troca de volante

Na teoria dá, e conseguirias lá por o volante do 8P. O problema tem haver com a tecnologia do airbag (single stage no teu 8L e dual stage no 8P), o que faz que sejam incompatíveis a nível das ligações. Poderás ligar à semelhança de muita gente por esse mundo fora, mas ainda ninguém consegui garantir que o airbag fique a funcionar a 100%. É o meu dilema também, pois queria por o das B7 na minha B6... :roll:

Caso queiras apenas por um volante de 3 braços tipo sport, já existente nos 8L e que ainda vinha nos 1ºs 8P (tipo até 2004), esse podes por, já que é single stage também! ;)
 
Ainda esta semana tive um problema assim com os airbags, ia trocar meu volante de camioneta do a3 8p por um sport de uma a4 b6 e depois de tudo desmontado :oops: as ligações dos airbags eram diferentes. Ganda galo :cry:
 
a3b disse:
Ainda esta semana tive um problema assim com os airbags, ia trocar meu volante de camioneta do a3 8p por um sport de uma a4 b6 e depois de tudo desmontado :oops: as ligações dos airbags eram diferentes. Ganda galo :cry:

No teu acso terá de ser os novos volantes 3 braços tipo B7 ou A3 8P mais recentes... ;)
 
Pois... realmente esse do antigo TT é compatível e é de airbag single stage como o teu volante original do A3 8L. Já agora boa escolha, pois esse volante é lindo.... por acaso é uma das possibilidades que também equaciono... :roll:
 
Malta, é muito simples, até 2003 o airbag tinha cerca de 16 fios (a contar com o da buzina), a partir dai vêm com a nova tecnologia e são apenas 3 fios já a contar com o da buzina também.
Portanto, de 2003 em diante os volantes das A4's dão nos A3's e por ai fora, teoricamente, no meu tive que fazer alguma bricolage no fio da buzina e o airbag está a funcionar correctamente.
Atenção que trocar pelos novos volantes com centro quadrado tenho quase toda a certeza que têm que montar uma anilha de adaptação que custa cerca de 100€ no Ebay.
Se precisarem de ajuda na montagem digam qualquer coisa que eu indico-vos o meu mecânico que é da Audi e que sabe dizer-vos logo quais os volantes que dão no A3, A4, etc.

Abraço, Filipe
 
BlackShadow disse:
Malta, é muito simples, até 2003 o airbag tinha cerca de 16 fios (a contar com o da buzina), a partir dai vêm com a nova tecnologia e são apenas 3 fios já a contar com o da buzina também.
Portanto, de 2003 em diante os volantes das A4's dão nos A3's e por ai fora, teoricamente, no meu tive que fazer alguma bricolage no fio da buzina e o airbag está a funcionar correctamente.
Atenção que trocar pelos novos volantes com centro quadrado tenho quase toda a certeza que têm que montar uma anilha de adaptação que custa cerca de 100€ no Ebay.
Se precisarem de ajuda na montagem digam qualquer coisa que eu indico-vos o meu mecânico que é da Audi e que sabe dizer-vos logo quais os volantes que dão no A3, A4, etc.

Abraço, Filipe

Não te querendo contradizer olha que não é assim tão simples e linear, pois depende de modelo para modelo. REalmente foi a partir de 2003 que começaram a surgir os airbags com nova tecnologia, mas por exemplo a minha b6 é de Junho de 2004 e ainda tenho volante com airbag single stage. Além do mais, não é só adaptar fios devido à buzina, mas sobretudo trata-se de adaptar as ligações do airbag que têm funcionamentos distintos (single stage nas versões antigas e dual stage nas versões mais recentes). Depois, e o mais importante, é que mesmo fazendo a tal bricolage, e mesmo sem acusar erro de airbag no quadrante, ninguém ainda consegue dar a certeza que o airbag disparará normalmente em caso de embate... recomendo a todos os interessados uma pesquisa na net por exemplo no site www.navplus.us ou www.audizine.com ou no ASI. Eu mesmo já coloquei aqui links sobre isso notros tópicos...
 
migsan disse:
Não te querendo contradizer olha que não é assim tão simples e linear, pois depende de modelo para modelo. REalmente foi a partir de 2003 que começaram a surgir os airbags com nova tecnologia, mas por exemplo a minha b6 é de Junho de 2004 e ainda tenho volante com airbag single stage. Além do mais, não é só adaptar fios devido à buzina, mas sobretudo trata-se de adaptar as ligações do airbag que têm funcionamentos distintos (single stage nas versões antigas e dual stage nas versões mais recentes). Depois, e o mais importante, é que mesmo fazendo a tal bricolage, e mesmo sem acusar erro de airbag no quadrante, ninguém ainda consegue dar a certeza que o airbag disparará normalmente em caso de embate... recomendo a todos os interessados uma pesquisa na net por exemplo no site www.navplus.us ou www.audizine.com ou no ASI. Eu mesmo já coloquei aqui links sobre isso notros tópicos...

Migsan, sim, tens toda a razão, mas foi em 2003 que se deu a grande alteração mas o melhor é tirar a capa e ver como são as ligações, por exemplo no meu A3 8P de 2003 a ligação de um volante de uma A4 Avant de 2003 deu sem qualquer bricolage, já era dual stage (acho que é isto) e foi só tirar o volante e pôr o da A4, o airbag está ligado como comprovado pelo computador e a funcionar sem problema, a única bricolage que fiz foi com a buzia porque a ficha era diferente mas resolveu-se em 5 minutos.

Abraço, Filipe

Edit: Migsan, só agora li com toda a atenção o que disseste, no fundo dissemos, eu só disse que trocar um single stage por outro igual provavelmente demora 5 minutos, assim como o dual stage por outro igual e disse isso do meu, a única bricolage que fiz do meu foi devido à ficha da buzina que resolveu-se em 5 minutos. Se tivesse que andar a fazer adaptações de fichas e airbags jamais trocaria de volante se não tivesse a certeza que tinha o airbag a funcionar a 100%, e eu tenho no meu como comprovado ainda há umas semanas na Audi além de que a troca foi feita pelo mecânico deles.

Abraço, Filipe
 
ruidr, sabes-me dizer onde posso comprar um volante Sport pra um Audi A3 8P?

É que ate ao momento so encontrei no eBay, e so em ultimo caso é que quero recorrer á compra pela net.

O meu volante é de 4 braços e mais parece volante de cota.

Alguma sugestão?
 
Boas pessoal, eu queria comprar o volante que equipa os 8p e os a4b6 se nao estou em erro.
sao de 3 bracos e tem uma roda cromada à volta do símbolo cromado.
o meu a3 é de 98 portanto pelo que li o airbag é single stage.
como é que eu sei se a ficha do airbag do volante que vou comprar é single stage ou dual stage ?
 
Back
Top