Turbo com geometria limpa, ficou lento. help!

Como testam com o vcds a maf? Tem que ser em estrada? Quais os valores espectaveis?


Sent from my P40 Pro using Tapatalk
 
  • Like
Reactions: rro
Como testam com o vcds a maf? Tem que ser em estrada? Quais os valores espectaveis?


Sent from my P40 Pro using Tapatalk

É relativo. Com vcds ou outro programa é preciso fazer uma despistagem em condicoes. O que acontece com muita malta, mecanicos incluidos, é que vem la um erro relacionado com a maf e trocam-na logo. E muitas vezes o problema nal esta la.
A maf le a temperatura e a massa do ar em gramas por minuto (ou kg por hora) que entra na admissao. O valor apresentado pela centralina pode ser o valor por cilindro ou em todos os cilindros.
Muitos "erros" informam apenas que a maf esta a ler um valor que nao é o expectavel pelo mapa da centralina.
É ai que vais ver os valores em tempo real com o motor ligado. E ha valores pre definidos para cada regime de rotacao do motor. Nao precisas de ir a estrada. Os valores variam tambem consoante o motor, quanto mais cilindrada, mais massa de ar que cada pistao aspira.
Mas um valor incoerente de massa de ar pode ter varias causas.. Um filtro de ar muito saturado já, influencia logo a massa de ar. Uma entrada de ar parasita, um tubo roto, a caixa do filtro de ar mal apertada, uma egr entupida, infuencia a leitura da massa de ar. Por isso é necessario verificar isso primeiro.
Caso o erro diga que ha por exemplo um curto na maf ai é provavel que esteja avariada mas convem ver a ficha e o estado dos pinos, e da cablagem assim como os sinais na ficha. Sao so alguns exemplos, fazer um diagnostico correcto leva tempo e paciencia mas quase sempre poupa dinheiro.
 
Back
Top