tudo o que as seguradoras nao querem que a gente saiba

Este artigo perdoem-me mas é uma palhaçada.

Transcrevo uma opinião de um colega que subescrevo na integra.

"Não gostei da abordagem (é sempre sob a perspetiva dos lesados ignorantes e coitadinhos contra as seguradoras de má-fé, que só querem pagar o menos possível), nem da forma (tom acintoso) nem do conteúdo (desgarrado, com erros diversos e inculcando a ideia de que os comandos da Lei do Seguro Obrigatório só valem em fase extrajudicial).


O título era um prenuncio disso mesmo – Toda a verdade! As seguradoras não querem que você saiba. "
 
"é sempre sob a perspetiva dos lesados ignorantes e coitadinhos contra as seguradoras de má-fé, que só querem pagar o menos possível"

Ó Paiol, desculpa lá, mas um gajo é abalroado na estrada sem culpa nenhuma, ganha uma carrada de problemas que ninguém quer resolver e é considerado ignorante e coitadinho?!!!!

Ou então fui eu que entendi mal esse comentário desse colega...
 
Nao é esse o ponto vista!

O ponto de vista mencionado no artigo é que nós, como clientes somos sempre impotentes e quase temos que pedir clemência à seguradora para que nos resolva o problema! E isso nao é de todo verdade. Nenhuma companhia tem interesse em arrastar processos para lá do interminável. Isso só agrava custos!

É claro que a companhia tenta pagar o mínimo possível (Qualquer empresa em qualquer ramo seja ele qual for tenta) mas sempre dentro daquilo que legalmente lhe é exigido, muitas vezes até bastante acima.

exemplos: já vi varias vezes renault 5 citroen ax etc e carros bastante antigos a serem pagos a 2000, 2500€ como perda total. Parece-te justo para a companhia quando o valor de mercado deve ser para aí 300€ já generosos?

Eu entendo perfeitamente que um lesado num processo de sinistro se sinta isso mesmo...lesado, porque um processo de sinistro é sempre um processo chato e à companhia cabe a responsabilidade de minorizar dentro do possivel e legalmente exigivel os danos.

Nao é pelo tom incendiário do artigo que lá vamos. ;)
 
Ó Paiol, "a gente" tá aqui para conversar nada mais :D

exemplos: já vi varias vezes renault 5 citroen ax etc e carros bastante antigos a serem pagos a 2000, 2500€ como perda total. Parece-te justo para a companhia quando o valor de mercado deve ser para aí 300€ já generosos?

Se não é justo para a companhia imagina para quem não teve culpa no acidente e leva por tabela!!!

Se a seguradora se sente lesada que vá sobre o seu segurado, e não sobre quem não tem culpa nenhuma...

Agora, se me vierem dizer que o culpado do acidente tem seguro contra todos os riscos de um chaveco e lhe dão perda total e ele reclama, aí sim, a seguradora que use da lei para se fazer valer dos seus direitos.
 
Boas

Apesar de tudo o que esta na noticias, uma coisa que acontece e não deve, é uma pessoa ter um acidente como eu tive, a 14 de dezembro em que ia descansado na auto-estrada fui abalroado por uma carrinha em despiste, desfiz o carro todo sem culpa alguma e hoje dia 31 de janeiro ainda tenho o carro a arranjar e só me deram carro de substituição 4 dias, pois é o meu carro pode ser antigo e ter muitos kilometros, mas é meu esta pago seu o estado em que esta e seu o carro que tenho e alem disso tudo da perfeitamente para a minha vida e para o que preciso dele, não fui culpado não devo prejudicado com a situação e a minha seguradora deve defender os meus interesses acima de tudo coisa que não fez, por isso vão pagar tudo ate ao ultimo cêntimo queiram ou não e segundo sei não é preciso arranjar despesas de táxis nem nada pois nem toda a gente é obrigado a ter dinheiro para andar de táxi e ter os recibos, se nunca falhei um pagamento de um seguro nunca falhei com nada com a seguradora devia acima de tudo defender os meus interesses e não o tem feito. O valor da reparação é de 1400 euros e o valor do carro não passa disso mesmo, mas para mim vale muito mais pois para o que preciso dele é mais que perfeito.
 
