Tracção QUATTRO

boas pessoal.. tirem-me uma duvida.. quem tir sistema QUATTRO Haldex (pelo k sei é um sistema electronico), e a duvida é.. Com o cabo vagcom podemos alterar as conficuraçoes QUATTRO, como por exemplo, configurar o carro para k este so tenha tracção traseira, ou so frontal? isto sao apenas exemplos, agora gostava de saber se isso é possivel!!

obrigado!!
 
Se estivesse no computador do trabalho colocava aqui um link, mas de cabeça não sei ... :oops: :oops:

Só tracção traseira não consegues, o que se consegue é com um controlador electrónico do diferencial aplicado no interior do carro aumentar a % de tracção traseira mas nunca ficando um RWD, não te esqueças que o haldex só torna o (por ex) S3 em tracção às 4, quando as rodas da frente perdem tracção, não é um 4WD permanente como um subaru ou evo.

Agora pelo vag ACHO que não consegues fazer puto, mas se estiver errado DIGAM :twisted: :twisted: :twisted:
 
boost disse:
Se estivesse no computador do trabalho colocava aqui um link, mas de cabeça não sei ... :oops: :oops:

Só tracção traseira não consegues, o que se consegue é com um controlador electrónico do diferencial aplicado no interior do carro aumentar a % de tracção traseira mas nunca ficando um RWD, não te esqueças que o haldex só torna o (por ex) S3 em tracção às 4, quando as rodas da frente perdem tracção, não é um 4WD permanente como um subaru ou evo.

Agora pelo vag ACHO que não consegues fazer puto, mas se estiver errado DIGAM :twisted: :twisted: :twisted:
entao ker dizer k na audi os k utilizam sistema haldex andam com tracçao frontal? e so com perda de tracçao é k as traseiras entram em acçao??
 
Exacto, a Audi inventou o sistema Quattro nos ano 80 e foi depois copiada pela Lancia e outros constructores, hoje existem sistemas que vão ao ponto de passar a tracção toda para uma só roda das 4 disponiveis, mas não é o caso dos Audi no geral. São carros FW em caso de perca de tracção passam para as rodas traseiras, imagina q entras numa rotunda á chuva, a frente vai ter tendência a escorregar para fora da trajectória, o carro detecta a perca de tracção e começa a enviar ou repartir o movimento ás rodas de trás de forma a que elas ajudem o carro a fazer o que o volante está a mandar, por experiência as 1ªs vezes assusta quem vem de um FW tem têndencia a aliviar o acelarador COISA errada pois ai o sistema sem "gás" não pode compensar e andas aos s... Num carro 4WD numa situação destas é acelarar progressivamente enquanto a traseira deriva a frente entra no angulo e com sorte não ter de contrabecar para compensar excesso da traseira. Com o tempo vai-se lá, mas pensa que os Sr.s Eng da Audi percebem mais nesse sentido que o comum mortal, e se já viste videos de Audi quattro percebes que eles agarram bem mais do que é preciso num uso normal. Não te aconselho a mexer nisso mas é só um conselho...
 
Olha eu não acredito q seja permanenete, mais uma vez no Integrale se rodares uma roda á frente, roda atrás no lado oposto, põe o carro no ar as 4 livres e roda uma da frente se for mesmo 4wd permanete vai-te rodar uma atrás, o sistema Audi apesar de simples é mais efficaz que muitos 4WD, basta ver no youtube o teste no TopGear do RS4 contra o Evo e o Subaru, É claro que o Evo dá cartas a todos mas se virem com atenção o coitado do Subaro peca por muito, e ter um carro com conforto do Audi e que mal ou a bem acompanha os outros a curvar... Eles até ficam parvos, com o conforto o motor e o que o carro curva, mas como é bem mais pesado peca na altura de andar para a frente, opinião pessoal, se curva muito bem, é confortavel, é insonorizado q.b para quê ter um missil cheio de ailerons e que só faz barulho e passas a vida na garagem com ele??? Mais vale um Audi fiavel e seguro e com muito conforto, e olha eu tive um Integrale e não lamento nada o ter vendido.
 
Perleffekt disse:
mas no site da audi vem la a dizer k é tracçao as 4 permanente!!

Mas é relativamente ao diferencial TORSEN, e aí já não tenho a certeza se é integral ou não (penso que não)

Os diferenciais HALDEX foram os 1ºs a ser utilizados, se não estou em erro até o novo S3 já usa TORSEN, no meu caso usa HALDEX
 
Torsen tem o Delta Integrale e esse sim é permanente ei de ter em caso fotos "cortadas" do mesmo para perceberes o funcionamento d'ele, olha vou ver na net e já te digo melhor o teu é de que ano mesmo?
 
