Ser Fiador...

Isso de ser Fiador tem muito que se lhe diga.

Exemplos práticos.

- Um familiar meu foi fiador do carro da namorada, entretanto terminaram e ela foi à sua vida com o carro. Passados 10 anos, SIM 10 anos, cartinha em casa uma divida de 2.600€ já ia em 6.400€, nunca foi contactado mais cedo porque existe uma lei que impede se o fiador tiver ordenado mínimo. Agora como mudou de trabalho pumba. Agora fica não sei quantos anos a pagar o carro à menina...

- Os meus pais foram fiadores da casa da minha irmã, ela divorciou-se entretanto, mas, eles continuam a ser fiadores da casa e sem nenhum direito sobre ela. Se o meu ex-cunhado entrar em incumprimento la vão eles bancar o que falta. Pior é que eles vao ser fiadores ate ao resto da vida deles... :S
 
Pois é, isso de fiadores as vezes nem com um familiar proximo quanto mais um amigo.
Se caso entrares nessa tenta informar-tê junto de um advogado para te protegeres e se for possível fazer um contrato em que caso o teu amigo entre em o comprimento da prestação, o carro fica para ti. (nao sei se é possivel).
 
É um facto,que é complicado,ser fiador, e hoje em dia nos tempos que correm com a situação profissional instável ainda veio agravar mais,mas que raio também há inúmeras situações em que as coisas correram bem,eu sou daqueles que defendo que se temos um amigo volto a repetir um amigo que conhecemos à longa data,porque não,lá diz o ditado amigos também servem para as ocasiões,acho que desculpas ou mais precisamente mentiras arranjadas para fugir à responsabilidade não vale, então não estamos a ser amigos desse amigo,custe o que custar mais vale dizer a verdade,inclusivé até dando casos de familiares que já tiveram situações complicadas por serem fiadores.Mas atenção nunca te esqueças,hoje pode ser ele a precisar,amanhã podes ser tu.
 
É um facto,que é complicado,ser fiador, e hoje em dia nos tempos que correm com a situação profissional instável ainda veio agravar mais,mas que raio também há inúmeras situações em que as coisas correram bem,eu sou daqueles que defendo que se temos um amigo volto a repetir um amigo que conhecemos à longa data,porque não,lá diz o ditado amigos também servem para as ocasiões,acho que desculpas ou mais precisamente mentiras arranjadas para fugir à responsabilidade não vale, então não estamos a ser amigos desse amigo,custe o que custar mais vale dizer a verdade,inclusivé até dando casos de familiares que já tiveram situações complicadas por serem fiadores.Mas atenção nunca te esqueças,hoje pode ser ele a precisar,amanhã podes ser tu.
Como é para um carro, e não porque passa fome, não tem roupa ou tecto, eu passo.
Amigos apoia-se e ajuda-se no que se pode. Mas para despesas que podem correr mal, nem pensar.
A não ser que pagar o carro nao faça moça no orçamento pessoal, ai até podia ser fiador.
Mas a ser sujeito a pagamento de prestações ou penhoras, isso nunca. Um carro não é um bem essencial para se viver dignamente.
 
Como é para um carro, e não porque passa fome, não tem roupa ou tecto, eu passo.
Amigos apoia-se e ajuda-se no que se pode. Mas para despesas que podem correr mal, nem pensar.
A não ser que pagar o carro nao faça moça no orçamento pessoal, ai até podia ser fiador.
Mas a ser sujeito a pagamento de prestações ou penhoras, isso nunca. Um carro não é um bem essencial para se viver dignamente.

Atenção o amigo não está pedir dinheiro emprestado para um carro,está pedir um fiador,não vale a pena dramatizar penso eu Mas o meu conceito de amizade pode não ser o mesmo para outros cada um é como cada qual
Mas eu estou a falar de amigos,e estes no meu caso contam-se pelos dedos,não estou a falar dos chamados amigos de ocasião ou dos porreiros e dos conhecidos para os copos
 
Last edited:
Obrigado a todos mas o "não" já foi dado! ;) se compreendeu ou não problema dele...

Como tu é que o conheces e tens a plena consciência porque o fizeste,não tens que ficar aborrecido pelo não que lhe destes,a meu ver acho que é preferivel do que estar a dizer um não com rodeios e desculpas esfarrapadas e às vezes mentiras
 
Back
Top