Substituição do óleo da caixa - Audi TT 225cv Quattro APX

Boas pessoal,
durante esta semana tirei um fim de tarde para substituir o óleo da caixa do meu TT, já notava a caixa demasiado "rija" e as mudanças só começavam a entrar melhor depois de quente. Troquei o óleo da caixa, utilizando 75W90 como o fabricante recomenda. Aproveitei e ainda meti meio-frasco de aditivo anti-fricção com PTFE da FAHER que tinha por cá.
Acontece que não noto grande diferença, ou seja, quando o carro tá frio custa mais a meter as mudanças especialmente a 2ª... Ainda não mudei o óleo do Haldex, tou á espera do fim do mês mas julgo que não estará relacionado ou está?
Quando mudei o óleo da caixa reparei que havia um dreno no local que eles chamam caixa de transferência mas não o tirei porque não sei se o óleo que sairá daí é o mesmo da caixa ou se é uma caixa de transferência independente e é substituído o óleo independentemente. Alguém me sabe responder a isto?

Obrigado,
Cumprimentos
 
O Oleo da caixa é partilhado com o diferencial.

Leva 4 litros de oleo, sintetico SAE 75w90, esses aditivos sao completamente desnesessarios. e trazem mais problemas que beneficios
 
Boas fox,
Obrigado pela tua resposta, que foi a unica...
Quanto ao oleo da caixa, de certeza que leva 4 litros? O meu e o que tem caixa manual de 6 velocidades!
no autodata diz que leva 2,2 litros de 75W90 e foi essa a quantidade que meti...

Obrigado pela tua ajuda, um abraco!
Pedro
 
Eu tirei o bujão da caixa de transferência e troquei de tudo mas não são 4 litros mas 2.2 também é pouco, eu meti mais do que isso...

Troca também o oleo do diferencial traseiro que eu usei também 75W90, aproveitas e fazes isso quando fores fazer a troca do óleo do haldex
 
Boas,
entao mas a caixa de velocidades tem 2 drenos e 1 bujão para meter o óleo certo? 1 dos drenos fica mesmo na parte de baixo da caixa de velocidades e o outro dreno fica do direito do eixo de transmissão traseiro certo?
O óleo do Haldex também vou trocar porque está na altura (km) mas ainda não consegui arranjar o óleo. No diferencial traseiro leva o óleo Haldex num sitio e óleo 75W90 noutro é? Não tinha conhecimento disso! Podes-me explicar?

Cumprimentos
 
Boas,
entao mas a caixa de velocidades tem 2 drenos e 1 bujão para meter o óleo certo? 1 dos drenos fica mesmo na parte de baixo da caixa de velocidades e o outro dreno fica do direito do eixo de transmissão traseiro certo?

Sim é isso

O óleo do Haldex também vou trocar porque está na altura (km) mas ainda não consegui arranjar o óleo. No diferencial traseiro leva o óleo Haldex num sitio e óleo 75W90 noutro é? Não tinha conhecimento disso! Podes-me explicar?

Cumprimentos

Sim o diferencial leva 75W90 ( tem 2 bujões) e a embraiagem haldex ( tem só um bujão, entra e sai pelo mesmo :D ) leva um filtro e um óleo especifico que compras na Audi. Do haldex deves trocar óleo a cada 30.000 e filtro a cada 60.000
 
Boas!
O óleo da embraiagem haldex é de 30 em 30 mil?
O antigo dono do carro disse-me que era de 75 em 75 mil que se trocava o óleo e o filtro!
Ainda não consegui encontrar o material para trocar o óleo e filtro haldex...

Cumprimentos
 
Boas!
O óleo da embraiagem haldex é de 30 em 30 mil?
O antigo dono do carro disse-me que era de 75 em 75 mil que se trocava o óleo e o filtro!
Ainda não consegui encontrar o material para trocar o óleo e filtro haldex...

Cumprimentos


Quando quiseres podes vir buscar... :D
 
Óleo e filtro haldex .. já la vão uns 70 mil km sem troca.. Não sei ate que ponto será necessário já vi pessoas com o carro anos e anos km e km e nem sabiam que tinham que se mudar esse óleo.
Mas claro tenho que pensar nisso também nem sei que problemas pode gerar disso...
 
Quando quiseres podes vir buscar... :D

Boas pratinhol!
Posso ir buscar onde??? É já amanhã se der! Andei a ver no ebay mas de inglaterra não podem mandar fluídos por avião, pelo menos foi o que me disseram... :S

Se possível manda-me uma PM com o sítio onde posso ir buscar o óleo haldex e o filtro! E já agora a chave... :D

Obrigado!!
cumprimentos
 
Eu mandei vir um kit oleo+filtro de inglaterra... Atenção que isso precisa de uma chave especial para o filtro, troca isso quanto antes... O meu deve ter visto a primeira troca aos 160.000km.... É a ***** da manutenção que temos no nosso país.... São poucos os que trabalham bem!!
 
Boas Sammyy,
tens ideia de quanto pedem na Audi pelo óleo e o filtro?

PedroSousa,
compreendo-te perfeitamente!!! É por isso que sou eu que mexo no meu carro! quando há alguma coisa que preciso de fazer pesquiso na net, falo com amigos, tenho olhar e ver para tirar conclusões, chateio a malta aqui :D ... Se não tiver recursos para o fazer procuro ter, se for mesmo complicado aí recorro a uma ou outra pessoa de confiança!

Obrigado!
Cumps
 
Back
Top