eu
:arrow: CD com firmware v0600eu
:arrow: CD com firmware v0650eu, ou v0660eu, ou o Vosso DVD de navegação
:arrow: Vagcom

Devem descomprimir os firmwares e gravar um em cada CD.

2. Ligar Rns-e e tirar DVD de navegação;

3. Ligar Vagcom, seleccionar Radio (56), Coding e anotar o valor de Software coding e Workshop code;

4. Entrar em Adaptation (10) e anotar o valor em todos os Channels na folha que descarregaram em cima.

5. No Channel 97 alterar o valor de 0 para 1. Isto permite que o Rns-e faça actualizações para versões de firmware anteriores às instaladas. Em 0 apenas permite actualizações para versões superiores;

6. Sair do Vagcom e inserir o CD com firmware v0080eu e deixar fazer actualização;

7. Ligar Vagcom, aceder Select, Radio (56), Adaptation (10), Channel 5, Read e verificar que o valor está em 250;

8. Desligar Vagcom, retirar CD com firmware v0080 e desligar rns-e;

9. Desligar a alimentação do rádio durante 8 horas (acho que apenas tirar o fusível 39 não chega pois eu tentei e não resultou, deve-se desligar da massa, retirando a ficha por exemplo);

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..............................................................

10. Ligar o Rns-e (vai perder as memórias existentes e deve ficar com a linguagem em Alemão, por isso aconselho que saibam como se altera a linguagem do rádio);

11. Ligar Vagcom, repetir o ponto 7 e confirmar que o Channel 5 ainda está em 250;

12. Desligar o Vagcom e inserir o CD com formware v0600eu e deixar actualizar. No fim da actualização o rádio vai reiniciar.

13. Inserir o CD com firmware v0650eu ou v0660eu com hack SDS e deixar actualizar. No fim o rádio vai reiniciar.

14. Inserir o Vosso DVD de navegação. Agora não irá haver actualização nenhuma pois o firmware já é v0660eu.
Nota: Se o Vosso DVD de navegação não tiver pelo menos o firmware 0650 não actualizem para o 0660 pois assim o Vosso DVD de navegação não vai funcionar.

15 Voltar a ligar o Vagcom e aceder Select, Radio (56), Coding e introduzir os valores de Software coding e Workshop code como anotado no ponto 3 e gravar;

14. Em Select, Radio(56), Adaptation (10) inserir todos os valores em Channel de 1 a 255 excepto o channel 5 claro, pois é o canal que permite ver TV com o veiculo em andamento (Ch 5 = 250). O channel 97 que foi alterado para 1 deve ficar em 0, permitindo assim, apenas actualizações para versões superiores de firmware;

15. Confirmar que todos os valores de Software coding, Workshop code e todos os channels estão como originalmente excepto o Channel 5 que deve ser 250;

16. Depois de todos os valores confirmados, desligar Vagcom e experimentar.


Feito isto, está tudo OK. Video em movimento e firmware preparado para SDS.

Para o SDS funcionar têm de ter o micro do plafonier ligado directamente aos pinos mic in + e mic in - do radio.

Resumo:

:arrow: O Channel 97 em 1 serve para permitir actualizações para versões anteriores
:arrow: O Channel 5 em 250 serve para a TV dar em TV em movimento


Só me resta aconselhar para terem cuidado com a condução e não se distraírem a olhar para o Rns-e.

Qualquer dúvida, ou se precisarem dos firmwares disponham.
 
Last edited:
Re: TV/DVD do Rns-e com viatura em movimento.

pelo que sei, muitos users buscam esta informação por isso:

o pessoal entendido que se pronuncie (que eu disto não percebo nada), para se ver se coloco em sticky no devido tópico ;)
 
Re: TV/DVD do Rns-e com viatura em movimento.

E para quem quiser ter uma imagem inicial como a minha:

img0532.jpg


É só ir a Select, Adaptation, new value em Channel 18 = 3
 
Re: TV/DVD do Rns-e com viatura em movimento.

Muito bom trabalho!
Foi exactamente isto que fiz no meu, com a ajuda do amigo JNuno cá do forum.
Só fiquei foi com o som do gps nas colunas de tras.
 
Re: TV/DVD do Rns-e com viatura em movimento.

Lipoliveira disse:
Só fiquei foi com o som do gps nas colunas de tras.

Agora já tens aqui a solução para dar na coluna da frente.

Vagcom, Channel 97 de 0 para 1 cd, mete CD com firmware v0600 e deixa instalar e depois mete o teu DVD de navegação.
 
Só tenho uma coisa a dizer: 5* :eek: já vou pensar mais seriamente em comprar o adaptador multimédia e o dvd.. esta informação vale ouro, havia de haver mais pessoas como tu.. tudo explicadinho ao pormenor! :twisted:
 
Neo disse:
....... já vou pensar mais seriamente em comprar o adaptador multimédia e o dvd...

:oops: Obrigado :oops:

Atenção que na tua imagem inicial só deves conseguir pôr a imagem com o logo S3.

:twisted: :twisted: :twisted:
 
PCosta disse:
:oops: Obrigado :oops:

Atenção que na tua imagem inicial só deves conseguir pôr a imagem com o logo S3.

:twisted: :twisted: :twisted:

sim, isso já sabia por experiência própria ;)
 
Back
Top