De um escape sai muita coisa, em cada km que andam, com o carro a quente, saem 1,4g de NOx. Não me enganei...1,4 gramas por cada kilometro... a norma da California diz que deveriam sair 0.04 gramas...ok...
O que não se diz...
A VW no teste de CO2 cumpre a tal norma.
A VW no teste dos outros poluentes também cumpre
A BMW num dos percursos do teste do NOx também superou 10 vezes a norma...
Ah o NOx também se forma com os relampagos, que são responsaveis por 30% do NOx nos EUA...Os diesel representam 2% do NOx total, e desses apenas uma infima parte pertence a VW e Audi.
Cada um é livre de fazer o que quiser com o direito que tem, mas não me venham com *****s, quem sabia o que era o NOx quando foi comprar carro e escolheu o A em relação ao B por causa do NOx? ninguem...pelo CO2 é possível, pelos impostos, mas repito, pode ver-se no teste que em relação ao CO2 não há problema nenhum...
Não sei se a Euro 6 ou Euro 5 referem o NOx, não fui saber, mas acredito que em relação aos impostos em Portugal nada refere o NOx...
Agora não vão é trocar de carro e depois tirem o Fap, mexam na EGR, ccv bypass, etc...