TMC / TP ativo em PT?

• Thread starter Thread starter semoG
  • Data de Início Data de Início
Existe emissao de TMC em portugal, é feita pela radio renascença mas está encripatada e só certas marcas (que pagam ) tem isso inserido nos seus sistemas de navegaçao.

Sobre o TMC(embora eu esteja a falar do TP):

Informação de trânsito via TMC disponível em Portugal
23 Maio 2012
A tecnologia TMC (Traffic Message Channel) para transmissão de informação de trânsito está agora disponível em Portugal. Esta tecnologia corresponde ao standard internacional e consiste na codificação digital dos dados em ondas de rádio que podem depois ser transmitidas via emissão FM. Para quem usa sistemas de navegação com GPS, esta informação pode ser integrada diretamente nos mesmos e o condutor consegue assim aceder a rotas alternativas que lhe permitem evitar incidentes de trânsito.

O serviço na sua versão 2.0 surge agora no nosso país pelas mãos da Traffic Nav, ao entrar em acordo com a InfoPortugal que disponibiliza para este efeito as informações de trânsito a nível nacional.

A Traffic Nav, empresa húngara dedicada à recolha, tratamento e disponibilização de eventos de trânsito em tempo real via TMC em vários países, fornece, desde 2008, o serviço TMC na Hungria, Irlanda, Eslovénia, Bulgária, Turquia e Grécia e desenvolve serviços adicionais em diversos países em cooperação com emissoras de rádio. Estando já a fornecer informação para variadas marcas de sistemas de navegação com GPS, como a Garmin, Navigon, TomTom, iGO MyWay, Navon e outras, em 7 países europeus, pretende agora apostar no mercado português.

A InfoPortugal, pioneira em Portugal nos mercados de SIG e de mobilidade, produz conteúdos digitais e soluções integradas de geolocalização, oferecendo as potencialidades úteis e inovadoras dos serviços baseados em localização (LBS). Como parte de um conjunto de soluções que integram fotografia aérea, cartografia e conteúdos multimédia georreferenciados, a empresa oferece um serviço de recolha de informação de trânsito em tempo real, 7 dias por semana, que é usado nomeadamente pela NDrive, pelo Sapo Mapas e pela SIC, sendo assim a fonte de informação de trânsito da estação televisiva.

A InfoPortugal torna-se assim a partir desta data o fornecedor da TrafficNav a nível de informação georreferenciada sobre trânsito em Portugal, disponibilizando informação sobre a localização do evento, intensidade, tipo de problema (ex. acidente, avaria, manutenção), descrição do problema e indicação da faixa de rodagem onde este ocorreu.

Esta informação será disponibilizada via sinal de rádio através de transmissores ao longo do país, sendo interpretada de forma automática pelos equipamentos GPS de várias marcas, assim como por equipamentos instalados de origem em alguns automóveis. Desta forma, os utilizadores dos mesmos passam a poder aceder a informação de trânsito atualizada ao minuto, não sendo necessária uma ligação à internet.

fonte : Informação de trânsito via TMC disponível em Portugal - InfoPortugal S.A.

Tomemos como exemplo, o TMC em Espanha que funciona e é muito eficaz (sou utilizador regular):

-> O serviço de informação é fornecido gratuitamente pela DGT (a nivel nacional), o equivalente á nossa antiga DGV, agora IMTT.
-> O sinal é difundido pela RNE3 (Radio Nacional de Espanha), o nosso equivalente a Antena 1...

O sinal e informação é depois recebido e processado pelos sistemas de navegação nos veiculos, que os consideram para rotas de navegação e a nivel de informação no visor.

Simples não é? pois...mas lá existe e funciona e aqui não!

Mais informação -> TMC - Wikipedia, la enciclopedia libre

Pelo que ouvi dizer desde o mês passado que o TMC começou a funcionar em Portugal e sei de quem ja o viu a trabalhar num A1.

No meu já começam a aparecer as opções as estações para escolher no menu do TMC.

O meu RNS-E é o Led.

Tomemos como exemplo, o TMC em Espanha que funciona e é muito eficaz (sou utilizador regular):

-> O serviço de informação é fornecido gratuitamente pela DGT (a nivel nacional), o equivalente á nossa antiga DGV, agora IMTT.
-> O sinal é difundido pela RNE3 (Radio Nacional de Espanha), o nosso equivalente a Antena 1...

O sinal e informação é depois recebido e processado pelos sistemas de navegação nos veiculos, que os consideram para rotas de navegação e a nivel de informação no visor.

