suposta divida com 8 anos

boas pessoal,
preciso de conselhos jurídicos

Recebi hoje uma carta de uma "Intrium justitia" a dizer que tinha uma divida
de uma empresa "ONI Telecom" no valor de 300 e tal €
e de facto eu fui cliente por mais de 2 anos, só que nessa altura já eu tinha trocado de operadora.
agora a data das supostas facturas que dizem ter em divida sao de 2006.

a tal "Intrium justitia" só diz que to em divida e tenho que pagar HOJE e o hoje estava a bold mesmo,mas mesmo bold. nao falam em ir para tribunal.

como seria de esperar fui apanhado de surpresa e não gostei, nunca fiquei a dever nada a ninguém, e não gostei q digam q fiquei.

andei a vasculhar tudo o q seja facturas antigas mas já não encontro coisas tão antigas.

agora a pergunta? que faço? tenho que me preocupar com isto? já passaram +8 anos,isto nao tem limites de anos? prescrições?

se por aqui alguém que perceba do assunto que me ajude.
obrigado.
 
Se durante este tempo todo nunca tiveste conhecimento dessa divida, nunca recebeste faturas de nada e só agora é que te veem do nada pedir o dinheiro, isso está PRESCRITO, o prazo de prescriçao dessas dividas é de 6 meses, A intrium Justitia não mais é que uma empresa de cobranças, e é pratica comum fazerem isso, basicamente é mandar barro a parede a ver se cola, eles sabem bem que está prescrito
 
Se durante este tempo todo nunca tiveste conhecimento dessa divida, nunca recebeste faturas de nada e só agora é que te veem do nada pedir o dinheiro, isso está PRESCRITO, o prazo de prescriçao dessas dividas é de 6 meses, A intrium Justitia não mais é que uma empresa de cobranças, e é pratica comum fazerem isso, basicamente é mandar barro a parede a ver se cola, eles sabem bem que está prescrito

eu á 8 anos atras já nao me recordo se recebi ou nao alguma coisa.
agora nestes ultimos 8 anos nao recebi nada de ninguem.
uma coisa é certa na altura que eles dizem que to em divida, já eu tinha outra operadora cá em casa.
Ps: a carta nao era registada, foi correio normal.
e eles nao referem nada de tribunais.
só dizem que devo 3XX €€€ de 6 ou 7 meses e tenho que pagar HOJE
isso da prescrição em 6 meses aplica-se a serviços de internet/telefone adsl?

amanha vou ver se descubro a papelada antiga, se não foi já para o lixo :(
 
Last edited:
Se durante este tempo todo nunca tiveste conhecimento dessa divida, nunca recebeste faturas de nada e só agora é que te veem do nada pedir o dinheiro, isso está PRESCRITO, o prazo de prescriçao dessas dividas é de 6 meses, A intrium Justitia não mais é que uma empresa de cobranças, e é pratica comum fazerem isso, basicamente é mandar barro a parede a ver se cola, eles sabem bem que está prescrito

tenho dito...
 
eu á 8 anos atras já nao me recordo se recebi ou nao alguma coisa.
agora nestes ultimos 8 anos nao recebi nada de ninguem.
uma coisa é certa na altura que eles dizem que to em divida, já eu tinha outra operadora cá em casa.
Ps: a carta nao era registada, foi correio normal.
e eles nao referem nada de tribunais.
só dizem que devo 3XX €€€ de 6 ou 7 meses e tenho que pagar HOJE
isso da prescrição em 6 meses aplica-se a serviços de internet/telefone adsl?

amanha vou ver se descubro a papelada antiga, se não foi já para o lixo :(

Sim aplica, existem inumeros acordaos do STJ nesse sentido e fixou jurisprudencia

Em suma Está Prescrito, agora fazes como quiseres, se fosse eu, respondia alegando a precriçao, senao deixa estar nao teem materia para acção judicial
 
só uma achega
esse HOJE em bold é nitidamente uma abordagem à "bruta montes". se a carta nem vem registada, sabem lá eles quando é que a carta chega efectivamente ao destinatário. se é que chega! sucedeu algo parecido com um familiar meu que faleceu (e não se anulou o contrato) e passados uns meses veio uma carta registada do departamento de contencioso da operadora, a pedir o pagamento, mas com tudo explicadinho, e com um prazo razoável para pagar. não era HOJE! mas fala com um advogado. o destino provável disso é: arquive-se na casa de banho...
 