''La principale différence entre les 2 systèmes réside dans le fait qu'avec un Torsen, la répartition du couple est en conditions nominales de 50% sur chaque essieu (sauf exceptions : 60% sur l'arrière pour quelques modèles Audi genre RS4). Avec un Haldex, c'est l'avant qui reçoit tout le couple, sauf quand est détecté un problème de motricité sur ces roues (ou, peut-être aussi, pour les démarrages canon). Auquel cas, du couple est transmis sur l'essieu arrière ; ce qui suppose donc un délai entre le patinage et la transmission effective de couple sur les roues arrière. Là est la principale différence. Certains sentent ce délai, d'autres pas.
En outre, avec un Torsen, tu consommeras un peu plus du fait de la transmission permanente de couple sur les 2 essieux. De plus, avec un Torsen, quand tu changes un train de pneus, il est recommandé de changer les 4 pneus à la fois pour éviter d'user la transmission prématurément.

Au final, pour un conducteur lambda, l'Haldex est tout à fait recommandable. Sa technologie (gestion électronique) fait que tu mets le couple que tu veux sur l'essieu arrière, dans la limite de 50% il me semble. D'ailleurs, la nouvelle Passat (qui n'est pas celle que tu vises) étant montée en transversal, elle a un Haldex.''
ou versão em Português da mesma lenga lenga :lol: :lol:
O mesmo objectivo
O sistema “Quattro” utilizado pela Audi tem, hoje em dia duas interpretações distintas conforme o diferencial central utilizado, porque se nos modelos com motores transversais o sistema usado é o “Haldex” nos outros modelos onde o motor assume uma posição longitudinal como é o caso do A4, A6, A8 e agora o Q7, o diferencial escolhido é um Torsen.
No primeiro caso a distribuição de potência começa por favorecer o trem dianteiro que recebe 95 por cento da tracção variando depois com as necessidades de aderência enquanto no sistema Torsen a distribuição da potência é de 50 por cento por cada eixo, que pode variar consoante as condições de aderência de cada roda.
Na BMW o sistema X-Drive utiliza uma embraiagem multidiscos acoplada a uma unidade de transferência formada por correia no X3 e no X5 e por engrenagens no Série 3 e 5. Uma unidade de gestão electrónica encarrega-se de fazer variar o binário entre os dois eixos conforme os níveis de aderência.
Numa utilização normal a repartição é de 40/60 (frt. /tr.) mas em situações mais extremas pode 50/50 (bloqueáveis nos SUV) até aos 0/100 por cento.
Neste caso o sistema coopera com o funcionamento do controlo de estabilidade (DSC com DTC nos série 3 e 5) agindo em conjunto sempre que é preciso repor a trajectória. Este modo de repartir a potência e o binário pelas quatro rodas conta ainda com outras funcionalidades interessantes como é o caso do controlo de descida em declive (HDC) e do “Hill Holder”# que segura o veículo durante 3 segundos no arranque em subidas.
Param aquilatar a validade deste tipo de ajuda basta atestar a sua eficácia em curva onde os limites de aderência são bastante mais elevado e no tempo (0,1 segundos) para que 100 por cento do binário seja transferido para o eixo mais carenciado.
Em qualquer dos sistemas o objectivo é melhorar a segurança sem interferir nas prestações e no prazer desportivo das versões potentes.
 
boas pessoal
eu ja andei a pesquisar bastante sobre isto ha uns tempos atras e entao do que me lembro é assim.

o torsen é permanente às quatro, rolas sempre em 50% 50% o que significa que em termos de comportamento do carro é mais preventivo das situações de drift voluntário e involuntário lol

o sistema haldex é diferente. o haldex que equipa o tt e o s3 por ex. funciona de forma reactiva. ou seja, o carro anda com a tracção quase toda nas rodas da frente contudo, a partir do momento em que a velocidade das rodas da frente diferente - por excesso ou defeito - em cerca de 1/8 do eixo traseira o sistema de tracção vai trocar a tracção retirando a da frente e passando-a para as rodas traseiras até se anular aquela diferença.

essa mudança de tracção é repentina, imediata e pode ir até 100% da tracção nas rodas de trás.
por experiência própria, basicamente, muito antes de teres qualquer indício de que o carro está a ceder - como sendo sentir a traseira solta ou a frente a deslizar - a aceleração sai do teu controlo e sentes o carro a alinhar para onde o estás a apontar.

isto aconteceu-m uma vez num nó de autoestrada, ao sair para a lousã, ou coimbra, já nao me lembro bem.

a única dúvida, é que eu já li algures que a tracção que passa para trás pode ir até 100% e outras fontes indicam que no máximo só passa 90%. estas sao as principais diferenças, do que eu já li e conheço, entre o quattro na versão torsen e o quattro na versão haldex

quanto a ser alterado electronicamente, desconheço, mas ainda que requeira algum hardware deve ser possível. agora, depois de ver o sistema a funcionar, eu nao lhe mexia pois parece-m q tá impecável. o gozo de um RWD vem a seguir à segurança q um quattro trás em condições atmosférias adversas e surpresas na estrada, pelo menos pra mim.

;)
 
Tendo conduzido um Torsen e um Haldex em carro sdiferentes gosto mais do Torsen, passa-se tudo na "hora", o Haldex manda mais no que se passa que o condutor, mas isto em situações limite, no Geral o Haldex é melhor, afinal nng anda de lado por defeito, e até gosto de saber que existe um Pc que toma conta do carro em termos de tracção :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Back
Top