boas pessoal
eu ja andei a pesquisar bastante sobre isto ha uns tempos atras e entao do que me lembro é assim.
o torsen é permanente às quatro, rolas sempre em 50% 50% o que significa que em termos de comportamento do carro é mais preventivo das situações de drift voluntário e involuntário lol
o sistema haldex é diferente. o haldex que equipa o tt e o s3 por ex. funciona de forma reactiva. ou seja, o carro anda com a tracção quase toda nas rodas da frente contudo, a partir do momento em que a velocidade das rodas da frente diferente - por excesso ou defeito - em cerca de 1/8 do eixo traseira o sistema de tracção vai trocar a tracção retirando a da frente e passando-a para as rodas traseiras até se anular aquela diferença.
essa mudança de tracção é repentina, imediata e pode ir até 100% da tracção nas rodas de trás.
por experiência própria, basicamente, muito antes de teres qualquer indício de que o carro está a ceder - como sendo sentir a traseira solta ou a frente a deslizar - a aceleração sai do teu controlo e sentes o carro a alinhar para onde o estás a apontar.
isto aconteceu-m uma vez num nó de autoestrada, ao sair para a lousã, ou coimbra, já nao me lembro bem.
a única dúvida, é que eu já li algures que a tracção que passa para trás pode ir até 100% e outras fontes indicam que no máximo só passa 90%. estas sao as principais diferenças, do que eu já li e conheço, entre o quattro na versão torsen e o quattro na versão haldex
quanto a ser alterado electronicamente, desconheço, mas ainda que requeira algum hardware deve ser possível. agora, depois de ver o sistema a funcionar, eu nao lhe mexia pois parece-m q tá impecável. o gozo de um RWD vem a seguir à segurança q um quattro trás em condições atmosférias adversas e surpresas na estrada, pelo menos pra mim.