Simples não é? pois...mas lá existe e funciona e aqui não!

Mais informação -> TMC - Wikipedia, la enciclopedia libre

Isso é mais que certo, aliás penso que já é de conhecimento geral, o que eu ando a tentar esclarecer, que fique claro, é mesmo o TP nao funcionar, coisa que era mais que normal.

Quanto ao TMC, segundo a notícia que existe em cima já está disponível a algum tempo em PT, ao que parece não existe são subscrições dos serviços pelas marcas, parece-me.

Pelo que ouvi dizer desde o mês passado que o TMC começou a funcionar em Portugal e sei de quem ja o viu a trabalhar num A1.

No meu já começam a aparecer as opções as estações para escolher no menu do TMC.

O meu RNS-E é o Led.

Engraçado, o meu TMC não tem opções de escolher a estação (MMI 3G) onde escolheste isso ?
Alias no outro dia entrei no hidden menu e depois no menu do TMC e ele disse que não existiam estações que suportassem TMC disponíveis. Pelo menos aqui na zona de aveiro.

Volto a frisar que no TMC, não tem de haver nenhuma "subscrição" por parte de marcas, operadores ou similares...

É um serviço livre, aberto, gratuito, disponivel para todos (tal como o serviço de radiodifusão FM)...onde existe (Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e outros paises da Europa, menos no nosso!!!)

E arrisco-me a dizer que nunca existirá nem funcionará em Portugal devido ao "monopólios" e "exclusividades" destes serviços e dos interesses das concessionárias das auto-estradas.

Imagino o que seria, os sistemas de navegação a "desviarem abusivamente" os condutores da possivel entrada numa autoestrada, só porque existe um "pequeno" problema, como filas de transito prolongadas, acidente ou outro contratempo...
Era uma perda de receitas de portagens inaceitável!!!

Volto a frisar que no TMC, não tem de haver nenhuma "subscrição" por parte de marcas, operadores ou similares...

É um serviço livre, aberto, gratuito, disponivel para todos (tal como o serviço de radiodifusão FM)...onde existe (Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e outros paises da Europa, menos no nosso!!!)

E arrisco-me a dizer que nunca existirá nem funcionará em Portugal devido ao "monopólios" e "exclusividades" destes serviços e dos interesses das concessionárias das auto-estradas.

Imagino o que seria, os sistemas de navegação a "desviarem abusivamente" os condutores da possivel entrada numa autoestrada, só porque existe um "pequeno" problema, como filas de transito prolongadas, acidente ou outro contratempo...
Era uma perda de receitas de portagens inaceitável!!!

Entrei em contato com a infoPortugal do qual me responderam uma coisa que justifica o que tu disseste.
O TMC está ativo em PT desde Maio, mas adivinhem para quem ?

Apenas empresas , foi-me respondido pela empresa em questão, alias, como liguei em nome pessoal disseram logo que me respondiam por e-mail (ainda nao o fizeram) mas que desde já me avisavam que o serviço só se encontrava disponível para algumas empresas.

Aguardo ainda uma resposta.

no meu rns-e tambem estao os 2 ativos e sem risco agora se muda o trajeto quando a transito ou acidentes nunca dei fé
Certo, mas nao tens um risco no TMC ?
Eu também o tenho ativo mas esse nao funciona bem em PT.

O que eu queria era perceber como o mais básico dos básicos, não funciona. o TP.

- - - - - - - - - -

como vais ao menu do TMC o meu rns-e é igual a teu podes explicar por favor
abraço

O meu RNS-E é o Led.

Não basta não ter o "risco" no simbolo TMC. Com o simbolo TMC "traçado" significa que não recebe sequer qualquer sinal.
Sem traço, pode ou não receber o serviço de Espanha consoante a localização.

Isto são exemplos do TMC a funcionar (e do verdadeiro serviço que presta), a partir do botão INFO do RNS-E:

No meu caso, tenho um traço em cima do TMC e sim, se for ao Hidden Menu diz que nao existem estações "available".

Actualizando o topico, esta foi a resposta dada pela InfoPortugal:

"Boa tarde,
Agradeço o seu contacto.
De facto a InfoPortugal licencia a informação de trânsito para um fornecedor de informação de trânsito via RDS-TMC. A empresa em causa é TrafficNav.
Não temos qualquer intervenção no processo de disponibilização direta da informação aos clientes finais, pelo que não o podemos ajudar nesta situação.
Cumprimentos,
"

Back