Acho muito bem vindo este offtopic que acaba por estar ligado directamente ao som.
Não sei se as marcas tem vindo a mudar o mindset e se isso se está a inverter pois estou actualmente um bocado fora do mercado.
O que reparei é que estas Focal (abordadas neste tópico) foram fabricadas na China e mesmo assim ganharam alguns prémios.
E do que se lê por aí é, parece ser unanime o bom desempenho (do que pesquisei, existe uma casa de caraudio dedicada em Coimbra que é o revendedor oficial). Dito isto, será que se tivessem sido fabricadas em "França" tocariam melhor? Por curiosidade, as minhas estão a caminho de uma loja de Italia (onde o vendedor, com casa aberta faz mais de 30 anos até foi quem as recomendou em detrimento de outras - uma loja com representação de várias marcas). Vamos la ver o que sai daqui...
Quando comprei as minhas B&W, com a excepção da serie Nautilus (coluna a custar acima de 50k), todas eram fabricadas na China (serie 600, 700 e 800 - com preço por vezes a ultrapassar os 15k). A B&W tem um comunicado no site deles a mencionar a joinventure por motivos de redução de custos e para se tornarem-se competitivos.
Depois partilho as minhas ligações mas o mid-range que ele tem no tablier, tem ligação directa ao rádio (e tem aquele condensador).
E a meu ver, poderá partir daí o erro pois o tweeter deveria ter ficado no pilar, mas com o crossover a fazer o desvio do sinal na porta, onde está o grave. Penso que deveria ter sido assim a forma correcta de ligar aquilo.
A gama alta da focal a Utopia (nao sei se ainda tem esta designação) é muito cara, um sub pode custar milhares de euros.. Nestes casos a qualidade de fabrico tem de estar garantida. Alem disso é sempre bom marketing para quem investe milhares de euros em som, saber que é fabricado na Europa.