Simplesmente ignora!!!
Razões:
Carta não registada - É obrigatório ser registada e com aviso de recepção!
Dívida já prescreveu - Prescreve ao fim de 5 anos e não 6 meses como foi dito atrás!
Outra coisa estranha é na referida carta não vir a cobrança de juros de mora e que normalmente as empresas não deixam passar ;)

A mim parece-me um esquema de extorsão pelo que até não punha de parte uma queixa contra a referida "empresa" junto do Instituto de Defesa do Consumidor!
 
boas pessoal,
preciso de conselhos jurídicos

Recebi hoje uma carta de uma "Intrium justitia" a dizer que tinha uma divida
de uma empresa "ONI Telecom" no valor de 300 e tal €
e de facto eu fui cliente por mais de 2 anos, só que nessa altura já eu tinha trocado de operadora.
agora a data das supostas facturas que dizem ter em divida sao de 2006.

a tal "Intrium justitia" só diz que to em divida e tenho que pagar HOJE e o hoje estava a bold mesmo,mas mesmo bold. nao falam em ir para tribunal.

como seria de esperar fui apanhado de surpresa e não gostei, nunca fiquei a dever nada a ninguém, e não gostei q digam q fiquei.

andei a vasculhar tudo o q seja facturas antigas mas já não encontro coisas tão antigas.

agora a pergunta? que faço? tenho que me preocupar com isto? já passaram +8 anos,isto nao tem limites de anos? prescrições?

se por aqui alguém que perceba do assunto que me ajude.
obrigado.
Se não pagares, enviam uns capangas! :D:D:D:D:D
 
Simplesmente ignora!!!
Razões:
Carta não registada - É obrigatório ser registada e com aviso de recepção!
Dívida já prescreveu - Prescreve ao fim de 5 anos e não 6 meses como foi dito atrás!
Outra coisa estranha é na referida carta não vir a cobrança de juros de mora e que normalmente as empresas não deixam passar ;)

A mim parece-me um esquema de extorsão pelo que até não punha de parte uma queixa contra a referida "empresa" junto do Instituto de Defesa do Consumidor!

Como já foi dito atrás, e bem , pelo fox.on.fire, prescreve ao fim de 6 meses

Artigo 9º ANACOM - Decreto-Lei n.º 381-A/97, de 30 de dezembro
 
andei a consultar documentação antiga que ainda existia lá por casa, e nessa altura já tinha outro operador a fornecer internet lá em casa.
pelos vistos andam á "Pesca".
mais caricato é que os dados (nº de cliente, conta) que eles metem nessa carta não batem certo com os que eu tenho nas facturas pagas antigas.
Vou guardar a carta e deixar andar para ver no que dá...
 
Como já foi dito atrás, e bem , pelo fox.on.fire, prescreve ao fim de 6 meses

Artigo 9º ANACOM - Decreto-Lei n.º 381-A/97, de 30 de dezembro

...a interpretação que faço desse Ponto é que os 6 meses referem-se ao prazo limite que a Operadora tem para comunicar o Incumprimento.
A partir dessa Declaração, isto é a partir do momento em que a divida é comunicada e fica em incumprimento até à Prescrição contam 5 anos, penso eu de que...

Consulte-se: Qual é o prazo máximo para cobrança de uma dívida? *|* Advogados Online

Destaco o essencial do artigo:
"O prazo comum (dito “ordinário”) de prescrição é de 20 anos sobre o vencimento do crédito. Contudo, este vale para direitos reconhecidos em sentença e outros não sujeitos a prazo especial.
Existe depois um prazo de 5 anos. Este vale para algumas situações, tipicamente prestações periódicas e renováveis (...). Estas as prescrições extintivas.
"
 
Acho que não deixa qualquer dúvida "4 - O direito de exigir o pagamento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação. " mas posso ser eu que esteja a "interpretar" mal:roll:
 
Isso são esquemas da empresas de recuperação de crédito que actuam de forma ilegal e desleal, utilizando inclusive os nomes das empresas onde a eventual dívida existiria.
Nas empresas de crédito são recepcionados "buckets" de devedores. Muitas vezes, após a dívida ter expirado, essas empresas "sub contratam" as potenciais cobranças. Quem te mandou isso eventualmente será uma "sub-sub-sub-contratada" ou, pior, alguma empresa que comprou uma base de dados de clientes já extinta. É literalmente barro à parede. Um caso que conheço, um advogado, recebeu uma carta dessas, deu-se ao trabalho de fazer queixa (penso que na Inspecção Geral de Actividades Económicas) e ainda foi buscar indemnização. A verdade é que era com a Oni, mas apurou-se que a empresa que tentou a cobrança (sem base legal para tal) era precisamente uma antiga sub-contratada da Oni para recuperação de dívida. Existe para aí muita cagada e sacana a ver se se safa. Se estiveres para te chatear, fala com um advogado, senão simplesmente ignora. Nunca uma situação dessas chegaria a tribunal até porque quem se lixava seria a empresa.
 
Back
Top