João se queres que te paguem despesas desculpa mas tens que fazer prova que as tiveste! Caso contrário ficas a ver navios! Era lindo pagar despesas so porque sim!!!

A tua companhia so poderá defender-te se tiveres algum litígio da assuncao da responsabilidade e em outros casos específicos mas apenas se tiveres a cobertura de Protecção Jurídica (na esmagadora maioria já esta incluído no pacote base.)

Mais do que isto lamento mas a tua companhia pouco mais poderá fazer!

agora podes sempre discordar e escrever! Normalmente acedem!

Em relação ao valor do carro, para nós é sempre o melhor do mundo mas para definição do valor isso vale quase zero. O que conta é o valor venal do veiculo. E através de isso se é perda total ou nao em caso de sinistro.

Parece-te lógico reparar um veiculo cujo custo dessa reparação é igual ou superior ao valor da viatura??? Claro que nao.


Percebo perfeitamente que nao seja fácil aceitar estas coisas mas é mesmo assim. Nao há volta a dar. E estando deste lado ( companhia) perceberias facilmente, porque tem que haver algo que defina estas coisas. Tem que haver linhas orientadoras e limitadoras de algo tao difícil de legislar como sao os processos de sinistro que mesmo que corram bem para os lesados sao sempre no mínimo chatos e aborrecidos.
 
Se é justo ou não para a companhia nao quero saber mas se tens um carro a andar e em perfeitas condicoes e abalroam-te sem teres culpa nenhuma o que tem de se fazer é arranjar o carro e coloca lo como ele estava e nao interessa se vale ou nao o dinheiro, que obriguem quem teve a culpa a pagar .
 
Tanto o princípio constante nos art.ºs 562° e 564º do Código Civil, bem como os diversos acórdãos mencionados na notícia constituem só de si jurisprudência acerca da matéria.

Muito embora se entenda o interesse comercial das seguradoras, não é de todo admissível que as mesmas ajam sem se importar a violação da regra fundamental na responsabilidade civil por facto ilícito a reparação integral do dano.
 
Se é justo ou não para a companhia nao quero saber mas se tens um carro a andar e em perfeitas condicoes e abalroam-te sem teres culpa nenhuma o que tem de se fazer é arranjar o carro e coloca lo como ele estava e nao interessa se vale ou nao o dinheiro, que obriguem quem teve a culpa a pagar .

exacto! Tens o carro com um custo de reparação brutal 5000€ quando o carro vale em qualquer stand 2000€ Em condicoes provavelmente melhores que o teu antes do acidente. o teu esta todo empenado e o mais acertado é arranja-lo?
Eu para mim nao o queria...se tu sim...



Reparação integral do dano???? Num mundo ideal sim. Claro! concordo!

Mas sem situações onde nao é possível? Quando há feridos com invalidez ? Como é que calculas isso ? Como é que calculas uma morte? Como é que funciona aí a Responsabilidade Civil na reparação integral do dano? Já existe clonagem?



Tenho dito e nao vou discutir mais o sexo dos anjos!
 
exacto! Tens o carro com um custo de reparação brutal 5000€ quando o carro vale em qualquer stand 2000€ Em condicoes provavelmente melhores que o teu antes do acidente. o teu esta todo empenado e o mais acertado é arranja-lo?
Eu para mim nao o queria...se tu sim...



Reparação integral do dano???? Num mundo ideal sim. Claro! concordo!

Mas sem situações onde nao é possível? Quando há feridos com invalidez ? Como é que calculas isso ? Como é que calculas uma morte? Como é que funciona aí a Responsabilidade Civil na reparação integral do dano? Já existe clonagem?



