Todo o combustível é igual? Tanga... a minha experiência este verão

Não sei onde viste isso, mas... segundo o site do Prio....

"Desde o dia 1 de Janeiro de 2010, todo o gasóleo rodoviário (dito convencional) comercializado no Território Nacional Português tem uma incorporação de 7% de biodiesel pelo que, ao abastecer com Gasóleo em qualquer rede de postos de abastecimento de combustíveis em Portugal, está na realidade a utilizar umGasóleo com 7% de biodiesel (B7)."


e


"
Que percentagem de biodiesel tem o Diesel Bio Evolution? O Diesel Bio Evolution, à semelhança de todo o gasóleo rodoviário (dito convencional) comercializado em Portugal tem uma incorporação de 7 % de biodiesel.

Fonte:
FAQ - Prio Energy


Sobre os Aditivos....
Acreditas que um " balde " de 5 ou 10 litros de aditivo dentro de uma cisterna com 30.000ltrs fazem muita diferença no teu carro ?

Em tempo pus aqui um video, de um laboratorio competente a comparar os combustiveis... e a diferença é... 0




- - - - - - - - - -



Sobre os outros não sei, sobre os postos que conheço, porque "ajudei" a montar, posso-te garantir que quando o camião vai abastecer, nunca abastece no tanque que está a ser "usado" pelos clientes.

Trabalhei numa empresa que tinha ações na prio, e nós tínhamos desconto se metesse-mos lá, e no entanto a firma nem uma gota de gasóleo lá punha, era tudo bp.

Numa empresa de transportes em que faço contabilidade é um camião que lá vai descarregar combustível, e apesar de ser sempre a mesma firma a fornece-lo existe diferença de preços nos tipos de combustível, se for igual porque será que isso acontece?

Mas eu não percebo nada disso
 
...
Sobre os outros não sei, sobre os postos que conheço, porque "ajudei" a montar, posso-te garantir que quando o camião vai abastecer, nunca abastece no tanque que está a ser "usado" pelos clientes.

Acredito, que sim. Não conheço os procedimentos dos postos de combustível.

Mas quanto tempo demora a que os depósitos em suspensão voltem ao fundo? E quanto tempo está esse depósito, sem ser utilizado após ser cheio?

Mas acredito que o pior seja naqueles postos em que a correria é tanta, que o pessoal chega a "secar" o depósito! Eu já vi isso...
E quem fica com o "depósito" é que fica com a batata quente!?
 
Se há provas que é todo igual, tudo bem mas que há coisas estranhas há...

Imaginem... quando coloco combustível numa bomba do Intermarché faz muita espuma. Quando coloco na Galp/BP/Repsol não faz tanta espuma. Estou a falar do gasóleo normal...

Também muito se falou em relação aos combustíveis "especiais" (Ultimate/10e+/...) e também há quem diga que são iguais aos normais e quem diga o contrário. Neste também sinto uma redução da espuma em relação ao "normal" da marca!
 
O que eu sei, é que só oiço e conheço histórias daqueles que metem combustível em bombas "duvidosas", com problemas no sistema de injecção e todos os mecânicos confirmam e estão sempre a alertar para este problema.

Eu posso dizer que nos últimos 3 anos ou mais tenho metido gasolina 98 do Jumbo já que chegava a poupar quase 20 cêntimos por litro. Coincidência ou não tive de substituir nesse período de tempo por duas vezes os sensores de temperatura. Isto sem falar das sondas lambda e injectores. Desde o princípio do ano que meto na BP. Noto que melhorei o consumo, mas apenas muito ligeiramente (nada que se compare remotamente com o relato inicial neste tópico). Quanto à saúde do motor, ainda é cedo para tirar ilações.
 
Já uma vez o disse, mas vou voltar a dizer. A prio tem instalações próprias em Aveiro, e para além dos postos Prio, eles abastecem quase todos os postos dos super e hipers da região de Aveiro, Viseu e Coimbra.
 
Ora bem, afinal parece que não sou eu o único "tolo".
Tinoni, eu percebo perfeitamente o que dizes quanto aos camiões que entregam, etc, etc. Agora há umas questões que quanto a mim não fazem sentido:
acredito claramente que sejam colocados aditivos distintos no mesmo combustível em operadores diferentes;
custa-me entender o negócio da refinaria em vender o mesmo combustível a preços diferentes, dado que Jumbos e gasolineiras particulares de forma alguma conseguem ter preços melhores pelo mesmo combustível, dado que não são comparáveis os volumes de combustível vendido entre as grandes marcas e as mais pequenas - se assim acontece, então há um segredo de negócio que eu adorava saber!!!:)
Depois há 2 pontos que quanto a mim são inquestionáveis:
o carro deita mais fumo
o motor fica menos desenvolto
Logo, os combustíveis não podem ser exactamente iguais...
Ser paranóia de condutor ou não, facto é que branquinhas e cepsas, meu amigo, só se tiver mesmo no casco e não conseguir chegar a uma Galp...
 
eu vou contar-vos o que vi aqui na minha terra com um saxo 1.1i. o dono abasteceu na galp e sempre notou o carro normal, mas com a crise a piorar foi experimentar abastecer no intermache, a verdade é que enquanto andou com esse combustível o relanti do carro ficava bastante instável, voltou a colocar galp e ficou fino novamente.

o que quererá isso dizer...
 
Quanto a esses combustíveis super xpto ao quadrado, o que tenho lido é que tanto o gasóleo como a gasolina pode ter efeitos mas apenas em motores de alta cilindrada e cavalagem... a verdade é que houve uma altura que colocava os xpto, mas nunca senti diferença em nenhum aspecto a não ser na carteira. Por isso uso sempre o diesel normal... o que às vezes faço é colocar aqueles aditivos que dizem ajudam na limpeza de injectores e de detritos no sistema de combustível... nada mais.

E agora ainda à a questão da bp com invigorate que preserva o motor. O que raio é isso?
 
Quanto a esses combustíveis super xpto ao quadrado, o que tenho lido é que tanto o gasóleo como a gasolina pode ter efeitos mas apenas em motores de alta cilindrada e cavalagem... a verdade é que houve uma altura que colocava os xpto, mas nunca senti diferença em nenhum aspecto a não ser na carteira. Por isso uso sempre o diesel normal... o que às vezes faço é colocar aqueles aditivos que dizem ajudam na limpeza de injectores e de detritos no sistema de combustível... nada mais.

Mas qualquer gasóleo BP tem invigorate
 
Mas qualquer gasóleo BP tem invigorate

Ai sim? Pensei que era mais uma nomenclatura para os "ultimate" e mais não sei o quê... de todas as formas, parece-me que não passam de designações para aumentar a factura ou cativar/iludir o cliente... Se realmente houvesse melhoria de qualidade não tenho dúvidas de que o preço seria aumentado ou diferenciado... não sei se é o caso...
 
isso do gasóleo ser todo igual é mentira. digam o que dizerem lol
o produto base pode ser igual para todos mas os aditivos são bem diferentes

eu ponho sempre BP e vos garanto que marca branca não entra no meu deposito.
 
Back
Top