Solução para a folga dos puxadoes das portas .

Boas pessoal,

O meu A4-B5 sofre de uma doença comum a muitos A4 e A3, ou seja os puxadores das portas, em especial os da frente ganham folgas fazendo com que, em piso mau tenhamos uma orquestra dentro da betoneira.
Assim este FDS arranjei um tempito para tentar encontrar uma solução que não fosse a compra dos puxadores, uma vez que na Audi custam cerca de 38.00 euros cada.

Primeiro começam por desmontar o forro da porta com um pé de cabra ou entao pela via mais fácil que é retirar os 2 parafusos que estão de lado, no topo do forro e a seguir, na pega da porta encontra-se um outro, que depois de retirado permite a remoção de uma tampa que por sua vez dá acesso a mais 2 parafusos, uma vez retirados levantam o forro para cima e puxam para voçês.
Com o forro já desmontado vamos então retirar a peça onde se econtra o puxador e o tweter, figura abaixo:
Se repararem a folga não está na mola mas sim no veio que está no puxador.

dsc01648uj6.jpg


Seguidamente vamos usar uma chave de fendas larga e utilizá-la como alvanca para lentamente obrigar o veio, onde está a mola, a separar-se do puxador, como ilustra a figura abaixo:


fecho1bh9.jpg






Agora com o veio cá fora apresentto 2 ideias que consistem em anular a folga do veio porque pelo que me apercebi este é feito de uma liga que parece antimónio, assim tem pouca resistencia ao desgaste por atrito.
As minhas dicas vão para :

1º Comprar cola de 2 componentes, Araldite por exemplo que depois vamos introduzir um pouco no interior do puxador e de seguida monta-se o veio e deixa-se secar 24 horas e estou convencido que nos anos próximos a folga não volta.

2ª cortar 2 tiras finas de prata, por exemplo a que se usa para embrulhar os alimentos, colocamos as tiras no interior do puxador e coloca-se o veio, as 2 tiras é somente a titulo exemplificativo pois depende da folga , assim pode levar mais ou menos, o que importa é que o veio entre justo.

Aconselho a dar uma pancadas, com um martelo pequeno e um punção, no veio para que ele entre um poco à pressão mas atenção não batam no topo do veio pois correm o risco de partir umas das abas onde encaixa a mola e depois lixo com a peça.
Vejam a figura abaixo , na zona indicada é mais seguro bater.

puxador3xh6.jpg
dsc01669we1.jpg


Aconselho também a não retirarem a mola do veio senão depois é que são elas para a montar depois do veio estar no sitio.


Espero que gostem. :wink:
 
esta muito bom sim sr
mas acho que se vende as molas a parte
ate a quem as faça
e ficou muito porreiro ate ja pensei em mandar fazer a ele
 
rafael disse:
esta muito bom sim sr
mas acho que se vende as molas a parte
ate a quem as faça
e ficou muito porreiro ate ja pensei em mandar fazer a ele


Mas o problema não está na mola mas sim no veio que ganha folga, aquilo é tipo sextavado que entra no puxador mas a liga em que é feito é que parece ser fracota, assim temos de eliminar a folga de alguma maneira, até porque no meu caso a folga é imensa e as molas estão impecáveis.

Ou será que querias dizer , há quem faça apenas o veio? se for assim era porreiro, mas mandar fazer a um torneiros esquece, pois fica numa fortuna, é mais fácil anular a folga.
 
Bom DIY... a minha sofria do mesmo mal. O mecânico resolveu-me o problema sem meter novo. Se voltar a acontecer, já sei onde procurar.

8)
 
Eu tenho uma situação parecida:

N é bem folga, há um truque na porta do pendura ao abrir se por fora em k tenho k fazer força e levantar o puxador para ela abrir, se o puxar normalmente ele n abre, só com força é k dá!

Alguem me ajuda :?:

Cumprimentos
 
boas ppl eu hoje desforrei a minha porta e o problema nao esta no veio esta na mola k parte ou perde elasticidade a minha estava partida e eu fiz uma fiquei sem folga no puxador esta 5***** agora so tenho de fazero mesmo nas outras portas
 
Back
Top