Tenho dito e nao vou discutir mais o sexo dos anjos!

pois pois....mas as seguradoras não sao assim tão honestas ou cor de rosa não ! nem os mediadores esses gulosos (alguns)
porque até correr mal dizemos sempre bem não é?
eu até acho que muitos peritos são mais honestos, que esses piolhosos novos gestores de area segurada ! só que as vezes encavam-se ! pois ! basta saber fazer como dever ser, não trafulhar nada disso !!!
porque uma coisa é hoje, outra é amanhã ! gostam muito de cozinhar á meneira deles com o banquete servido com o mediador a provar !
mas o contrato tem riscos! senão até qualquer um fazia seguros ! acho que quem tem um bom mediador tem uma boa ajuda !
mas que ele não seja muito guloso nas comissões !

tinha um seguro alguns bons anos, quando precisei dele ativei ! peritos e tal, dano, resposta agora não estamos a pagar !!!
só porque era de um amigo de infância (o mediador) ficou por ali !
então disse a esse meu amigo " em nome da nossa amizade ficamos e continuamos amigos, mas seguros não me vendes mais era da tua responsabilidade alertar que esta companhia agora é uma vigarista e não zelas-te pelos meus interesses, assim, e até ao dia que testamos a companhia todas são boas !?
pedi um esclarecimento á companhia sobre o contrato e cláusulas, afins ! mas a resposta é dar a volta as frases e como perceberam que o cliente já não continuaria, cag____aram no assunto, mas pagar umas décadas e depois dar nisto !?
por isso epá pensem bem antes de participar algo, porque temos de pensar tambem como eles não é ! (se me faço entender!)
abraço e olhos bem abertos !
 
Last edited:
exacto! Tens o carro com um custo de reparação brutal 5000€ quando o carro vale em qualquer stand 2000€ Em condicoes provavelmente melhores que o teu antes do acidente. o teu esta todo empenado e o mais acertado é arranja-lo?
Eu para mim nao o queria...se tu sim...



Reparação integral do dano???? Num mundo ideal sim. Claro! concordo!

Mas sem situações onde nao é possível? Quando há feridos com invalidez ? Como é que calculas isso ? Como é que calculas uma morte? Como é que funciona aí a Responsabilidade Civil na reparação integral do dano? Já existe clonagem?



Tenho dito e nao vou discutir mais o sexo dos anjos!


Sim, claro que se tivesse todo empenado nao o queria mas por exemplo eu tenho o meu ibiza SDI de 1999 que o valor comercial dele nao deve de ser mais que 2000 euros e eu vou descansadinho na minha vida e vem um gajo e bate-me de frente ora (parachoques, 2 opticas, farois de nevoeiro grelhas ) 850 € mais 200 para arranjar capot e guarda lamas e pintar e mais 200 euros para o trabalho total 1250 euros ora a companhia manda-o para perda total e tome lá 2000 euros e eu depois compro o quê com 2000 euros ?
 
Sim, claro que se tivesse todo empenado nao o queria mas por exemplo eu tenho o meu ibiza SDI de 1999 que o valor comercial dele nao deve de ser mais que 2000 euros e eu vou descansadinho na minha vida e vem um gajo e bate-me de frente ora (parachoques, 2 opticas, farois de nevoeiro grelhas ) 850 € mais 200 para arranjar capot e guarda lamas e pintar e mais 200 euros para o trabalho total 1250 euros ora a companhia manda-o para perda total e tome lá 2000 euros e eu depois compro o quê com 2000 euros ?

compras um seat ibiza de 1999 sdi!

edit: e se não chegar o dinheiro até porque me parece curto para um diesel de 1999 escreves a dizer isso mesmo. Que não chega! Dificilmente não reavaliarão a proposta para cima.
 
Last edited:
Back
Top