Sistema Som Audi

@zefern Obrigado pela dica. Tenho de começar a pensar em encomendar os cabos já que irei precisar deles a curto prazo.

Já não posso ler tópicos sobre Audio...a minha mulher poe-me fora de casa se voltar ao áudio :)
Boa partilha de experiências por aqui :)
LoL. Não estamos aqui a cometer loucuras.

@Rui P Tb já fiz a troca dos altifalantes da frente, no meu caso a diferença física entre o OE e o focal era mais notória! Gritante até essa diferença.

@robie25 Tb já tenho disponível o DSP assim como o controlo para o subwoofer. Ainda existe um truque para transformar o DSP com as opções da BOSE dado que a BOSE usa o mesmo amplificador que comprei. Quando tiver tudo finalizado vou testar isso para ver se noto diferenças.

Bem, a ordem de trabalhos foi desta forma.
Trocar os graves da frente. Pelas fotos dá para ver o quão diferente eles são.
IMG-2163.jpg

Esta é a foto com ele já no sitio. Comprei já com os adaptadores assim não foi preciso bricolage. Só trocar, colocar as fitas acústicas, ligações e montar.
IMG-2167.jpg

Resultado após esta intervenção foi satisfatório. Melhorou o grave mas nada de extraordinário. Sente-se que agora tem algum corpo.
Os meus médios e agudos sempre funcionaram muito bem, especialmente os agudos. O meu receio estava na possibilidade de aparecer distorção ou ruído, que até ao momento não existe.

Recentemente chegou mais uma aquisição, que até ao momento foi o que marcou a maior diferença!
A unidade de rádio com amplificação dedicada de seis canais. Mal liguei o carro, o resultado foi notório. Um som muito mais envolvente.
Esta é a foto da nova unidade, que por fora é em tudo semelhante. Falta-me fazer as ligações ao subwoofer e à central (que já se encontram compradas). Assinalei o local onde serão feitas as ligações. A única diferença é mesmo no peso, que é aparentemente o dobro do peso da unidade que lá tinha (calculo que se deve à parte da amplificação).
IMG-2176.jpg
Nesta foto, é o que me aparece automaticamente, sem alterar nada como tiveram de fazer os nossos amigos espanhóis (no B8, a arquitectura é diferente). Já tenho ali os menus mas que devem estar em erro pois ainda não liguei os fios.
IMG-2175.jpg

Esta foto foi o que deu inicio do retrofit (consultei e juntei essa info do etka) antes de me aventurar. Depois foi dar um salto ao audi.7zap.com para consultar os partnumbers correctos.
schema.jpg

Quem tiver numa situação semelhante recomendo fazer isto pois vão notar uma diferença enorme na qualidade do som.
 
@madlima29 Fotos só aqui, com mais detalhes.
Como tu disseste e bem, até já falamos demais no outro onde nem uma apresentação existiu. :D

Aqui fica a partilha de mais alguns pormenores relativo ao último capitulo do retrofit para sistema som activo da audi.
Fiz essencialmente pelo desafio em perceber como é fazer uma alteração lendo os dados tecnicos da Audi e conseguir passar isso para uma adaptação à viatura. Para o meu caso só dessa forma é que teria sucesso pois os diy que existem pela net são para outros modelos em que diferem em alguns passos drasticamente.

Consegui terminar com sucesso a alteração (mais uma de algumas que fiz). Depois disto já me sinto confortável para fazer qq tipo de retrofit a qq carro do grupo vag. Com a informação que está disponível, não tem como enganar.

Esta alteração que realizei ficou relativamente acessível (a titulo de exemplo, o subwoofer oe custou-me uns 25€ (made in Hungary); o altifalante central uns 15€ (made in Poland); a unidade de rádio tb foi relativamente acessível e por aí fora). Depois de ter todos os ingredientes foi só meter tudo ao sitio.

Após terem chegado as peças que estavam em falta (estas sim preferi comprar novas - existe tb possibilidade de instalar de forma artesanal mas sempre que possível tentei preservar o mais original possível).
IMG-2213.jpg

Deparado com o erro na identificação de um terminal, como discutido neste tópico (link). Optei por comprar na Audi invés do AliExpress essencialmente pelo tempo de entrega (em 24h já tinha o que me faltava - apenas 4 terminais para a unidade de rádio).

Preparar cabos:
Ainda no seu estado inicial depois das soldas feitas:
IMG-2231.jpg

Aqui já protegido e pronto para ser colocado no carro:
IMG-2232.jpg

Esta é uma foto do cabo que iria ligar à central, só para mostrar os terminais (está cravado mas optei tb por dar um pingo de solda):
IMG-2218.jpg

Já tenho o sistema a funcionar, sem erros no modulo 5F ou 56.
A qualidade é ligeiramente superior a um sistema activo devido ao upgrade das colunas frontais e tweeters.

O subwoofer marca a sua presença apesar de não ser nada hardcore (para mim cumpre a sua função).

Em relação ao que tinha originalmente, é uma diferença tremenda!
Quem tiver oportunidade é um investimento que recomendo fazer. Vale o tempo perdido (e ao contrário do que estava à espera, o altifalante central é bastante útil, até nas emissões normais de rádio ele está em funcionamento. :D

E pronto, dou por concluído mais um retrofit (espero ficar por aqui).
 
Já agora e apenas por curiosidade @zefern optei por tirar fora o subwoofer activo que me tinham colocado no carro.
Gosto mais do som da forma como está e com o subwoofer original. O som está mais harmonioso e integrado com o carro/condutor.

Fica a dica para quem ponderar adquirir uma coisa dessas.
 
Back
Top